segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Não pense em idade. Viva plenamente!


Idade é assunto pessoal. Quem afirma é a psicóloga Olga Tessari. A ideia de que existem coisas permitidas, proibidas e obrigatórias direta e exclusivamente relacionadas à idade cronológica pode causar danos que vão desde escolher um marido qualquer até prejuízos reais à saúde.
Na minha opinião não é nada demais revelar a idade. O que vai acrescentar na vida dos outros? Mas as pessoas adoram detalhes e fuxicar. Deve ser para comparar e ver que não está no barco do envelhecimento sozinho(a). A idade da gente não interessa a ninguém. Só aos nossos médicos rsrsrsrs.
Um estudo realizado pela North Carolina State University mostrou que idosos tinham um desempenho muito pior em testes de memória quando tinham sua idade apresentada como um fator relevante.
Acho esta discussão uma chatice. Psicológos concordam comigo ( rsrsrsrsrsr): uma pessoa que vive em função da idade na verdade está preocupada com a opinião dos outros. Quem não revela a idade ou não pensa nisso pouco se importa com o que os outros falam. Não se importa com o que os outros falam nem com as metas estabelecidas externamente para cada faixa etária.
Eu estou mexendo em casa de maribombo, porque acho perigoso este assunto. Sou da tribo que prefiro não pensar nisso por um só motivo. Não me limitar. Aprendi com meu pai - um dia em uma conversa daquelas "de como o tempo passa rápido..." Ele, naquele momento, me deu uma dica preciosa:
-"Não pense em idade. Pense na vida, no que você vai realizar ainda, nos desejos, nos sonhos, no trabalho. Se você pensa -ah já tenho tantos anos...- você acaba caindo em uma armadilha. Ah não preciso mais trabalhar, vou me aposentar, não quero mais nada, vou ficar no meu canto, etc... E você se acomoda. Nunca se acomode. "
É por isto que não penso em idade. Só por isto. Para evitar que eu feche a cortina da minha própria vida.
Bom dia amigos. Hoje é dia do internauta. Segundo minha pesquisa, mês de aniversário de surgimento da World Wide Web, a qual foi desenvolvida nos laboratórios CERN (projeto E.V.) na Suíça no início da década de 90. A criação da WWW permitiu que um usuário não-técnico de computador pudesse utilizar a rede de comunicação mundial Internet de maneira simples e ágil. então é o nosso dia , que vivemos navegando.

32 comentários:

chica disse...

Grande tema...nem pensar na idade!

Nada adianta pensar.

É melhor ir BEM vivendo cada dia, senão, empacamos e emburrecemos.rsrs...

Uma linda semana e nosso dia!

beijos,tudo de bom,chica

Eliane Furtado disse...

Bom dia, rainha dos blogs. Hoje quero conhecer as outras gavetinhas.
Chica, vc vai ver como as engraçadinhas vão entrar aqui hoje com graça. Idade é assunto pessoal. Ainda bem que vc concorda.
Beijos.

Jovem Papoula disse...

helloooooooooooooo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc adoraaaaaaaaa este assunto né fofíssima??? Como ainda estou nos 3.5 muitooooooo bem vividos não tenho o menorrrrrrrr problema em revelar este número tãooooo lindo!
Idade está na cabecinha e as vezes na CARA , não tem como disfaçar, PELANCAS/RUGAS/PREGAS, etc, etc, etc p todos os lados como uma ilha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk não dá p disfaçar e nem para sermos delicadas e dizer: Nossaaaaaaa, vc está tãooooo bemmmmmmmm, nem parece a idade que tem! (claro, parece muitoooooooo maissssssssss kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)bom, o dia promete ótimos comentários, semana grandiosa para vcs queridinhas.
Estou me preparando para soprar as velinhas mas de uma forma bemmmmmmm diferente este ano, inté belezuras.

Vera do sulllll disse...

