sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Escrever liberta e faz sonhar

"“Existem dois tipos de escritores: aqueles que fazem pensar, e aqueles que fazem sonhar”
Brian Aldiss, escritor inglês.

Quando eu era bem pequena e ficava magoada com alguém ou alguma coisa, pegava uma folha de papel e uma caneta e escrevia...poemas. Quando cresci um pouco mais passei a observar pessoas e contar histórias. Depois veio a descoberta do jornalismo, a faculdade e comecei a escrever mais e mais. Com a carreira na televisão e no rádio, os textos se tornaram mais enxutinhos mas não menos importantes. E aí veio a maturidade, uma nova história de vida, a surpresa, a dor, a constatação, as madrugadas sem sono e escrever se tornou mais que um prazer: se tornou uma necessidade, uma alegria, um "expor" de sentimentos, uma ação que tranforma as idéias ora em delírios, ora em paixão, ora em um grande aprendizado. Escrever sobre tudo. Escrever com personalidade.
Não sei se nasci para escrever como recita Lispector. Mas nasci para desvendar almas, segredos e traduzir em palavras. Desvendar a minha alma também.
Escrever é um ato de liberdade ou como dizia José Saramago "Somos todos escritores. Só que uns escrevem, outros não." Gosto também da definição do educador Darcy Ribeiro: "Escrever é ter coisas para dizer." E como ainda tenho...
Hoje é sexta-feira, 13 de agosto. Dia de sorte porque estamos vivos e em ação.
Dia do aniversário da amiga Elaine Bortone, uma guerreira que venceu a dor, o inesperado do HIV e reconstruiu a vida de forma majestosa.
Dia que o querido doce dachshund Kenny Brown, meu afilhadinho , sai do hospital para os braços de seus donos amorosos, depois de vencer uma grande batalha pela vida.
Dia que esperamos com ansiedade para uma trégua, um descanso. Afinal sexta-feira é sexta-feira, 13 ou não, sempre será um dia abençoado e de sorte!
Bom final de semana. Volto domingo ou a qualquer momento em edição extraordinária só para ver vocês. Posso não aguentar ficar sem escrever rsrsrsrsrsrs.
BeijÔOOOOOOOO!

24 comentários:

AGNALDO NO ESPELHO disse...

Eliane querida,

Escrever é um constante aprendizado e um descanso para a alma. Quando escrevemos nos deslocamos dois centímetros à direita ou à esquerda de nós mesmos e assumimos uma entidade nova, que sabe mais de nós mesmos.
Por outro lado é um sacerdócio deliciosamente escravisante.

Mário Quintana escreveu o seguinte (e, diga-se de passagem, isso é maravilhoso).

Emergência

Quem faz um poema abre uma janela
Respira, tu que está numa cela
abafada,
esse ar que entra por ela.
Por isso é que os poemas têm ritmo
- para que possas profundamente respirar.
Quem faz um poema salva um afogado.

Super beijo.

Ótimo fds.

comunicadoras disse...

Gostei muito dessas duas citações...todos somos escritotres, pois temos todos mensagens a passar, mas nem todos nós as traduzimos em palavras escritas; de uma maneira ou de outra fazemos alguém sonhar, reflectir, chorar de emoção; é isso que faz um escritor nos seus livros, é isso que todos nós também fazemos no nosso dia a dia. Eu gosto de falar, sou como um livro aberto, falo sem desconfianças, sem pudor sobre os meus sentimentos. Por isso tenho sempre cuidado com as pessoas que escolho para uma boa conversa, pois não sei estar " de pé atrás" com medo de que quem me escute não seja confiável. Gosto de escrever, gosto de palavras, ditas e escritas. Preciso delas...sinto falta de um tarde passada num café tendo uma boa conversa com pessoas confiáveis e que gostem de trocar experiências. Sem isso sinto-me só. Claro que para isso posso contar com umas 5 pessoas...o resto é só para tomar um cafézinho e falar do tempo. Por isso gosto dos blogs...encontro todo o tipo de escrita, pensamentos e experiências. Palavras que me têm enriquecido muito. Que bom! Um beijinho Eliane e boa sorte com essa burocracia toda. Até amanhã
Mila

Vera do sulllll disse...

