quinta-feira, 10 de junho de 2010

Temos que pular os abismos!


Olhei para minha priminha Renata e falei: -"A família está diminuindo." Estávamos em uma igreja rezando por um primo mais velho que encerrou sua misão por aqui. Fechei meus olhos e voltei à minha infância, precisamente à casa da minha avó Marianna, em um dia de alvoroço, chegadas e partidas, felicidade. Lembrei também das confusões familiares, a maioria delas inúteis, sem fundamento, recheadas de vaidades e orgulho. Vi o tempo passar e me perder de muitos afetos. Afetos construídos, ensinados na própria casa e depois desfeitos. Porque? Bobagens. Mas de uns tempos pra cá tenho visto que as vaidades e desavenças dos mais velhos não separou duas gerações herdeiras do nome da família. O abismo dos anos, do tempo não afetou as lembranças de muitos. Em alguns olhares, nos abraços emocionados e solidários, na vontade imperiosa de uma reunião com todos, tenho observado a força dos laços, o desejo de saber um pouco mais de um e do outro.Vagarosamente, tímidamente alguns querem estar um pouco mais próximos, ouvir histórias, trocar recordações, contruir novas relações.
Fico pensando em quantas famílias, quantos afetos, amigos e colegas de trabalho se separam e criam verdadeiros abismos entre si. Nós primos, por parte de minha mãe, estamos lutando para diminuir esta distância.
Estava escrevendo e pensando no abismo que nós mesmos criamos com frases do tipo: -"agora já era, o tempo passou, não adianta mais nada. Ele(a) deve estar ótimo(a)." E assim vai. Fantasiamos, imaginamos e lá se vai a vida.
Pensando em tudo dito aqui, nos meus primos e nas minhas saudades, nos meus afetos distantes e perdidos, abro meu email e me surpreendo. Vejo uma mensagem da jornalista e companheira Viviane Lima, de tantas jornadas. Ela descobriu nosso blog. E através de outra parceira, a Kátia, lá de Israel.
Cheguei a conclusão: não há abismo quando duas pessoas querem se falar. Querem se ver, querem resgastar o tempo e os laços. Sempre há tempo. Bem, enquanto estamos por aqui.
Bom dia meus primos amigos. Bom dia minha torcida. Leitores queridos, blogueiros bem-humorados. Bom dia Portugal, Alemanha, França, Estados Unidos, Austrália e Canadá. E hoje meu bom dia também para os amigos ligados lá de Israel.
Hoje é dia da abertura oficial de uma nova Copa do Mundo. E estamos todos juntos em um só coração.

13 comentários:

Bubby disse...

Diante do escrito digo, É.

Bubby sabe Bubby diz!

jungleworldcitizen disse...

Boa copa do mundo para todos nós!

Lendo seu texto fico nostálgica e um pouco triste. Eu estou longe de todos, amigos, família. Não gosto de choramingar, escolhi vir pra longe e sou bem feliz por aqui. O que me deixa triste as vezes é ver que os amigos daí esquecem ou ficam sem tempo. A família graças a Deus continua a mesma, falo com eles quase todos os dias, sei o que se passa, eles sabem de mim. Mas os amigos se afastaram um pouco :( Poucos respondem a emails, dizem como é que estão. Eu tento manter o contato, me preocupo genuinamente, mas já começo a pensar se vale a pena continuar tentando.

Não faz mal, como diria uma grande amiga de infância que conservo até hoje (essa é jóia rara): "
"Pior é na guerra que as balas passam e não posso chupar nenhuma!" :p
Uma boa quinta feira!

Lulu disse...

Bom dia, Eliane, bom dia, blog querido. Eu tive uma empregada que vivia dizendo que "internet era coisa do Cão" kkkkkkkkkkkkkk... mas foi por causa desse instrumento maravilhoso que pudemos resgatar elos que julgávamos perdidos em nossa família. Por causa da comunidade "Engenho São Félix" que meu sobrinho abriu e por causa dos livros que minha irmã escreveu (e botou na internet), encontramos parentes que nem sabíamos que existiam... você lembra de Olimpio César e Josefa, citados no livro "Sizenando e Adelaide"? Eles tinham ido embora de Sergipe havia muitos, mas muitos anos, e tínhamos perdido qualquer contato com eles e seus descendentes. Era um elo perdido na família. E não é que um dia desses meu sobrinho recebeu um e-mail de uma bisneta deles? Imagine a festa, a alegria de ambos os lados! E assim temos resgatado muitos outros parentes...
Mil beijos para todos, tenham um lindo dia, com muita festa e alegria!

