quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Não sou um camundongo


Você lembra que quando era pequena(o) entrava no mar e furava a onda com furor e vigor? Sem reservas. E na medida que foi crescendo, deixou de cometer loucuras e foi se arriscando cada vez menos?! A desculpa é a mesma para todos: "agora penso nas consequências", "estou madura(o)", "mais escolada(o)","mais sensata(o)." E vai impondo limite após limite. Na sua cabeça, imaginação, na sua ousadia. Deixa de furar a onda, não passa da arrebentação, pensa duas vêzes antes de fazer uma loucura e quando vê está com um baldinho cheio de água jogando no corpo, bem na beira da areia. Desculpa? "O mar não está para peixe." E nem tenta um mergulho. E diz para si mesma(o): decidi de vez evitar problemas e confrontos internos. Me preservar.
Tenho pensado na minha coragem. No começo do ano, coloquei aqui meus votos para 2010: "Feliz ano coragem." Estava mostrando para mim mesma que seria um ano que eu não poderia admitir recuos. Nem um pequeninho. Eu tinha que me preparar para continuar bravamente enfrentando o mar. E confrontar o medo, a dor, o perigo e a incerteza. Enfrentar os desafios com confiança. A vida sem tantas reservas. E encarar de frente as pessoas. É horrível ver pessoas que se escondem por trás de desculpas e dogmas, sem pé nem cabeça, só para não se ralar na aspereza. Só apreciam o mar quando está calmo e sem ondas. Não testam a si mesmas(os). Morrem sufocados vítimas de um caldo, à beira da areia.
Eu não posso, não tenho este direito. De recuar, de morrer na praia. Minha coragem está no D.N.A. E tem sido bastante testada. E eu não quero ser um camundongo. Conhecem a fábula? Diz a lenda que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Um mágico teve pena dele e o transformou em gato. Mas aí ele ficou com medo do cão, por isso o mágico o transformou em pantera. Então ele começou a temer os caçadores. A essa altura o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse:
-- Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem apenas a coragem de um camundongo.
Não quero virar um camundongo. Muito menos deixar de furar as ondas. Continuarei apostando nos meus recursos. Na coragem de enfrentar. Sem me esconder. De nada. Nem de ninguém

Amigos, agora de manhã, enquanto eu escrevia este texto, um helicopetero da TV Record, em São Paulo, caiu. Lá estavam o piloto Rafael Delgado Sobrinho e o cinegrafista Alexandre Borracha. Meu coração fica sempre triste quando acontece uma tragédia desta com colegas tão corajosos, que enfrentam a vida de peito aberto. O helicóptero Águia Dourada era novinho em folha!

9 comentários:

Dragão p LILI CORAGEM disse...

Bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm diaaaaaaaaaaaaaaa AMIGA GUERREIRA CORGAGEM, vc é um exemplo fantástico de coragem não precisa e nenhuma historinha, conte a sua, vc é demais!Quando "penso" em reclamar de alguma coisa vc me vem rapidinho a lembrança e no mesmo instante paro e penso, "não tenho direito de reclamar de nada, olha a coragem da Lilizinha" e fecho a boca, fico quietinha e sigo em frente mas O BALDINHO na praia KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK dependendo do mar, ELE ESTÁ NA MINHA BOLSA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...como tb quero viver muito , prefiro banho de balde do que me afogar se bem que dependendo do "salva vidas" hummmmmmmmmmmmmmmm, até vale um sustinho, uma respiração boca a boca, ai, ai, vamos parando pq MADRE SUPERIORA no pedaço e neste horário temos muitos "de menor" no blog!
Siga em frente querida, vc é A CORAGEM e fraquejar de vez em quando, uauuuuuuuuuu, faz parte pq ninguém é de ferro e lembre-se sempre que seu FÁ CLUBE ESTÁ COM VOCÊ E NOSSA SENHORA TB, estou na área e qq coisa, TRIMMMMMMMM, TRIMMMMMMMMMM e chego voando como a NOVIÇA VOADORA,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Dragão lamenta acidente , PAZ E LUZ p todos disse...

