terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Adoro o dia de Reis


Vivi intensamente todos os dias seis de janeiro por muitos anos. Então hoje não choro mais pela data. Ela está dentro da minha alma e da minha história. Em 6 de janerio de 1993 recebi um telefonema de meu pai no meu trabalho. Ele em poucas palavras me avisou que não era preciso mais levar bolo e salgadinhos, festa prevista para seis da tarde, com a presença de meus primos e irmão. Entendi, desliguei e segui para casa de meus pais acompanhada de minha grande irmã, parceira e amiga Claudia, que trabalhava comigo. Minha mãe, "a velha senhora", tinha morrido às cinco da tarde. Em casa. Ao lado da neta Gisela, que teve um grande controle.
Encontrei todos agitados e meu pai transtornado. Minha mãe morreu no dia do aniversário dela, no dia em que escolheu para casar, no dia que batizou meu irmão, e no dia que ela proclamava ser o mais feliz da vida dela: 6 de janeiro. Meu pai não se conformava dela ter partido nesta data. Mas, eu acho, que ela escolheu. Ao lado de Claudia, absorvi a calma dela, vesti minha mãe sozinha, arrumei ela lindamente, e tive meus últimos momentos ao lado dela ali. Últimos? Acho que não. Sinto a presença dela todo tempo. Especialmente nos últimos dois anos. Ela está ligada em tudo.
Eu sigo o meu caminho firme, serena e rezando. Não o caminho que ela preparou para mim. Seria menos árduo. Escolhi caminhos tortuosos, sem arrependimentos.
Hoje seis de janeiro, depois de uma madrugada atribulada, estou certa que" a velha senhora" me ilumina em todas as decisões. E estará hoje ao meu lado, na hora do meu recomeço.
Amo esta data. Amo 6 de janeiro. Não esqueçam do bolo de Reis e das romãs.
Bom dia.

15 comentários:

Anônimo disse...

As coisas se entrelaçam mesmo. Logo hoje, dia 6, é mais um dia de recomeço na sua vida. Nada é por acaso, não ?

Anônimo disse...

Booooooooooommmmmmmmmmm diaaaaaaaaaaaaa Lilizinha e BLOG MAIS CHARMOSO DO PLANETA, AMEIIIIIIIIIIIIIIIII A FOTO, vc e sua mamy em um dia super especial e euuuuuuuuuu, estava láaaaaaaaa, iupiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!

Vou deixar logo as SIMPATIAS P O DIA DE REIS:

SIMPATIAS DAS ROMÃS

1) No dia de Reis, coloque três caroços de romã dentro da carteira para ter dinheiro durante o Ano Novo.

2) No Dia de Reis, dia 6 de janeiro, pegar uma romã e retirar 9 sementes pedindo aos 3 Reis Magos, Baltasar, Belchior e Gaspar que nesse ano que se inicia você tenha muita saúde, amor, paz, dinheiro.

Depois pegue 3 das nove sementes e guarde num saquinho, papel, o que der. Essas sementes ficarão dentro da carteira para nunca faltar dinheiro.

As outras 3 você engole e as últimas três que sobraram você joga pra trás fazendo o pedido que desejar. É infalível. Você pode não ficar rico, mas na sua carteira vai ter sempre algum dinheiro.

~DRAGÃO E AS SIMPATIAS pq DRAGÃO POBRE NÃO PODEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!

Anônimo disse...

DRAGÃO adoraaaaa fazer bolos e deixa p vcs uma receitinha básica de BOLO DE REIS:

BOLO DIA DE REIS
INGREDIENTES:
200g de manteiga
200g de açúcar
200g de amêndoas em pó
4 ovos(PENEIRE AS GEMAS SEMPRE)
75g de farinha de trigo
2 discos de massa folheada de 3ml de espessura
Fôrma de 22cm de diâmetro
2 ovos ligeiramente batidos para pincelar a massa

MODO DE PREPARO:

Bata em batedeira a manteiga com o açúcar e as amêndoas. Depois que a mistura clarear e crescer, junte aos poucos os quatro ovos, um de cada vez, sem parar de bater. Incorpore por último a farinha e bata mais um minuto, só para misturar. Reserve na geladeira.

Montagem:
Coloque um disco de massa folheada na fôrma e espalhe por cima o creme. Coloque uma e cubra com o segundo disco de massa folheada. Pincele com ovo batido. Asse em forno pré-aquecido a 200°C, durante aproximadamente 25 minutos. Deixe esfriar, desenforme e sirva.

Lulu disse...

Eliane, deixe eu lhe contar um lance. Meu pai tem duas irmãs, Nilsa e Neusa, 1 ano de diferença de uma para a outra, super unidas. Neusa casou e foi morar em Vitória, e Nilsa não casou. Em 1986 Neusa ficou viúva e voltou para Aracaju. Não teve filhos. Alguns anos depois, morreu a minha avó (aos 104 anos). Nilsa e Neusa eram agarradíssimas, dormiam na mesma cama, saíam juntas de braços dados, eram verdadeiras "unha e cutícula", como diz a expressão. Há 5 anos, Nilsa faleceu. Adoeceu, em em 3 dias estava morta. Tinha 83anos. Um belo dia eu sonhei que estava chegando na casa de minhas tias e vi tia Nilsa sentada na varanda que tem em frente da casa, bem no lugar que ela gostava de ficar. Eu falei, entre surpresa e feliz: "tia Nilsa!! Que bom que você está aqui!" E ela respondeu: "Eu nunca saí daqui". Eu perguntei: "Você me vê?" Ela respondeu afirmativamente, balançando a cabeça. E eu novamente: "Você me ouve?" E ela novamente respondeu balançando afirmativamente a cabeça.
Eu acredito que nossos mortos fiquem entre nós, principalmente nos momentos de tribulações. Eles nos acompanham e nos fazem sentir-nos mais confortadas. Por isso, pode ter certeza que a sua santa mãezinha a tem acompanhado em todos os seus momentos, passando-lhe força, confortando-a e alimentando a sua fé.
Depois do sonho que eu tive, toda vez que vou na casa da minha tia, ao passar pela varanda olho para a cadeira onde ela costumava ficar sentada, e digo: "Oi, tia Nilsa".
Um grande beijo.