Eliane Furtado disse...

Jóias raras os amigos de infância.
Vc está feliz e isto não impede que vc mantenha seus laços, mesmo que distantes. Às vêzes a gente está tão perto e não consegue nem dar bom dia ao vizinho.
O bom é o contato. Não importa que seja virtual ou pessoal.
Gostaria de ter feiTo sua opção: Ousar. Beijos Jungle of de World!

Eliane Furtado disse...

Bubby, bom conseguir pular abismos.
Bom dia.

Eliane Furtado disse...

Pois é Lulu. Resgatar dá uma paz enorme. Bem, em alguns casos não. Melhor nunnnnnnnnnnnnnnca ter resgatado.
Mas alguns elos são importantes porque fazem um link com a nossa história. Depois, mesmo "que nada seja igual como antes" é sempre bom ir fundo. Mas isto é um pensamento próprio da Eliane repórter investigativa kskssk

Lulu disse...

Nós tínhamos três tias que moravam, num enorme casarão aqui em Aracaju, e era lá que aconteciam os almoços de família, nos aniversários delas ou de algum parente (ou alguma outra data comemorativa). Era quando a família em peso se reunia. Era a ocasião em que as novas gerações tinham a oportunidade de se conhecerem e fazerem amizade e principalmente saberem que um laço de parentesco os unia. Já faz 10 anos que a última das três faleceu, e desde este tempo para cá não houve mais "almoços". A casa foi vendida (ela é tombada pelo Patrimônio Histórico) e hoje sedia o IPHAN. Com isso, não vamos conhecendo as gerações que estão chegando (minha família é muito grande). Um dia desses minha filha conversando com uma menina que acabara de conhecer, acabou descobrindo que partilhavam a mesma bisavó... kkkkkkkkkkk... e não sabiam!
Beijos!

vera do sulll disse...

Bom Bia Eliane!
Bom Dia Blog!
Viva Internet ela Faz PONTES que unem pessoas cidades ,estados e continentes. Através desta ponte os abismos deixam de existir....
Bjs
Vera

Maria Cecile disse...

É isso mesmo Eliane,
Temos que pular os abismos.
Às vezes basta uma palavra, um olhar... que as distâncias se encurtam. Sou totalmente a favor.
Para quê deixar para outro dia, outro ano, outra oportunidade,
outra vida...
Um bom dia a todos !!!!

Papoula disse...

Existem abismos que são impossíveis de pular!

Portas arrombadas não se fecham nunca mais como antes, fica uma brecha e nada consegue consertar, lamentável mas a vida é assim fazer o que????

Kissessssssssssssss

Eliane Furtado disse...

Ah Papoula. Que triste constatação.
Quem sabe...a vida muda sua opinião.
Bom dia Veroca e Cecile.

Papoula é contra REMENDOS disse...

Pelo que tenho visto, ouvido e vivido
acho muito difícil mas a vida não pára por causa disto e mtas outras coisas boas acontecem todos os dias, CRISTAL QUE RACHA NÃO TEM CONSERTO!

Tico e Teco da Jane disse...

Voce tem razao... minha familia faz Encontros Nacionais a cada tres anos... ja estamos no 10o acho. Vi isso ser organizado na minha casa... e passei um tempo sem entender qual o motivo de reunir mais de 500 pessoas de varios cantos do Brasil porque tem um so sobrenome... Mas, quando vejo olhinhos brilhando de reencontrarem primos que se distanciaram... entendo logo a benção que tenho oportunidade de fazer parte.
Que os abismos nao sejam contruidos... e os existentes, sejam novamente ligados...
Beijo!!