segunda-feira, 7 de junho de 2010

Somos reféns do que desejamos


Nesta luta diária que eu e muitos amigos travamos para sobreviver, por vêzes nos sentimos réfens. Pincei esta palavra de um texto do blog que é um presente, da guerreira Maria do Rosário Orlandeli, de São Paulo, que luta vigorosamente para viver, que criou a Ong Bendizer, e que nesse domingo completou mais um ano de vida.
Nós que vivemos na guerra contra o inesperado temos sempre a sensação que estamos presos, reféns de uma doença incurável. E que vivemos mais reféns que muitos por aí. Talvez, talvez, mas não tenho tanta certeza. Desde que nascemos somos reféns. De comportamentos, valores herdados, conceitos e preconceitos, reféns de nossos desejos e vontades, dos impostos e de regras, reféns de nossos sentimentos e de pessoas que amamos, reféns de amores correspondidos e não correspondidos.
Outro dia a apresentora Hebe Camargo declarou à jornalista Marília Gabriela que chorou muito ao receber o diagnóstico de câncer. E Marília perguntou qual foi o sentimento? E ela simplesmente disse que todos nós pensamos "que somos para sempre." E que ela achava que era também para sempre. Somos todos réfens desta idéia ilusória que somos eternos. E procuramos em todas as religões esta esperança da vida eterna.
Quero dizer para amiga Rosário e todos os guerreiros que passam por aqui que não adianta lutar contra algumas correntes. Mas também que elas podem muito bem ser afrouxadas por nós mesmos. É possível viver o nosso dia a dia e paralelamente viver a nossa luta pela vida e renovação. Porque uma coisa é se deixar refém, a outra é virar prisioneiro por livre e espontânea vontade.
Nesta semana de euforia e tantas datas e acontecimentos, desejo a todos uma semana livre de correntes. De pura realização, de resgates amorosos, de reunião amiga em torno de mais uma Copa do Mundo e de homenagem. Afinal começamos a segunda-feira festejando. A vida, a seleção, o amor e a fé no simpático e milagroso Santo Antonio.
E comemorando a boa notícia que os Planos de Saúde mudam a partir de hoje. Vão incluir mais 70 novos procedimentos que beneficiaram 44 milhões de pessoas. Bem, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) garante que as novas regras não pesarão nas mensalidades. Vamos esperar e torcer. Pelo menos não vou mais pagar R$ 5.000,00 por um Pet Scan, o mais caro exame de imagem e diagnóstico que conheci.
Bom dia amigos.

16 comentários:

Dragão de Bengalinha disse...

Lilizinha, eu estou refém do meu joelho q não me deixa ir a lugar nenhum, que sacoooooooooooooo rs,sr,rs,sr,sr,sr,sr,sr só me deixa ir ao ortopedista e de bengalinha, será q a Zel me empresta a dela só um pouquinho ou vc me empresta a de D. Linda??? A coisa tá feia mas vai melhorar se DEUS QUISER E ELE HÁ DE QUERERRRRRRRRRRRRR!
Bom dia e tenha uma lindaaaaaaaaaa semana, inté CUMADI CHARMOSA

Maria Cecile disse...

Bom dia Eliane!
Você disse tudo, somos reféns desde que nascemos.
E nós nos apaixonamos pela vida, uns cedo, outros tarde. E quando nos descobrimos enlevados por esse sentimento, nos agarramos a ela principalmente porque ela é nossa, e só nós podemos fazê-la valer.
Queremos a eternidade... o viver para sempre, como é quando encontramos alguém que não queremos perder, mas passar a vida juntos.
Temos que afrouxar as correntes, as amarras, como vc falou. Mas é difícil. Não é fácil. As religiões na vida das pessoas ajudam porque confortam.
Eu, por ex, acredito em reencarnação. Essa vida corpórea atual é uma entre muitas que já tive. E de outras tantas que terei ainda neste planeta. (parece filosofia de almanaque, rsrsrs)
No entanto, ainda me sinto refém.
Não tem jeito... mas tento todos os dias me libertar um pouquinho.
Beijos e boa semana pra todos!

vera do sullll muito friooooooo disse...