Como vc mesma diz, olha aí O INESPERADO de novo, helicóptero novinho , piloto super competente e aí o acidente e com ele a mudança radical na vida de todos os familiares, amigos, vizinhos, eita INESPERADO BRABO!
Paz e Luz para o Piloto e sua família muita fôrça neste momento de dor.

Vera Henke disse...

Bom Dia Eliane!
Bom dia blog
MARAVILHOSO MARAVILHOSO,MARAVILHOSO o teu texo. Estou de pé te apaludindo....
Não sei quantas páginas de coragem eu tenho, só sei que VAI alé da página dois. Enfrentar nossos medos e desafios nos torna fortes, porém a sobrecarga vem e não temos o direito de fraquejar, de muitas vezes nos recolher e interiorizar os nossos medos. Exigem de nós sempre a postura da guerreira, da lutadora. Pelo menos é assim que a minha famíla exige de mim.. Sei que não sou um rato, mas que às vezes gostaria de ser um gato fofinho e bem acarinhado,ah, isto eu gostaria...
Beijos
Vera
Muito triste o que aconteceu. São Paulo é segunda cidade no mundo dos helicópteros....perde para Los Angeles...

Vera Henke Excelente digitadora disse...

Quis dizer que a minha coragem vai além da página dois...

Lulu disse...

Bom dia, Eliane, bom dia blog querido. Realmente, a sua postagem hoje... digna de aplausos, como fez a Vera. Também estou aqui lhe aplaudindo. Não só sua coragem é admirável, como também a sua determinação, a sua fé, a sua exposição diante de todos, desnudando seus pensamentos e seus sentimentos. Às vezes cansamos, guerreiros também choram, têm seu lado frágil, pedem colo, recuam estrategicamente. Isso não significa que perderam a coragem, a fé, a determinação, a certeza da vitória final. Como disse um dia Gonzaguinha, "guerreiros são meninos no fundo do peito."
"Precisam de um descanso
Precisam de um remanso
Precisam de um sono
Que os tornem refeitos"...
E nós todos estamos aqui, querida amiga, segurando esta barra com você, lhe dando colo, embalando seu descanso, vibrando com suas conquistas e cada vez mais lhe admirando e sonhando com o dia em que todas juntas a abraçaremos levantando o estandarte da vitória.
Mil beijos para todos, tenham um dia abençoado.

a vizinha disse...

prova que mesmo a gente tendo coragem as tragédias acontecem...

Alexandre F Maurity disse...

Eliane minha super amiga,

Pois é, a vida é assim, uns se afogam com água nas canelas outros se arriscam e nadam além mar, sem se afogar, apesar de beberem um pouco de água e vão em frente e chegam ao seu destino.

Não importa se somos camundongos ou leões o importante é como nos vemos!!

Viver é uma guerra, com inúmeras batalhas, algumas perdemos com a altivez dos generais, mas, muitas, com certeza, venceremos como as estamos vencendo sendo camundongos ou leões.
Uma vez, na época do acidente com o avião da Air France, li na revista Veja uma entrevista com um especialista em aviação e, ele disse que a aviação é muito segura, é um dos transportes mais seguros. Perguntaram-lhe sobre os helicópteros e, ele disse - “que existiam dois tipos de helicópteros os que caíram e os ainda vão cair. . .” Ele, além de especialista, foi piloto de aviões e, não confia e tão pouco acredita na segurança dos helicópteros!!!

Beijos

Eliane p/ amigos de fé disse...

Boa tarde meus queridos, meus parceiros, minha torcida.
Não vale, não vale me levar às lágrimas. Sem aplausos. Mas o colo eu quero.
Obrigada Lulu, Vera, Alexandre.
Vizinhas, chegando na área.

Camélia do Cerrado disse...

Hortência,

Desculpa, ando correndo muito, mas sou determinada, e já consegui organizar o arquivo que estou te enviando por e-mail, assunto do seu interesse como já mencionei antes. Mais dois dias e estou chegando. Me aguarde Lilizinha. Sumi um pouquinho do Blog, mas em breve volto com a corda toda. Preciso me organizar, os vampiros me sugam o tempo todo.
BJs mil
Camelinha