quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O que você prefere: viver juntinho, papel passado ou viver sozinho?





Não é de hoje que muitos casais fazem a opção de não sacrementar a relação deles no papel. Ou sejam, dispensam a cerimônia civil e religiosa e moram juntos até que a morte os separem.
Os motivos são os mais diversos. Tem gente que começa o dia a dia por acaso e vai ficando, vai ficando, quando vê já se passaram anos. Tem outros que fazem a opção por economia. E muitos por que vem de outras relações e não querem passar por outro divórcio, separação de copos e vasos, desgastes em todos os níveis.
Agora os números do último censo do IBGE confirmam: o caminho para a vida a dois passa cada vez menos pelo altar ou pelo cartório. Em 91, 18,3% dos casais brasileiros não tinham se casado no civil. Em 2002, este percentural pulou para 28,3%. Os casais que vivem juntos sem papel passado têm o mesmo nível de compromisso que teriam se fossem casadinhos no papel. Do ponto de vista jurídico, vale o regime de comunhão parcial de bens. E mesmo sem morar na mesma casa, a justiça considera a união estável entre um casal que está juntinho.
Às vêzes o problema é quando uma das partes se considera casada e a outra não.
Na minha família observo que minhas sobrinhas e sobrinhos são casadoiros e adoram um festão e um papel passado. Super conservadores. Segundo soube por amigas, a moda agora é dar festa sem as cerimônias tradicionais.
Bem, casar no papel ou sem papel eu acho uma delícia. As duas formas são maravilhosas na minha opinião experiente (risos). Eu não sou tãaooooo conservadora como os meus pequerruchos, mas acho que ter um par, um parceiro, uma cara metade e construir uma história é sensacional. Quando o par é aquele verdadeiro amor então...
Nem ligo para desgastes do dia dia. Cansa, mas tudo pode ser superado face a delícia de ver o amor chegando para dormir ao seu ladinho.
Quanto à casar no papel...shiiii...aí quero não. Basta uma vez. Será? Risos.
Bom dia queridíssimos e desculpem alguns probleminhas apresentados no Blog hoje. É que nosso espaço está passando por ajustes, correções e a Hama e eu estamos também incluindo novidades. Assim como no casamento, queremos dar um molho a mais para não ficar na mesmice.
Beijos. E vejam : hoje começa a Bienal. Aí no alto, a nossa programação. A Hama já está lá. Com seus autores e todas as publicações! Aguardo vocês e seus amigos para uma visita no nosso estande. Com os pares ou sem eles. Quem sabe lá bienal vai estar o seu par perfeito!

29 comentários:

Unknown disse...

Bom dia,

O tema de hoje criou um filminho na minha cabeça. Conheço as 3 opções... rs
Hoje a minha expectativa é de viver bem. Não quero mais viver junto para amar e ser amada. Aprendi que liberdade é uma das maiores conquistas que podemos ter na vida. Bjs e desculpe o "bolo".

Eliane p/Bia disse...

Fiquei com saudade de vc ontem...
Eu quero, eu quero. Desgasta, é complicado, mas eu quero. Viver colada não! Mas muito juntinho.
A minha liberdade está dentro de mim!

Papoula, LIVRE, LEVE E SOLTA disse...

Bommmmmmmmmm diaaaaaaaaaaaaaaa!!!

"O destino dos homens é a liberdade."

(Vinícius de Moraes)

Queridocas, ter um par é uma delícia, ter com quem dividir uma ssérie de coisas inclusive CONTAS, é ótimo massssssss, vc não ter que se preocupar o que fazer p o jantar, se as cuecas, camisas, estão lavadas, passadinhas, nossaaaaaaa, é muitooooooooo bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm, rs,rs,sr,sr,sr,sr,,sr, sair sem ter que dar satisfação a ninguémmmm, vixiiiiiiiiii, não tem preço portanto, só teria alguém hoje na minha vida se o esquema fosse FICANTE, ELE LÁAAAAAAAAAA E EU, CÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAe nos encontraríamos sempre na FRONTEIRA, SEM LAÇOS, SÓ AMAÇOSSSSSSS,rs,rs,sr,sr,sr,sr,rs,sr...

PAPOULA DE NOIVINHA disse...

