sexta-feira, 2 de abril de 2010

O sofrimento nunca é em vão!


Quando eu era pequenina ficava esperando passar na TV o filme da agonia de Nosso Senhor. Era um dia de silêncio e músicas sacras no rádio. De contrição. Dia de visitar as igrejas cobertas de roxo e reverenciar Jesus morto. De lá pra cá muita coisa mudou. Especialmente a fé de alguns homens e mulheres. Mas não a minha. É ela que me segura, que me faz caminhar mesmo tropeçando e me ferindo.
Cristo morreu por nós, pela humanidade, mas ainda me vejo pecadora de sentimentos.
Hoje será um dia de reflexão para mim. Especialmente porque não perdi a fé em Nosso Senhor, mas perdi em algumas pessoas. Dentro de mim ando cultivando a dor da decepção. Isto não é nada bom para ninguém. Ainda mais para minhas taxas de exame.
Então, tudo que peço neste dia é que eu possa novamente perdoar. E aproveito para pedir perdão a todos aqueles que por acaso eu tenha ferido.
Se Jesus perdoou Judas e a todos os que o traíram e nele não acreditaram, quem sou eu para não me curvar diante do perdão?
Nesta sexta-feira santa, a frase de Ghandi:
"Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo."
Cristo não perdeu a fé em nós. Eu não quero perder a minha. Não quero.
Beijos para todos!

12 comentários:

Alexandre F Maurity disse...

Eliane minha amiga,

Texto forte, minha amiga.

Fico com um nó na garganta para comentá-lo!

Refletindo o que disseste que Jesus, conforme a liturgia católica veio com a missão de “salvar” a humanidade de incutir o amor ao próximo, a compaixão, fazer de nós, imagem semelhança do criador, somos, mas, com alguns ajustes faltando.

Essa é a época da reflexão, embora devamos praticá-la 100% dos nossos dias.

Desejo a você uma sexta-feira da paixão, acolhedora, que consigas com suas e nossas preces o seu objetivo.

Grande beijo.

Lulu disse...

Bom dia, querida amiga, bom dia blog.
Na minha infância, na Sexta-feira da Paixão fechava tudo. Os cinemas não abriam. Como você disse, as rádios (aqui na época não tinha FM, só AM) tocavam músicas de cãmara. Era um dia de total recolhimento. E até hoje nos chama a uma reflexão. Eu particularmente acredito que Jesus veio a este mundo para nos falar do sofrimento, nos ensinar como lidar com o sofrimento. Principalmente se considerarmos que a doutrina espírita nos diz que estamos aqui com o propósito de evoluir espiritualmente, e é exatamente o sofrimento, a forma como o interpretamos, a sua aceitação, que vai burilando isso em nós.
Deixe-me reiterar-lhe algo que já falei uma vez aqui: não culpe ninguém pelas suas decepções. Nós mesmos é que as criamos e dimensionamos na razão direta de nossas expectativas. Sabe-se lá se algo ou alguém em que depositamos nossas expectativas tem realmente condições de correspondê-las? Já imaginou a responsabilidade que uma pessoa passa a ter diante da expectativa de alguém? A garota diz para o namorado: "você é tudo pra mim". Já imaginou a carga que cai em cima alguém que tem que ser "tudo" para uma pessoa?
Deixe-me também dizer algo que li e que postei uma vez aqui também: "não perdoar é como tomar veneno e esperar que o outro morra". O perdão é fruto de grande cultivo...
Tenham todos um dia de muita reflexão e paz, e que Jesus Ressuscitado derrame sobre seus lares abundantes bençãos traduzidas em saúde, paz, prosperidade e muito amor.
Beijos mil!

Eliane Furtado disse...

Querido Maurity, hoje estou com um nó na garganta.

Eliane Furtado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eliane Furtado disse...

Eu não culpo ninguém Lulu, só a mim mesma!
beijos

cacau disse...

Ninguém merece cultivar decepção, minha fonte!!!
Fala sério, hein...
Canta pra subir essa tristeza!!!
O que quer que tenha acontecido, a vida é perfeita, mesmo que as vezes seja f... acreditar...
Como diz a música de Nelson Ned: ...mas tudo passa, tudo passará...mas nada fica, nada ficará..." o que é ruim - Graças a Deus - e o que é bom - infelizmente!
Paz e Saúde pra você e sua família nessa Páscoa, minha fonte de inspiração!!
Aliás em todos os dias do ano, muita muita muita paz e saúde pra gente.
beijuuuuuuuuuuuuu

Prima Renata disse...

As decepções não podem ser um tormento. Não deixe que as mágoas interfiram. bjs da pima love

Anônimo disse...

Cacau querida aniverariante do mês. Amo vc viu. Vc é uma das minhas fontes de amor e amizade.

Eliane Furtado disse...

Pessoal, anônimo sou eueuueueuueue.
Piminhaaaaaa querida.Parceira de todas as horas. Haja fÔlego.

Elaine disse...

Eliane, arriba!!! Se uma pessoa te decepcionou não merece que vc jogue fora seu tempo e este espaço com esta dor. As pessoas têm suas limitações mesmo. E quando estas limitações incomoda, a melhor coisa e virar a folha.
Excelente fim de semana
bjs
Elaine

Angela Lemos disse...

Lulu, querida! Obrigada pelas palavras na outra postagem...
Eliane, as decepções são inevitáveis, vivi isto recentemente e, digo a você, dói muito mesmo!
Hoje fui assistir ao filme da vida do Chico Xavier! É uma grande lição para todos nós...
Beijo em todos!

LULU para ELIANE disse...

Há muito, Eliane, que aprendi a me culpar pelas minhas decepções. Não propriamente a me culpar, mas constatar que botei expectativa demais em cima de uma coisa. E penso: "realmente, essa pessoa (ou essa coisa)não foi capaz de corresponder ao que eu imaginei que ela corresponderia. Eu pensei que era assim e era assado". Você se sente muito melhor, sabe? E não guarda mágoa. E mais: aprende a aceitar a pessoa (ou a coisa) como ela é. Simples assim.
Beijos para todos, tenham uma noite de paz.