sábado, 5 de setembro de 2009

Quem é o seu amante?


Bom dia. A primeira semana de setembro foi como eu imaginei que seria. Recheada de bons acontecimentos e de trabalho. Agora é hora de relaxar um pouco para enfrentar a segunda semana, que será de preparação para Bienal do Livro, no Rio, e tantas outras preparações importantes.
Escolhi para este final de semana, um texto ótimo que recebi de uma querida amiga que fala de como as pessoas "empurram situações com a barriga" e esquecem o que é felicidade.
Foi apropriado porque outro dia ouvi-injustamente- que "ando levando" algumas cositas.
Logo eu que não levo desaforo, que procuro ter ações e decisões sempre concretas, e encaro tudo de frente sem medo!
Não empurro" nadinha de nada com a barriga." Mas acho que a maioria das pessoas empurra sim. Vai levando a vida se escondendo da felicidade.
Então, aí está um texto pra gente refletir "'se estamos realmente levando a vida e empurrando situações com a barriga" ou se apenas estamos sendo o protagonista de nossa própria história.

O texto é uma tradução do original "Hay que buscarse um amante", Jorge Bucay, psicológo.

QUEM É O SEU AMANTE?

Muitas pessoas têm um amante e outras gostariam de ter um. Há também as que não têm, e as que tinham e perderam.

Geralmente, são essas últimas as que vêem ao meu consultório para me contar que estão tristes ou que apresentam sintomas típicos de insônia, apatia, pessimismo, crises de choro, dores etc.

Elas me contam que suas vidas transcorrem de forma monótona e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver e que não sabem como ocupar seu tempo livre. Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente perdendo a esperança.

Antes de me contarem tudo isto, elas já haviam visitado outros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme: 'Depressão', além da inevitável receita do anti-depressivo do momento.

Assim, após escutá-las atentamente, eu lhes digo que não precisam de nenhum anti-depressivo; digo-lhes que precisam de um AMANTE!

É IMPRESSIONANTE VER A EXPRESSÃO DOS OLHOS DELES AO RECEBEREM O MEU CONSELHO!

Há as que pensam: 'Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa dessas?!' Há também as que, chocadas e escandalizadas, se despedem e não voltam nunca mais.

Àquelas, porém, que decidem ficar e não fogem horrorizadas, eu explico o seguinte: AMANTE é 'aquilo que nos apaixona', é o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono e é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.

O nosso AMANTE é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida. Às vezes encontramos o nosso amante em nosso parceiro, outras, em alguém que não é nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis. Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no esporte, no trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente, na boa mesa, no estudo ou no prazer obsessivo do passatempo predileto...Enfim, é 'alguém' ou 'algo' que nos faz 'namorar' a vida e nos afasta do triste destino de 'ir levando'.

E o que é 'ir levando'? Ir levando é ter medo de viver. É o vigiar a forma como os outros vivem, é o se deixar dominar pela pressão, perambular por consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que é gratificante, observar decepcionado cada ruga nova que o espelho mostra, é se aborrecer com o calor ou com o frio, com a umidade, com o sol ou com a chuva.

Ir levando é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje, fingindo se contentar com a incerta e frágil ilusão de que talvez possamos realizar algo amanhã*.

Por favor, não se contente com 'ir levando'; procure um amante, seja também um amante e um protagonista ... DA SUA VIDA!

Acredite: O trágico não é morrer, afinal, a morte tem boa memória e nunca se esqueceu de ninguém. O trágico é desistir de viver. Por isso, e sem mais delongas, procure um amante ...

A psicologia, após estudar muito sobre o tema, descobriu algo Transcendental:

'PARA SE ESTAR SATISFEITO, ATIVO E SENTIR-SE JOVEM E FELIZ, É PRECISO NAMORAR A VIDA.'







15 comentários:

Dragão Dourado batendo asasssssss disse...

Bommmmmmmmmmmmm diaaaaaaaaaaaaaaa, bom dia solllllll, bom dia vidaaaaaaaa, bom dia alegriaaaaaaaa, amei este texto, viu Lili?

Posso dizer o seguinte, o MEU AMANTE constante é a alegria, o meu amor pela minha família, por minha lindinha e gostosinha Joaninha e claro, pelos MEUS AMIGOS E AMIGAS, QUE AMANTEEEEEE!!
Tudo que faço é com amor, com carinho e curto tudooo que a vida me oferece sempre de BOM HUMOR mas tem pessoas que nos dão a sensação de estarem sempre chupando LIMÃO GALEGO, ETERNAMENTE AZEDAS, RECLAMONAS, vixiiiiiiiii , corrooooo léguas desses "AMANTES LIMÃO" e vcs, queridos do blog, FUJAM Tb.

Lindo dia, bom feriadão e vamos todos BEGES ou melhor NUDES, curtir esta folguinha, INTÉ GALERINHA!

lili não empurra nada disse...

Bommmmmmmmmmmmm Diaaaaaaaaaaaaaaa
Cada um tem seu timing. E ele é necessário para fazermos tudo certinho.
Estou PEGANDO minhas asas "nude", duas peças rocha chá emprestando e voando para a felicidade real.
quer carona nesta viagem pra vida?

lili não empurra nada disse...

Bommmmmmmmmmmmm Diaaaaaaaaaaaaaaa
Cada um tem seu timing. E ele é necessário para fazermos tudo certinho.
Estou PEGANDO minhas asas "nude", duas peças rocha chá emprestando e voando para a felicidade real.
quer carona nesta viagem pra vida?

