quarta-feira, 11 de agosto de 2010

É bom sentir confiança!


Sorry turma. Estou atrasadinha. Mas com esta enxurrada de problemas e decisões, o sono vai e a insônia vem kskskskks. Nesta madruga fiquei pensando na palavra confiança. Na confiança entre um paciente e o seu médico. E vice-versa. Você pode consultar medalhões, ouvir várias opiniões, achar até que outros caminhos podem dar certo, mas quando você tem confiança em um médico, empaca. Assim sou eu. Não empresto, não vendo, não troco e sigo em frente com ele: Daniel Herchenhorn. Mesmo quando ele decide o que você não quer.
O melhor de tudo é quando você está diante de um "monstro da medicina"(será?) e ele fala a mesma coisa que seu escolhido, que na minha singela opinião é o verdadeiro maestro! Nem foi preciso ele, o ban ban ban, elogiar minha equipe e distribuir palavras generosas sobre eles. Ética? Também, mas reconhecimento verdadeiro. Lido com pessoas, trabalho com pessoas e minha especialidade é tirar palavras, emoções, e tudo o mais que posso de um ser humano. E observar até que ponto alguém vacila. E ele falou sinceramente.
Confiança na escolha médica é tudo.
A confiança entre nós, Daniel e eu, é elo forte. Que nem a confiança que tenho em poucas e raras pessoas na minha vida. Que nem a confiança que Shiro, meu lindo akita, tem em mim.
Então, em frente e pra cima. Lá vamos nós de novo!
Bom dia queridos e queridas. Ainda estamos em agosto? Ai que saco!

Na foto, o maestro Herchenhorn, em pé, regendo uma tarde de lazer com toda a equipe!

33 comentários:

Cecile Az disse...

Bom dia Eliane, blog.

Confiança é algo muito particular, não é. É a gente que tem que sentir. Acho que tem a ver também com empatia pois foi isso que eu senti quando conheci um médico que me operou uma vez. Ele nem era do meu plano mas não abri mão dele. Era uma cirurgia delicada que podia deixar sequelas.

E olha o que achei sobre a palavra confiança: “ato de fiar junto (co-fiar), transformar fibra em fio - remonta aos tempos em que fiar era tarefa difícil, executada em grupos que exigiam parceria e colaboração de cada parte. A confiança é bilateral, incondicional, fé cega de entrega irracional, mas não ingênua.”

Beijos amiga e boa quarta feira. Olhe, quase a metade deste mês já se foi.

chica disse...

Confiança é algo forte que precisamos ter nas amizades, relacionamentos e principal,mente, em médicos... Um lindo dia, tudo de bom, por aí,confiança e força juntas!beijos,chica

Isabel A. W . De Nonno disse...

Eliane, voltei!

Confiança em médico é sem dúvida um caminho para cura. A troca, e a certeza de vitória em equipe só catalizam coisas boas. Minha mãe é como você, deve ser características de moças jornalistas. O que Dr. Arnaldo fala, ela diz Amém.

Vamos em frente Eliane, vamos em frente porque a gente esta atrás te acompanhando e Deus esta na frente te guiando! Ainda estamos em agosto, mas logo, logo já é setembro =)))

Beijo grande,

Bel.

Eliane Furtado disse...

Salve grande Cecile. Gostei do "muito particular."
E adorei esta história do significado e definição. Fiar junto. E vamos tecendo ...

Eliane Furtado disse...

Chica bom dia. A pior coisa do mundo é quando esta confiança é quebrada.
Por isto as escolhas devem ser cuidadosas.
Um bom dia querida

Eliane Furtado disse...

kskskkskssk. Antes do amém discuto um pouco ksksksk.
Mas sempre me rendo, como desta vez.
Que bom ver vc hoje aqui. Melhor ainda é saber que vc e tantos me acompanham.
Isto dá uma força e uma confiança...
Beijos linda Isabel.

AGNALDO NO ESPELHO disse...

Eliane,

Passei para dizer bom dia e refletir de forma muito rasa sobre o seu texto (estou bem pouco profundo hoje, rsrsrs).

Confiar é um alento. Parte do princípio de que "ninguém é uma ilha" está definitivamente fincada sobre a confiança.

Não importa por quantas pessoas estejamos cercado, se não confiarmos nelas, continuamos ilhas.

Confiar é muito bom, especialmente quando, como no seu caso, as evidências corroboram.

