sexta-feira, 9 de abril de 2010

É preciso acreditar em sonhos e em futuro


Já faz tempo. Muito tempo. Mas nunca me esqueci do passeio mais lindo que fiz em minha vida. Sai de Berna, na Suiça, e fui desbravar o Jungfraujoch, a montanha mais alta da Europa, também conhecida como Mont Blanc. Esta viagem nunca me saiu da cabeça. Não só pela incontestável beleza da região, mas acima de tudo pela magnífica obra de engenharia que vi.
Mas isto não seria possível se um homem, um engenheiro, Adolf Gruyer-Zeller, não tivesse visão de futuro, e cismado com a idéia em 1893. Nem ele mesmo sabia se ia ver a obra concluída. Mas seu sonho era proporcionar aos suiços o acesso para observar a grandeza da natureza do alto do cume, a 3.454 metros de altura. E o que fazer? Cavar a rocha para se chegar no alto. E depois, construir uma linha de trem. Uma linha especial de trem.
A obra foi em frente e necessitou dezesseis anos de construção. Foi inaugurada em 1912 e reuniu operários e engenheiros, suíços e imigrantes, que trabalharam nas mais adversas condições climáticas, com temperaturas médias de 8 graus negativos e correndo riscos provocados pelos raios, avalanches de neves e ventos com até 250km/h de velocidade, para criar um caminho de 12 quilômetros, abrir o túnel de sete quilômetros e montar a estação.
Que fibra não? Que sonho, que visão!
Hoje em dia, o Jungfraujoch é um complexo moderno que inclui não apenas as duas paradas panorâmicas cravadas na pedra da montanha, mas também a estação com restaurantes, lojas, correio, museu e instalações científicas como observatório, estações meteorológicas e de pesquisa.
Anualmente, meio milhão de turistas, mais da metade originários de países asiáticos, pagam até 172 francos suíços (US$ 131) para o trajeto entre Interlaken e o Jungfraujoch. Diariamente, os trens carregam até quatro mil passageiros diariamente para o cume da montanha.
Somos avisados em caso de pressão alta( dá mesmo tonteira) e durante os 50 minutos de passeio são executadas músicas regionais para acalmar a turma angustiada. Sim, porque o trem passa pertinho encostadinho entre duas rochas. Janelas fechadas, muito casacos e depois o paraíso. O sonho de um homem, a construção do futuro imaginado. O pensamento em seu país e na sociedade. O Jungfraujoch se tornou um complexo cravado dentro da rocha e do gelo. E rende mais dinheiro ao país do que os famosos chocolates e os relógios suiços.
O passeio leva em média cinco horas. Saia de Berna, capita,l e siga apreciando a paisagem até Kleine Scheidegg. Como pontos de observação, o complexo alpino oferece uma plataforma, onde o cume das montanhas pode ser mais bem observado, e o "Sphinx", um prédio localizado a 3.571 metros acima do mar, o ponto mais alto do Jungfraujoch. Ele abriga não apenas a plataforma utilizada pelos turistas para tirar fotos, mas também um observatório especializado em astronomia, astrofísica e observação das radiações cósmicas.
Tudo isto pelo sonho de um só homem.
Contei esta história porque desde então não tiro este passeio da cabeça. Não só pela beleza, mas porque desde então vejo que no Brasil são poucos os homens que investem na terra e na sociedade do futuro.
Você não pode viver sem a perspectiva de futuro, e sem pensar no outro.
Há dias vemos nos jornais o descaso que duram décadas em relação a tudo neste país. Justiça, falta de honestidade, de princípios, puro descaso. E a tradução de descaso é indiferença, descortezia e desprezo pelos seus semelhantes. Pouco-caso.
Ainda bem que tem uma pequena turma de voluntários e homens que ainda se emocionam diante de outro semelhante. E não desistem de nós.
Bom dia.

7 comentários:

Lulu disse...

Um sonho realizado possibilita também a realização de sonhos de muitas pessoas. Quando saí da Itália para a França, fomos por um túnel que se não me engano tem 12km de extensão, os carros tinham que ficar o tempo todo a uma determinada distância uns dos outros, e desembocamos numa cidadezinha já na Frannça, linda e aconchegante, chamada Chamonix, que fica no sopé do Mont Blanc. Lá tem um teleférico que leva até o cume, mas não fiz esse passeio porque o tempo estava muito nublado e frio. Maravilha, mesmo. Inesquecível.
Mil beijos para todos, tenham um excelente dia.

NA PISTA COM ELES ... disse...

Lili,
nem fala......
Eu fico pensando é nas pessoas que perdem tempo com rancores, mágoas, ressentimentos e perdem o mais precioso da vida, AMIZADE.
Pensar no futuro, é pensar em viver bem, com pessoas bacanas, enfim.
Por falar em futuro, quero aproveitar o espaço e pedir doações para o Morro da Mangueira.
Tenho uma amiga que é professora na comunidade e me disse, que a situação por lá está TERRÍVEL.
Passe esta corrente, entre seus amigos e quem quiser ajudar, é só me contactar.
bjão

Papoula p Lili e Carioquinha disse...

Lilizinha, vc, a CARIOQUINHA e eu podíamos fazer esta viagem, que tal?

Este deve ser um lugar muitooo especial p ir com pessoas tb mto encantadoras pq companheiras de viagem somos as três e com aquele ACESSÓRIO sugerido pela Carioquinha nós vamos abafar!

Alexandre F Maurity disse...

Eliane, Papoula e Carioquinha,

Viagem dos sonhos podem me incluir nesse grupo!!

Mas, no noticiário local, temos;

Nosso governador,Cabral, diz que culpa é de toda sociedade!!

Realmente, ele tem razão! Somos responsáveis por votarmos nesses fanfarrões que trocam votos por moradias em locais de risco e deixam as favelas crescerem indiscriminadamente, por deixarmos corruptos assumirem cargos políticos.

Ano de eleições, vamos dar o troco de nossa responsabilidade pela catástrofe nas urnas.

Temos que usar a lista dos que têm ficha suja e não votar e tão pouco reeleger aproveitadores, vamos dar um basta!

Voltando a viagem. . .

Bjs,

Papoula organiza EXCURSÃO disse...

APOIADÍSSIMO COMPANHEIRO ALEXANDRE, entrarei nesta campanha ,por estas e outras tenho BAITA REIVA DE PuLÍTICOS, são uns miseráveis que só sabem fazer seus PÉS DE MEIA AS NOSSAS CUSTAS, FORA CABRAL!!!


Já está INCLUÍDO na nossa EXCURSÃO VIU?

Bubby disse...

Papoula,

Calma companheira, olha o coração!!! rsss

Bubby sabe Bubby diz!

Bjs

Papoula odeiaaaaaaaaaa pUlíticos disse...

Diante de tanta miséria que estamos vendo na TV e eles seguindo o MITO SEM DEDO estão seguindo o "MESTRE", NINGUÉM SABIA, NINGUÉM VIU e corpos se amontoando, lastimáve!!!