quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Os anjos que povoam a minha caminhada





Falo muito aqui dos anjinhos da terra. Vocês fazem parte, amigos, deste grupo. Mas quando escrevi meu primeiro livro esta expressão nasceu inspirada nas enfermeiras da clínica Cetho, no Rio, onde faço tratamento há mais de dois anos.
Em setembro do ano pasado foi um grande choque ao saber que teria que voltar e enfrentar uma nova etapa. Mas foi um choque rápido. Estava muito bem amparada, o coração felicíssimo e carregando sempre a certeza de vitória. A clínica surgiu porque meu plano não cobre o espaço do meu onco de ouro, Daniel Herchenhorn. E foi ele que pra lá me encaminhou. O começo foi complicado. Mas hoje me sinto em casa rodeada de anjos e irmãs.
Eliane, a xará, é uma dessas amigas que tem asas. Jackie, Lilian e a inesquecível Isabella, formam a equipe. A minha. Já falei muita delas por aqui. Mas é que desde a semana passada, a Xará, anda arretada com meu novo procedimento( vamos chamar assim o que vai acontecer breve.) Sabem como é ...já temos laços e apesar de serem muito discretas, não aguentam quando sentem que a parada é grande. Nessa terça-feira, estive com elas. Eliane foi quem cuidou de mim desta vez. Contei detalhes do que ia acontecer, e ela atendamente profetizou: -"Você está curada, vai ficar curada." -"Mas xará é uma metástase, a luta é sem tréguas, "respondi firmemente e cansada.
-"Quando os médicos abrirem você, ficarão surpresos. Não encontrarão grande coisa. Você vencerá."
Depois disso ela meu rondou várias vêzes e eu comecei a escrever, escrever, chorando tentando que ela não percebesse. Desde cedo eu estava ouvindo meu ipod, Barry e minhas músicas preferidas. Meu pensamento insistia em passear por onde não devia mais. E a força deste pensamento estava me incomodando. As palavras de Eliane me fizeram decidir escrever, deixar meu pensamento descansar. Escrever é uma terapia, desvenda a alma, nossos sentimentos e alivia.
Quero e preciso abrir aqui um espaço hoje para dizer à minha xará que as palavras dela, a força com que me olhou e a firmeza com que disse uma frase que costumo ouvir repleta de desejo ( "Você está curada") me transportou de forma diferente. Ouvir esta profecia de uma enfermeira oncológica, que vive o dia a dia da luta e perdas, luta de jovens, de homens, de mulheres que enfrentam situações limites, foi um jato de alegria e de fé.
Quero lhe dizer, Xará, que estou curada por este carinho, pela dedicação, pelos desejos de meus amigos e amigas. Estou curada pela alegria que tenho e transformei em livros, em uma volta ainda tímida à minha carreira, curada porque trabalho e porque ando cercada de anjos e mentores me guiando. Sinto o colo de Nossa Senhora e as mãos mágicas e experientes de meus médicos. É o abraço de cada um, a postagem de cada um, a equipe da Hama Editores, o olhar doce de um desconhecido, a fé de Frei Antonio, a dedicação de meus empregados-amigos, o olhar e risos dos companheiros dos debates nas radios Tupi e Globo, a força de meus colegas e tantas coisas mais que me levantam a cada dia. E tento responder da melhor forma: vencendo batalhas.
Digo para você, Xará, que sigo para este novo "front" com muitos votos e palavras. Mas as suas seguras, amorosas e experientes mexeram com minha cabeça. E as levarei para os dias solitários de C.T.I.
Fique sossegada, porque aconteça o que acontecer, sigo para o novo"protocolo"-como falam os craques - já curada. Porque me curei de uma velha história de vida que não cabia mais dentro de mim. Já sou uma nova Eliane. Tenha certeza que nestes dois 2 anos e oito meses vivi as grandes realizações de minha vida. E conheci pessoas extraordiánarias como você.
Um bom dia a todos os anjos da clínica Cetho, bom dia Dr Daniel, Dr Eduardo -voltem logo que estou esperando- Dr Flávio, médico 1 (como ele diz), bom dia Teresa, bom dia craque Amarino, o mais sério e competente radiologista do pedaço e que bateu o martelo. Bom dia todas as equipes, aos anjos que me amparam nos consultórios, e um bom dia mais do que especial a todos meus amigos aqui, que estão diariamente ao meu lado.
Amanhã é dia de soprar velas, de bolos, de farra, de desejos renovados e de muitas comemorações, que vão se seguir até domingo.
Bom comemorar todos os dias. Mas hoje ainda é dia de ficar de molho. Ah e fiquem com a frase de ontem do capítulo da novela das oito.
"O Thaj Mahal não foi contruído em um dia. Um palácio não se constroi em um dia. Nem o amor. Ele se constroi de devagar, tijolo por tijolo, com bases. Só depois disso a gente enfeita ele."

Na foto - Jacke e a Xará -de óculos
Lilian, a caçula
E na noite de lançamento "Sentença ou Renovação" com Isabella também
Uma história construída de laços eternos como o Thaj Mahal.

