quinta-feira, 24 de junho de 2010

São João acende a fogueira do meu coração.


Já repararam como é linda uma fogueira com suas chamas? Fico horas apreciando o fogo que sai de uma lareira e observando o poder da natureza. O fogo e a água, elementos tão poderosos. Ora confortantes, ora destruidores. Comentando outro dia sobre o meu temor ao fogo, alguém me sacudiu com palavras: "Pois a água é muito mais poderosa do que o fogo. Já pensou que é ela que apaga o fogo?" A água, com seus poderes, também pode destruir tudo em segundos. Como o fogo.
Hoje dia de São João, tão querido por todos os brasileiros, milhares de famílias do nordeste estão sem chão. Perderam tudo por causa da força das águas. Mas neste dia mágico, São João tem o toque certo para acender a chama do recomeço em cada uma destas pessoas e em todos nós.
Não temos na vida outra forma de encarar as fatalidades a não ser recomeçando. Dia após dia construindo tudo de novo. Esta semana falei em arrumar um esconderijo para que pudessse refletir sobre minhas questões. Mas não há abrigo suficiente para que a gente possa esconder nossas aflições. A idéia de escapar de algumas coisas ou de alguém é um desejo de proteção nosso. Mas no fundo, uma tolice. A vida acontece todos os dias. E que bom que acontece. Então vamos acender esta chama dentro de nós, ajudar São João, aproveitar e colocar água na canjica (hummmm), fazer uma fogueira, festejar, seguir cantando a vida e recomeçando...sempre, sempre!
"São João São João acende a fogueira do meu coração..."

23 comentários:

Cecile Az disse...

Eliane, bom dia!
"Não temos na vida outra forma de encarar as fatalidades a não ser recomeçando." e "A vida acontece todos os dias."
Sábias frases. Sábia a vida.
O recomeço, o renascer, o renovar, o regenerar... deve ser difícil começar do zero quando se tinha tudo... mas assim é a vida, não é!
Admiro muito quem passa por esse prefixo RE-.
E adooorei essas criancinhas cantando músicas. Tem umas empolgadas né.
Beijos e boa quinta, véspera de jogo.

Dragão acende fogueira mas NÃO PULA disse...

Capelinha de Melão é de Sãoooo João, VIVA SÃO JOÃO!!!

Bom dia "minhoquinha preciosa" nada de esconderijo nós vamos é p um arraiá bem animadim comer cocadas,pescar lindas prendas e dançar uma quadrilha mto bem acompanhada p un cumpaid GIGANTE pq este negócio de MIUDEZA não é comigo, gosto de farturaaaaaaaaa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Ontem assisti cenas tristíssimassss das localidades totalmente arrasadasssssssss pelas águas, são impressionantes e que OS ANJOS E NOSSO SENHOR deem forças a todos pq o recomeço deles não será nada fácil mas vão VENCER E VC TB!
Linda quinta e claro, temos que PULAR A FOGUEIRA , não se preocupe pq no momento só estou pulando uma de palitinhos de mesa, vamos láaaaaaaaaa rs,rs,sr,sr,sr,rs,rs,sr....

Eliane Furtado disse...

Bom dia Dragão Saci. Agora, pular a fogueira só com uma perna só!
Cuide-se bem. Fico pensando: o que será de uma minhoca nas mãos ou garras de um Dragão Saci?kskskssk
Vc e seus gigantes...
Bom dia querida Cecile. Adorei esta do "RE"
Recomeço, resnacer, reconstruir, reestruturar, reiniciar...
Véspera do jogão.
Adoro muitas juninas. As criancinhas são fofas mesmo!

Eliane Furtado disse...

...músicas juninas...eu e o Sr troca e engole letrinhas...

Chica disse...

Linda cantiga e temos que seguir , acreditando sempre em dias melhores para todos!beijos,lindo S.João pra ti!chica

Eliane Furtado disse...

Oi Chica, minha mãe me acordava cantando estas lindas canções...
Um beijo querida. Recomeçando...
São João, tempo de saudade. Adoro uma festa junina.

Kiki disse...

