terça-feira, 18 de agosto de 2009

Você conhece gente "pão dura"?


Bom dia. Em meio a um turbilhão de sentimentos e de desprendimentos meus ( ando vendendo tudo que tenho. Alguém quer comprar?) tenho pensado em como a gente se apega a bens, histórias e cacarecos. Não sou pão dura, mas durante anos foi apegada a algumas tralhas. Chega um momento de confronto com você mesmo que a gente tem só uma escolha: ou se liberta dos cacarecos ou fica olhando para eles até morrer. E a gente coloca um valor nos cacarecos que só tem preço alto para a gente mesmo. Nesta hora é preciso coragem e se des-pren-der.
Isto não tem nada haver com ser pão duro. Tem a ver com apego. Pão duro é diferente . É aquele ou aquela que não põe a mão no bolso para nada, não vai à festa para não dar presente, reembrulha presentes ganhos, não faz gentileza para ninguém e só gasta - quando gasta - consigo mesmo. Quem não conhece alguém pão duro? E como você se torna um? Medo da pobreza, de perder o emprego ou uma mania mesmo que nem o mendigo do século 19. A expressão "pão duro" surgiu com ele e por causa dele. Segundo a história registra, o mendigo era um milionário meio maluco no Rio de janeiro , que se passava por pobre e pedia qualquer coisa, mesmo que fosse um "pão duro", todos os dias, em frente a uma padaria. O dia que ele morreu descobriram que era um milionário, tinha muito dinheiro e não precisava ficar pedindo esmolas. Dali pra frente virou sinônimo de pessoa rica que não quer gastar dinheiro.
Se fosse isto só tudo bem. Afinal o dinheiro era dele. O problema é que um "pão duro" vai além do que não gastar. É aquela pessoa que por causa do medo, se torna um egoísta, um individualista, uma pessoa que não gosta de fazer nada por ninguém e de gostos duvidosos. Junta, junta, junta e fica parado no mesmo lugar a vida toda, colecionanado... E de repente...boom, a vida muda.
Eu fico feliz porque apesar de ter alguns apegos fortes, não sou pão dura. E nunca me casei com um. Pão duro que eu gosto mesmo só o Tio Patinhas, que está eternizado nos quadrinhos de Walt Disney.

36 comentários:

Sérgio disse...

Bom dia Lili, bom dia meninas do Blog mais querido e movimentado do Brasil,
adorei o final da postagem.
O lacinho de ontem fez sucesso, adoro ver o blog bombando com estas postagens .....
O pão duro não vive ele sofre quando vê alguém gastando, enfim é um pobre coitado, eu conheço um verdadeiro pão puro.

Eliane disse...

Bom dia querido. conhece alguém próximo? Risos.
Bom trabalho.

Papoula, Laçarotes e Pão Duro disse...

Bom dia galera, fui fazer AULA DE LAÇOS ontem para deixar o PIMBÃO lindo e charmoso de laçarotes diversos, aprendei cada um, affffffffffffffff, só não sei aguentarei ver um enlaçado, vou rolarrrrrrrr de rir e aíiiiiiiiiiiiii, nadaaaaaaaaa acontecerá, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Gente PÃO DURA ou como preferem ser chamados ECONÔMICOS, vixiiiiiiiii um monte, pegam uma folha de papel usado e transformam em BLOQUINHOS DE RECADO para APROVEITARRRRRRRRRRR até o último espaço em branco e esta coisa q existe hoje de DOCE DE CASCA DE MELANCIA, BIFE DE CASCA DA BANANA, ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, com certeza são invensões de PÃO DURO , pode ter certezaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Vamos combinar q BIFE DE CASCA DE BANANA,só pode ser uma *&¨$#@&*?*&$

Papoula , Chiquinha e A Colher de Pau disse...