Bom Dia Eliane!
Bom Dia Blog!
Estou num dilema, descobri que a minha idade mental é muito mais nova... rsrrsrsrsr...Então a idade cronológca teima em não obedecer muito, a idade mental. Gostaria muito de aventurar-me por outros caminhos, buscar novos rumos ir além......porém a idade (e o que estamos passando ) me freiam. O medo do ridículo também me aconselha muito....
Por isso no mmomento quero ser avó, pq avó... pode.....
Bjs
O sullll está lindo. É a primavera......chegando cedo tornando-nos mais JOVENS.

Papoula kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk disse...

Sessão piadinhas para alegrar o dia:

Três velhinhos estavam conversando. O primeiro deles falou:
- Tenho 78 anos, mas estou em plena forma. Só o meu estômago é que anda rateando um pouco. Outro dia comi uma feijoada, acompanhjada de umas e outras caipirinhas. E depois me senti meio pesado, sonolento...
O segundo velhinho esnobou:
- Pois eu tenho 78 anos e também estou lega, mas acho que minhas pernas andam fraquejando. Ontem eu joguei uma pelada na praia, depois nadei uns três quilômetros. À noite minhas pernas estavam um pouco doloridas.
Aí o terceiro velhinho falou: Já eu, que tenho 80 anos, não sinto esses problemas. Mas minha memória está começando a falhar: ontem, de madrugada, eu bati na porta do quarto da empregada; ela acordou assustada e falou? ?
Que é isso, seu oliveira?
Quer dar mais uma?!?

Papoula kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk disse...

O juiz pergunta pra velhinha quantos anos ela tem e ela diz:

— Eu tenho 60 anos.

— Minha senhora, mas faz 15 anos que você diz que tem 60 anos!

— Pra você ver que eu não sou dessas pessoas que falam uma coisa hoje, outra amanhã...

AGNALDO NO ESPELHO disse...

Eliane querida,

Desde os quinze que já não penso em idade. E olha que lá se vão uns bons 18 meses. rsrsrsrsrsr.

Poucas coisas na vida são controláveis. O tempo é uma das completa e integralmente incontroláveis. Podemos racionalizar sua utilização, mas não a velocidade enérgica com que se debate. Sempre para frente.

Pensar em tempo é perder tempo. Dar importância à idade é deixar de significar coisas mais importantes na vida.

Vamos viver, gente, que a vida é curta (por mais idade que se tenha).

Super beijo e ótima semana.

(E, olha, pare também de pensar nos desafios e nas dificuldades. Enfrente-os com um belo improviso, um sorriso no rosto e a alma fortalecida. Tudo dará certo, porque tem de dar. Tem de dar. Amém).

AGNALDO NO ESPELHO disse...

AGNALDO PARA VERA DO SUL...

Vera,

Aproveite a distração e "mande bala". O corpo não tem que estar sempre certo, às vezes ele vacila mesmo.

Já a mente, o espírito, são eles que ditam as regras. Não se deixe enganar pelas marcas do tempo. O Himalaia, por exemplo, com seu "enilhão" de anos, ainda continua se elevando.

Se você deixa a idade te paga. Corre antes, então. Seja avó sem esquecer de ser menina e, acredite, as duas coisas cabem na mesma pessoa.

Beijo do Sul (de Floripa).

Mônica Miranda disse...

Bom dia com muita alegria!!!
Vc sabe que se pudéssemos escolher, a minha opção seria contrariar a lei natural da vida - nascer velho e ir rejuvenescendo igual ao filme onde o Brad Pitt é protagonista. Quantas decisões tomamos por falta de maturidade e por isso perdemos muito tempo com bobagens...Já pensou?
Mas como isso fica no campo dos sonhos, sigo não pensando na idade e vivendo cada dia como se fosse o último. Renato Russo já dizia" ...é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã...".
bjssss

AGNALDO NO ESPELHO disse...

Uma última...

Mulher encana com cada coisa...

Existem homens que trocam uma de 40 por duas de vinte. Existem os que trocariam 3 de dezessete por uma de 51.

Assim como existem mulheres que trocariam seu 50tão por um (não precisa ser 2) de 25.

