domingo, 18 de outubro de 2009

Os médicos moram no céu!



O que faz um homem ou uma mulher abraçar uma carreira que exige atualização contante, uma dose de sangue frio misturado com gotas de humanidade, sacrifício de horários, salários baixos?
Quando via meu pai acordar de madrugada e seguir para a zona norte do Rio de jaleco e pasta preta, observava o orgulho nos olhos de minha mãe. Quando ela via o irmão mais velho chegar de manhã cedinho depois de trabalhar 24 horas no plantão da emergência, via aquele brilho novamente.
Quando olho para todos aqueles que se dedicam a outro ser humano, e mudam rumos de histórias de vida, fico imaginando que muitas vêzes eles pensam que são deuses.
E foi assim que rolou um dialógo com minha amiga:
-"Eles não são deuses. E pensam que são."
-"Realmente não são", retrucou ela. "Mas moram no céu."
-"Ah se moram", suspirei.
Minha homenagem, hoje, 18 de outubro, Dia do Médico, a todos aqueles que moram no céu e tentam -de alguma forma - acertar, acertar e acertar.
E ao meu pediatra, que não está mais aqui, mas me fêz crescer forte e saudável: Dr. Ary.
E pensar que domingo passado eu estava na cama de um hospital...
Bom domingo, amigos. Vivendo intensamente a vida. Com sol ou com chuva!
E aqui pra nós, além de vocês, derrubei meus médicos de emoção ontem heim?! srsrsrsrsrsr
http://www.youtube.com/watch?v=B639lj46aAA

28 comentários:

Lulu disse...

Derrubou não só seus médicos e o pessoal do blog, mas todos os demais que ouviram o seu depoimento!
Você viu o depoimento de Lanuza Madruga, na postagem anterior? Assim como ela,tantas pessoas que não a conhecem pessoalmente e a admiram "de longe" devem ter tido a mesma reação.. você também é uma pessoa que muda rumos de histórias de vida, pois escrevendo seus livros você também está se dedicando a seus leitores, fazendo uma apologia da vida, se dedicando à causa da luta pela vida... quantas pessoas mudaram o rumo de sua história de vida ontem, hein?
Quero também homenagear os médicos pelo dia de hoje... muitos fazem de sua carreira um verdadeiro sacerdócio, conheci vários assim... e alguns deles que hoje não estão mais entre nós, com certeza estão no céu. Eu os chamo de "médicos do espaço", e acredito piamente que continuam fazendo suas intervenções entre nós.
Um lindo dia para você, mil beijos!

Unknown disse...

Bom dia,

Na maioria das vezes precisamos ver para crer e ontem milhões de pessoas tiveram essa oportunidade. Foi maravilhoso!
Parabéns aos médicos, que mesmo não sendo deuses, são co-autores do milagre da vida. Bjs

Eliane p/Lulu e Bia disse...

Bom dia Lulu. Bom dia Bia, parceiras do dia a dia.
Vi Lanuza Lulu.Ela é sobrinha do Querido repórter Ulisses Madruga, que morreu( acidente de avião), em 1984, a caminho de uma reportagem.
Laços Lulu, que se renovam.
Bia, adoro a medicina. Sempre gostei. Fugi dela por causa da matemática .ksskskskkks
Traumas de dona Dulce.

Lulu disse...

Eu também adoro a medicina, mais especificamente a área "psi". Queria ser médica e me especializar em psiquiatria. Cheguei a fazer o vestibular, com 18 anos incompletos, no tempo em que as provas não eram objetivas. Você só fazia a prova seguinte se passasse na anterior. Eu perdi na última, química. Foi então que comecei a trabalhar, ganhando meu dinheirinho para comprar os meus supérfluos, e aí... medicina foi ficando em segundo plano. Acabei fazendo Letras (Português/Inglês), uma 2ª opção, pois eu adorava ensinar. Mas também, como falei anteriormente, tive que optar entre o magistério e o Banco, e acabei optando pelo Banco. Em 1991 a Universidade Federal de Sergipe implantou o curso de Psicologia. Então eu disse: é agora ou nunca, é a hora de resgatar um sonho que ainda estava latente em mim: trabalhar na área "psi". E quando me formei, resolvi que só iria trabalhar na área de saúde mental. E como dizem que quando a gente deseja ardentemente uma coisa, o universo inteiro conspira para que você consiga, estou há 5 anos trabalhando em um CAPS, com pessoas que têm transtorno mental. Feliz e realizada.