Força sempre!

Super beijo.

Zel Bengalinha Paulistana disse...

Alô, alô, Sampa chamando Rio!!!!!!
Bom dia blog!

Eliane, é MUITO bom ter confiança. Acho que dá paz e serenidade. Confiança em nosso médico então, tira muitas pedras do nosso fardo, não é mesmo? Tenho pelo oncologista que me cuida, o mesmo sentimento que vc tem pelo seu. Entrega completa!!!!!

"A confiança é um ato de fé e esta dispensa raciocínio"
Carlos Drummond de Andrade

Beijão
Zel

Alda disse...

Boa tarde Eliane,
Faz tempo que não a visito, por falta de tempo...

Pelo que me apercebo, você vai recomeçar a sua luta?
Sinto em si, uma força imbatível amiga, e desejo que tudo corra como deseja!
Um beijo de luz!

Dragão tá danadinho rs,sr,rs,rs,rs,rs REINANDOOOOO disse...

helloooooooooo, saindo da caverna e chegando ao meu blog mais feliz do planeta, helllooooooooo meu par rs,rs,rs,r,rsr,r,rs,,rs...

Querida, confiança é tudoooooo mas entre médicos (que não me ouçam ou leiam) são todos da mesa tchuma e como diz Pima Bebel, são mtoooo miguinhos demais p um contrariar o outro e se quer saber, nãooooooo confiooooooo em nenhummmmmmmm pq nós p els significamos$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$, PUNTO E BASTA, sorry dear mas é assim que penso e vc sabe disso.

Eliane Furtado disse...

Agnaldo vc é muito profundo. De noite vou te fazer uma visita.
Eu não aguentaria ser uma ilha kskksksks ou ficar em uma.Só se alguémmmmm for junto. bj

Eliane Furtado disse...

Como tem médico bom por aí não é?
Cuidado com a entrega total Zelllll. eles são bons e alguns lindos. O meu é! kssksksksks

Eliane Furtado disse...

Oi Aldinha. Vamos à luta e um novo tratamento. Diz um dos médicos que é fogo, como se diz aqui no Brasil.
Força imbatível sua amiga aqui não tem mais tanto.
Mas como tenho planos...vamos lá no fundinho pegar esta dita cuja.
Te devo uma visita.

Eliane Furtado disse...

Não exagera. Papi era médico maravilhoso. kskssksksk
E não vem não. Fala mal que ligo agora para Dr. Marquinhos, o craque em novos joelhos.
Xó, xó!
Reizinho vai acabar com sua farra no computador. skksskks

M.Rosario//BENDIZER disse...

Boa-tarde turma do bem!
Confiança...é bem bacana. Eu as vezes não tenho esse sentimento com minha "equipe". Já andei uns tempos atrás querendo mudar... estava insegura, insatisfeita. Mas, resolvi retomar com a mesma "turma". Cansa um pouco começar de novo, criar confiança, contar tudo.
Preciso agora encontrar uma "turma" cardiologista, por enquanto estou me preparando para a procura e aceitação de mais gente cuidando. Estou meio dragão hoje, ou como o Agnaldo, tô rasa
por demais. Digamos de saco cheio mesmo. Tinha muitos planos para esta semana, tô de mal da gripe que roubou meus dias livres.Abraços carregadinhos de antibiotico para ninguém fique gripadinho!!!!!

Dragão tá que tá, melhor ficar quietinha rs,rs,rs,rs,rs disse...

Preciosa, médicos da geração do seu papy é outraaaaaaaaa coisaaaaaaaaaaaaa, eram médicos por amor, vocação, dedicação total, amavam e cuidavam dos seus pacientes como se fossem da própria família, tb tive vários médicos na família que davam inclusive os medicamentos p os pacientes/amigos menos favorecidos, outra época, outrosss médicos querida, hoje é $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ rs,rs,rs,rs,rs,rs,sr,rs, ficam ricos, trilhardários e se vc tem ou não o dindim p este ou aquele procedimento não querem nemmmmmmm saberrrrrrrrrrrr, vc/ nós que encontremos uma saida ou vamos p o BURACO rs,rs,rs,rs,rs,rs,srsr,rs...e não estica pq vc sabe que estou CERTA, CERTÍSSIMAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

Daniel Herchenhorn disse...