Há beleza para além da beleza e da idade. Beleza de um olhar penetrante, beleza de um silêncio no momento exato, beleza de uma alma bem trabalhada na forja. Beleza para todos os gostos.

Então, meninas que se preocupam demais com a idade (não estou dizendo que seja o caso de alguma de vocês, trata-se apenas de um colóquio generalista), sempre vai haver alguém que olhe para vocês, enquanto desfilam pelas ruas, e secretamente pense: QUE MULHER!

Relaxem e aproveitem a idade. Qualquer que seja ela.

Ah, só não deixem que a alma envelheça, porque alma rabugenta não há santo que aguente.

Beijo a todas.

IsaLenca disse...

Pois é muito subjectiva esta questão. Eu adoro fazer anos - "fazer anos é dizer sim à vida" - e nunca tuive problemas em dizer a idade. Acho mesmo que é um estado de espírito também ou sobretudo: conheço meninas de 20 que são bem velhas e pessoas de 60 que são muito jovens.
Mas também acho que há determinadas coisas que só ficam mesmo bem nalgumas idades: não vou neste momento vestir certas roupas, nem vou para a discoteca dançar da mesma forma de quando tinha 18 anos. É como me perguntam qual a idade melhor e mais fácil de cuidar relativamente aos meus filhos: e eu digo que todas as idades são bonitas. Há é determinados comportamentos que se vão refinando e conversas e sentimentos que vão amadurecendo.

Um bom início de semana.
Bjs

Fatinha disse...

Nao quero nem pensar ...se alguem descobre que esse ano faço 35!(estudei com o Dragao)rsrsrs
Bom, agora è sèrio!
As vezes me sinto com 20 e as vezes com 80 anos...oooo vidinha complicada!!!
Quando começo a exagerar no papel de avò ,me esquecendo do resto tem um amigo que me diz:"Fatinha,deixa o xale de lado um pouco"...rsrsrs esses toques sao bons!
Pronto! Agora vamos ao chopp!!!

Fatinha disse...

Dragao. Viu que eu saì do orkut?Cansei... Serà a idade!?!? rsrsrs

Zel Mocinha Paulistana disse...

Alô, alô, Sampa chamando Rio!!!!!
Bom dia a todos!

Eliane, se eu desconhecesse o ano em que nasci daria pra mim uns... pelo menos 35 anos menos do que tenho.
Assim como Vera do Sullll, possuo um descompasso entre idade cronológica e idade espiritual e me divirto com isso.
Concordo com quem disse que a velhice não está nas rugas que o espelho mostra (e são muitas, Papoula, hahahaha) mas na alma dos que precisam do espelho pra serem felizes.

Como bem diz Mário Quintana,
"O tempo é um ponto de vista. Velho é quem é um dia mais velho que a gente"

Beijos de juventude
Zel

Kiki disse...

Uma vez li, não sei onde, que sentimos a idade por decadas. Acredito nisso. A cabeça pode esta otima, mas o corpo, ele sente.....Algumas pessoas são diferentes, minha mãe é uma delas. FIGURAÇA, quem conhece, muitos daqui, sabe. Atualmente, acompanha um sobrinho em capanha politica no interior de PE. Ela sai de Recife na 5ª feira e retorna no domingo, dorme mal, dança todas as noites, anda, conversa etc.... qdo me liga para contar, fico cansada só de escutar. Não sente nada, nada mesmo. Vive dizendo que daqui ha pouco eu e ela vamos empatar na idade, só que fisicamente, ela me da banho. Qdo nos falamos pergunta logo: minha filha e seu joelho, sua coluna....e não sou a filha mais velha....Ela vai fazer 90 anos......

Eliane Furtado disse...

Eu sabia que o tema ia mexer com nossas estruturas ksksksksksks. E dar um caldinho.
Vou começar com a Kiki. Sua mãe é mesmo o máximo. Poderia fazer par com meu pai.
Mas meu irmão um dia soltou uma frase para se pensar: "não adianta a gente parecer que tem quarenta, fazer plástica e etc...O que vale( na saúde) é o que está na nossa identidade." Na saúde kskskskssk
Ele mesmo engana e me privilegia ksskks
Kiki, parabéns pela figuraça!