Bom dia borboleta! Asas abertas. Borboleta Renasce, mais linda! Adoro festa junina.....e adoro fogueira, que as vezes Renasce das cinzas....o RE da sua amiga Cecile, é perfeito! bjks

Vera do sullll disse...

Bom Dia Eliane!
Bom Dia Blog!
É a vida...é da vida... ressurgir, renascer acada hora,a cada dia a cada resultado...
Recomeçar sempre, nossos genes exigem que assim seja .Lembremos de ajudar o nordeste a cidades de Branquinha está arrasada. . Fogueira, fogo, fogos de artifício isso me remete a minha infância....agora festa junina no sul, só as que as Escolas promovem.
Tenham uma boa quinta e que vençamos Portugal....

Angela Lemos disse...

Festas juninas como as do nordeste não existem...Meu Pernambuco querido, sofrido como está no momento, terá uma força extra neste dia. Caruaru, com toda a energia do seu São João, estará, com certeza, enviando a todos os locais destruídos, além de todos nós,todo tipo de ajuda moral, espiritual e material a serviço do santo tão amado...
Ai que saudades daquelas festas...Uma semana inteira de farra rasgada...
Em Campina Grande também a coisa ferve!! Maravilhoso! E, segundo a Lulu, em Aracajú tudo fica especial nesta época também, com grandes eventos. Não conheço, mas imagino, afinal, o nordeste é bárbaro!
Aqui no Rio a coisa anda devagar, mais fechada em clubes e igrejas, mas dá para matar um pouquinho a saudade...Eu vou aproveitar tudo que der...rsrs...
Beijo gostoso!

Lulu disse...

Bom dia, Eliane, bom dia blogueiros. Que lindo video! Nossa, amei!!! Hoje aqui é feriado. É verdade, Ângela. Nós, nordestinos, comemoramos o São João com muita festa, apresentação e concursos de quadrilhas, arraiás, apresentação de bandas de forró, a cidade fica toda enfeitada...
No meu tempo de criança, a gente acendia uma fogueira na porta de casa (naquela época ainda não tinha edifícios na cidade), era lindo a gente estar na porta e ver cada casa com sua fogueira, na rua a perder de vista... crianças e adultos soltando chuvinhas, vulcões, cobrinhas, fogos os mais diversos... uma mesa ao lado cheia de canjica, pamonha, mugunzá, beijus, milho cozido, milho assado e outras iguarias... hoje a gente vê poucas fogueiras, geralmente em bairros da periferia. As pessoas ou vão para o Forrócaju (um mega-evento com vários palcos onde se apresentam bandas do nordeste inteiro, promovido pela Prefeitura), o que atrai milhares de pessoas, ou vão para o "Arraiá do Povo" (do Governo do Estado) na Orla, onde eles montam uma autêntica cidade do interior, com praça, coreto, até com igrejinha. E tem também muito forró, muita apresentação de quadrilhas, muitas bandas se apresentando. No interior é que é uma beleza. Você viu Evaristo mostrando Estância no Jornal Hoje, com seu barco de fogo e guerras de buscapés? Para quem não gosta ou tem medo de fogos, tem Areia Branca, que é só música... e por causa do São João, São Pedro e jogos do Brasil estamos emendando feriado e pontos facultativos até a próxima terça feira... :-))
Mil beijos, tenham um lindo dia!

Eliane Furtado disse...

Mas quantas visitas auspiciosas...que alegria.
Aqui é a Minhoca, a borboleta, a leoa, a pantera ou a gatinha...ksksskks dependendo do dia.
Kiki, Kiki...vc me mima. Temos mais isto em comum: a fogueira.
Sabe Angela, vou todo ano ao nordeste. Este ano estive em Alagoas e na Bahia. Mas nunca passei as festas juninas lá. Vou pensar nisso.
Veroca do Sullllllll, aqui no sudeste a tradição também fica entre escolas e hotéis. Pena né? Tem uma ótima festa aqui no Clube Monte Líbano. É neste final de semana. Mas para poucos.
Lulu é que está com tudo lá no Sergipe. Gostei de Areia Branca. perfeito. Só músicas.
Viva São João. Obrigada queridas, obrigada.

Angela Lemos disse...

Sábado agora também tem a do Piraquê, excelente, mas os igressos já se esgotaram para convidados. Mas a melhor de todas é, indiscutivelmente, a da Feira de São Cristóvão! Imperdível!

