quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O rei do espinafre


Minhas mãos e braços eram tão longos quando nasci que D. Linda, minha mãe, me apelidou de Olivia Palito. Claro que o apelido caiu porque virei uma bolinha. Mas não foi por causa do espinafre. Aliás, só como esta verdura de uns anos pra cá. Batidinha feito remédio. Aprendi a aceitar. Mas com algumas bossas. Até que um crepe, um creminho de espinafre sem farinha branca acompanhando o frango grelhado pega bem. O marinheiro Popeye sempre foi o grande garoto propaganda do espinafre. Mas nunca foi fácil para uma criança daquela época engolir os verdinhos. Está provado que a verdura é uma das mais completas que tem. E diminui a fadiga. Ah a fadiga...O espinafre é uma excelente fonte de antioxidantes e antagonistas do câncer.
No caso de Popeye quando ele come o famoso espinafre fica mais forte, corajoso e confiante. Por isto, hoje, de novo, é dia de espinafre. Ai ai.
Queridos e queridas blogueiras podem aproveitar o espaço e deixar suas receitas maravilhosas. Mas por favor, sem farinha branca. E só um tiquinho de creme de leite light. Para os que podem comer muitaaaa gordura, aí sim. Aproveitem. Mas será que vale à pena?!
Bom dia turma fiel do Blog da Eliane!

26 comentários:

Lulu disse...

Bom dia, Eliane, bom dia blog querido. Quando eu tinha uns 9 anos de idade, minha mãe contratou uma cozinheira que acabou ficando uns 30 anos em nossa casa. Era "a dona" da cozinha, e na cozinha "dela" ninguém entrava. Resultado: hoje tudo o que sei fazer é fritar ovo. Além do que não tenho o menor dom para cozinha. Cozinhar é um dom. E, dizem, o caminho do coração de um homem passa pelo estômago (inevitavelmente me vem à mente a figura de feiticeiras fazendo poções em seus caldeirões... rsrsrsrsrsrs). Minha nora, por exemplo: pega receitas na internet, reinventa-as e faz verdadeiras maravilhas. Faz com prazer, porque se realiza cozinhando. Dá gosto vê-la cozinhar, envolvida e bem à vontade com os ingredientes...
Me lembrei agora do filme "Como água para chocolate", cuja protagonista era um cozinheira de mão cheia, usava pétalas de rosa nos pratos que fazia... quem não assistiu, recomendo. Qualquer hora dessas pego na locadora para assistir de novo.
Mil beijos para todos, tenham um dia de paz, com muitas conquistas.

AGNALDO NO ESPELHO disse...

Eliane querida,

Você está enganada com o Popeye. O conteúdo da lata, segundo estudiosos (rsrs) é outro. Verde, é bem verdade, mas outro... Nas horas vagas ele enrolava um cigarrinho de "espinafre" e relaxava... (Isso segundo as más línguas).

Olha, com relação à receita, acho que vou ficar devendo. Preparei espinafre umas duas vezes só, e não ficou lá grande coisa. Tem alguns segredinhos como o tempo de pré-fervura (para continuar verdinho, mas macio)...

As vezes que fiz foi à moda da escarola, ao alho e óleo, mas não vou passar pelo vexame de deixar uma receita de "alho e óleo" por aqui.

Deve ter gente mais entendida em espinafre do que eu. (Inclusive o Popeye) rsrsrsr.

Por hora, enquanto as receitas não chegam, se alimente da nossa energia e de nosso carinho... Não enchem barriga, mas revigora a alma.

Feito?

Super beijo.

a vizinha disse...

Diogo a vc que eu AMO as verdinhas (êpa ! Ato falho !) Já experimentou na salada ? então vai lá. Lave bem as folhinhas, misture com a alface, um bom molho de azeite, balsâmico, limão cebola roxa e sal ! prontinho ...

Eliane Furtado disse...

Bommmmmmmmmmmmmmmmmm Dia Lulu.
Puxa, estou pensando que vc herdou o dom...
Ela tem livro de receita?

Eliane Furtado disse...

Kksskskskkssk Jura Agnaldo. Não tire minhas fantasias. Deixa eu viajar em sonhos ainda infantis. B.

Eliane Furtado disse...

Vizinha - Semana que vem vou aí comer esta iguaria.

AGNALDO NO ESPELHO disse...