Querida Eliane!
Como não gostar de ler o seu blog?A acordar e pensar que existem pessoas que tornam o nosso dia mais lindo, mais prazeroso de se viver. Hoje é sexta-feira dia 13 e de agosto, aqui no sul sem sol escuro ameaçador,o que alenta é ler o que postas e agradecer a Deus por ter essa possibilidade. Deves realmente agradecer a ELE este dom e é claro ao conteúdo que brota da sua vida , da sua vivência e da sua personalidade. Hoje tenho que dizer OBRIGADA,por tornar o meu dia mais feliz.
Bjs
Vera

Isabel A. W . De Nonno disse...

E a gente pode não aguentar de saudade =))

Boa sexta Eliane e blog!

Beijo grande,

Bel.

Zel Bengalinha Paulistana disse...

Alô, alô, Sampa chamando Rio!!!!!!
Bom dia Blog!

Eliane, ADORO seus textos. Os temas que escolhe e a forma como vc escreve. É uma delícia lê-los. Certamente é uma habilidade divina que vc recebeu e graças a Deus, compartilha conosco.
Como Saramago, que amo, tb acredito que todos somos escritores mas só os hábeis conseguem transmitir e sentir o que Agnaldo no Espelho descreveu. Aliás, lindo!

Não sei escrever (jamais seria uma escritora, jornalista e afins) mas a leitura é meu ópio. E tem Bienal do Livro em Sampa!!!!! Maravilha!

Querida, pode esperar Rô e LindaZ qualquer dia desses aí no Rio, OK?
Beijos e abraço apertado
Zel

NA PISTA COM ELES ... disse...

Baby........ainda bem que existe esta sua necessidade de escrever. Agradecemos por isso.
Acabei de ver um vídeo, de Isabel Allende, e me lembrei de vc.
Vou te enviar por email. Depois me conte.
Bjsbjsbjs e bom finde!!!!!
Ah!!!! Parabéeeeeeeeeens Elaine!!!!
Td de bom para vc!!!!!!
bjs

Maria Cecile disse...

Eliane, bom dia!
Acho que quem escreve seus males também espanta. E esse dia-a-dia de blogueira é muito bom. Me deu até um gás. Acho que nem vou voltar para a academia. rsrsrs. Devo isso a vc, vendo seu exemplo diário. :)

Nossa, e como a gente acorda cedo, né! Sua xará já está em casa aguardando o fantástico também, rsrsrs.

beijos beijos....

chica disse...

Eu também tenho mania de escrever e sobre tuuuuuudo...Um mosquito que passe rebolando diferente, pode virar texto,rsrsr Um beijo,lindo fds e tuuuuudo de bom.chica

Eliane Furtado disse...

Agnaldo Poeta, boa tarde. Quintana, um dos meus preferidos.
Olá Comunicadores deste país. blogs são interessantes. Mas não podemos ser escravos de nada.
Agora Mila, palavras ditas no ouvido...que coisa boa heim...
Veroca, fica me elogiando não que fico metida ksksksks Sabe a previsão para o Rio amanhã: máxima de 22, máxima!
BEL, ZEL, MINHAS "ElS", mimam que deve ter alguém lendo e falando : "não façam isto. Ela vai ficar insuportável. O cão chupando manga pode surgir rsrsrsrsr"
Carioca, valeu. Já vi.
Cecile, espanta nada. rssrsrrs Só dá para jogar em baixo do tapete.
pareço um zumbi. Só fico acordada.
Tem cura?
Mosquito rebolando Chica? Ah faz uma história para crianças com isto.
Beijos para todos e para quem chegar.

Fatinha disse...

Saber se espressar é um dom!
Sentir é fácil, transformar isso em palavras escritas ou nao é que é o problema...
Quando nao conseguimos,temos interpretes incríveis e você é um deles.
Aliás este blog tem vários!Que bom ,eu fico no lado dos leitores.
Beijo

Papoula - Oiiiiiii tchuma disse...