Tem duas coisas q aindaaaaa não consigo me desfazer delas: a minha boneca Chiquinha ( ganhei mais ou menos aos 5 aninhos), hoje Joaninha amaaaaa brincar com ela e meus filhos acham ela um terror e colocaram o apelido na coitadinha de BRINQUEDO ASSASSINO, podeeee???Ela me traz doces recuerdos da minha meninice na R. Gonçalves Fontes e outra coisa q adoroooooooo e uso, é uma COLHER DE PAU que minha mãe fazia doces, esta, só quando quebrar, amoooooooo de paixão!

Tenho mt pena de gente pão dura pq sofrem p carambaaaaaaa, não curtem a vida e partem p o andar de cima com tudo e nada, tadinhossssssss!
Passem longeeeeeeeee de mim p favor SRs. Pães Duríssimos, INTÉ

Levis disse...

Tive que entrar hoje.
Obrigada pela parte que me toca no final da postagem.

Papoula p Levis, VOLTE SEMPRE! disse...

Ohhhhhhhhhhhhhhhh Godddddddddd, karacaaaaaaaaaaaaaa, hoje vai fazer um dia lindooooooooooooooo, LEVIS NO BLOG, QUE MÁXIMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!
Lindo dia p vc e p favor, entre outros dias , deixe de ser "PÃO DURO" com sua presença no blog mais charmoso do planeta, volte sempreeeee!rs,sr,sr,sr,rs,sr,rs,sr,sr...

Sérgio disse...

Lili e como conheço affffff....
aliás eu dou uma sorte danada, ando rodeados de pessoas assim......risos...mas é verdade gente, infelizmente.

Vera Henke disse...

Olá!
Pão durismo só para maus pensamentos para inveja,para conversas maldosas.
Para outras situações como desejar o bem, e fazê-lo muita generosidade...
Namaste.
Vera

Unknown disse...

Bom dia,

Infelizmente conheço.
Do tipo que leva o filho pra ver os outros meninos tomarem sorvete, quando as notas estão boas...kkk Bjs

Eliane p/Sergio disse...

Sergio, esta sua frase..."sofre quando vê alguém gastando..." é maravilhosa.

Eliane disse...

Este blog sempre me surpreende...

Eliane p/Vera disse...

Vera, oláaaa, boa colocação. Vou lá visitar você e a tribo.
Carlor por aqui. Estou fazendo mudanças para morar em um local fresquinho como aí.

Eliane p/Bia disse...

Bia, vc encanta este blog.
Eu gosto de pão duro que ganha presente e reembrulha e dá para outro.risos

Unknown disse...

Fato verídico:
Minha mãe deu pra sogra dela uma echarpe de seda, no Natal, e recebeu de volta no aniversário em abril. Foi mal..., isso deu o que falar..., me lembro até hoje...rs

eliane disse...

Risos muitos. Tópico interessante Bia...sogras de antigamente.

Zel Paulistana disse...

Hahahaha! Estou aqui me divertindo, imaginando o 5º membro, poderoso, vestido e enlaçarotado. Adorei o histórico da camisinha, e do pão duro!

Também junto umas tralhas em casa. Tenho um apego enorme por coisas que tem uma história de família ou de amigos ou de amores. Enfim, que tenha uma boa história pra mim. E assim... a casa está cheia de cacarecada que herdo. Mais parece um antiquário!!!
É... acho que está na hora de começar a pensar no desapego! Úúúi!

Papoula, tb tenho uma colher de pau que herdei de minha mãe (pra ela, exclusiva para mexer o café no coador) que não me desfaço nem por decreto!!!

Quanto à pão-durice, conheço gente que mora em condomínio fechado de luxo (não, não é o caseiro não... é o dono da casa) que foi cobrar do vizinho, o leite (UMA XÍCARA) que havia emprestado!!! Inacreditável. Horrível!!!!
Êita neurose braba, né mesmo?

Eliane, que você continue com força e disposição para os enfrentamentos... e... pão-duro? Só mesmo o Tio Patinhas!!!!!