Eliane,
por favor coloque a minha mensagem no blog:

"Tal qual Shiro, o akita fiel, tento seguir meu precioso instinto (ou faro), para tomar decisões difíceis, que vão além dos ensinamentos encontrados nos livros. Infelizmente ou não, o cuidar, muitas vezes se torna penoso, quando nos envolvemos com aqueles que são objeto direto do nosso trabalho- o paciente. Se cuidar fosse sempre assim, seria uma grande dificuldade, separar a amizade e admiração da tomada fria de decisões. Felizmente, esperamos acertar mais do que errar, e se errar, que o façamos de comum acordo e tentando juntos. Vamos em frente, pensando e priorizando as batalhas mais importantes, e sobretudo esperando ter sorte, muita sorte..sempre. Como dizia um sábio do futebol, bom goleiro é aquele em que a bola bate na trave e vai para fora, tem que ter sorte. Espero sinceramente que continuemos por muito tempo nessa troca de amores e elogios...obrigado novamente pelo carinho e confiança. Afinal todos somos Shiro, o akita fiel..."
bjs daniel

Anônimo disse...

Querissima Lili,

Todos os dias peço a Deus que ilumine o seu querido médico Daniel para que ele tenha a "sorte" que ele mencionou principalmente no seu caso. Vamos continuar lutando e acreditando que dias melhores virão.
Love,love,love always

Re

Mônica Miranda disse...

Boa tarde, amiga!!
Concordo com meus colegas do blog. Confiança é algo muito forte. E mais ainda com o Dr. Daniel quando diz que todos somos SHiro, o akita fiel. Todos cuidamos de quem amamos. SInta-se muiiiiiiito amada, querida amiga!!!!!Aliás, Caetano já cantarolou "...quando a gente ama, claro que a gente cuida..."
Estamos todos cuidando de você em orações. Tenho confiança que você conseguirá e acima de tudo em Deus.
E vamos em frente!!!!
bjssss

Fatinha disse...

Nossaaaaa, senti a baforada desse Dragao aqui no Pantanal...rsrsrs.
Claro que desde sempre existem pessoas ,e portanto médicos, de todo tipo!!!Tenho sorte de conhecer vários muuuuuto bons!!!Aliás incluo minha filhota nesse grupo.
Mas, é isso, confiança é tudo!!!Ou quase...
Se conseguirmos ainda um bam bam bam confiante!...UHUHHU! estamos com sorte!
Lili, fè em Deus e em seu médico e pé na tábua.
Nós estamos na retaguarda...e se precisar avisa que a gente empurra...rsrsrs
Beijo

Cristina disse...

Olá Eliane! Realmente confiança é tudo! Existem vários tipos de profissionais em todas as áreas, portanto, quando encontramos um como o seu Dr. Daniel, devemos confiar sim. Eu tenho um clínico que cuida de mim há 25 anos, confio muito nele. Já fui em alguns médicos que de primeira não gostei. E não podemos nos esquecer do Nosso médico dos médicos, esse opera milagres maravilhosos em nossas vidas e com certeza é Ele que dará discernimento ao Dr. Daniel para que seu tratamento seja um sucesso! Um abraço amiga!

Eliane Furtado disse...

Oh Rô de Sampa, o que é isto? Saco cheio não é permitido. Só um dia , só um dia.
Tem tanta coisa que deixa a gente de saco cheio. Mas confiança em vc. Na sua perserverança pq saco vc não tem ksskksksskksksks

Eliane Furtado disse...

Dragão revoltado. E Danielzinho atendeu a Fofinha com tanto carinho e seus amiguinhos no INCA gratuitamente...
Mas tb, Fatinha, pudera. Ela está presa, enclausurada, na cadeia, não pode se ajoelhar( senão tem que rezar para o Reizinho da casa, conhece?ksksksksk), não se embebedar de águas de São Lourenço, não pode subir à serra. Estou dando um desconto para ela.
Anda Dragão arruma as mals e coloca sua nova matinha. bjs

Eliane Furtado disse...

Minha prima, amiga e irmã. Rainha dops médicos do Rio e do Hospital do Rio kskskskskskksks
Ele diz que é um médico de sorte. Vamos apostar?

Eliane Furtado disse...

