quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O Jornal Nacional de ontem e de hoje



Parece que foi ontem. Mas não foi. De qualquer maneira, eu fiz parte da história. Faz muito tempo, mas não me esqueço. Durante um mês saia diariamente da PUC e seguia para o meu plantão na portaria da Rede Globo, onde aguardava a mulher número 1 do jornalismo de TV me receber. Foi uma longa espera para uma jovem impaciente cursando o quinto periodo de Comunicação. Indicada por um professor generoso, eu tentava não sair do mercado, depois de dois estágios: um no jornal O Globo e outro no Jornal do Commercio dos Diários Associados. Já havia tentado ingressar no JB da época, celeiro dos grandes jornalistas. Mas o que pintou foi a força daquele professor inesquecível, que iria mudar minha história e meu gosto do jornal pela televisão. Um dia, como que por encanto, o telefone da portaria tocou e veio autorização. Era outubro. Subi e sentei diante dela: minha mestra Alice Maria. Comecei no dia seguinte.
Ontem alguém na palestra que fiz me perguntou se eu tinha me arrependido de ter deixado a Globo tão cedo. Arrepender não muda nada na nossa vida, eu disse. O tempo não volta. Quando a gente toma uma decisão perde de um lado e ganha do outro. Todos foram contra a minha saída da Globo na época, e vi que Alice resistia ao aceitar minha demissão. Fui voar - sempre inquieta- por outros caminhos. Não devemos nos arrepender de nada mesmo. As decisões que tomamos são aquelas que se encaixam naquele exato momento emocional da gente. Naquele possível. Sai da palestra tranquila e coerente com que falei, segura de erros e acertos, decisões ou precipitações tomadas, e segui para mais um compromisso. A noite não podia terminar de outra forma. Num encontro entre o passado e o presente com a minha história.
Naquele outubro tive o empurrão do meu professor. E ontem, tive o empurrão da turma mais engraçada do planeta e da minha vizinha do lado de lá da rua, que ficou a semana toda falando "vai vai vai." E eu fui: rever colegas, saborear a história e ver que laços bem amarrados não se desfazem.

Na foto em preto e branco - craques do jornalismo - Alice Maria, Armando Nogueira, Nilson Viana, Luiz Edgar de Andrade, Silvio Julio Nassar, Edson Ribeiro e eu lá -honrosamente entre eles.
E na foto colorida, o editor-chefe e apresentador do JN hoje,William Bonner, autografando seu livro.
Bom dia para todos. Uma quinta-feira cercada de incentivos, empurrões mágicos e histórias bacanas. Vou à praia. beijos.

19 comentários:

Sérgio disse...

bom dia Lili, bom dia Blog,
Eliane só com muita garra que se consegue tudo na vida, por isso que você é esta profissional maravilhosa, você sempre acredita em tudo que faz e em você mesma, por isso você é vitoriosa, você fez muito bem ter ido aolançamento do livro do Willian.
aqui vai mais uma idéia para o 4º livro " os bastidores doJornalismo na Televisão e Jornal ..."

Eliane disse...

Olá, bom dia meu grande e inesquecível incentivador.
Tenha um dia de trabalho realizador. Amanhã é dia de feriadão.
Dragão depois conta uma coisa para vc.

Presidente Fã Clube da Lilizinha disse...

AREEEEEEEEEEEEEE BABAFÃOOOOOOOO ,LIli, Lili, olha que eu contooooooooooo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, que noite AUSPICIOSA E DIVERTIDA FIRST massssssss, só conto OFF BLOG senão vai dar BAFÃOOOOOOOOOOOOOOOOO...Bonner vai dar no JN e aíiiiiiiii, não quero deixar ninguém de "cabelos arrepiados", kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, em OFF, OK FIRST?
Beijins, beijins

Papoula p MIguxas do Blog disse...

First e miguxas do blog, esta menina Lilizinha se continuar assim, vai longeeeeeee, ela é um SHOW com sua palestra, realmente nasceu p estar no PALCO COM MICROFONE nos encantando com seu jeitinho CLEAN de ser presenteando a todos com seus conhecimentos, todosssssssss do curso ficaram ENCANTADOS c ela, amaram sua palestra, Parabéns Lili, vc conhece muito bem a sua praia e quando assume um microfone sai da frente pq ela ARRASSSSSAAAAAAAA!!!

Lilizinha disse...

Bom dia Dragão! Tá nas paradas heim?!
Viu as louras por aí andando na neblina da madruga?
Obrigada pelas fotos.

Lili de setembro disse...

Menos Dragão. menos com diz a nossa vizinha.
Hoje, Rádio Globo. Gente, que ânimo e pique heim?!

Sérgio disse...

Meninas realmente a Lili com um microfone mão não é brincadeira,
a que horas é o programa da Globo, quero ouvir, Dragão vamos nos falar mais tarde .....
Bjos

a vizinha disse...

