quarta-feira, 18 de agosto de 2010

"Quem está na chuva tem que se molhar..."


Decepção. Claro que todos nós aqui já passamos por isto. Decepção com situações, amigos, familiares (um balde de água fria), decepção amorosa ( mortais). Culpa nossa ou dos outros? De ambas as partes? Acho que sim. A decepção ou desilução aparece quando nossas expectativas em relação a alguma coisa ou alguém frusta nossas expectativas. Mas quem está na vida e na chuva acaba mesmo se molhando. Não há como evitar.
Venho pensando que a decepção por vêzes cai na cabeça de uma só vez. Você leva um sustão. Mas tem algumas que se instalam bem aos pouquinhos. Vagarosamente. Dia após dia você vai percebendo e se recusa a aceitar. É que você não quer ver -de propósito, não aceita - por diversos motivos - e o pior: se recusa a acreditar que aquela pessoa não é exatamente do jeitinho que você pensava. E não está nem aí para seus sentimentos. A decepção tem várias caras, várias facetas.
Estava jantando com amigos outro dia e conversa vai conversa vem, passamos a limpo algumas histórias e certas pessoas comuns. Ouvi algumas coisas que já havia constatado ao longo dos últimos tempos. Senti verdades no ar. E sai do restaurante muito reflexiva diante de tantas confirmações. Mas não permiti que a tristeza fizesse ninhos em minha cabeça. Afinal, nada dito foi surpresa. Apenas o que estava claro na minha mente. O que sempre esteve.
Sai dali caminhando calmamente e observando a noite, o movimento, os jovens namorados, os bares lotados em plena segunda-feira e centenas de pessoas envolvidas com pessoas. Olhei e disse para mim mesmo: não há como escapar de uma ou outra decepção. Fui andando a procura de um táxi e lembrei de um provérbio chinês. " Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos."
Bom dia torcida maravilhosa. Que frio heim?!

22 comentários:

Cecile Az disse...

Bom dia Eliane!
Sábio provérbio.
Também me custa cair a ficha. Aquilo fica se repetindo na minha mente para que eu me convença. No final, prefiro não pensar e nem julgar. Cada um que responda por si. Façamos a nossa parte, Deus fará a Dele.
Beijos de boa quarta para ti!
bjbjbjbj.

Eliane Furtado disse...

Bon jouuuuuuuuuur Deusa da solidariedade e bondade.
O problema é que a gente não deixa a fichar cair...ksksksksk
Depois de tantos exames cedinho, vou tomar um café de hotel. Quer?

Maria Cecile disse...

Que chic, Eliane!
meu café é ao som de scobydooooo, rsrsrs.
Beijos e que tudo fique bem. Quarta feira é dia da cura, dos enfermeiros...

AGNALDO NO ESPELHO disse...

Eliane, Eliane...

(Lembrei-me que você gosta quando te chamam assim).

Também tenho um provérbio para abrir o comentário: "Se o prazer permanece, permanece prazer?"

Para mim esse provérbio reflete - no sentido de rebater - nossa busca incessante por uma espécie de felicidade que não existe: a que é perene.

O que quero dizer com isso é que o contraste é necessário. Para realizar a dimensão da felicidade é fundamental que se conheça outros aspectos da vida, como a "não felicidade", por exemplo.

E você deve estar se perguntando: "Tá, mas o que isso tem a ver com minha postagem?"

Bom, para mim as decepções são íntimas de generosidade e da expectativa. Generosidade demasiada de sentimentos e expectativa de que outro corresponda à imagem que projetamos.

Naturalmente, uma hora ou outra, todas as pessoas nos decepcionarão, em maior ou menor escala. A diferença é quão generosos são nossos sentimentos para com cada uma delas.

E para finalizar, não confundamos atitudes decepcionantes com falha de caráter, porque, bom, porque contra falha de caráter não há generosidade que dê jeito.

Espero que o café da manhã de hotel tenha sido delicioso e que esse 18 de AGOSTO (que você tanto repudia), seja azul e lindo, como todos os demais.

Super beijo.