Eliane Furtado disse...

E com direito aquela comida deliciosa do Baião de Dois...
Boa idéia para quem é do Rio.
Domingo vou lá!

Maria "A Carioca" disse...

Para ajudar a pegar fogo, vai um mimo da infancia para vc:
"Minhoco, minhoco me da uma beijoca
Não do não do não do
Entao eu vou roubar
Minhoca, minhoca"......
Viu? Q ousadia da minhoquinha, ne? Não se abate com agua, com fogo, com nada.
Rsrsrsrsrsrsrs viva a vida!!!!

Patty disse...

São João, o Divino, nos defenda na batalha contra o mal.
Seja nossa defesa contra o egoísmo, a maldade e as armadilhas do demônio.A vós recorro, proteja-me dos perigos que me rodeiam no cotidiano.
Que seu escudo me proteja contra meu egoísmo e minha indiferença a Deus e ao próximo. Me inspire em imita-lo em todas as coisas.
Possa a sua benção estar comigo para sempre, de modo que eu possa sempre ver Cristo no próximo, e trabalhar para o Seu Reino.
Espero que com sua graça, obtenha para mim junto a Deus, aqueles favores e graças que eu preciso para conseguir vencer as tentações, misérias e aflições do dia a dia .
Que seu coração sempre repleto de amor, compaixão e misericórdia para aqueles que estão aflitos e necessitados, nunca deixe de consolar e assistir a todos aqueles que invoquem a sua poderosa intercessão.
Confiante e com a esperança que ouvirá as minhas preces e obterá para mim junto ao Senhor Deus, a graça especial e o favor que reclamo do seu poder e bondade celestial, muito vos imploro a graça de...................(mencionar aqui a graça desejada)
E ainda, São João, O Divino, a graça para Gloria de Deus e para a salvação da minha alma.
Amém

Papoula p Carioca mimosa disse...

Carioquinha amada que mimo especial esta musiquinha rs,sr,sr,sr,sr,sr,rs havia me esquecido dela, que mimosa!!!

Aliásssssssss, mimosa como vc viu queridinha? Beijinsssssssssssssss

Papoula p Patty disse...

PATTY Loira que oração maravilhosaaaaaaaa, já copieie e guardei, que SÃO JOÃO abençoe a todos nós, beijinssssssssss queridona.

Flora disse...

Querida Lili, como nasci dia 23 vespera de São João, meus pais sempre organizavam festas pelo meu aniversário com fogueira,sanfoneiros bricadeiras de pescaria ....coisas de interior hj na lembrança e saudosismo..estes santos deste período junino nos trazem fé e muita alegria... bjusss

Anônimo disse...

Bom, comoestouno interior a festança é boa!!!!
Tem banho de santo e todo o resto...
Adoro festas juninas,e toda a descontração.
Saudades meninas...
Beijo

Fátima disse...

Huum que confusão!!!
Essa anonima aí sou eu!!!
Fátima! rsrsrs

LULU para ELIANE disse...

O QUEEEEEEEEEEEEEEEÊ???????????????
Será que li direito??????
Você esteve em Alagoas e na Bahia este ano e não esteve aqui em Sergipe??????
Tô de mal!!!!!!!!!!!!!

Rosario - Sao Paulo disse...

Em momentos delicados não há mesmo nenhum refúgio, nos resta o enfretamento. Eu queria pular algumas vezes mas...É o que se tem pra hoje já dizia o ex-BBB (culto isso heim)!
"Quando não houver vento, reme"
bejo do gordo!!!!
Viva São João!!!!

Eliane Furtado disse...

LULU QUERIDA, fica de mal não pleassse. Já tem muita gente de mal comigo ksksksksksksks.CORAÇÃO CHEIO DE REMEDINHOS PODE NÃO AGUENTAR.
O navio não parou em Sergipe. Na próxima, apareço. Vc verá.
Ro, esta do ex-BBB foi demais. A Minhoca arrumou uma toca, mas enfrenta, enfrenta. Fique tranquila.
Fatinha, esta história de anônimo me tira o fôlego. Sil sabe. beijos mil neste Brasil varonil!