Alouuuuuuuu miguinhos, tenho andado um pouco ocupadinha e por isto não tenho vindo visitar o blog mais charmoso do planeta masssssssss, adorooooooooooooo este cantinho e ler tudo que vc escreve Belezura do Chapéu, vc me diverte e encanta , é mto bom escrever ainda mais qdo se sabe escrever, né mesmo?
Hoje é tudo p email mas eu amavaaaaaaaa escrever cartas para quem está longe, a troca de carinho numa carta e até num simples bilhetinho é bom demais!
Agora é email,scrap, torpedos, etc, o pobrezinho do POMBO CORREIO teveeeeeee q se aposentar antes do tempo, tadinhooo, adorava bater suas asinhas levando lindas cartas de amor e agora, fica na pracinha BORRANDO quem passa por ali rs,rs,sr,sr,sr,sr,sr,sr, cuidado galera com OS POMBOS CORREIOS APOSENTADOS, estão revolatados rs,rs,sr,rs,rs,rs,rs,lindo FINDE p todos vcs, beijins beijinsssssss

Rê Bordosa disse...

Bem dito, sexa-feira, se 13 ou 26 é realmente sexa-feira.

Eu aqui tentando entender como Paulo Coelho conseguiu ser o, ou, um GRANDE escritor?!?!

Já comprei vários livros dele mas não consegui passar da segunda página.

Maldade, eles são ótimos para ajustar altura do sofá que quebrou o pé uma maravilha dá um equilíbrio incrível. . .

Vou sair de bar em bar perguntando quem conseguiu ler os livros do Mago ou Magoo?!?

Rê Bordosa

Silvana disse...

Boa noite Blog da Lili, adorei seu post, é muito lindo uma pessoa que consegue concretizar os pensamentos em palavras, e isso você faz com maestria. Beijos para todos

Lulu disse...

Boa noite, Eliane, boa noite pessoal do blog. Tem uma frase da Clarice Lispector que para mim é a grande sacada sobre "escrever":
"Então escrever é o modo de quem tem a palavra como isca: a palavra pescando o que não é palavra. Quando essa não palavra - a entrelinha - morde a isca, alguma coisa se escreveu"
(Clarice Lispector)
Simplesmente genial!!
Não basta simplesmente escrever. Tem que passar para quem lê o sentimento, o estado de espírito no momento em que o texto, o poema, foi escrito. A tal "entrelinha", a "não palavra", que cala lá no fundo da alma, envolvendo leitor e escritor numa aura de cumplicidade.
Você está certa, Eliane, quando diz que escrever liberta. Eu, como psicóloga, sempre aconselho as pessoas a escreverem o que estão sentindo, seja que sentimento for: raiva, revolta, decepção, indignação, saudade.... quando se dá forma a um sentimento, você quebra sua força. Você passa a lidar com ele com igualdade de forças, e assim tem condições de administrar melhor esse sentimento.
Mil beijos para todos, boa noite, bons sonhos e que um alegre despertar seja prenúncio de um lindo sábado.

Flor de Lótus disse...

Oi,Eliane!Bom saber que você é jornalista de formação eu me formo em administração esse ano,mas meu sonho sempre foi jornalismo, vou fazer uma especialização em jornalismo digital com a ambição de trabalhar na área de jornalismo mesmo, preferencialmente na área de redação.Pois assim como tu desde muito cedo eu gostei de escrever, é uma das minhas paixões.Algo que me faz tão bem que me acalma, que faz tudo ficar mais claro na minha cabeça.
Um ótimo fim de semana!
beijosss

Papoula BLIM BLOM BLIM BLOM acordaaaaaaaaaaaaaaaa disse...

Bommmmmmmmmm diaaaaaaaaaaaaaa dorminhoca, acordaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
Sei que está frio mas quero caféeeeeeeeee, to com fomeeeeeeeeeeeee blim, blom, blim, blom, acordaaaaaaaaaaaaaaaaa Lilizinha, Chirôzinho puxa a coberta dela, Kinkin dá um cheiro no cangote dela, alguémmmmm tem que acordar esta dorminhoca rs,sr,rs,sr,rs,sr,rs...