Unknown disse...

Minha querida professora!

No ano de 2000, terminei o curso de jornalismo na Veiga de Almeida, no qual, tive o imenso prazer de conhecê-la.
Há mais ou menos 2 anos, fui à Veiga buscar meu histórico e perguntei por você, pois gostaria de revê-la, mas você já não estava lá, antes disso mandei um recado para seu e-mail do ig, mas acho que mudou. Ontem, pela primeira vez, assisti à novela, onde a música de João Gilberto tocou e eu me lembrei da prova (assessoria de imprensa)que fiz, e a principal questão era sobre ele. Então, lembrei-me de você e, para minha surpresa, no final vi seu depoimento.
Quero que saiba sua importância na minha vida, sempre me lembro de você como a minha melhor professora. Na época eu tive depressão vc era a única alegria que eu tinha na faculdade, adorava estudar a sua disciplina e claro foi vc a escolhida para participar de minha Banca da monografia,não sei se lembra. Mas o que mais me marcou foi quando vc me chamou para participar da UTV, na ocasião eu não tinha forças, mas nunca esquecerei seu carinho.
Moro em São Paulo há 5 anos e graças a Deus consegui me livrar da depressão, quero que saiba que pode sempre contar comigo.
Meu e-mail: cintia.resende@ig.com.br
Tel:(11)6646-7343.
Um grande abraço
Fique com Deus

Cíntia Franco

Bengalinha Paulistana MUITO emocionada! disse...

Alô, alô... Sampa (ensolarada) chamando Rio!!!!!!!

ELIANE!!!!!!!
QUE RECADAÇOOOOOOO!!!!!!!!!!
Você é uma PESSOA LINDA!!!!!!!!!

Querida amiga (que orgulho!!!!) como pertencente ao "Universo CA", vivo as exigências do reinventar a vida para podermos de fato VIVER FELIZ!
Como você brilhantemente disse, não importa o quanto vamos viver... se mais 2, 5, 15 ou 50 anos... o que importa é COMO vamos escolher viver o nosso hoje, para que ele nos proporcione o prazer de sonhar e a determinação de concretizar os sonhos.
Você é o exemplo de que isso é absolutamente possível e como disse Papoula Dragão Dourado, você é um Holofote de Vida!
Seus livros, conversas, e seu depoimento, passam essa sua luz intensa, criatividade, e seu amor pela vida em.
Obrigada, Eliane!!!!!!

Lulu, Parabéns por perseguir e concretizar seu sonho. Guerreira também (guerreiros não são só os que lutam contra uma doença grave, mas todos os que enfrentam, com garra, as adversidades, qq que sejam elas, né mesmo?)

VIVA aos Médicos!!!!! SUPER GUERREIROS (principalmente aqui no Brasil)!!!!!
São instrumentos de Deus!
Que o Senhor os proteja sempre, sempre!

Beijos de admiração!
Zel Bengalinha

KK disse...

Oi Eliane

Fomos apresentadas através do seu depoimento ao final do capítulo do dia 17 de Viver a Vida. Depois descobri que voce é amiga da Quilma, minha prima, a qual me enviou o endereço do seu blog. Através do mesmo, minha admiração apenas se confirmou.
Você é realmente admirável e está sendo mais ainda no modo como enfrentou esse momento difícil de doença.
Suas postagens são todas tão interessantes que fiquei até sem saber onde opinar.
Apenas gostaria de acrescentar que também admiro demais aqueles que se dedicam a curar, a salvar, a ajudar. Incluiria ao lado dos médicos, os enfermeiros/as que, como eles, independente de algumas falhas, pois são humanos, são extradordinários no cumprimento de sua missão, tão dificil, nesse confrontamentoo diário com o sofrimento, com a morte, e com a fragilidade e impotência do ser humano e que, sem dúvida, requer uma grande dose de humildade e compaixão.
KK

Vera Henke disse...