Essa semana? É nóis na agulha!!!! (como diz a Rosário)

Beijão
Zelinda

Sérgio disse...

Eliane,
a Bia está certíssima menina, tem gente que faz isso mesmo, principalmete sendo Sogra & Nora,
eistem coisas que se vc contar ninguém acredita, vc só sabe que é verdade pq aconteceu com você.
Gostaria de saber quem já teve uma experiência como a da mãe da Bia......

Sérgio disse...

Eliane,
Lembrei de caso de Pão Durismo mesmo, isto é verídico e acontecia SEMPRE comigo qdo eu ia almoçar com um vizinho meu da Barra da Tijuca, resumindo, íamos almoçar sempre uns três casais e cada um escolhia seu prato e ele sempre falava que não estava com fome, na verdade ele comia um pouco de cada um que sobrava na bandeja, a mulher dele morria de vergonha e ele só pagava a saladinha dela e mais nada, nem bebida ele gostava de pedir, bebia um pouco de cada, Churrascaria rodízio nunca foi com o grupo, enfim este é o verdadeiro e legítimo PÃO DURO

Dragão Sogra p FIRST disse...

Epaaaaaaaaaaaaa, FIRST, podeeeeeeee irrrrrrrr parandoooooooooo, rs,sr,rs,rs,sr,sr,rs, nunca ganhei nada e dpois repasei p minhas norinhas, nadaaaaaa dissooooo, existem SOGRAS E SOGRASSSSSSS, viu queridinho, rs,sr,rs,sr,rs,sr,rs...por enquanto tudoooooooooo zerinho mas se pisarem na bola, rs,sr,sr,sr,sr, tenho umas tranqueiras aqui e vou começar a pensar em REPASSAR P elas, tadinhasss!!!

Dragão p Zel de Sampa disse...

ZELLLLLLLLLLLLLL queridoca, que bommmmmmm vc p aqui, mtas saudades, falamos de vc hoje, bom demais sua presença alegre e positive pq como diz a Rosário, "TIRANDO O CA está tudo ótimooooooo".kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, vcs realmente são guerreiras, o bom humor de vcs é uma delicinha!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, tb tenho COADOR DE PANO , não troco p nenhum outro e minha preciosa COLHER DE PAU, vale um tesouro!

Beijins procê Zel , linda noite e p favor, PÃO DURISMO OUT, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Papoula p Lilizinha disse...

Lilizinha, PARABÉNS, FELICIDADES, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Camélia disse...

Hortência


Pão duro só para bolo, o que tenho gasto não vou levar nada para a urna.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pão duro, camisinha de lacinho, é o blog nessa semana promete.
Papoula vc fez curso de lacinhos e eu comprei todo o estoque do DF.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bjs
Camelinha com calcinha de lacinho

Lili chegou disse...

Caraca, ela chegou antes de mim. Pessoal, eata Papoula...
E ainda quer arrastar um sari para meu médico 4. É tem quatro lordes e uma dama.

Eliane p/Sergio disse...

Sergio, que vizinho heim?! Vc tb é generoso e deixa o pessoal ficar enrolando vc. Me lembro bem como ajuda a família.
Agora história de sogra, posso falar não. Não tenho.kkkkkkkkkkkk

Eliane p/Zelinda SP disse...

Zelinda, engraçado esta história de anjo da guarda. Temos histórias parecidas e pelo visto histórias de amores tb. Guardamos os cacarecos todos. Mas às vêzes isto faz um mal...Tem que jogar fora no lixão!!!!
Claro que algumas lembrancinhas a gente deixa, mas não é por causa da nova história nossa não, que temos que desapegar...é para entrar ar fresco...novas possibilidades. risos.
E vem cá, deixou o Dragão ter esta intimidade com vc? ZEEEEEEEEEEEEELLLL???
Nos aguarde breve em Sampa. Vamos a um leilão muito chique.

Hortência disse...