19 comentários:

Sérgio disse...

Bom dia Lili, bom dia blog querido,
Eliane não foi só a sua xará que falou que você já estava curada, eu tenho em casa uma bruxa, do bem (como falava meu ex empregado Paulinho), chamada Cláudia e ela depois que conversou com você (rapidamente) me falou que você já estava curada e que vc iria fazer alguns procedimentos, mas que estaria tudo tranqüilo, não sei pq vc mexeu muito com ela, quase sempre ela me fala que te inclui nas orações dela quando pede pela mãe e tia que tb estão com o mesmo problema que você, já te falei isso tempos atrás.
Enfim eu tb sinto que você já venceu esta batalha, vc vai para ringue pq tem que ir mesmo, mas o seu adversário já está derrotado.
Uma bela 4a. feira para todos com muitas comemorações.....!!!!!!

Unknown disse...

Bom dia,

Sérgio está certo. Também penso assim.
Legal conhecer a super equipe técnica!!!
Todos os dias esse blog une pessoas que estão ao seu lado e quando estamos aqui podemos sentir a sua força de amor. Bjs

Silvana disse...

Bom dia Blog da Lili, bom dia Lili.

A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas.

Francis Bacon

Por isso as pessoas se unem, para dividir, bons e maus momentos e só pessoas especias e queridas conseguem unir. Fé é sempre preciso ter Fé, nos Anjos, nos Santos, em Deus, em Nossa Senhora e principalmente em você, ter certeza e absorver a certeza dos que te amam, dos que te querem bem. E é com essa certeza que tudo vai dar certo que você vai em frente, que vai mais uma vez quando tudo passar, olhar para trás e dizer: "Eu consegui." Beijos carinhosos.

Angela Lemos disse...

Seus anjos reais e virtuais estão e estarão sempre ao seu lado, amiga! Você, com certeza, já saiu vitoriosa desta guerra. Bjs

MULHER AUTÓDROMO p Liliiznha disse...

Lilizinha do HAT, seu TIME TEM PESO E QUALIDADE, ANJOS DA TERRA com certeza!

beijins beijins da

MULHER AUTÓDROMO, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

Eliane par melhor time do mundo disse...

Boa tarde anjos amigos e da terra. Uma mensagem para esta turma querida da manhã:
Sérgio: Adoro bruxinhas. Boas então... ainda vamos estreitar esta relação. Mande meu beijo.
Bia, recebeu minha mensagem? Aguardo resposta via email. Vc e a vizinha falam rápido, precisamente e encantadoramente. Unidos venceremos. Quem falou esta frase antiga? heehehehe
Silvana, quando vc vem?Vai perder o festão? Até First vai. obrigada , amei.
conseguir rever e conhecer melhor todas vcs já me faz dizer/" eu consegui."
Angela, Angela, rainha de Copa e da praia mais linda do mundo, bom ter vcs bem pertinho.
Mulher autódromo - agora sim entendi - cheia de curvas hehehehehe - meu time tem peso, elegância, fé, força de pensamento e é lindo. Todas e todos são lindos. Devolvo a torcida com meu amor.
E os chefes desta torcida, ah, melhores que as torcidas dos times brasileiros e americanos. Melhor até que a torcida fanática do Boca Junior. Um beijo em todos e uma tarde produtiva e feliz.
Eu vou e volto, como Raj da novela.

Vera Henke disse...

Olá Eliane!
Passie aqui para te dizer que: "Nada te perturbe,nada te espante,tudo passa,Deus não muda,a paciência tudo consegue. Quem tem Deus nada lhe falta. Só Deus é suficiente" Santa Tereza de Ávila -l515-l582).
Tu és uma vencedora,pequenas batalhas, fazem parte nos tornam mais fortes e com certeza muito melhores.
Um Beijo
Vera

Zel Paulistana disse...

Eliane, acabei de ler sua postagem de hoje e me emocionei.
Sei bem como é a relação com estes anjos da terra, que nos acolhem e nos cuidam na clínica da QT. Como são importantes pra nós, principalmente em nossos momentos frágeis e imagino o que significou pra você, força e bálsamo, a premonição da sua xará.

A torcida por você é enorme, já deu pra ver, e estou no meio dela, vestindo a camisa do time da CURA e grito:

Vai que é tua... A VITÓRIA, Eliane!

Beijo e abraço com muito carinho!

OBS: Dragão, você sumiu? Ou terá tb o codinome de Mulher Autódromo???? (Hahaha...adorei essa)

Zelinda

Marton Olympio disse...

Meu amor, muito obrigado de novo pela visita.
Ah, e já tem post novo por lá, se quiser me dar o prazer da leitura. :)

Quanto ao curso, não sei qual é. Me passa o link ou onde posso ver informações que dou minha opinião mais abalisada.

beijos saudosos !!!

MULHER AUTÓDROMO p ZEL disse...

