quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Refletindo

Bom dia. Já na quinta pensando na sexta. Oh menina agitadinha. Mas o esgotamento, cansaço e a "prisão" neste fevereiro só me fazem e pensar em um passeio no final de semana. Ah sair da camisa de força...

Hoje escolhi este texto enviado por um dos anjinhos da terra que usa branco. Vejam:

Von Rommel Certa vez um professor* foi visitar um grande mestre de conhecimentos orientais. Lá chegando, começou a falar daquilo que sabia: “Eu sou professor disso e daquilo, conheço isso e aquilo”, enumerou os diplomas e cursos e todas as coisas que fazia. O mestre, muito sabiamente, o convidou para tomar chá.

O professor falando pelos cotovelos e o mestre colocando chá... colocando chá... colocando chá... O chá encheu a xícara, até que começou a derramar na calça do professor, que disse: “Você está transbordando a xícara!”. E o mestre disse: “Você está vendo? Do mesmo modo que esta xícara não agüenta mais chá, a sua mente está cheia de idéias preconcebidas, que impedem que eu possa lhe ensinar alguma coisa. Enquanto você não esvaziar a sua xícara mental, não vai poder aprender nada.”

O que quero dizer com esta história é que enquanto você achar que sabe alguma coisa diante de uma novidade, não terá oportunidade de aprender com ela. Toda situação na vida é nova. Ninguém está totalmente preparado por antecipação. Você sempre é pego de surpresa.

Se for pego de surpresa, aceite a novidade e usufrua o benefício que ela pode lhe dar. Todas as coisas mudam constantemente. Uma pessoa passa por um rio uma vez, mas quando voltar, ela e o rio terão mudado. A lei do esvaziamento da xícara mostra que você deve desenvolver a sabedoria e aprender tudo a cada momento. Absorver o melhor que puder, passar adiante e continuar aprendendo. No momento em que você se apega as idéias preconcebidas, impede a absorção de novos conhecimentos. A busca constante de conhecimentos é a chave para enfrentar qualquer situação que apareça. A experiência acumulada é a massa e os novos conhecimentos são os temperos que tornarão sua vida mais saborosa. Aprenda o máximo que puder. Disso é feita a vida. E de diversão.
Gostaram? Apesar do esgotamento, eu volto.
Grande Quinta.
Chegaaaaa de verão!


12 comentários:

Vera do sulllllllll disse...

Bom Dia Eliane!
Lendo, refletindo e aprendendo.
Vamos ter uma linda aula "o dia de hoje".
Desejo que com o final do mês também termine a tua clausura e que possas fazer tudo o que mais gostas.
Bjs
Hoje, aqui muito fresquinho e prenunciando mais chuva.

Os Pensadores disse...

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância".
(Sócrates)

Emília Pinto disse...

Bom dia, Eliane! Gostei muito do texto, aliás, como sempre. Hoje aqui o dia começou com um lindo sol, um cheirinho a Primavera que está colorindo o meu coração. Infelizmente vemos muita gente que acha que sabe tudo e que não precisa de aprender nada com os outros. São umas infelizes, essas pessoas e arrogantes também; adoro simplicidade, aquela qualidade que nos faz ver que não somos nem sabemos mais que ninguém; podemos até ter muitos diplomas, mas, às vezes uma pessoa analfabeta ensina-nos tanto! Há pessoas na aldeia onde nasci, pessoas simples que mal sabem ler, com quem convivi quando era criança; quando as encontro adoro ouvi-las; fico encantanda e sempre muito mais rica com o que elas me transmitem; teem a sabedoria da idade, das dificuldades pelas quais passaram. Todos os dias aprendemos algo de novo com qualquer pessoa que passe pelas nossas vidas, se estivermos recetivos e cientes de que não sabemos tudo nem somos donos da verdade. Espero que esteja bem, amiga e que tenha um belo fim de semana
Um grande beijinho
Mila

chica disse...

Lindíssimo texto,Eliane! Que tenhas um maravilhoso fds, estarei fora aproveitando dias de uma surpresa legal!beijos,chica( se der apareço nas horinhas de descanso dos meus homens,Maridão e Neno,srsr)

Eu disse...

Oi Eliane... todos nós precisamos ter esse ensinamento em mente... As vezes acreditamos que já sabemos muito...Mas descobrimos ao longo dos dias e acontecimentos o quanto ainda precisamos conhecer e descobrir!
Bela reflexão nos trouxeste!
Um beijo carinhoso

A Vizinha da VSouto disse...

BOM DIA, LILI ! Vamos todos aproveitar o fim de semana e já estou vendo março chegar. QUERO CHUVA !!!!!!!!!!

Maria Cecile disse...

Bom dia Eliane... março já está chegando e acho que hoje vem uma chuvinha por aí.
A reflexão de hoje ilustra bem o perfil de muitas pessoas "que se acham". Quando na verdade, a gente não sabe nada. A vida é uma surpresa a cada dia, a cada descoberta. O importante é termos um método para lidar com elas.
Também falei um pouco sobre isso hoje no AE, rsrsrs. Estamos em sintonia.
Um beijo Eliane e como é bom fazer planos para o final de semana. Eu fico tb contando as feiras (2a.,3a. ...) rsrsrs.
Um beijo de dia que está querendo chover de um lado do céu mas o sol sorri do outro lado. bjbj.

Papoula p Lilizinha disse...

Alouuu, alguém falou em CHUVA??? Já estou até batendo tambor p ver se ela caí, NÃO AGUENTO MAIS CALORÃOOOOOOO, afffffffffffffffffffff!
Lindo dia querida e cuidado com sua XÍCARA rs,sr,sr,sr,sr,sr, beijinhosssss

Célia Serafim disse...

Oi garota, tudo bem? Preciso fazer compras em Teresópolis. Dá um jeito de ficar logo boa pra gente ir até lá. Tamu juntas e misturadas rsrsrsr
Que Deus te abençoe e os anjos digam amém pra você.
Bjim

Beto (de volta ao Volante) disse...

Tia Lili,
metáforas à parte, gostei demais da sugestão de um final de semana diferente, recluso, para esvaziar "a xícara" ou qualquer
o que estiver cheio.
A semana foi pesada mas foi de grandes vitórias.
E como sempre, no final dá tudo certo. Se não der, é porque não chegamos ao final.
Bjs.

Lucia Lombardi disse...

E chega de verao mesmo...um friozinho faz bem.Obrigada amiga por dar o ar da sua graca no meu blog.Um beijo grande , bom final de semana e cheios da presenca de Deus!Bjus

Daniel Savio disse...

Ou aproveitamos a mudança, ou simplesmente ela nos muda...

Fique com Deus, menina Eliane Furtado.
Um abraço.