Cristina disse...

Eliane

Você escreve muito bem, todos os dias ao entrar em meu blog já vou no seu link para ler seus textos, me fazem muito bem, e os comentários do seu blog eu adoro, já me sinto amiga desse povo todo! Falando em povo, to sentindo a falta do dragão, não comentou mais. Apareça dragão estou com saudades da sua fala! Um abraço Eliane bem apertado, pois hoje tá um frio danado! Bom fim de semana!

Zel Bengalinha Paulistana disse...

Alô, alô, Sampa (friooooooo) chamando Rio!!!!!
Bom dia Blog!!!!!!

Eliane, vc está atrasada, querida!!!!
Acorda!!!!! Sei que está frio, dá preguicinha... mas o blog está aqui lhe esperando, hahhahaha!!!! Papoulita tem razão!

Dragão!!!!!! Viu?!?!?!? Não sou só eu que sinto falta das suas baforadas! Cristina tb sente e certamente toda a população do blog mais charmoso e divertido do planeta!!!!
Ora, ora, ora... dragão com preguiça é FOGO!!!!!!

Lulu, Clarice Lispector é gênio, né mesmo?

Beijos a todos e bom final de semana!
Zel

Dragão , OI CRIS disse...

Oi Cris, to na área é que hoje entrei como Papoula q tb é um dos codnomes que uso neste blog charmoso, viu?
Esses dias andei ocupadinha e na próxima semana tb mas sempre que der passarei p dar minha BAFORADA DRAGÔNICAS, tá legal?
Nossa Lilizinha deve estar enrolada nas cobertinhas vou passar na caverna dela e dar minhas poderosas baforadas p deixar ela bem aquecidinha rs,sr,r,r,rs,sr,rs,sr, beijins querida e ótimo finde p vc, INTÉ!

Dragão SACI p Zelzinha disse...

Zel, Bengalinha de Ouro, rs,rs,sr,rs,sr,sr,sr,sr, tb sinto saudades qd não dá p passar p aqui mas hoje vim acordar Lilizinha que até agora está na caminha, vou lá aquecer com meu BAFÃO DE DRAGÃO SACI rs,rs,sr,sr,rs,sr,sr,rs, lindo finde p vc queridoca, biejinssssssssss

Alda disse...

Gosto muito de te ler Eliane! Você escreve com sabedoria, sentimento, e com um certo humor!
Passe no meu blogue, dediquei um post a você amiga!
Beijinhos grandes!

Dragão BONJOUR LILIZINHAAAA disse...

Bonjourrrrrrrrrrrrrrrr Lilizinha linda Hortensia da Serra, um super domingão p vc, inté mais queridoca.

Eliane Furtado disse...

Oi para todos. Estou voltando e lendo uma a uma cada postagem tão gentil, tão querida, tão engraçada e tão deliciosamente bem escrita.
Todos e todas aqui tem este dom. De me comover. E de não me fazer desistir de escrever.
Só tenho que ter cuidado para não cair no ridículo e achar que virei uma maga ksksksks
Bom final de domingo!

. disse...

Eliane

Nunca me imaginei um dia que eu iria virar uma contadora de "causos"...rsss.
Derrepente lá estava eu criando meu blog e escrevendo sobre minhas viagens à Minas Gerais.
Como a vida muda,não é mesmo,Eliane.
Eu que sempre pintei,que sempre fotografei,nunca pensaria que minhas pequenas histórias,virariam "causos" engraçados,num site de culinária.
Foi lá no cybercook que comecei a escrever algumas receitas culinárias,que viraram histórias para emus amigos e depois acabei criando o meu blog.Escrever para mim,e me transportar para um mundo mágico,quanto mais escrevo,mais surgem outras histórias,nem bem termino uma e já estou pensando na próxima...que coisa mais engraçada.
Adoro tudo que vc escreve...
Parabéns...
Bjs