quinta-feira, 3 de junho de 2010

De volta ao passado


Hoje vou viver uma experiência diferente. Fascinante. Vou voltar ao bairro de Santa Teresa, no Rio, depois de muiiiito tempo ( o medo nos afasta desta pérola da cidade) e rever um dos mais lindos cartões postais da cidade: o Colégio Assunção. É mesmo um cartão postal. Uma construção magnífica, situada no alto do bairro e com uma vista da cidade maravilhosa que pouquíssimos tiveram o privilégio de visitar. De lá pode-se ver o Rio de todos os ângulos.
Eu mais que visitei aquele local. Lá morei naquele internato que hoje -ao rever - certamente vai me fazer tremer de emoção e felicidade.
Engraçado que hoje justamente é dia santo de guarda- como chamávamos. E lá estarei eu mediando um debate, convidada pelo coordenador Antonio Belo, sobre religão, Igreja e Madre Maria Eugênia, fundadora da ordem das Religiosas da Assunção e que completa neste dia 3 de junho, três anos de canonização.
Apesar de ter muita fé, herdada e redobrada, nunca fui muito ligada à história de Madre Maria Eugênia. Mas sou ligadíssima na história deste colégio, de cada Irmã que por lá passou, e nas meninas que lá estudaram como eu.
Mas o debate, que terá a participação de personalidades, faz parte das comemorações do cem anos de presença das Religiosas da Assunção na América do Sul, começando pela primeira comunidade por elas fundada, no Rio de Janeiro, em 1911.
Segundo o comitê de organização, a idéia é celebrar este centenário refazendo a história dos cem anos, em um grande “mutirão da memória.”
Eu relutei em aceitar o convite. Mas me rendi as lembranças, as recordações e a oportunidade de caminhar pelos corredores, pelo pátio, pela capela, pela minha própria história. E de aprender, ouvir e participar destas comemorações. E conhecer melhor a história desta Santa.
Agora já coloquei na agenda. Tenho que ficar viva mais um tempo. Tenho mais um objetivo: comemorar ano que vem o centenário desta Instituição que me trouxe tantos presentes e reencontros na vida. Certo meninas?
Hoje quinta, feriado nacional, vou reforçar mais a minha fé e reviver.
Será que nada é por acaso mesmo? Bom dia.

14 comentários:

Maria Cecile disse...

Mediando um debate sobre religião !!! que interessante. Tenho certeza que vai ser muito bom. Ainda mais num dia como esse, de celebração mundial pela Eucaristia. E num lugar que já foi um pouco a sua casa.
Beijos, bom feriado e bom debate!

Eliane Furtado disse...

Sei não querida. Um desafio. Com Rose Muraro e historiadores...
Mas o legal da vida é isto. Aprender, reviver, reencontrar e colecionar bons momentos.
Um feriado de paz e esperança para vc.

jungleworldcitizen disse...

Bom dia :)
Bom feriado e bom debate!

Cecile Az disse...

Desafio, que nada! Você vai tirar de letra. Sempre te achei poderosa !
Mas se sentir um friozinho na barriga, faz aquela cara de paisagem. rsrsrs. No fim da tudo certo.
beijinhos !

Kiki disse...

Não fui chamada para a 2ª etapa, o chopp. Imagino os papos.....comentários...observações..... vou sentir falta .

Vera do sul llll disse...

Boa tarde Eliane e blog!
Nossa quanta emoção,reviver,voltar no tempo, recordar...
O debate será um sucesso, carregado de emoção e de muita sabedoria.Nesse local está a história de muitas pessoas e em especial a tua e contemplar tudo isso vai trazer de volta todos esses anos bem vividos!
Parabéns
Bjs

Rosana Soares Brigagão disse...

Kiki querida, vc perdeu um grande momento da história do nosso inesquecível colégio, foi um dia e tanto e para fechar com chave de ouro, TORTA DO ASSUNÇÃO, GRANDE DIA, mtas emoções, beijinssssssss

Rosana Soares Brigagão disse...

Lilizinha, sua mediação foi um show, DEZ, NOTA DEZZZZ, grande dia, mais um momento inesquecível de nossas vidas, VIVA SANTA MARIA EUGÊNCIA!
Kissesssssssssssss

CHIQUINHA disse...

Quem não foi, perdeu. Debate pra lá de interessante.
Santa Maria Eugenia foi uma mulher forte,enfrentou desafios por estar além de seu tempo e venceu.
Debatedores excelentes e felizes em suas colocoções.
Lili uma mediadora e tanto!Como pode achar um desafio com tamanha sagurança? Eu, heim... Mas se foi, venceu mais esse.Parabéns.
Voltar ao colégio e reviver tantas coisas boas é muito bom.
Kiki, não fique triste, a 2a etapa deixamos para outro dia. Vamos curtir os comentários com vc e com quem mais quizer ir ao nosso chopp.

Lulu disse...

Caraca, menina.... quanta emoção junta, hein? Voltar ao colégio... eu fiz isso pela primeira vez em 1991, quase 30 anos depois de ter saído, encontrei tudo tão diferente... não tinha mais aquela escada do terraço, o prédio também avançou no terraço, as salas enormes todas divididas em várias salas, o dormitório praticamente desapareceu...
Queria ter estado lá para assistir a este debate. Sou fã de carteirinha de Rose Maria Muraro, desde que li uma introdução que ela fez no livro "O Martelo das Feiticeiras, onde ela começa dizendo: "No princípio era a Deusa" (feminista ferrenha, hein? rsrsrsrsrsrs), referindo-se à época do matriacardo nas tribos pré-históricas... puxa, iria adorar conhecê-la pessoalmente!
Que bom, deve ter sido um dia glorioso para você e para quem teve o privilégio de estar presente!
Mil beijos para todos, tenham uma excelente noite, bons sonhos!

Silvana disse...

Boa noite Blog, boa noite Lili, que legal, queria poder estar lá também....tenho certeza que deve ter sido para lá de emocionante e você de ve ter arrazado. Beijos bom feriado para todas.

Eliane Furtado disse...

Veroca, Jungle, Cecile, meninas do Assunção.
Hoje falo lá no alto dos encontros e desencontros da vida. Interessante estas coisas que vc reluta em aceitar e acabam de fazendo um bem enorme. Ontem foi um dia de encontros maravilhosos. Com todas as lembranças e mais: a equipe -uma delas- direção e produção da antiga Manchete. Volta mesmo ao passado.
Mas sabem mesmo o que mexeu comigo? O Assunção confirmou -em um episódio vivido - a vontade de ser jornalista. Eu já sabia que seria da comunicação desde os meus 10 anos, mas ontem...
Imaginem eu lá , muitos anos depois, sentada ao lado de doutores e mediando um debate como jornalista. Sonho concretizado. Ali, ao perceber a vida, respirei fundo.
Kiki, vamos às comemorações.
Amo minhas duas assessoras, sempre presentes.

Papoula de SANTA disse...

Amadíssima e competentíssima amiga, jornalista e brilhante profissional, sua ESTRELA BRILHA mto mais do que vc imagina ou não teriam acontecido este momentos mágicos de ontem e meu NOVO AMIGO está de OLHO EM VC, viu?
Termos mtos outros eventos, aguarde e claro, estaremos lá, A DUPLA DINÂMICA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, inté preciosa e mais uma vez, PARABÉNS pela brilhante mediação.

Eliane Furtado disse...

ksskkssksksk. Vc adora meus amigos heim?! Quer dividir tuddddddddddddddooo. Mas tem uns que já avisei:não poooooooooooooooode rsrs!