(Meu Deus, parece que reescrevi a bíblia. Isso não é um comentário, é um tratado... rsrsrsrsrsrs. "Êita nóis", escravidão de palavras. rsrsrs).

AGNALDO NO ESPELHO disse...

Jesus, estou corado de vergonha. Só depois de publicar o comentário anterior é que vi. Eu realmente reescrevi a bíblia. rsrsrsrs.

Ah, o link que eu queria fazer entre o provérbio e as decepções é apenas a constatação de que elas são parte da receita da vida. Contribuem para o tempero e não deixam que a perenidade destrua o significado do prazer.

Outro beijo.

(Antes que eu resolva reescrever a "Barsa").

chica disse...

Bom dia,Eliane!

E essas decepções que aparecem em nossos dias, devem ser vistas como desafios pra ultrapassar o que nos incomoda.

É difícil, mas pra tudo tem um jeitinho,né?

Que bom um café de hotel e sabes, chamou-me atenção ao fato de tu sair caminhando,tranquilamente...

Aqui em Poa,isso já não se faz à noite...nem ao dia...beijos,tudo de bom,chica

IsaLenca disse...

Olá Eliane. Já tenho vindo ao seu blogue mas só hoje comento.
Sou uma das Amigas do peito e do Coração da Alda e da Gigi. Gosto imenso da forma como escreve e as expressões que os brasileiros têm são demais: "tristezas a transformarem-se em ninhos".
Vou andando por aqui e pode passar no blogue das SuperGlamorosas também.
Bjs

Eliane Furtado disse...

kskskskskks Agnaldo, Agnaldo, gosto muito de homens que não esquecem os que as mulheres dizem. Atentos.
Estava com saudade.
Adorei isto que vc escreveu: generosidade de sentimentos. É verdade mesmo. Os frios, gélidos, icebergs não tem esta generosidade. Só expectativas.

Eliane Furtado disse...

Salve Isa, está gostando dos nossos devaneios. Esta sala de visita é eclética e divertida. vou lá. Glamour é comigo mesmo!

Eliane Furtado disse...

chica Chica, muito sensível. Adoro caminhar só à noite. Mas aqui no Rio não é possível fazer isto sempre!
Ainda mais em alguns bairros.

Rê Bordosa disse...

Eliane,

Decepção. . .

Eu na minha humilde vida me decepciono a cada piscar de olhos, com pessoas que pensava ter alguma coisa a ver comigo, com amigos que eu pensava serem amigos, com a natureza que por muitas vezes penso em um dia de sol e acordo com chuva e vice versa. . .

Políticos, aí já é ser burro em confiar e decepcionar-se! Eles são a vergonha e a decepção personificada.

Mas eu nunca me decepcionei com alguém? Com o Johnnie Walker, seja de 8, 12 ou 25 anos este nunca, esta sempre caminhando sem parar. . . Além de manter o meu copo sempre com uma dose on the rocks!

Viva o Johnnie o que não decepciona ninguém!!!

Tim, tim um bom dia para todos em especial para a Eliane!

Rê Bordosa

Rodrigo disse...

Bom dia "The Boss.Ph" !!!
Bom dia Blog !!!

A gente vai aprendendo coisas simples mas, que ajudam a entender o acontece conosco pelo caminho.
Sejam as conquistas ou o que não saiu como gostaríamos enfim nem tudo sai como gostaríamos, faz parte.
Contudo, voltando a coisas simples:
Damos o temos de melhor ou o pior. Assim, também quem conosco convive ou passa por nossa caminhada só é capaz de dar aquilo que possui.
Não adianta espremer se você tem laranja é laranja que vai sair.
Se tem "M" nem pensar, uva é que não vai dar.

Beijão,

Rodrigo

Lulu disse...