Moniquinha, do clube das minhas louras.
Se tem uma coisa que esta história me mostrou é este amor dedicado e esta torcida organizada para eu ficar enlouquecendo vcs mais um pouco.Amigos, conhecidos, blogueiros de longe e perto, encontros e reencontros...e tantos amados...
Vou ficar. Vou lutar muito.

Eliane Furtado disse...

Querida Cristina, seja o que o Grande Médico quiser. Estamos superando expectativas segundo o ban ban ban de Sampa.( É mole ouvir isto?)
Vamos tentar ir mais além ao lado de Daniel.
25 anos? Festa de Bodas kskskskskks

Chiquinha disse...

Confiança nos médicos. Se ela não existir nada dá certo. Como enfrentar as paradas cheia de dúvidas? Continue confiando no seu querido Dr.Daniel, mas principalmente tenha muita, muita CONFIANÇA em DEUS. Em nossas orações sempre pedimos a Ele que ilumine seus médicos, que mostre o melhor caminho para a sua cura.Para enfrentar as expectativas e qualquer tipo de tratamento Ele tem te dado força, e com certeza dará agora também. Assistiu a entrevista do José de Alencar no Jo? Ele disse: "Deus não precisa de um cancer para me levar, Ele me levará na hora que Ele quizer".
Voce é uma guerreira e tanto amiga,ainda tem muito o que viver e viverá!A corda não se solta e vc está dentro dela.
Bj,bjs

comunicadoras disse...

Oi Eliane! Que seria de nós sem a nossa amiga confiança? Não sei viver sem ela; sou uma pessoa que confia demais nos outros; sou incapaz de desconfiar e já me tenho dado mal por causa disso; às vezes a desilusão é grande! Mas acho que devo continuar a ser assim, pois é importante que confiemos uns nos outros. Nos médicos, então, ter confiança neles é fundamental. Muitas vezes sabemos que são verdadeiros craques, mas há qualquer coisa que nos faz ficar de pé atrás e aí, é melhor mudar. Tem que haver uma cumlicidade muito grande entre o médico e o paciente, uma total confiança para que o tratamento resulte. Acho que há tudo isso no relacionamento com a sua equipe e portanto não há que ter receio, pois tudo vai dar certo. Um beijinho e votos de que a força e confiança nunca lhe faltem
Mila

Vera do sulll disse...

Boa Noite Eliane e Blog!
Confiar é meio caminho andado. Também confio muito no meu oncologista. Sei que existem os protocolos que devem ser seguidos e juntamente com eles a atenção, o carinho a vontade de que tudo de certo transparece no olhar, nas conversas, nas atitudes.É como o bom professor que não se vangloria com os alunos repetentes,mas sim com os que prosseguem sabendo o conteúdo e sem fracassos.O médico também deve sentir-se muito mal quando,as coisas não dão certo. Portanto CONFIEMOS...
Bjs
Vera

Cristina disse...

Eliane, a sua postagem e todos os comentários originados dele me inspiraram a postar sobre isso. Passa lá no meu blog e depois me fala o que achou. Espero que goste. Fica com Deus e tenha uma boa noite, sonhe com os anjos! Bjssssssss

Lulu disse...

Confiança... a gente tem, ou não tem. Não existe meio termo. E ela é fundamental numa relação médico/paciente. É meio caminho andado para a cura. Em psicologia, usamos muito o termo "rapport", "estabelecer um rapport", que tem uma conotação que vai além da confiança... pois implica em sintonia. Pode-se perceber isso na fala de Dr. Daniel em sua postagem acima: "Felizmente, esperamos acertar mais do que errar, e se errar, que o façamos de comum acordo e tentando juntos." e "Espero sinceramente que continuemos por muito tempo nessa troca de amores e elogios"... Isso é rapport, sintonia, aceitação incondicional. Maravilhoso, ele.
Mil beijos, boa noite para todos, bons sonhos.

Rê Bordosa disse...

Eliane,

Sou um Zumbi que vive no vácuo virtual, arrastando um baú de memórias desfocadas, histórias das quais não tenho a mínima certeza.

Rê Bordosa

Eliane Furtado disse...

Salve Zumbi, está no lugar confiável.
Salve turma que entrou depois que dormi.
Todas queridas, toda torcida.
Lulu, anda entrando tarde.
Chiquinha já conheço da madruga ksksks.
Comunicadoras do mundo, confiança sempre.
Cristininha, se inspire mesmo. Eu ando muiiiiiiiiiiiiito inspirada srsrrsrs.