quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Alô alô Terezinha ....uuuuuuuuuuuu!


"Boca fechada não entra mosca." Cresci ouvindo minha mãe recitar este ditado. E perguntem se aprendi a lição? Claro que não! Paguei caro muitas vêzes por não ter seguido este conselho. Aqui entre nós, ainda pago. Mas agora conscientemente. É um desastre quando se fala muito. Melhorei, melhorei. Mas tem horas que tenho que soltar o verbo.
Muitas pessoas, a grande maioria, não consegue tal façanha. Se reprimem, se escondem, se fecham. São pessoas reservadas, tímidas, que não gostam e não conseguem falar em público. Mas hoje em dia é uma necessidade profissional e social se expressar. Mas saber o que falar em determinado momento, improvisar, achar um ponto de equilíbrio nas palavras e ficar diante de uma multidão é para poucos.
Herdei este dom de falar em público da minha mãe. Ela queria ser advogada. E meus parentes contam que ela adorava fazer discursos quando era pequena.
Em setembro do ano passado tive a oportunidade de falar para 194 enfermeiras oncológicas de um grande laboratório internacional, em São Paulo. Foi um desafio subir em um palco diante de tantas pessoas especializadas. Esta experiência ( do número) ainda não havia vivido. E foi muito legal. Foi desafiador.
Ao falar em público - tanto faz para dois ou para milhões- você exercita alguns dons e se descobre. Rompe a timidez, o medo, se expõe diante de desconhecidos. Mas é um prazer constatar que você pode enviar uma mensagem, que existem pessoas que precisam e querem ouvir, e que temos sentimentos de dor, amor, compaixão, medos e desafios internos conjuntos.
Neste dia 2 de setembro terei a oportunidade de mais uma vez estar com algumas pessoas para conversar. O público desta vez é bem diferente. São aqueles e aquelas que querem e precisam levar sua mensagem e não conseguem. Profissionais de diversas áreas.
E eu estarei lá, incentiavando-as a mostrar que são capazes de enfrentar um público. É um privilégio mais esta oportunidade.
Fico feliz em ter herdado este dom de minha mãe. Acho que do pai médico professor também.
E ainda bem que não dei muita bola para o ditado da mosca. Também pudera. Cresci vendo o velho Abelardo Barbosa, o Chacrinha, falando o tempo todo: "quem não se comunica, se trumbica."
Bom dia meu amigos. O céu está lindo e o dia promete muitas alegrias.

22 comentários:

Dragão Falante Tímidoooooooo disse...

"Quem não se comunica se trumbica" que frase perfeita!

Como sou muitoooooooooo "tímida" e quase não falo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, digo, CHACRINHA tinha razão, ficar calado em determinados momentos da vida não nos ajuda a resolver absolutamente nadaaaaa!!!

Certas ocasiões é melhor mesmo ficar silenciosa masssssss, affffffffffffffff, p mim é tãooooo difícillllllll, herança de Papai que era muitoooo bom com as palavras, grande advogado e amigo dos amigos, que saudade do meu GRANDE PROFESSOR pq sempre me dizia, DEFENDA SEUS DIREITOS, SUAS IDÉIAS ou passam por cima de vc, APRENDI A LIGÃO DIREITINHO, viu papai?
Lindo dia para todos e vamos p aula com Tia Lili aprender mais, mais e mais de uma expert no assunto!

Menina da Valsa p ZEL E CHIQUINHA disse...

Recadinho p ZEL DE SAMPA E CHIQUINHA, RAINHA DA POCINHA:

Meninas queridinhas vou discordar de vcs com relação a BOLOTA DE CRISTAL pq em certas ocasiões seria maravilhosoooooooooo ter uma p ver as CACAS q viriam pela frente, poderíamos evitá-las se achássemos interessante ouuuuuuuu, dar um P. chute no balde se fosse THE BEST, eu adorariaaaaaaaa ter uma, viu?rs,sr,sr,sr,sr,rs,sr,rs, lindo dia p vcs BELEZURAS!

Unknown disse...