Bom Dia Eliane!
Boas noticías em relação aos planos de saúde.Será que teremos acesso rápido? ou vão ficar enrolando solicitando cauções ou partes do valor?
Como sou funcionária pública tenho pucas esperanças de poder fazer Pet graciosamente duvideodooooooo.
Temos, as nossas amarra e muitas elas lutamos para nos livrar, porém de outras quanto mais preso melhor como poder tomar um bom vinho "una bela pasta",caminhar sob um lindo sol de outono ,mas seria melhor na praia, porém vale tb no parque. Hoje o dia está especial com muito soooollll.
Beijos a todos
Vera
seria melhor na praia

Isabel A. W . De Nonno disse...

Eliane,
Olha eu aqui =))

Domingo é dia de Santo Antônio, fiquei amiga dele por causa de um ex namorado esquisito que arrumei. O namorado se foi e eu ganhei um ouvido intercessor!!

Uma vez minha mãe ouviu da enfermeira que tira sangue dela uma frase linda: "A luta é grande, mas a vitória é certa". Nem sempre a vitória é a cura, mas só de mudarmos a maneira de ver a vida, acredito que já seja uma alegria sem tamanha. A Rosário é um guerreira e tanta, assim como você e outros tantos. A cura esta chegando, logo logo chega a vacina da mama, da prostrata e assim por diante... vocês vão fazer parte daqueles que salvaram a humanidade da doença mais cruel que é: nós contra nós mesmo!!

Animo, animo animo! É junho e a tríade: São João, Santo Antônio e São Pedro pedem paçocas e milho cozido!

Beijo grande,

Isabel.

Lulu disse...

A idéia de sermos eternos não é ilusória.... somos eternos, sim. Somos luz condensada, capturada gravitacionalmente, e assim vamos mudando de corpos... estes, sim, é que não são eternos, são efêmeros.
Vamos ver as novidades que os Planos de Saúde vão nos trazer... aqui em Aracaju, pelo menos, vários profissionais de gabarito já se descredenciaram, pois tem quase 20 anos que os Planos não dão um centavo sequer de aumento... lembro que comecei a fazer RPG há uns 13 ou 14 anos, e até hoje minha fisioterapeuta recebe por sessão R$ 25,00... e vejam, quantos por cento nossas mensalidades já aumentaram?
E não é só isso, os credenciados sofrem pressões absurdas para não passarem exames mais sofisticados, para só pedirem internamento se o paciente estiver com o pé na cova, e outras coiss execráveis mais....
Mil beijos para todos, tenham uma ótima segunda-feira e uma semana proveitosa e plena de conquistas!

Eliane Furtado disse...

Bom dia guerreiras do Brasil e do mundo.
Dragão: cuide-se, vá ao orto melhor do mundo e livre-se da corrente. Do joelho não dá. Imagina vc sem bater perna. Inimiaginável. rs.
Cecile : assunto polêmico este de religião. Me impressiona esta história de reencarnação. Penso, penso e não chego a nenhuma conclusão.
Veroca do Sul de hortências...ah as amarras. Tem nome e sobrenome não tem? Sobre os planos, vou testar. Depois conto.
Salve salve linda Isabel. Esta enfermeira leu meu meu livro rsrsrrs. A vitória é certa mesmo querida. Olha nós aqui contando e fazendo história. E ela acertou no ponto. A cura é a renovação.
Nunca é demias ouvir estes anjos da terra.
Conta mais conta mais o que ela fala para sua mãe.

Eliane Furtado disse...

Bom dia Lulu.Esta história de Plano vc tem razão. E temos muitos desafios pela frente. Clientes e Profissionais. Mas vamos lutando, acreditando e brigando se for o caso.
Quanto a ser eterno...bem Lulu acredito que serei eterna no pensamento daqueles que me quiseram bem de verdade.
Uma boa semana também. Beijos

Iamna disse...

Que postagem maravilhosa ! Realmente, e é uma coisa muito triste, os papeis culturais nos colocam num molde, assim que chegamos à esse mundo. A maioria das pessoas, muitas e muitas vêzes, sequer conhece seus próprios desejos.Eles são simplesmente clonados dos diversos meios midiàticos. Se a criatura não se conhece, questiona ou reflete, vai na onda e por ali fica.
E em outro polo, como são importantes os resgates ! São aliàs, essenciais prá seguirmos em paz.