Eliane querida,

Olha só, foi você quem disse VIAJAR, e não eu... rsrsrsrsrsrs...

Ato falho.

;-)

Super beijo

AGNALDO NO ESPELHO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
chica disse...

Eu só como nas panquecas...De tanto ser obrigada a comer, não gostodele de outro jeito...Lindo dia e força!!!beijos verdes,tudo de bom,chica

Dragão adoraaaaaaa espinafre! disse...

Até hoje adoroooooooooooooooooooooo este desenho e qd era criança pequenininha lá no Morro dos Ventos Uivantes, domingo era dia de ir para a Cinelândia no cine que agora esqueci o nome p a matinê era sÓ Olívia e Popeye, eu amavaaaaaaaa e ali aprendi a comer espinafre mas tampava o nariz rs,sr,rs,sr,rs,rs,sr e hoje, adoroooooooooooooooooo!
Tem várias formas de fazer bem gostosinhas e deixo aqui uma que adoroo, SUFlÊ DE ESPINAFRE:
Cozinhe ½ maço de espinafre em caldo de legumes. Escorra bem, pique miúdo e reserve.

Faça um creme branco com meia colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente, 2 colheres de (sopa)rasa de farinha de trigo, 300ml de leite.
SE vc não tem prática e empelotar, bata tudo no liquidificador ou mixer e leve ao fogo.

Tempere com sal e noz-moscada. Assim que começar a ferver desligue o fogo e acrescente o espinafre, 3 colheres (sopa) de parmesão ralado e duas gemas (peneire a gema p retirar a pelinha e não ficar com cheiro de ovo). Eu ainda acrescentei 1 colher (sopa) bem cheia de requeijão, mas é opcional.

Bata as duas claras em neve e incorpore suavemente ao creme de espinafre. Unte um refratário com margarina e polvilhe farinha de rosca (ou queijo ralado). Leve para assar em forno pré-aquecido por cerca de 35 minutos em 200º. Posso dizer que eu comeria facilmente a receita toda!

Dragão e receitinha p Lilizinha Popeye disse...

Bolinho de Espinafre

Ingredientes

1 maço de espinafre
1 ovo
1/2 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de noz-moscada
1 colher (café) de fermento em pó
Sal
Óleo para fritar

Escolha só as folhas do espinafre. Lave-as e ponha-as para aferventar com pouquinho de água. Escorra e esprema bemmmm. Pique bem miudinho (ou passe no processador de alimentos). Misture o espinafre com todos os outros ingredientes e frite em óleo bem quente, às colheradas.É uma delícia.
Pode ser tb feito como fritada ótimo tb, BOM APETITE!

Isabel A. W . De Nonno disse...

Eliane,

Coloque sempre limão no espinafre!! Minha nutricionista disse que potencializa a absorção do ferro, o que consequentemente dimui a anemia!!

Vc vai ficar übber forte, uma coisa meio Brutos ;)

Beijo e um bom dia,

Bel.

Fatinha disse...

Olá !Estou um pouco sumida por conta de netos...como fiquei com os dois pra minha filha viajar, já viu...e pra completar a babá que era nova sumiu!!!!Tá brabo!!!rsrsrs mas tá bom.São fôfos e o cansaço é só físico ,o coração está pra lá de feliz!
Bom, qto ao espenafre...tenho boas receitas,mas sem farinha de trigo!?....aí pega!...rsrsrs
As minhas filhas só comiam se fosse com umas torradas, com o creme de espenafre em cima gratinado.Muito bom!
Eu adoro creme de espenafre!
Ah! Cozinho muito bem, mas espinafre!!é fogo! rsrsrs.Fico devendo a receita.
Beijo

a vizinha disse...

viozinhaCozinhar ss folhas, JAMAIS ! Tira todas as ´propriedades dele. Outra dica: azeite, cebola e alho. Um bom refogado. Deite ali as folhinhas cruazinhas, uma mexida e ele está pronto pra ser consumido de todas as formas.

comunicadoras disse...