Bom dia,

Falar em público pode ser impossível para alguns, mas existem cursos de oratória que ajudam bastante. Uma das minhas filhas já fez e gostou muito. Agora não para mais de falar....rs
É claro que para quem já nasce sabendo é só felicidade, né Eliane?
Eu falo pouco, mas digo muita besteira... hehehe
bjs

Dragão p BIA Dra. Dedinhos disse...

Ahhhhhhhhhh naõ Biazinha, vc qd abre esta boquinha, hummmmmmmmmm, mtasssss preciosidades, nossa miguxa de SANTA que o diga, rs,sr,r,sr,sr, conversar com vc é sempre uma delícia, estou sempre aprendendo algo novo inclusive sobre DEDINHOS QUEBRADOS, rs,sr,sr,sr,sr,rs,sr...

Dragão p Bia again disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhh Bia e tb sobre POQUER, ROLETA, etc, etc, até ROUBA MONTES, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

Silvana disse...

Bom dia Lili, bom dia Blog das meninas mais caladinhas do Brasil....adorei relembrar o ditado Lili, minha mãe me falava muito isso pq sempre fui metidinha, intrometida e faladeira, quando era pequena então até eu recomheço que era de lascar, e ela me falava uma outra quando não aguentava mais..."recolha-se a sua insignificância" kkkkkkkkk, o duro é que não adiantou muito kkkkkk
Dragão ri muito com sua timidez,você é tão quietinha que quase passa desaprecebida kkkkk, um lindo dia para todas. Beijos primaveris.......

Dragão p Francana do Leme discretamenteeeee disse...

PÕ, FRANCANA DO LEME, assim vc me deixa RUBRA e maisssssss "tímida" ainda, rs,rs,sr,sr,sr,sr,rs,r...como vc percebeu q eu estava p aqui??/Sou tão discretinha, caladinha, reservadinha, serinha, etc, etc, etc, rs,rs,rs,sr,rs,sr, beijins do Leme com muitaaaaaaa marisia, estamos te esperando p a BIENAL, NÃO FALTE!
Inté bijuzinha

Lulu disse...

Minha mãe também sempre dizia este ditado, mas de uma forma parecida: "em boca fechada não entra mosquito". Muitas vezes dizemos palavras que se voltam contra nós. E também, como dizem os indianos, "as palavras têm força". Mas na verdade, de uma forma ou de outra sempre estamos nos expressando. Expressamo-nos não só através das palavras, mas também inconscientemente, através do corpo. Quem já leu o livro "O Corpo Fala", de Pierre Weill? Recomendo, é muito interessante.
Mas vejam: muito mais que nos expressarmos, temos que saber nos comunicar. Uma coisa não necessariamente envolve a outra. Somos seres em relação, e como muito sabiamente dizia o "velho guerreiro" e aqui já dito por Eliane, "quem não se comunica, se trumbica".
Aqui em Aracaju também um lindo dia de sol. Verão chegando por aqui....
Beijos mil para todos.

Eliane disse...

Dragão tímido e torrado pelo sol do Rio, porque chiquinha é rainha da pocinha?
Bia, sei lá. Felicidade acho que é ficar de boca fechada.hahaahahhahaah
Silvana, ela anda tímida. Muito tímida.

Eliane p/Lulu disse...

Ontem na Livraria da Travessa em IPA, vi o livro. Vou aceitar a recomendação.
Mosquito, mosca, poeira...não consigo me calar skskskskkskssk

Unknown disse...

Pra mim é um sofrimento falar em publico!Dá pane!!!Quando estava em Cbá na diretoria da APAE era preciso muitas vezes...e até melhorei ,mas pra mim é mto dificil.
Agora dar palpite....huuuum aí adoro!!!rsrsrs e com deve certeza rola mta bobagem,mas falo mesmo rsrsrs...

Vera Henke disse...

Olá Eliane!
Aqui do Sulll te envio muita luz para que vc coloque as palavras certas no ouvido das pessoas certas. Sei que vão aprender muito com a palastra e muito mais com o teu olhar, com teus gestos e com o teu corpo, pois vc sabe ele também fala. As atitudes de otimismos transbordam em vc e isto ninguèm deixa de perceber.
Parabéns
Bjs
Vera

Lili p/Fatinha disse...