Eliane Furtado disse...

Fatinha, Papoula sempre engraçadinha.
Querida saiu do orkut? No dia do internauta? Taí, acho legal. Um dia explodo aquilo lá. ksksksksks
O que vale é o chopp pra vc. E o suquinho pra mim.
E estes encontros nossos energéticos.
Por falar em energia...ah depois conto!
Saudade sempre.

Eliane Furtado disse...

Vera, Veroca, Verinha. Descobriu agora? Eu sou um bebê mimado. ksksksksk. Às vêzes sou obrigada a crescer. Como neste exato momento. rsrsrsrrssrsr
Agora aniversários e festão é bom demais não é? Sem velinhas rsrsrssrrs
Dia lindo no Rio, que sempre supera os acontecimentos.

Eliane Furtado disse...

Querido Agnaldo, vou contar uma historinha que todo mundo vai ler. Enfim...
Até os 30 e pouquinhos eu até falava. Nem sempre...nem pra todos ksksksksksksk Mas um dia subi em um caminhão para registrar a greve dos camioneiros que parou a Avenida Brasil do Rio. Uma imagem espetacular. Repórter maluca é assim. Aí, aí, os camioneiros gentilíssimos, muito carinhosos me ajudaram a subir e escalar as carretas.
Com muito cuidado e respeito..."Vai tia, vai tia, estamos te ajudando..."
Pronto. Parei por aí. Em propagar a identidade.
ksksksksksksksksks

Eliane Furtado disse...

Moniquinha, este tema trouxe por vc aqui? Que maravilha. Vc é um "petáculo." E o que as pessoas adoram falar para mim nos ultimos tempos -em situações bem diferentes - vale pra vc:
-"Puxa nem parece." ksskskksksksks
Esconde a identidade.

Eliane Furtado disse...

Isa, total razão. As garotinhas são umas frouxas.sksksksksksk Que compensação ksksksksk
Damos mesmo "nó em pingo de éter."
Neste final de semana, levantei do chão de uma só vez. Ficou todo muito me olhando skskskksks Natação natação. Volto em outubro.
Agora é como disse para Vera, eu não abro mão de fazer aniversário. Presentes, festas, abraços e beijos. Muitos beijos. Adoro. E ninguém mais eprgunta nada. Senão, não convido skskskskskksskskks
Obrigada pela visita!

Eliane Furtado disse...

ALÔOOOOOO SAMPAAAAAAAAAAAAAAA.
Mocinha Paulistana hahahahahhaha. E linda, e faceira, e que pele aveludada como diria mamãe. E danadinha. Não para em casa, está sempre em ação e nada derruba esta força jovem.
Alô Sampa, alô blogueiras do Presente...já viram né?! Está agradando lá pelos Jardinssssss.
Um beijo linda moça.

Cristina disse...

Eliane

Eu não tenho problemas em falar a idade não, o tempo corre para todos, como seu pai falava é melhor não ficar falando: Ah! já tenho tantos anos.... Melhor é viver, pensar em quantas coisas podemos fazer...Uma ótima semana para todos!

Bubby disse...

Eliane,

Idade é coisa boa, vide o estatuto do idoso é só vantagem, você é visto pelo país como um verdadeiro cidadão, é respeitado pelo nosso digníssimo molusco presidente, não pagamos passagem de ônibus, fila de banco preferencial, estacionamento tarifa reduzida, empréstimos consignados sem burocracia, uma aposentadoria pelo INSS de dar inveja a qualquer JUIZ ou DESEMBARGADOR que fora aposentado compulsoriamente por vender sentenças, e outras facilidades que só os soberanos têm acesso!

Isso é que é castigo, aposentá-los com o salário pleno e gozar de todos os aumentos da categoria, mas com a VERGONHA de estarem aposentados!