Agora, adorooooooooooooooo ir a casamentos, acho a cerimônia um SONHO, vestidos de noiva são quase sempre belíssimos pq tb temos OS CAFONÉRRIMOSSSSSSSSS, mal gosto anda p aí, as músicas sempre me emocionam e até gostaria de entrar novamente de noiva em uma igreja mas SÓ DE MENTIRINHA, VIU? Só para ter o LUXO DAS NOIVINHAS DE HOJE, pura curtição pq como disse na postagem anterior,não quero LAÇOS, SÓ AMAÇOSSSSSSSSSSSSSSSS,inté belezuras!

Sérgio disse...

Bom dia Lili, bom dia blog querido....
hummmm vou ficar caladinho hoje, só entrei para dar bom dia mesmo ...
bjos

Eliane p/Sergio disse...

Quietinho heim?! Risos. Espertinho ksskksks. Pode falar , pode falar.
Quero ver vcs na Bienal.

Lili p/Papoulakskskksks disse...

Então prepare-se para o meu...só festão, festão!

Lulu disse...

As mulheres de minha geração foram educadas para casar, desta forma o casamento era o nosso objetivo n° 1. Até que no meu tempo não era tão ruim, antes, na época de minha mãe, por exemplo, não encontrar um marido era um desastre na vida de uma mulher, dizia-se que ela ficara "no barricão", chegava até a ser malvista! E a obrigação de permanecer virgem fazia com que, ao ficarem mais velhas, fossem tachadas de "moça velha" (moça, de virgem)
Hoje, casamento está em 4º, 5º, 10º, sei lá que plano. Tornou-se uma instituição falida. Eu tenho um filho que é casado no papel, outro que tem uma união estável e outro que tem uma "ficante". Eu estou separada há 12 anos após 25 anos de casada, mas não fizemos nada juridicamente, então continuo com meu estado civil "casada". Hoje eu me pergunto se realmente nasci pra casar. Mas casar era um padrão interno de todas nós (continua sendo para muitas), então.... mas hoje eu estou super bem sozinha. Junguianamente falando, encontrei e me casei com meu animus (meu masculino interno)...
Bom dia e um beijo para todos.

Lili p/Lulu disse...

Falida nada Lulu. Com papel ou sem papel, é uma delícia amarrrrrrrrr.

Camélia do Cerrado disse...

Hortência

Não é que vc me fez refletir, como nunca passei por outra união, a não ser com o mesmo indivíduo há 31 anos entre namoro e casamento, que eu não sei o que é ficar só.
Vou parar para pensar, depois deixo aqui o meu pensamento do dia.
Agora que aturar o Cangaço inteiro por tanto tempo, bem que eu merecia uma excursão para Bora Bora só.
Bjs mil e ótima 5ª feira para todos.

Camelinha do Cerrado

Hortência disse...

Bora, Bora, com direito ao Hotel cinco stars que a afihada ficou.
Sabe quanto é a massagem lá? 900 euroooooooooooooooossss. Massagem de quatro horas. Inclui isto no pacote e a volta por nY.
beijos
Vc refletindo deve ter tomado dormonid ahahahahhahahaahha Love you

Unknown disse...

A resposta é,viver juntinho!Claro!
Se precisar pode ter papel,cerimonia,ritual,juras...enfim,vale a pena tentar ,sempre!
Sou a favor do amor.Amor e companheirismo então...huuum tudo de bom!

Lili disse...

eu tb. Avassalador e enlouquecedor!!!!

Vintinhaaaa livre leve solta e encalhada kkkkk disse...

Oláaaaaa povoo queridooo do blog mais animadoo do mundoooo...
Lilizinhaaa... amei o post...
vai dar tudo certo tenho certeza na Bienal... será um arrasooooooooo!!!
Agora um comentário da Vintinha aqui encalhada kkkkkk que não podia deixar passar.. rs....
será que se eu comprar esse livro ai que diz que casar é fácil.. kkkk será que eu consigo amarrar alguém kkkkkkkkkkkk... ai aiii fiquei tentadaaaa em comprarrr o livro..rsrsrs
to com 2 pretendentes novos... rss.. e se resolver mesmo tenho que comprar o livro pra ontem.. kkkkk quem sabe amarro um dos 2 rs.... bjkssssssssss

Lili p/Vintinha disse...

ksskskskksks Vintinha, o livro Casar é Fácil é o máximo.
Minha afilhada adorou! kkksksks e Casou e com aquele bolo $$$$$$$$$$$$$$$$.
E já te dei a receita: andar comigo não tem encalhe.....ksskkskssksksk

Vintinha vai comprar o livro disse...

adoreiiiiiiiiiii a resposta Lilizinhaa... kkkkkkkkkkkkkk será que desencalho tbm???? kkkkkk
bolo $$$$$$$$ sei que não vou ter rs...
masss se eu arrumar um marido bommm já me dou por satisfeita kkkkkkkkkk...
vou comprar o livro amanha mesmo... kkkkkkkkkkkkkk será será q funcionará??? rsss não custa tentar né??? rsss..