Zellllllllllllll, vc matou a charada, MULHER AUTÓDROMO CHEIAAAAAAAAA DE CURVAS como na ESTRADA DE SANTOS OU DE SÃO LOURENÇO, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, muitoooooooooo sinuosasssss, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Amanhã , é MEU DIA, MEU NIVER e estou em ritmo de FESTA, SE VC TIVESSE ORKUT, veria os meus preparativos FOTOGRÁFICOS DE QUINDINS, BRIGADEIROS E BOLOS DE r$3400,00 QUE NÃO POSSO COMEER pq estou pensando em me internar com Lili e operar meus estomago, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...minhas comidas agora são VIRTUAIS, OLHO, BABO, E VOU DORMIR DE RAIVA!Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Venha p a festança neste sabadão!!!

Estou te convidando p fazer parte das CHEERLEARDS DA LILIZINHA, vc topa??? Estamos fazendo os UNIFORMES e vamos p o hospital fantasiadas, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, já pensou na farra no CTI?? Vamos rirrrrrrrr muitos p CURAR O FÍGADO CAQUÉTICO de nossa queridoca, inté fomíssima, beijins da MULHER AUTÓDROMO

Eliane disse...

Marton, vou lá te explicar.
Adoro "Os filmes..."
E adoro quando vc passa por aqui. beijos

Eliane Furtado disse...

O Zel, matou a charada. Depois da mulher melancia, a mulher autódromo.
Querida, vc ainda para Cheerleaders?
Vai ter uniforme. heheeheheheh
E todas serão expulsas do hospital.
ah teve uma louca que amo , que no último protocolo( gostou?), entrou cantando Barry Manilow pelos corredores I'm ready to take a chance again. Foi lindo, mas quase a segurança pegou todos nós.
A sorte(?) é que a cirurgia era onco. E todo mundo sai correndo e morrem de peninha. E, morro de rir dels. beijos

Unknown disse...

Olá meninas,cheguei a tempo da comemoração!!!!E tambem da farra no CTI rsrsrs
Lili,estamos juntos sempre!Vai com fé que aqui ficamos esperando a celebração da vitótia!!
Beijo

Eliane p/Vera disse...

Vera querida do Sul.
'Tudo passa", eu sei. Hoje sei. E meu grande desafio diante desta história é justamente dois defeitos que sempre tive: pouca persistência e muito pouca paciência. Estes são os aprendizados que venho enfrentando. E como melhorei. beijo carioca.

Lili p/Fatima cheerleader disse...

Pode-se preparar. A farra promete. Torcida organizada, venda de livros pelo corredor ( para pagar meus craques), Barry tocando pelo corredor, e senha quando voltar para o quarto. Tudo sendo organizado para depois do festão.
Vou verificar sua agenda e bloquear na hora certa.
Atenção, chope só no bar da esquina.
Fatinha só estou preocupada com porteiros, seguranças, auxiliares de enfermagem, médicos, enfim...sabe como é...aniversariante pode abandonar o posto, vestir um jaleco e sair pelos corredores para arrebatar corações.

Zel paulistana p/ Eliane e Dragão disse...

Mas é lóóóógico que eu topo fazer parte das Cheerleaders da Eliane!!!! Manda o modelo do uniforme, hahaha. E me avisa o dia do encontro no CTI. Olha, não é por nada não, mas acho que vão mesmo mandar toda a tropa da alegria-folia, (as lilizetes !?!), pra fora do hospital, hahaha.

Mulher Autódromo (hahaha,ótimo!!), agora você virou Chef de Cuisine Virtual????? E vai operar o estômago????? Que história é essa?
E amanhã é seu aníver? Que delícia!
Mas os votos de felicidade só mandarei tomorrow, ok? Os orientais dizem que não é "auspicioso" cumprimentar o aniversariante antes do dia do aniversário. Pelo sim ou pelo não... só amanhã!!!

Eliane, suas histórias são ótimas e mesmo as mais trágicas viram comédias. Me divirto muito e adoro o seu blog.

Boa noite prá vocês. Durmam com os anjos!!!!!

Beijos
Zelinda

Mulher AUTÓDROMO p Zel de Sampa disse...

Zellllllllll queridinha, estarei esperando pelos seus AUSPICIOSOS PARABÉNS PRA VC, com certeza me trarão mtas alegrias!!!!

Lulu disse...

A corrente está forte, hein? Dá para sentir toda a sua potência. Eu não sou bruxa, mas tenho intuições que dificilmente me enganam, já lhe disse outras vezes e torno a dizer que lhe vejo em festa, esbanjando saúde e alegria. Nós é que fazemos a nossa história, e a sua é de batalhas e vitórias, não só pela sua fé e sua esperança, mas porque você não se boicota, você tem vontade de viver e faz disso absoluta prioridade. A sua história você já escreveu, não só nos livros materiais, mas no livro de sua alma.
Um grande beijo, com todo o meu carinho e amizade.

Eliane p/Lulu disse...

Oi Lulu, já venci tendo vcs ao meu lado.
Deus um dia vai se cansar de tantos desejos energéticos e vai dizer: Chega! Minha caixa de email está entupida com o nome Eliane. Vou liberá-la.
Vai ser o máximo não vai?