Eles não podem figurar no quadro ativo dos soberanos, DEVEM SER EXCLUÍDOS e esse é o castigo imposto pelos supremos!!!

Não é uma delícia termos idade avançada num país JUSTO, que beneficia apenas a quem trabalha que é honesto e crédulo. . .

Agora a mãe do Chuck vem aí cheia de força e, pompa de justa além de bater no peito e dizer, sou honesta!

Bubby sabe Bubby diz!

Cristina Simões disse...

risos amiga....
olha querida sabe do que eu me lembrei?de Um post seu dizendo do fogooooooo...do casal Edson Celurali e Claudia Raia.....uaiiiiiii o fogoooooo acabou?????????kkkkkkkk

Cristina Simões disse...

a proposito ..tenho 45 anos.......e nuncaaaaaaaaa escondi a minha idade...

Eliane Furtado disse...

Tá rindo em Cristininha Simões. Não vale revelar. Mas ainda é uma adolescente ksksk De verdade.
E a nossa outra Cristina, discreta, agradeço a presença
E Bubby voltou, nosso amigo antigo e de sempre.
Viva Bubby.

Maria Cecile disse...

Eliane, boa noite!
Só consegui entrar agora... acredita! hoje foi corrido.
Mas essa coisa de idade... nunca me incomodei. mas tenho uma amiga que quando a gente está conversando com alguém e geralmente com alguém que não temos a menor intimidade ela arruma um assunto para dar a deixa de me perguntar, Cecile, por exemplo, tem quantos anos mesmo?
A outra pessoa até fica sem graça. Nas últimas vezes resolvi responder, ah, idade a gente não fala, deixa pra imaginação.

Mas a verdade é que eu já me peguei dizendo a idade errada em exames. o atendende que faz todas aquelas perguntas, pergunta a idade também. Nossa, Já me dei até três anos a menos. Depois que eu tive filho, o tempo parou de uma tal forma, rsrsrs.

beijos amada. Uma linda noite!

Maria Cecile disse...

Falando em tempo que pára e não pára... acho que agosto parece tão longo porque são dois meses seguidos com 31 dias. Jul/Ago.
Só na quarta da outra semana que vamos ter setembro, rsrsrs.

Bons sonhos para essa primavera!

Bubby disse...

Eliane,

Ainda não voltei estou voltando. . .

Eleições com censura ao humor, os políticos detestam concorrência!!!

Eta pais de. . .deixa para lá!!

Bubby sabe Bubby diz!

Lulu disse...

Eu tinha uma tia, que faleceu aos 82 anos, que costumava dizer que a velhice é uma traição... eu já estou começando a sentir isso, com meus 61. A cabeça continua com 30, 35 e o corpo não obedece... ô frustração!!! :-(( Mas em grande parte a culpa é minha. Malhar é contra a minha natureza. Acho que em alguma encarnação eu fui bicho-preguiça... resultado: flexibilidade zero, articulações emperradas... kkkkkkkkkkkkkk
Mas, no mais, idade para mim nunca foi empecilho para outras coisas. Quando implantaram o curso de Psicologia aqui em Aracaju, o que sempre tive vontade de fazer, eu tinha 42 anos. Fiz vestibular e passei, e terminei o curso. Me aposentei com 49 e aos 54 fiz um concurso para a Secretaria de Saúde de Aracaju e hoje exerço o cargo de Psicóloga Clínica num CAPS (tudo o que sonhei na vida, trabalhar com saúde mental). Aos 70 anos, vem a aposentadoria compulsória. Mas desde já já estou pensando num jeito de burlar... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Beijos para todos, tenham uma ótima noite, bons sonhos!

Eliane Furtado disse...

Lulu, vc está muito longe de aposentadoria compulsória.
Manda ver.
Oi Cecile, vc não liga porque é um brotinho - shiii palavra da década de 50 ksksksksks( Meu irmão é quem falava)
Volta Bubby, volta logo!
O Blog precisa de lordes e contra potnos.