Oi Camelinha, sempre que a vida está um caos ...fico engraçadinha. Esta semana só risos, sem filosofia.
Vem cá, não fica escondendo o jogo não. Estou de olho em vckkkkkkkkkkkkk
Caramba, vc vai ter duas noras que nem Dragão!!! Vão abrir sindicato?

Papoula cheirosinha c SARI DE BÍLIOS disse...

Lili, comigo é tudoooo VAPT VUPT, tudooooooooooo rapidimmmmmmm menossss no momento LAÇAROTE pq aíiiii, o papo é outroooo,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Já estou cheiosinha, troquei o sari p um outro lotadinho de BÍLIOS e láaaa vou eu arrastar meu sari no jantar na VIZINHA 3, é hojeeeeeeeee q vou p o CTI, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Unknown disse...

Muito bom esse tema! rsrsrs Conheço alguem que ganhou uma caixa de ¨bombons finos¨com cartão dentro para o presenteador rsrsrs
Ah tem uma que sempre vai a restaurantes e pede uma coca e diz que já jantou e prova de todos ...esse tipo é fácil encontrar...
Tive um tio(casado com minha tia) que era famoso! Alem de rico e não gastar,ganhava sempre em loterias, rifas tudo que concorria...rsrsrs
Conheço muitos ¨pão duros¨ e tambem consumista compulsivo, mas aí é pra outro dia...

Eliane p/Fatima disse...

Esta do bombom foi demais!
Já imaginou? Acaba com a reputação de um ser humano!
ET: de vc eu não sumo não tá?!

Zel Paulistana disse...

Ah! Que boooommmm que vocês vem logo pra Sampa. Olha, me avisem, que dependendo do dia e horário vou pegar vocês no aeroporto!

Eliane, o que você disse é mesmo verdade... não é bom manter energias estagnadas. Elas devem estar sempre em movimento para que sejam renovadas. E tem coisa que só mesmo o lixão resolve, hahaha! É fato e a Física Quântica explica!
Difícil é fazer a NEURA entender!!!
Hahahahaha!!!!

Beijos energizados e boa noite!!!!

Camélia disse...

Hortência

Caos é pouco, virou tudo de cabeça para baixo de vez....

Agora essa de sogra já falei que vou para Bora Bora com a nossa excursão, já esqueceu que até Sérgio e Paulistano estão nessa?
As noras que tratem de amarrar lacinhos e me esqueçam
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Lembrei de uma música do Rei que é conhecida como A Melô do Pão Duro:

"Amanhã de manhã, vou pedir um café para nós dois .....

Será que o Rei é parente do Tio Patinhas?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Papoula já está cheia de brilhos e lacinhos, hoje tem ....
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
No Cerrado tb tem
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bjs
Camelinha do Cerrado

Camélia disse...

Lilizinha


Vc hoje conseguiu tudo hein...
Até Levis entrou no Blog
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Camelinha

Eliane para Zelinda disse...

Zelindinha, não começa a mimar não. Ir até o aeroporto? Que luxo.
Ainda bem que Dragão está fazendo visita. Ela vai adorar a novidade.
Esta da neura foi ótima...
Duas postagens da Zel? isto é que é luxo! Are Babado.

Hortência disse...

Boa noite Camelinha, vai para Bora Bora? Ah me lembro bem desta postagem.
O caos reina aqui babe. Dragão não quer deixar eu vender a mesa de jantar. Ficou preocupada e foi jantar pela vizinhança. Quando voltar também não vai encontrar o sofá kskskskkksk
Menina nunca vi fogo tão grande.

Camélia disse...

Hortência

Dragão bota fogo por todos os lados, agora sem mesa e sem sofá ela vai viver na vizinha
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bjs
Camelinha

Marilisa disse...

É, ser pão duro é...duro...
Não é ser econômico, é ser murrinha...
cuidado maior deve ser quanto a nossa vida: se formos pão duros nesse aspecto estaremos boicotando nossa prórpia felicidade e, olha, tem gente de montão fazendo isso.
bjs