Já contei aqui que grande parte da minha vida foi entre jovens. Quando comecei minha carreira, os estagiários me cercavam. Eu tinha paciência com eles. E esta peculiaridade fêz eu dar cursos, coordenar turmas de reportagem e por aí vai. Fora aqueles e aquelas que surgiam do nada para trabalhar comigo. Esta turma hoje me enche de orgulho. Sei que em cada um deixei um pequeno toque, uma pequena dica, um aperto e passei a energia e o amor pela comunicação. E eles e elas me -em troca - me passaram o estímulo que eu tinha escolhido a profissão certa.
Hoje a maioria brilha. Ontem foi surpreendida por um texto de alguém que ficava preocupada em escrever, procurava um caminho, temia não encontrá-lo. Mas achou. Ela é uma das que mais sinto empatia. Combinamos direitinho. Gostamos da boa mesa, de contar casos e de rir muitoooo. Mas engraçado que existem episódios que eu não lembro. Mas o que importa? Legal ver mais uma estrelinha minha brilhar.
Desconfie sempre de quem não gosta de comer!
Existem pessoas que passam pela nossa vida e só deixam coisas boas. São como presentes de Deus. Assim foi a jornalista e autora Eliane Furtado, na minha.Conheci Eliane quando fomos trabalhar juntas em 2003 na assessoria de comunicação de uma determinada empresa. Ela na qualidade de chefe e eu, de assistente.Com ela aprendi quase tudo que sei sobre a profissão. Com ela aprendi também a olhar a vida de uma forma diferente.Eliane descobriu um câncer em 2007 e em vez de se render a sentença, decidiu renovar. Deixou para trás aquilo que não lhe servia mais e tratou de correr atrás de projetos que estavam guardados em algum lugar de seu subconsciente, esperando o momento certo para serem colocados em prática.Pois bem, de lá para cá, já lançou três livros: “Sentença ou Renovação”, “Atraídos pelo Amor” e “As Aventuras de uma Cachorrinha Peralta”. Faz palestras sobre “Atitude” pelo Brasil inteiro e montou um blog que é um arraso, onde escreve sobre os mais variados temas.Outro dia conversando sobre a doença, Eliane me disse assim: “O câncer não me domina. Ele vive em paralelo. Não deixo que a doença paute a minha vida. É dureza, mas eu sou mais dura”.Estas palavras me ensinaram que do limão devemos fazer uma limonada e que quem morre de véspera é o peru de Natal. A postura sempre aguerrida de Eliane me convenceu de que a vida gosta de quem sorri para ela e, enquanto “O Cara lá de cima” não carimbar o bilhete de embarque, temos obrigação de lutar para viver na íntegra.
Logo que nos conhecemos, Eliane e eu descobrimos uma afinidade que nos ligaria para sempre: o gosto pela boa mesa. Ela, descendente de árabes e eu de portugueses, não tinha como ser diferente. Nosso lema é “Desconfie sempre de quem não gosta de comer”.Amante de uma costelinha bem feita, me ensinou a apreciar esta carne saborosa, até então desconhecida por mim. Acompanhada de um bom arroz de brocólis e legumes cozidos, é uma refeição e tanto.Em homenagem a Eliane Furtado, à vocês que acompanham esta coluna e a vida, a receita de hoje é Costelinha de Boi. Boa Semana!www.oestadorj.com.br Leiam a receita na coluna Direto da Cozinha
12 comentários:
Bom Dia Eliane!!!!
"Quem ensina, ajuda e ama os seus não degenera"
É isso mesmos,os frutos aparecem e são saborosos. Hoje é dia de colheita , de saborear o que foi plantado.
Parabéns à mestra e a educanda.
Parabéns!!!
Bjs
Bjs de ótima sexta.
Bom dia Vera, quanto tempo. Ando frouxinha. Mas quando vem um presente deste, a gente se anima e fica feliz.
Vida que compensa.
bj
aaah Eliane, e tao nobre isso. Meu marido e historiador e de vez em quando ele recebe umas palavras tao lindas que fazem a gente chorar. Com a doenca que tive, os alunos, amigos de profissao, superiores se chegaram a ele com palavras de apoio e esperanca. Foram varias vezes que faltou, mas o chefe sempre aliviava para ele. Professor e uma palavra doce, principalmente para quem foi chamado! Um beijo querida, fique com Deus!
Que coisa boa ver isso,não?Os que aprenderam agora nos ensinam...beijos,às duas,chica e lindo fds( o meu será de retorno à casa após as férias no ma=r que tanto amo e me energiza>Pena!Acaboooooooooooooou,snif,snif...agora a cruel rotina da cidade sem mar e graça me espera)
Querida amiga, hoje só vou pedir-lhe autorização para extrair do seu belo testemunho um pequeno trecho para colocar num comentário a um post do blog optimismo em construção; poderá ver, pois vi gostar; está no meu blog, é só clicar no nome que está no lado direito. Posso? Sei que não se vai opor, pois o blog da Eliane poder-se-ia também chamar. Optimismo em contrução Beijinhos e...siga em frente, pois é um exemplo para todos nós.
Mila
Querida amiga, hoje só vou pedir-lhe autorização para extrair do seu belo testemunho um pequeno trecho para colocar num comentário a um post do blog optimismo em construção; poderá ver, pois vi gostar; está no meu blog, é só clicar no nome que está no lado direito. Posso? Sei que não se vai opor, pois o blog da Eliane poder-se-ia também chamar. Optimismo em contrução Beijinhos e...siga em frente, pois é um exemplo para todos nós.
Mila
Show ELiane! Adorei o post da Paula e também saber que devemos desconfiar de quem não gosta de comer, rsrsrs. Vou observar.
muito bom...
Ah... amanhã é dia da Fada Madrinha! Comemore muito pois tenho certeza que esse é mais um de seus "crachás" .
Beijos beijos!
Queridas e queridos que ainda entrarão hoje. Tenho sido surpreendida com um dia bom e um dia bem caída. Então peço desculpas por não responder um a um hoje.
Mas vou voltar. Eu acredito. bj
Maravilha, Eliane!
Você, sempre achando um jeito de me encantar ainda mais!
Que lindeza de postagem!
O amor pela profissão, o espírito altruísta, que a impulsiona a dividir, a força com que enfrenta a realidade, seja ela qual for, tudo isso é lição preciosa de vida.
É por isso que sempre digo e repito: aqui se aprende!
Grata, querida!
Abraço apertado da
Zélia
Menina de OURO a Paulinha, uma homenagem lindaaaaaaaaaa e merecida, vcs duas MORAM NO MEU CORAÇÃO!
Linda noite p a galera do blog feliz, biejinssssssssss
Sabe.....ontem passei aqui, como de costume, e não tive palavras para potar.....apenas chorei.....
Obrigada por tudo....principalmente por não ter deixado a minha insegurança falar mais alto.
Obrigada pal amiga que é, pela Mestra, pela Mãe, por todo seu comportamento comigo.
um beijo grande e bom final de semana!
Boa noite Lili, boas sementes geram bons frutos, pessoas generosas colhem amor. Beijos
Postar um comentário