Sou boa de cozinha apesar de detestar; a minha mãe obrigou-me a aprender e o que faço come-se bem, mas troco a cozinha por qualquer outro trabalho de casa. Aqui usa-se muito sopa de espinafre que é boa para o frio; faz-se um creminho de batata e cenoura; cozem-se numa panela com agua e sal e um fio de azeite. Quando estiverem cozidas passa-se com a varinha nágica, ficando um creme, mais grosso ou mais fino conforme os gostos; depois deixa-se levantar fervura, coloca-se os espinafres e dixa-se fervar muito pouquinho para não ficarem amarelos. Desliga-se o fogo e coloca-se um pouquinho de água fria, meio copo dos de café; este truque evita que as verduras fiquem amarelas. E pronto está aí uma sopinha leve boa para o jantar dos dias frios,A quantidade de água depende da quantidade de sopa que se quer e as batatas e cenouras tb dependem da grossura que se pretende para o creme. Não penses que tenho muitas receita, não!, Sei o que sei e chega, novas receitas não me interessam, pois evito cozinha ao máximo; aqui na minha cidade há muita opção de take away e vou buscar algumas vezes para não saturar. Aí no Brasil a minha empregada cozinhava lindamente; aqui só tenho faxineira, pois fica muito caro ter empregada fixa e elas preferem trabalhar à hora pois ganham nais Aqui ganham no mínimo 5 euros à hora, mas já são poucas; a amioria já exije 6 e 7. Espero que esteja a recuperar bem e que aproveite a minha sopa já que aí está um clima propício para as sopas. Beijinhos
Mila

Zel está com fominhaaaaa... disse...

Alô, alô, Sampa chamando Rio!!!!!
Bom dia blog!

Huuummmm, Eliane, quantas receitas gostosas!!!!!!!!!
Olívia é o nome de minha filha e então vc já sabe qual era o apelido dela... Adorávamos assistir juntas (gosto até hoje) os desenhos do Popeye e ela vibrava com os efeitos do espinafre (que perigo heim Agnaldo, hahahaha). E sempre gostou da verdura. Eu tb gosto muito.

Vizinha tem toda a razão: espinafre cozido perde muito de suas propriedades. Mas pra quem não pode comer alimentos crús, mesmo cozida ainda é ótima fonte de vitaminas, minerais e outros coadjuvantes das reações químicas benéficas para o nosso organismo.

Olha, sou uma cozinheira medíocre. Nem sou tão porcaria, mas também não sou chef. Faço lá algumas comidinhas gostosinhas, nada muito complicado nem demorado.

Como você não pode comer farinha de trigo, aqui tem uma receita sem a dita cuja:

Rocambole de espinafre com recheio de cottage e blanquet (pode substituir por frango/carne refogados, peixe, etc.)

1 maço de espinafre
3 ovos
1 colher de chá de noz moscada
30g de margarina light
1 colher de sopa de parmesão ralado
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta do reino
1 dente de alho triturado
1 xícara de chá de cottage
1 embalagem de blanquet de peru

Lave bem a espinafre e separe apenas as folhas. Leve para cozinhar na água com sal por 10 minutos. Deixe esfriar e esprema bem as folhas, retire toda a água.
No liquidificador, bata o espinafre, o parmesão, as gemas, a noz moscada, a margarina, o sal, o alho e a pimenta. Bata as claras em neve acrescente à mistura delicadamente.
Forre uma assadeira pequena com papel manteiga, pincele a margarina e despeje a massa sobre o papel. Leve para assar em forno previamente aquecido (180 graus) por mais ou menos uns 18 minutos.
Quando a massa estiver morna, vire-a sobre um pano de prato úmido. Retire o papel manteiga com cuidado. Forre a massa com o cottage e cubra com as fatias do blanquet. Enrole para que forme o rocambole. Coloque em uma travesa, leve á geladeira por uns 15 minutos e sirva.

Bom Apetite!!!!!
Beijão
Zel

Papoula Gulosa adorou receitinha de ZELZINHA disse...

Zelzita querida, adoreiiiiiiiii sua receitinha e vou experimentar pq deve ser mesmo uma GOTOSULA rs,sr,sr,sr,sr,sr...beijinsssssss

Zel para Papoula disse...

Papoulita,

Esse rocambole fica MUITO gostoso e é ótimo para dias quentes, além de ser nutritivo! Experimente mesmo!!!!!

Beijitos
Zel

Serpente d´agua disse...