Anônimo disse...

Não tem receita pra casamento. Não é preciso isso pra ser feliz. Bom mesmo é sair,namorar, viajar,jantar fora, mas... na hora de voltar pra casa, minhas amigas, nada como a casa da gente sem ninguém dentro. Bate a porta, joga os sapatos prum lado, põe bem alto sua música preferida, abre a geladeira e faz um sanduiche, liga a tv, desliga a tv, deixa a luz acesa, lê um bom livro até de madrugada com uns biscoitinhos do lado, toma um banho de meia hora sem ninguém reclamar, cai na cama atravessada e suspira aliviada. No dia seguinte abre a porta e corre toda perfumada pros braços dele... não tem receita melhor pra um relacionamento duradouro.

a vizinha disse...

Anônimo sou eu, a vizinha . Os dedos escapuliram.

Lili p/ vintinha disse...

Vintinha...garanto o bolo$$$$$$$$$$4
Vou viver para ver este casório!
Mais uma meta!

Vizinha de cá atenta as dicas disse...

Esta é a minha vizinha: sábia, precisa, experiente e sempre de olho neste blog. Postando ou não.
Perfumada correndo para os braços dele e depois batendo a porta de casa...sózinha...Fiquei empolgada. Não me tente!

Camélia URGENTEEEEEE disse...

Hortência - Urgenteeeeeeeeeeeeeee

Notícia fresquinha da internet, pesquisa feita na Inglaterra sobre casais:

Dividir a cama é uma ameaça para a saúde dos casais

Problemas como ronco leva a perda de sono e aumenta riscos de doenças

Um recente estudo realizado pela Universidade de Surrey, na cidade de Guildford, Inglaterra, sugere que dormir em camas separadas pode ser bom para saúde dos casais.
Foram entrevistados mais de 40 casais voluntários, que foram divididos entre os que dormiam juntos e os que dormiam em camas separadas.

De acordo com os pesquisadores, depois de analisar as respostas, foi possível afirmar que aqueles que dormem juntos na mesma cama apresentam 50% mais riscos de apresentar um sono perturbado. De acordo com o coordenador da pesquisa e especialista do sono, Neil Stanley, diversos problemas de saúde, como doenças cardíacas, distúrbios pulmonares, derrame e acidentes de trânsito estão diretamente ligados a noites mal dormidas.

Acho que a Vizinha tem razão o negócio é bater a porta e no dia seguinte sair correndo perfumada para os braços dele.
É tentador, mas Bora Bora não sai da minha cabeça, não sei, vou acabar indo para lá com direito na volta uma passadinha em NY.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sonhar não custa nada.

Bjs mil
Camelinha

a vizinha disse...

Segundo a voz da experiência e a esperteza que me atribuem (menos ... menos ...) podem seguir mesmo esse modelito ideal. Bater a porta ! (com ele fora ) Satisfação garantida.

Hortência disse...

Minha Camélia, só vc para me fazer rir neste exato momento. ksskskskks

De vizinha para vizinha disse...

Vizinha quem sou eu para discordar?!
ksskskksksksks

Camélia do Cerrado disse...

Hortência

Não sei se é para rir ou chorar no meu caso.
Prefiro rir, só assim terei menos rugas.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Camelinha
P.S. recebeu o meu e-mail com a foto da família da Burka?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Hortência disse...

Recebi sim. mande beijos e lembranças para ela.

Camélia do Cerrado chamando Hortência disse...

Hortência

Vou falar com ela e mandar lembranças suas.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A família da Burka é uma preciosidade.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Camelinha
P.S.
Acho que vou mudar de quarto hoje e quem sabe um dia casas separadas...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Hortência disse...

É Camélia..os desejos...O que foi bom um dia pode não caber mais no "hoje."

Camelinha Cinderela disse...

Hortência

Com toda certeza o que foi bom um dia, hoje pode não ser mais.
Por isso a fila anda, só queria ter férias, sem Cangaceiros, em Bora Bora, apenas para refrescar, relaxar e quem sabe voltar bem renovada. Até pq café requentado não presta, viu. Mas o que fazer?
Só tem um jeito, deixo a vida me levar.
Já ouviu falar no chá da Cinderela?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bjs
Camelinha