Vc pode até sofrer para falar..mas cantar vc canta não é?! ksskskskkssksksk

Eliane RJ p/Vera do Sulllllllll disse...

Palavras bondosas Vera do Sullllllll. Tb não é tudo isto não!
Bem, o que vou precisar de fato-e sempre- é desta luz que vem do sulllllllll. Hoje será ótimo, mas a partir da próxima semana, por favor, ascenda os holofotes aqui para o Rio. bj cariocas.

Unknown disse...

KKKKKKK, com uma cervejinha então viro um colibri!!!!rsrsrs

Lili disse...

skskskskskksskksk

Zel Paulistana Mudinha... disse...

Chacrinha estava certíssimo. E cada vez mais a vida exige que a gente saiba se expressar bem (ou pelo menos melhor).
Acho que a habilidade de falar em público, de improvisar, é um dom nato e é mesmo para poucos. Para os "muitos", fica a possibilidade de se esforçar e treinar e exercitar, e treinar e... a falar.
Faço parte da turma dos "muitos" e tenho arrepios de falar para um público desconhecido.UUUUIIIII!!!
AAAFFFFF, sou tímida MESMO!!! Nata!
E admiro, invejo, quem pode com tal façanha.
Com certeza, Eliane, você faz parte dos "poucos" e consegue, com muuuito mais facilidade, atuar sobre si mesma, controlar a espontaneidade, e direcionar adequadamente as palavras empregadas na conversação.
Olha, querida... eu só sei bater papo!!!!! E como!!!!! Adoro!
Aposto que esta noite será um SUCESSO!!!!
E como disse a Vera do Sulll, você ainda conta com sua força de superação e uma super atitude otimista frente à vida que não passa despercebida a ninguém.
Beijão, querida!!!!

Dragão, beijão procê!!!!!!

Ro para Eliane Furtado disse...

Eliane vc não sabe mas, uma enfermeira da clinica onde faço o tratamento foi nesta palestra e, quando ela me viu lendo o Renovação lá na clinica, ela surtou... Me disse: Ro, eu a conheci pessoalmente, ela é uma pessoa adorável, etc... me empresta o livro depois. E assim foi, ela leu adorou. E ai passei a dar alguns de presente lá.
Tenho ceteza que hoje foi outro sucesso.
Semana SIM cheia de pé na rua!

Camélia disse...

Queridas Flores do Meu Jardim

Só agora consegui chegar no pedaço, ando exausta, sem tempo.

Mas não deixo de passar pelo cantinho mais alegre e charmoso do Planeta.
Lilizinha, desculpas pelo sumiço, mas em breve volta com a corda toda.
Bjs mil e uma ótima 5ª feira para todos

Camelinha(sempre quebrando galhos, até qdo? - Acho que em outra encarnação devo ter sido árvore) Não sei.

Eliane p/Rosaria de SP disse...

Minha querida Rosaria de Sampa, guerreira coragem. Mas que notícia maravilhosa. O mundo realmente é uma ervilha como diz minha sobrinha Paula. Com uma linda garota propaganda como vc, "Sentença ou Renovação" vai atravessar os mares.
Obrigada por tudo. Por esta energia, por esta notícia tão auspiciosa.
Semana do sim de realizações.
Eu estou no recreio. Mas já já serei amarrada no tronco. Mas com laços de amor e cura pelas mãos dos craques. beijos

Hortência disse...

Camélias saindo da estação e dando vez para as hortências. Vc nunca some. Só tira férias.
Agora que queria muito saber onde vc anda arrastando seu sari...ah isto eu queria.ksskskkskskskksks
beijos perfumados.

Eliane para Zeeeeeeeeellllllll disse...

Oi mudinha paulistana. Tímida? Sei não, sei não.
Quem sabe bater papo, encara um público.
Agora é o seguinte: quem encara o que a gente encara, faz discurso, planta bananeira, canta, dança, dá show melhor que Madonna.
Vou lhe dar umas dicas. Para vc, nenhuma rubia será cobrada.
bj da madrugada