Lili disse...

Pulei letrinhas, confundi palavrinhas mas tenho dito!
ahahahahahahahah
e coloquei duas duzes postagem...shiiiiiii ainda estou dormindo.

Unknown disse...

Bom dia,

Excelente tema. Nada melhor do que acordar e encontrar a receita da felicidade. Tudo explicadinho, nos seus mínimos detalhes. Obrigada, bjs

Lulu disse...

Bom dia, bom feriadão pessoal do blog, bom dia Eliane, muito bom o texto, é exatamente por aí! É bem no estilo de Roberto Freire ao dizer "sem tesão não há solução", pois o que nos dá "tesão" é exatamente o(s) nosso(s) "amante(s)" (Tenho vários - rsrsrsrsrsrs)! Namorar a vida é ter tesão pela vida! E o bom, o melhor de tudo, o transcendental do transcendental é que, quem se enamora pela vida, acaba chegando a um sentimento, ao olhar o mundo, de profunda gratidão por estar aqui, por fazer parte do universo, por abrigá-lo dentro de si.... ah, o sentimento de plenitude que isto nos dá! Tem uma frase de Arthur da Távola, que ele sempre dizia ao final de seu programa "Quem tem medo de múscia clássica?", que trago sempre comigo: "quem tem vida interior jamais padecerá de solidão"... e ter vida interior significa exatamente estar conectado ao todo do qual fazemos parte.
Mil beijos para todos!

Silvana amando disse...

Bom dia Blog da Lili, bom dia Lili, meninos e meninas à procura de amantes. Lulu adorei...arrasou, eu sou agora uma eterna buscadora de amantes, quase me perdi, mas acordei a tempo, e como nunca é tarde para nada nesta vida, estou igual ao Dragão Dourado, tudo o que vier de bom e para acrescentar eu abraço, e se me pego sendo limão galego, como uma colher de açúcar e viro limão doce kkkkkkkk.
Beijos para todas(os) neste fim de semana prolongado e aproveite para serem amantes.

a vizinha disse...

Vc tem que fazer uma combinação com a vida. Eu te levo e vc me leva. É uma grande parceria que vai se estender até o fim. Às vezes a gente empurra, às vezes a gente se deixa levar, às vezes a gente peita a vida. Mas não adianta, ela está sempre nos conduzindo, nos mostrando o caminho. Confrontá-la é perder na certa.

Patricya Reis disse...

BAGUAN KELIÊ! Q TEMA BAFÃO! AMEI O TEXTO! BJS!

Camélai a procura disse...

Hortência

Tema Bafão é pouco. Vc sabia que só nesse ano dois médicos me falaram que eu precisava arrumar um namorado (amante)?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Estou a procura de um, se tiver algum pretendente......
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bjs mil
Camelinha (precisando de amante)
P.S. - Não procurei nenhum médico pq estava em depressão, imagina se estivesse - kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Vera Henke disse...

Olá Eliane!
Sempre disse que para se viver bem precisamos estar apaixonados,(quase como ter amantes) apaixonados pelo que se faz, por aquilo que se acredita,pelas pessoas que nos cercam em fim pela Vida! Portanto apaixonada ou amante.... VIVAMOS....
Lindo texto, bela relexão...
Bjs
Vera do sulll

Vera do sulll disse...

OBS...
Leia-se REFLEXÃO.
Bjs

Zel Paulistana no motel da vida disse...

Alô, Alô... Sampa chamando Rio!!!!!

Caramba, Eliane, muito bacana o texto de hoje. Huuummmm, muitas reflexões!

Sou completamente infiel à depressão: tenho vários amantes... . Às vezes dá uns rolos. Afinal, quando se tem mais que um amante, tem dias que o corpo cansa e a cabeça também. Tem dias que a gente não sabe com qual amante estar primeiro... . Mas acho que é isso que faz a vida virar uma deliciosa bagunça de adrenalina, suspiro, "frio na espinha" (uuui), ansiedade, deslumbramento, surpresa, sorriso, e tantos sentimentos que acabam por traduzir alguém apaixonado!

Como dizia o poeta
Quem já passou por essa vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não
Não há mal pior do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão
Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, não

Vinícius de Moraes

Beijão, Bom feriado!!!!!!!

Zel Paulistana no motel da vida disse...

Alô, Alô... Sampa chamando Rio!!!!!

Caramba, Eliane, muito bacana o texto de hoje. Huuummmm, muitas reflexões!

Sou completamente infiel à depressão: tenho vários amantes... . Às vezes dá uns rolos. Afinal, quando se tem mais que um amante, tem dias que o corpo cansa e a cabeça também. Tem dias que a gente não sabe com qual amante estar primeiro... . Mas acho que é isso que faz a vida virar uma deliciosa bagunça de adrenalina, suspiro, "frio na espinha" (uuui), ansiedade, deslumbramento, surpresa, sorriso, e tantos sentimentos que acabam por traduzir alguém apaixonado!

Como dizia o poeta
Quem já passou por essa vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não
Não há mal pior do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão
Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, não

Vinícius de Moraes

Beijão, Bom feriado!!!!!!!

Zel Paulistana zzzzz..... disse...

Viiiiixxiiii, Eliane. Eu também sou completamente do dia! A essa hora já não sou mais dona do meu TICO e TECO.hahahaha...
A essa hora eles voam para o TECO TECO da Dragão...
Postei duas vezes o mesmo comentário!!!!!! Hahahahaha!!!