Querida Eliane!
Você tem razão os médicos devem ter algo sobrenatuaral, pq muitas vezes fazem milagre. Com poucos recursos, com parcos medicamentos e muitas vezes em condições precárias procuram manter a Vida,ou minimizar o sofrimento....Para mim os professores e os médicos são profissionais que deveriam ser muito reconhecidos porque enquanto um desbrava o caminho outro vem e planta .... árvores de esperança, flores de alegria..
Comentei a tua bela participação na postagem anterior. Realmente vc fez seus médicos vibrarem de alegria, foi um presente para eles.
Bjs
Vera

Vera Henke disse...

Ah!!!! Deve ser por isso que o dia do professor é dia 15 e do médico dia 18 de outubro.
Obs. Leia-se milagres.
Bjs
Vera

Camelinha do Cerrado disse...

Hortência

Boa Tardeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
Só agora a minha internet entrou. Antes tarde do que nunca.
Que Deus abençoe todos os médicos hoje e sempre. Eles são os anjos que nos protegem aqui.
Como eu tenho um Cangaceiro que pretende seguir a carreira vou mandá-lo para a Laje do Chapéu passar um tempo com a Tia Lili. Ele preceisa ouvir seus conselhos.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vc me devolve ele em menos de 24 horas, pois o Cangaceirinho adora Emergência de Hospital e vai querer se quebrar todo (como já fez várias vezes) para ir para a Emergência bisbilhotar a vida alheia.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ele adora a palavra "PROCEDIMENTOS" é o que ele mais analisa na Emergência. De médico e louco todos nós temos um pouco.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bjs mil
Camelinha do Cerrado

Camélia do Cerrado disse...

Madre Superiora

Veja a legião de fãs que estão Brasil a fora torcendo agora ainda mais por vc.
Parabéns, apesar de vc não ser médica, mas sim uma guerreira amiga.
Bjs
Camélia

Eliane disse...

Boa tarde minhas queridas. Todas queridas e inesquecíveis. Alunas que renovaram meu conhecimento e me deram frutos.
O que falar hoje?
Meu carinho eterno!

Papoula disse...

Lilizinha, PROTAGONISTA DE "VIVER A VIDA", estou postando alguns comentários que amigas minhas enviaram sobre seu depo de ontem, leia, viu?Unanimidade, vc é uma GUERREIRA VENCEDORA, HOLOFOTE DE VIDA!



Vivian Parker- RJ

Oi Rosana, assistimos ontem o depoimento da sua amiga Eliane Furtado. Realmente é uma guerreira. Pena que gente boa como essa tem que passar por esses problemas sérios, enquanto que outras, que nem parecem sees humanos, no sentido profundo da palavra, estejam por aí perturbando a vida de todos e do planeta!

Parabéns Eliane!

______________________________________________________________________

Martha Lobato- RJ

Oi amiga
Que exemplo de vida meu Deus!!!!!.Puxaaaa, tenho que tentar me policiar de reclamar de tão pouco ou melhor de nada da minha vida. Parabéns por ter uma amiga desta.Beijos.

______________________________________________________________________


Gunni -RJ

Bom domingo Vó Ro !!!!!!

Também vi o depoimento e fiquei toda arrepiada. Admiro muito Eliane, realmente ela é uma lutadora, e vai vencer, tenho certeza,
Bjs Gunni.

Papoula disse...

mais:




Zel, Bengalinha de Sampa

Muito obrigada pelo vídeo, Rosana!
Não pude gravar (era o que eu gostaria) pq estava no hospital com minha prima querida que acabou de receber o diagnóstico de leucemia e está muito debilitada, amedrontada e um tanto desesperançada...
Na verdade, assisti por acaso. Como ontem passei o dia fora, sem acesso à internet, não vi o seu e-mail. A TV do quarto hospitalar estava ligada mas eu não estava vendo a novela (que acho um pooooorre), quando então... reconheci a voz da Eliane (é inconfundível). Como já tinha conversado com a prima sobre vocês, a viagem ao Rio, o Blog Sentença... ficamos as duas grudadas na TV! Que booooom!!!!!!!!
Pra nós duas, o depoimento da Eliane foi um bálsamo!
Eliane não tem idéia do QUANTO ela ajudou minha prima e com certeza, de muitos dos que estão na mesma situação. Ficamos conversando sobre a vida, inesperados, novas rotinas, novos rumos, por horas!

