sábado, 1 de agosto de 2009

Lendas, tradições e previsões envolvem agosto




E chegamos no tão temido mês de agosto. Será porque? Bem, decidi pesquisar e buscar algumas explicações para contar para vocês. Vamos lá.
Herdamos a tradição dos nossos colonizadores portugueses. No século 16, época das grandes navegações, era nesse mês que as caravelas iam ao mar. Assim, as namoradas dos navegadores nunca casavam em agosto já que, além de não poder desfrutar da lua-de-mel, poderiam passar rapidamente da condição de recém-casadas para a de viúvas. Segundo o escritor Mário Souto Maior, a tradição se consagrou com a frase “casar em agosto traz desgosto”, que foi resumida para nossa conhecida “agosto, mês do desgosto”.
A fama de mês agourento cresceu no século 20, graças a acontecimentos como o suicídio de Getulio Vargas, (24/8/1954) e a renúncia de Jânio (25/8/1961). Mas esta má fama de agosto não é exclusividade da cultura luso-brasileira. O romanos, no século 1, acreditavam que um dragão passeava pelo céu noturno em agosto.
Agosto pode até ter má fama, mas segundo os astrólogos começa com um "belíssimo trígono de Mercúrio e Plutão esclarecendo o que estava obscuro e mobilizando reformas mais enérgicas no Brasil." E já falei aqui, ano passado, que o mês tem este nome em homenagem ao imperador César Augusto. E como a vaidade e a inveja sempre rolou entre os homens, ele não quis ficar atrás de Julio César e fêz questão que Agosto também tivesse 31 dias como o mês de julho, de Julio Cesar. ( E a gente é que se ferra, porque demora a receber o salário $$$$. )
Astrólogos dizem também que é o inferno astral do Brasil. Agosto só ? Bem, teorias e lendas históricas à parte, vamos viver. Começo agosto com pé direto com lançamento de "Atraídos em São Paulo", em São Paulo. E já sei o que me espera depois: muitos desafios de saúde a vencer. Foi em 14 de agosto de 2007 que passei por uma das mais complicadas e dificeis cirurgias . Mas estou aqui. Eu não vou agourar agosto. Porque vou lançar meu livro, porque é o mês de Nossa Senhora da Glória, porque estamos aqui juntos vivendo, porque foi em agosto que nasceu Dr. Ary, um médico extraórdinário, otimista, determinado e que de onde está, ilumina meus pensamentos, manda mensagens e está por perto me dando força.
Vamos enfrentar agosto com firmeza, boa vontade e a certeza que vamos mais uma vez vencer outra etapa ao lado dos craques da medicina. E se a barra pesar, vamos beber e ficar agarradinhos uns aos outros. Porque afinal, tudo passa. O inverno e agosto também.
Um fim de semana maravilhoso galera! E vamos nos concentrar só nas vitórias que virão.

14 comentários:

Unknown disse...

Bom diiiiia !!!Não acredito que hoje sou a primeira a chegar!!!!Que venha agosto!Estamos aqui como sempre na esperança que nos traga muito "gostos" isso ,sim!!Vamos fazer a nossa parte e relaxar...
Já começamos bem o mês ,com o lançamento em Sampa!Alegria moçada!!!

a vizinha disse...

Prá mim esse mes há de ser sempre lembrado com muito carinho. Bernardo chegou pra me encher de alegria !

Dragão faz niver em 27 DE AGOSTOOOOOOO disse...

Bommmmm diaaaaaa Lilizinha, Fatinha e Vizinha, AMOOOOOOOOOOOOOO O mês de agosto, meu caçula, LEÃOZINHO, comemora hoje seu niver, dia especialíssimo para mim mãe coruja e babona, fã do meu lindo filhte e para ficar melhor ainda, EU NASCI EM AGOSTO, 27 e tá chegando para comemorarmos muito e é um mês de MUITOOOOOOOO GOSTO,ALEGRIAS E COMEMORAÇÕES!

Parabéns VIZINHA querida pelo seu Bê, filhos de agosto só nos dão muito GOSTO, né mesmo?

Desejo a vcs três um lindoooooooo FINDE e brindo antecipadamente AS VITÓRIAS DA LILIZINHA , AOS LEONINOS E VIRGINIANOS do blog mais charmoso do planeta, INTÉ MENINAS!

Elaine disse...

Agosto é um mês maravilhoso, mês do meu aniversário!! E no dia mais mágico, 13! Ano que vem vai cair na sexta feira, e será mais mágico ainda.
bjs
Elaine

CHIQUINHA disse...

NÃO TENHO ESSA CISMA COM O MES DE AGOSTO, MESMO COM MOTIVOS PARA TER.
NÓS É QUE FAZEMOS NOSSOS DIAS, MESES, ANOS... ELE JÁ ESTÁ CHEGANDO AUSPICIOSO COM O LANÇAMENTO DO LIVRO, COM MAIS UMA OPORTUNIDADE DE ESTARMOS JUNTAS, CURTINDO TUDO ISSO. SEMPRE COM O PENSAMENTO POSITIVO DE QUE TUDO VAI DAR CERTO,JÁ DEU CERTO!
PORTANTO, VAMOS DAR AS "BOAS VINDAS" À ELE, DE MÃOS DADAS COM NOSSA SENHORA DA GLÓRIA QUE ESTÁ SEMPRE CUIDANDO DE NÓS.

Papoula p AS MENINAS DO BLOG disse...

ARE BABA, TIK,TIK, BAGUAN KELIÊ, SARAVÁ MEU PAI, Com certeza será um mês encantador, já iniciamos com o PÉ DIREITO e lá vamos nós!

Chiquinha, concordo com vc, nós é que fazemos tudo ser AZUL COM BOLINHAS COR DE ROSA todossss os dias, meses e anos pq em todos os meses acontecem fatos desagradáveis não é mesmo?

Super domingo AGOSTINO para vocês, mtos beijins e mta farra!

Camélia disse...

Flores

Não acredito nessa de mês do desgosto, desgosto se tem em qq dia, mês e ano.
Bola para frente.
Bjs
Camelinha

Camélia disse...

Flores

Não acredito nessa de mês do desgosto, desgosto se tem em qq dia, mês e ano.
Bola para frente.
Bjs
Camelinha

eliane p/Fátima disse...

Boooooooooooa noite Fatinha.
Abrindo o blog? Que honra!
Semana de lançamento, de São Paulo, de amores.

De vizinha p/vizinha disse...

Que lindo vizinha. Favor mandar por email data. Leonino ou virginiano? Charmoso E SEDUTOR.

De lili do babi p/turma do hata disse...

Senhor está cheio dde aniversariante por aqui...mutos presentes!!!
Dragão, este ano nada de festa viu? Só pipoca com guaraná. Vc estorou a cota eventos.

Lili p/Chiquinha disse...

Chiquinha preparando as sapatilhas de cristal!
Pátio Higienópolis e banda de música. O amor...que nos envolve e nos arrebenta.

Eliane p/Elaine disse...

Elaine, vc desafia qualquer coisa. Gato Preto, vudu, exames, Rachid...
Minha querida amiga Alice diz que sou eterna... V. é quem é!
Mais presentes? Oh céus...

Hortência dando passagem disse...

Advinha Camélia. perto de Nossa Senhora da Penha e de Santo Antonio , aqui no centro de casa, enchi os vasos de...camélias rosas.
Semana de flores e do amor.