sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Porque os brasileiros adoram feriados?



Bom dia. Estamos chegando ao final de outubro diante de mais um feriadão. Brasileiros adoram feriadões. Eu também. Sei que é o maior atraso para o país, mas feriado tem sabor diferente mesmo que você não viaje, não tenha nenhuma programação. Tem aquele gosto "eu não preciso fazer nada, afinal é feriado, está tudo fechado." Bem nem tudo. Hoje em dia, as lojas abrem, supermercados abrem e ficou caro viajar nestes dias.
Os feriados religiosos existem desde a Roma Antiga. Algumas divindades como Vênus e Dionísio eram celebradas. Vênus era exaltada em procissões e jogos de gladiadores, e Dionísio em festas particulares oferecidas pelos Romanos. Eles eram os únicos feriados existentes na Antiguidade. Aí veio o primeiro feriado civil: 1789. A data que marca o início da Revolução Francesa, dia 14 de Julho, é comemorada como dia nacional do país. Depois, com a revolução industrial, veio o Dia do Trabalhador comemorado em primeiro de maio em vários países. Foi em 1886, mesmo ano que a cidade de Chigago parou, com os trabalhadores pedindo melhores condições de trabalho e remuneração. Pronto. Aí a moda pegou por aqui. Sabem como é. Bons exemplos o país gosta de seguir. É tanto feriado que até quem gosta de folga se surpreende com novas datas comemorativas que são criadas. Passamos metade do ano homenageando e comemorando datas.
Tem gente que já pega o calendário no começo de cada ano e marca, planeja os feriados do ano todo. Mania nacional.
Quando eu era pequenininha( que fofo), o feriado de finados era bem diferente. Músicas clássicas nas rádios, nada de programação radical nas emissoras de TV, alguns de pretinhos e muitas homenagens aos que se foram. Bem as homenagens ainda estão por aí. Mas cada vez mais as praias superlotam, as estradas ficam entupidas de carros e a galera da grande cidade se manda para algum lugar, qualquer lugar, nem que seja para passar apenas um só dia fora do tumulto.
Feriado quebra a rotina da sociedade. E o Blog vai aderir ao feriadão de dois de novembro.
Não pensem que vou sumir não. Apenas vou aparecer em horários alternativos, diferentes daqueles que vocês estão acostumados em me ver e ler.
Mas estou de olho. Sempre. Fica difícil abrir mão deste vício delicioso que são vocês, as postagens divertidas e esta interação cheia de energia.
Ah estão pensando que eu vou ficar no "bem bom?" Até vou. Mas também vou trabalhar, porque para mim a vida já é um eterno recreio. E não preciso de feriado pra ser mais feliz ou planejar isto ou aquilo. Este é o lado bom da maturidade, da independência e o segredo daqueles que sabem aproveitar cada minuto da vida. Com feriado ou sem! Beijôooo.



14 comentários:

Sérgio disse...

Bom dia Lili, bom dia blog...
Que maravilha Eliane, nossa é muito bom viver assim, mas você sempre trabalhou bastante, na verdade acho aque ainda trabalha, bom é deixar a vida nos levar, como diz o grande Zeca Pagodinho, eu estou tentando.
Belo feriadão para todos....

Eliane disse...

Olá, tudo bem? Como abrir mão do trabalho se ele me deu as melhores coisas da minha vida?! E pessoas também. Através dele, eu respiro.
Um beijo e aproveite!
Mas feriado é tudo de bom não é?

Lulu disse...

Bom dia, Eliane, bom dia, blog. Pois é, mais um feriadão chegando... esse ano foi pródigo de feriados caindo na segunda-feira. Bom para viajar, com mais um diazinho extra junto ao final de semana. Aqui parece que vai ser de muito sol... aliás, aqui em Aracaju já estamos em pleno verão. Nós não temos primavera, nem outono. São 3 meses de inverno e 9 de verão... rsrsrsrsrs
Amei a postagem, muito ilustrativa.
Eu lembro bem do dia de finados quando eu era criança e adolescente. As rádios tocavam músicas de câmara, os cinemas fechavam, aliás, tudo fechava, era um dia praticamente de silêncio e introspecção. Mas como diz um amigo meu, os mortos não precisam mais da gente. Nós é que precisamos deles...
1º de novembro também era feriado, o Dia de Todos os Santos. Semana Santa era a semana inteirinha. Hoje é só a sexta-feira. O funcionalismo público ainda ganha a quinta, mas os bancos e comércio abrem. Eu vou dar plantão este sábado, mas de segunda-feira em diante, estou entrando de férias!
Beijo enorme para todos, tenha um ótimo feriadão, aproveitem bem!

Zel Bengalinha na contagem regressiva... disse...

Alô, alô... Sampa (garoa, pra variar) chamando Rio!!!!!!
Bom dia a todos!

Eliane, hoje estou na Turma do Orvalho... bem, nem tanto, não é tão cedo assim, hahahaha.