Oi Eli, será que um pão de espinafre fica bom? Posso experimentar e você fica sendo a cobaia. Vou pesquisar. Poderemos ter mousse de espinafre, torta, quiche, molho, e o que mais for. Mas de pronto também não sei nenhuma receita espetaculosa! Ainda mais sem farinha branca!! Ela é tão vilã assim? Tenho procurado misturar a farinha branca com a farinha integral ou a farinha de aveia. Mas que a danada da farinha branca, com aqueles deliciosos pães, pizzas torna tudo gostoso...! Queria ter nascido como aquele garoto do anúncio antigo que chorava no supermercado para a mão comprar brócolis!! Beijo e continue descansando e se cuidando.

Maria Cecile disse...

Eliane,

Espinafre, eu AMO espinafre de tudo que é jeito. Posso até sentir o seu cheirinho... acho que vou comprar amanhã na feira... e dar copy paste nestas receitas hoje, claro!

Eu adoro os desenhos do Popeye.
Quando chegar em casa entrarei no meu blog. Hoje o dia foi muito apertado, rsrsrs.

Um beijo enoooorme de boa noite e até daqui a pouco!

Maria Cecile disse...

Eliane,

Espinafre, eu AMO espinafre de tudo que é jeito. Posso até sentir o seu cheirinho... acho que vou comprar amanhã na feira... e dar copy paste nestas receitas hoje, claro!

Eu adoro os desenhos do Popeye.
Quando chegar em casa entrarei no meu blog. Hoje o dia foi muito apertado, rsrsrs.

Um beijo enoooorme de boa noite e até daqui a pouco!

Vera do sulllll disse...

Querida Eliane e boa noite Blog!
Espinafre.... Adoro salada quente!
Com suas folhinhas bem lavadinhas colocada numa travessa e numa frigideira um fio de azeite extravirgem, nozes picadas um tiquinho de balsâmico e tudo levemente aquecido desepejado por cima é só deliciar-se.
Ou...
usar as folhas cruas , lavadas na massa de panqueca que pode ser feita com fécula de batata, farinha de arroz, farinha de banana verde ou até mesmo com farinha de trigo. O recheio a seu gosto legumes, frango, atum, sobras de salmão ou mesmos um quejo minas .....
Bom apetite.... Bom proveito... tudo saudável como manda o meu oncologista....
Bjs de boa noite.

Lulu disse...

Hahahahahahahaha... esse dom passou longe de mim. Mas tem um prato que faço divinamente (além de fritar ovo), e que, bate e vira, meus filhos pedem para eu fazer: aqui no nordeste chamam "escafado". É um pirão de ovo (olha o ovo aí! rsrsrsrsrs), muito gostoso. Super simples de fazer: você bota água para ferver, com algumas rodelas de cebola, um dente de alho, sal e um pouco de cominho. Quando a água estiver fervendo, você quebra dois ovos e joga nela. Deixa ficar um pouco, não deixa a gema endurecer. Depois retira os ovos da água com uma escumadeira, reserva, e vai jogando farinha para fazer o pirão. Depois bota o pirão no prato e coloca os ovos em cima (eu quebro as gemas para deixar escorrer sobre o pirão). É desses pratos que "caem na fraqueza" (rsrsrsrsrsrs), você fica depois no maior suadouro... rsrsrsrsrs
Mil beijos, tenham uma ótima noite!

Silvana disse...

Boa noite Blog, boa noite Lili, adoro espinafre mas não era por causa do Popeye, só aprendi depois de grande. Uma maneira que eu adoro, tirando as já faladas neste blog culinário, é espinafre cozido no vapor e refogado, na hora de servir quebra um ovo e mistura até ele cozinhar e grumar, é uma delícia, pode fazer eu garanto. Meu apelido na adolescência também era de Olivia Palito, era magra de doer, é.... o que faz o tempo com o nosso corpicto, mas fazer o que, a solução é pastar na semana e soltar a franga no final de semana, porque ninguém é de ferro. Beijos para todos.

Silvana acrescentando disse...

Esqueci de dizer que tem de bater o espinafre, e depois juntar o ovo, senão fica uma meleca kkkk. Beijos

Eliane Furtado disse...

Bom dia, blogueiros do coração, eu adorei as receitinhas. Só fiquei um pouco preocupada com as experiências de minha amiga Serpente, que adora inventar receitas. Já vi que vou provar pão com espinafre.
Queridos, estamos chegando lá...melhorando.