Anônimo disse...

Lili e galera do blog mais uma SIMPATIA bem simples para o dia de hoje:

No dia de reis a gente deve escrever o nome dos três reis magos em um papelzinho branco e pendurar na porta da casa,assim a casa tem fartura, saúde e felicidade o ano inteiro.
Os nomes dos REIS para quem não lembra: MELCHIOR, GASPAR E BALTAZAR, BOA SORTE!!!

FELIZ DIA DE REIS!

DRAGÃO CÃO ama simpatias, faz todasssss!!!

Anônimo disse...

Tem simpatia para se livar do ódiooooooo? dia de Reis , em homenagem a velha senhora, o ódio está adormecido. Mas volta.
O ódio entra no best seller de março.

Anônimo disse...

Lulu querida, acho que de tanto pensar nisso, quase que a "velha senhora" me leva. Aí falei, ainda tenho planos.
Acredito sim nos espíritos, mas temos que deixá-los quietinhos.
Eles agem por nós e para nós.
Às vêzes queremos muito algo, e eles lá olham e dizem: não é seu caminho, não serve para vc. E assim caminhamos para frente.
beijos, e um comentário? quie beleza heim..esta família aí vai longeeee.104, 83...beleza pura. Água de côco ou paz em Aracajú?

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ÓDIOOOOOOO??kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, VIZINHAAAAAAAAA, viu esta da Lili???
Imagina como "aquela senhora" deve ter pulado miudinho com esta Menina Lili,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...2009 será mil p vc, aguardeeeeeeee!!!!
Esta do ÓDIO será A PREFERIDA, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

beijins do DRAGÃO DOURADO

Anônimo disse...

MINHA QUERIDA ELIANE, FIQUEI MUITO EMOCIONADA COM A BELEZA, COM A VERDADE DE SEU TEXTO, E COM AQUELA FOTO SIMPLESMENTE MARAVILHOSA QUE O ILUSTRA. V/C COM SEU ANJO MATERNO. GENTE ! QUE OLHAR INCRÍVEL TROCADO ENTRE AS DUAS ! SEM A MENOR DÚVIDA, ELA JAMAIS SE AFASTOU DE V/C. ESTOU REALMENTE EMOCIONADA COM O QUE AS PALAVRAS E A FOTO PASSAM. V/C É ESPECIAL AMIGA. NÃO PODERIA NUNCA, TER UM VIDA CONVENCIONAL, SEJA LÁ COMO FOR. SE FOR POSSÍVEL, GOSTARIA MUITO DE UMA FOTO COM OS NOSSOS PAIS. TODO MEU CARINHO, HOJE BASTANTE EMOCIONADO.

Anônimo disse...

Querida amiga, nada convencional esta minha vida. Ali, ela tinha esperança. Lembra?
Diplomotas, paulistas, Monte líbano.ahahahahha
fugi e me ferrei? Será? Não é bom poder escolher. Mesmo que sometimes a gente quebre a cara. Isto é viver.
Grande beijos e precisamos nos ver.
$aúde em 2009. Um pouco de dindin e muitos fãs.

Anônimo disse...

Eu tbem adoro o dia de Reis, lembra minha infancia passada numa cidade do interior de PE, lá festa de Reis era o maximo, começava na vespera com varias atividades na igreja e depois além de festa na rua, as casas abriam para receber convidados para uma mesa com comidas maravilhosas, romaria, e vc tinha de comer pouco, para não fazer feio na proxima casa. Tinha danças folcloricas, principalmente Pastoril e eu participava sempre. É Eliane, tbem temos esta data em comum, ao mesmo tempo que ela me tras muitas boas lembranças, recordo minha avó, q. era o maximo. Viva o dia de Reis!

Lulu disse...

Ah, Quilma, que boas lembranças você me traz.... eu costumava passar os festejos natalinos em Estância, cidade do interior aqui de Sergipe, e lembro bem do Pastoril, com seus cordões azul e encarnado, lembro até de um trechinho da música: "Meu São José dai-me licença/para o pastoril dançar/viemos aqui para o adorar/Jesus nasceu para nos salvar...
O grupo se apresentava no oitão da igreja, na Praça da Matriz, era lindo de se ver.... nunca mais assisti a um negócio desse.... :-((
Cidade de interior tem seus encantos....

Anônimo disse...

Meninas, vamos combinar uma folia de Reis ano que vem?
No final de dezembro de 2009 a gente combina. Festão.
Bom fazer planos e projetar.
beijos.
Avó Quilminha, no dia de Reis?
Está com certeza no céu.

Lulu disse...

Pode ser aqui ou em Pernambuco, Eliane. Faz parte da cultura nordestina e é uma coisa linda de se ver. Aqui em janeiro nós temos o Festival de Arte de Laranjeiras (uma cidade do interior),com apresentação de grupos folclóricos, shows artísticos, promoção de cursos,debates, exposição de artesanatos. Se não estivesse tão em cima, a gente podia combinar ainda para este ano... mas deixemos para o próximo, sem pressa.

Vamos combinar, sim.

Anônimo disse...

Eliane vc nem imagina o q. é uma "folia" de Reis! Vamos combinar. Soube q. em Paraty tbem tem festejos, mas no nordeste é melhor! PE ou SE....to nessa!