Adoro os feriadões, e este veio na hora certa. Essa semana foi de "arrancar o couro". Preciso, com urgência, de um descanso.
Muito legal a história do surgimento do feriado. Não conhecia.
É isso aí, blog de pessoas inteligentes também é cultura!

Já estou assim como o casal da charge... contando os minutos e PRONTA PARA ZARPAR!!!!!
Considero meu trabalho uma das coisas mais importantes da minha vida, mas não sou de ferro e às vezes preciso dar uma escapulida, pra refazer as forças...

E Sampa fica uma DELÍCIAAAAA, nos feriadões. Bem vazia, sem filas no cinema, teatro, shows, feiras, exposições, restaurantes, etc. e o mais importante, SEM TRÂNSITO!!!!!
Nos feriadão, curto São Paulo.

VIVA O FERIADOOOOOO!!!!!!!

Beijos e bom feriado pra todos!
Zel Bengalinha Paulistana

Eliane p/Lulu disse...

"Nós é que precisamos deles..." E de todas as lembranças não é?
Agora me diz uma coisa, cidade que só tem verão o ano todo é igual gosto de feriado não é? A gente acorda e pergunta: praia ou ralação?
Bom feriado Lulu

Eliane p/Zelllllllllllllllllllllll disse...

Hello São Paulo!!!! Pessoal daí adoro um engarrafamento. Sente falta da Marginal e então sobe à serra.sksksksk Aqui não é diferente. fui à Angra um tempo aí e peguei 14 horas de estrada. O normal é duas horas e meia até lá. E precisa ver a alegria do pessoal. Samba, cerveja, cachorrinhos, batucada. Um horror. ksskskks Mas todos felizes. Menos eu, a metida.

Unknown disse...

Tempo bom quando viajavamos todos, pra praia ou fazenda dependendo de onde estava morando...era uma festa pras crianças e pra nós tambem.Depois cresceram e a farra era levar amigas,namorados...Agora a fase é outra.É boa, diferente ,mas boa.Sem tanta festa, mas boa.Vamos ao feriadão!!!
Que seja alegre pra todos!

eliane p/Fatima disse...

Cada tempo tem seu mistério. Alguns se tornam inesquecíveis porque sabemos que não podemos vivê-los novamente. Temos que reiventar.

cacau disse...

Eu lembro que quando era criança o feriado de finados tinha um q de diferente. As pessoas ficavam mais sérias, mais contidas, sei lá. Tinha um q de trsiteza, de luto. Quando fui garçonete numa casa noturna, lá pelos idos de 96, o feriado de finados era o único, além do Natal, que fechava a casa. As pessoas temiam os mortos...engraçado, né? Parece que agora nem pra defunto a gente se dá ao trabalho de parar o rítimo louco da vida...fazer o quê...

Vera Henke disse...

Olá!
Realmente feriado é muito bom. Lembranças do dia de finados, triste , com música clássica tb afloram na minha memória. É um dia de saudade, mas como esta palavra só existe no nosso vocabulário, façamos como os mexicanos que neste dia , dançam, ouvem música, fazem festa. Preparam o alimento preferido daquele que partiu e comemoram.... Creio que comemoram as boas lembranças, talvez a VIDA....
Bom Feriado , quentussssssso aqui no sulllll.

CHIQUINHA disse...

Que espanto,Dragão não bateu ponto.
Já deve estar na fila para assistir Michael.Com certeza vai assistir a duas sessões seguidas e depois vamos saber que alguém estava dançando Triller no calçadão!kkkk
Adoro feriadão no Rio. Depois do transito infernal da 6a feira vem a calmaria. Muito bom!
Ótimo feriado para todos, os que vão curtir fora e os que ficarem por aqui.
Lilizinha, nada de sumiço, estou de olho em vc. Nada de estripulias, viu? Cuide-se bem para as caipirinhas after Natal.
Bjs

Lulu disse...

Ah, Eliane.... eu costumo dizer que se um dia eu for Presidente da República (kkkkkkkkkkkkkkkkk), eu vou estabelecer a seguinte norma: dia de sol - feriado; dia nublado, ponto facultativo; dia de chuva, trabalho. Bom, não ia ser bom para o sul/sudeste, pois a temporada de chuva é no verão, não é isso mesmo? Mas aqui para o nordeste, ia ser uma beleza.... kkkkkkkkkkkkkkkk

Camélia do Cerrado disse...

Bom diaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Bom feriado para todos.
Estive sumidinha mas já estou cá dando o ar da graça.
Ando muito ocupada, quebrando todos os galhos, Oh God!!!!!!!!!!
Fui árvore em outra encarnação.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bjs mil

Camelinha do Cerrado

Eliane dando alô disse...

Olá amores do Blog. Feriadão com dinheiro. Todo mundo recebeu aí?
Chiquinha, Dragão foi vista pegando carona na estrada. Sabe-se lá para onde.
Bom dia para todas e todos os visitantes.
Camélia, Lulu, Cacau e visitantes.