Bom dia, Eliane, bom dia, blog.
"...expectativa de que outro corresponda à imagem que projetamos."
Perfeita a colocação de Agnaldo, é e-xa-ta-men-te por aí. Nós projetamos no outro ideais que são nossos, criando assim uma imagem idealizada daquela pessoa. E aí fatalmente vem a decepção. Porque o outro tem defeitos, comete vacilos, deixa de corresponder a expectativas tão altas (às quais não tem a menor obrigação de corresponder). No casal, então, é o que se chama de "amor romântico", onde virtudes são maximizadas ou mesmo inventadas, e os defeitos minimizados ou desaparecidos... se vocês prestarem atenção a um casal apaixonado olhando um para o outro com aquele olhar sonhador, vão perceber que na verdade esse olhar trespassa o olhar do outro, vai além, e aí podemos ver que eles estão olhando para algo idealizado, que não está ali naquele corpo, está num patamar pode-se dizer divinizado... que é a projeção propriamente dita.
Mil beijos, tenham um lindo e agradável dia.

NA PISTA COM ELES ... disse...

Vou começar pelo fim......Não é vc que AMA frio????? Eu sempre digo para termos cuidado com o que pedimo.....Deus atende sempre....uma hora ou outra.
Que horror!!!!! Quero o verão!!!!!
A decepção.....não quero falar sobre isso não........porque aí vou ter que me lembrar que sonhar leva à expectativas e depois o balde é gelado d +!!!!!!
Já respondi vc lá no bloguito da patinha.
Saudades.........e vamos ao convite........sempre te falei para ser específica nos pedidos. Anjos confusos, agora eu é que tenho que...............participar sorridente, né??????????
Detalhes de resposta só pessoalmente.kkkkkkkkkkkkkk
bjsbjsbjs

Fatinha disse...

Há quem só ande na chuva toda coberta...só vai sentir o cheiro.Sem surpresas...
Banho de chuva não é pra todos!!É pra quem ousa.
Ah bom!Aí tem riscos,claro!
Vamos ter cuidado com o que plantamos, é só o que podemos fazer.
O resto amiga, é com Deus...

Eliane Furtado disse...

Amigos e amigas. Desculpe não responder um a um.
Hoje não consigo. Mas acreditem, li tudinho e de cada um tirei uma frase só para mim.
Vou continuar andando pela chuva.
E tentarei falar com os anjinhos certos Carioca.
E quem não bebe uisque o que deve fazer?

Lina Querubim disse...

Boa noite Eliane, obrigado pela visita!
Volte sempre é bem vinda!
Beijinhos e fique com os Anjos

Isabel A. W . De Nonno disse...

Nesta quarta-feira friorenta, deixo aqui um beijo e um abraço bem quentinho! Para você que queria que este mês passasse logo, estamos para lá da metade de agosto!

Beijo grande,

Bel.

Rê Bordosa disse...

Eliane,

Para quem não é amigo do Johnnie, tenha fé em si mesma e bola para frente!

Não se importe com as decepções, elas são muitas e infindáveis, acredito, que até no céu (?!?!), não deva ser o que os filmes e novelas mostram, um paraíso de coçação de saco, vida contemplativa, todo mundo de branco, olhando para o nada, não fazendo nada, sem sexo, suor, samba e cerveja e etc. . .

Deve ser decepcionante também!!!

Rê Bordosa

Vera do sulllll disse...

Boa Noite Eliane Blog!
Decepção....li alguma coisa como:""As decepções na vida são como quebra-molas - coisas que se tem que ultrapassar para poder desfrutar do resto da viagem." (H. Jackson Brown).E é assim mesmo não podemos fazer omelete sem quebrar os ovos né!!!
Então creio que elas nos fortalem e são como vacinas da próxima vez não sofreremos tanto....
Bjs
do sul com noite de primavera e jogo do INTERNACIONAL que acho será campeão da Libertadores. Os fogos de artifício já estão preparados e alguns já começaram a espocar.... Tomara que não nos DECEPCIONEMOS!!!!!

v disse...

leia-se FORTALECEM....estou comendo letras.

Eliane Furtado disse...

Ontem fiz de tudo para me levantar porque sabia que o Blog e a internet estavam fervendo. Mas não consegui. Nem dormir e nem chegar aqui. Ando pensando demais.
Acho que vou ter que render ao velho Johnny, Rê Bordosa.
Bom dia especial a todos que passaram por aqui e deixaram postagens lindas.
Bel ainda faltam 13 dias. E serão longos para mim.