Dragão Dodóizinho disse...

Foto nova no blog, hummmmmmmmmmmmmmm lindonaaaaaaaaaa!

Bubby disse...

Eliane,

Aprendi que, Papai Noel não existe e tão pouco Coelhinho da Páscoa e, o pior de todas as descobertas foi saber que, a Fada dos Dentes também não existia. . .

A ANS dizer que os planos de saúde não irão repassar para os usuários o aumento de custo dos exames é, esperar para ver!!!

O molusco, quando passou mal foi para um hospital particular, o mesmo com o nosso “estimado” governador, que ao passar mal, excesso de álcool, não foi para nenhuma UPA, tão pouco Miguel Couto ou Souza Aguiar. . . Porque será?

Vamos ver mais adiante, o que acontecerá, espero estar errado.

Bubby sabe Bubby diz!

Zel Bengalinha Charmosa disse...

Alô, alô, Sampa frioooooooo, chamando Rio!!!!!
Boa noite a todos!

É verdade, Eliane, somos reféns de muitas coisas (dos planos de saúde, por ex.) e situações mas o pior de tudo é ser refém de si mesmo... isso sim, dá mais trabalho pra consertar mas é possível se realmente nos empenhamos pra isso.
No nosso caso, a liberdade e a cura não está exatamente em se livrar dos tumores ou da quimioterapia e suas sequelas, mas de mudarmos alguns valores, de aprofundarmos o significado de VIDA. Nada disso é fácil mas graças a Deus é possível tb.
Muitoooooo trabalho emocional pela frente, né mesmo?

Dragão, vc tá precisando de bengalinha? Ô tadinha, tá com o joelhinho dódói...!!!!!Úia, dor no joelho é horrivelllllll!!!!!!
Está falando com a pessoa certa: tenho algumas bengalinhas e sei andar muito bem com todas elas.
Estão às ordens para o seu uso, querida CUMADI (não posso imaginar vc sem poder andar, rsrsrs), que já é charmosa sem bengala, hahahaha... Estou aqui batendo um papo celestial para vc ficar bem boa logo, viu?

Beijo e boa semana a todos
Zel

Rosario-Bendizer disse...

Amiga das lindas e bem colocadasw palavras. Obrigada pelo parabens. A cada ano é uma vitória estar por aqui. E claro preciso levar a sério e afrouxar as amarras. Ainda não li a matéria sobre o PET, farei um quinta-feira e felizmente meu convênio cobre. Espero que "ELES" soltem as amarras no convênio, que as palavras saiam do papel. É amiga só gritannnnnnnnndo! bejo do gordo:)
Vi a Hebe ontem na Marilia, achei sei-lá festa demais, para um assunto sério. Tem que ter leveza mas achei que a Hebe com o poder que tem na mídia podia falar um pouco mais sobre a realidade da doença ou não??? Acabei achando que ter muitas perucas, jantar em restaurantes caros, ter médico e enfermeiros em casa, ser atendida apenas pela enfermeira que ela determinava no hospital... cura o câncer... Rosario na revolta, calma Rosario calma...

Unknown disse...

Lili,querida
Aqui estamos diariamente superando obstaculos e por muitas vzs reféns de alguns... porém temos que ter Fé para superar..se estivermos diante da montanha..vamos tentar escalar..caso não for possivel vamos dar a volta e se tb não for possivel faremos um tunel..e com a certeza que o "até o prá sempre" acaba...bjss

Patricya Reis Oliveira disse...

Lili! Sou refém do meu amor. Tá linda na nova foto. I love you. Bjs!

Silvana disse...

Boa noite Blog,boa noite Lili, sábias palavras, que me deixam sem palavras. Beijos

Eliane Furtado disse...

Bom dia queridos.
Dia punk ontem.
Concordo com Rosário de Sampa. Hebe, olha festa! O assunto é sério demais.
Patty, refém do amor...lindo e sofrido.
beijos para todos sempre presentes no meu coração.