Fez muito bem de marcar sua presença. É assim mesmo, no tranco vai !

Papoula p FIRST disse...

Bip, bip, aguardando vc First, rádio na mãozinha, INTÉ COMPANHEIRO!

Silvana disse...

Bom dia Blog da Lili, máximo,máximo ..... não estava na palestra de ontem, mas lendo o blog hoje esta frase já balançou meu dia, são coisas que a gente sabe mas nada como ler ou ouvir para acordar "Não devemos nos arrepender de nada mesmo. As decisões que tomamos são aquelas que se encaixam naquele exato momento emocional da gente. Naquele possível". Obrigada beijos, beijos, beijos.

P

Elaine disse...

Se todas as escolhas fossem acertadsa acho que tudo seria um pouco sem graça e irreal. Os arrependimentos são chatos e nos deixam mal, mas não podemos esquecer que eles colam uma dose de pimentinha na vida!! O importante é nunca deixar de fazer escolhas e depois a gente vê no que deu!
bjs
Elaine

Unknown disse...

Bom dia,

É isso aí.."cada dia é um flash" rs
Pique total!
Bjs

Papoula disse...

Lilizinha, esta semana este blog está uma coisaaaaaaaaaaa!!!

Camélia - A Morena do Cerrado disse...

Hortência


Vc foi a praia e nem me chamou?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aqui só como poeira.
Assim não dá, vai me matar de inveja.
Uau abalou Paris e remexeu Bangu, Lilizinha.
Isso mesmo vai em frente, a fila anda.
Agora por onde ando arrastando meu Sari, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, só Deus e eu sabemos. Mas não por onde vc acha que estou arrastando.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkk
Qdo arrastar o meu sari onde vc pensa, vc será a primeira a saber. É bafão na certa.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E que bafão, vc vai ouvir do Leme os acordes do Cerrado.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu disse que voltaria com a corda toda.
Bjs mil
Camelinha (a mais nova Morena do Cerrado arrastando Sari kkkkkkkk)

Zel c/ microfone quebrado disse...

Alô, Alô... Sampa chamando Rio!!!!
Tinha certeza de que vc iria arrasar e encantar sua platéia, Eliane! PARABÉÉÉÉÉNNSSSS!
Menina, sua história é muuito rica e vc é guerreira desde que nasceu. Admirável!
Também acho que não devemos nos arrepender de certas escolhas. Que elas sejam a oportunidade de recomeços, reformulações, renovações. E vc é PhD nesse quesito, não é mesmo?
Já diz o ditado: "Não se deve chorar o leite derramado". Sábio!!!
Mudando de alhos pra bugalhos...
Logo, logo, as onco-amigas paulistanas estarão arrastando seu sari no Rio!!!!!
Já reservamos o hotel!!! Êba, Êba!!

Eliane microfone de ouro e Dragão fogo na areia, BEIJÃO procês!

Lulu disse...

Vejo o Jornal Nacional desde que a TV Sergipe foi inaugurada aqui em Aracaju (início da década de 70). Era chamado de Jornal Nacional não por ser um Jornal de âmbito nacional, mas porque o extinto Banco Nacional o patrocinava. Lembro bem das propagandas do Banco Nacional. Depois continuou com o nome. Mas já gostei mais do Jornal Nacional. Hoje prefiro o Jornal da Band. As "tiradas" de Boechat, do Boris Casoy e Joelmir Beting são super espirituosas, principalmente as de cunho político...

Alice Maria disse...

Quantas lembranças! E quanta verdade: também acredito que o que acontece é o que está previsto para nós naquele momento. Foi bom e emocionante ver a foto tirada em um jogo de futebol das equipes do Jornalismo há tantos anos, no clube aqui perto. Tanta gente querida! Enfim, lá se vão quarenta anos..... Tão depressa, né? E, ao mesmo tempo, tanta coisa aconteceu! São dias de lembranças.....

Rosario-SP disse...

Eu quero um dia conhecer o Sérgio, acho ele tão gentil... calma meninas eu já tenho o principe... Bom Eliane, antes de arrastar o sari no rj, tô bege com vc além de palestrante prá lá de boa, tá "bunita" na foto com Willian, vixe maria
é gente famosa demais da conta... Alice Maria lutadora tb ... Aproveita o recreio e vê se não como todo pacote de negresco! Bjs.

ro sampa alvinha para Eliane no recreio disse...

Tô de olho no sucesso heim.... mas é olho magro não se preocupe. Comprando passagens..... atenção logo mais estaremos chegando alvinhas, eu e LindaZ no RJ! Ou seria cinzinhas... sei lá, tô já até meio verde sem nunca mais ter tomado um sol... Aproveita o recreio e come todo pacote de bolacha, para trazer a lancheira vazia... só cheia de força!