Beijão, querida
Lígia Pereira - SP
Vi sim ,criatura que tem força e muita garra quando optou e escolheu pela maneira que por hora tem que viver. É um espírito de luz que diferencia dentre todos nos.Um abraço nela por mim.

Papoula disse...

mais:

Lígia Pereira - SP

Vi sim ,criatura que tem força e muita garra quando optou e escolheu pela maneira que por hora tem que viver. É um espírito de luz que diferencia dentre todos nos.Um abraço nela por mim.


Marilena Westin – S. Seb. Do Paraíso - MG

Assisti, amiga...muito interessante...pessoa que vale a pena conhecer, uma guerreira....Bjs LUZ E PAZ!


Carminha – Lumiar - RJ

ROSANAAAAAAAAAAAAAAAA, muito obrigada!!!!!

Amei! Que lição de vida. Que maravilha maravilhosa a Lili!!!

Papoula disse...

mais:

Leia – Blumenau - S. Catarina

Sem medo de ser FELIZ!! Costumo olhar as pessoas nos olhos.Realmente ela tem um brilho especial!! E esse brilho e' a alegria dela de "VIVER À VIDA!!"
Nao a conheço..mas desejo tudo de bom e muito sucesso!!!
abraços


Adriana Akkus – Istambul – Turquia

Ro querida, agora entendi porque você tem tanto carinho e admiração por esta amiga Eliane, que amiga, que ser humano e como você diz, que guerreira!
Ela é uma vitoriosa e iluminada, desejo que ela vença , que Deus esteja com ela e com você também, parabéns pela amiga.
Bjs Dri


Rita Martins – RJ

Rosana, eu vi. Põe guerreira nisso. Grande lição de vida. E ainda tem gente que reclama da vida... Isso que é mulher de verdade. Parabéns pela amiga!!!!! Gostaria de conhecê-la. No mundo em que vivemos pessoas assim são raras, muito raras. Cultive a amizade.Beijinhos


Lourdinha

Eh! lindo mesmo o depoimento! uma lição de via na verdade.Bom Soninho... Belissimos Sonhos
e Um Otimo amanhcer!
Bom domingo!!!
Beijos Meus!

Eliane disse...

Até minha professoa de educação física? Hummm que beleza.
Ela perdoou. eu amtava quase todas as aulas. kskskssk
Meu beijo a todos

Papoula disse...

mais:

Maria das Graças Westin - São Seb. do Paraíso - MG

Ro, ela é mesmo maravilhosa, que depoimento emocionante e um dia você há de nos apresentar.Parabéns para Eliane, muita saúde!Bjs

Papoula e FÃ CLUBE DE LILIZINHA disse...

Mais um da Regina Oliveira do Leblon, amiga mto querida, leia:

Querida amiga Ro, eu assisti o depoimento dela, após a novela.É uma senhora
guerreira, exemplo para a grande maioria dos seres humanos; que bom que
você está ao seu lado, acompanhando muito de perto a sua luta, dando-lhe
apoio e afeto.
Uma boa semana.
Beijoca.
Regina

Papoula disse...

Circe - LEME

Parabéns à sua amiga. Admirei-a muito quando a vi na TV. A gente sempre tem duas escolha: ou se entregar à desgraça, ou achar que ela faz parte da vida e que um dia vai acabar, e aí,SEGUIR EM FRENTE COM CORAGEM.

Dá por mim um beijo em Eliane.

Circe

Denise Dimer Bordignon disse...

Vi teu blog através do de uma amiga!
E te achei super alto astral, estou nos teus seguidores e te incluí nos meus favoritos, estou em tratamento contra um cancer de mamqa, fazendo quimio...fiz mastectomia...enfim...tenho 35 anos, dois filhos maravilhosos, e um marido incrível...é por eles que eu vivo...
um grende beijo!

Denise Dimer Bordignon

Ro para a estrela Eliane disse...

ola Eliane, e pensar que domingo passado .... eh esses nossos médicos são demais!! TO com um baita raiva, que não assisti seu depoimento ontem, estava, com a TV desligada, qd a Georgia gritou do quarto maaaeeeenhe corre aqui que a sua amiga ta na TV.... ai já tinha terminado. Mas to indo la pro link. Parabéns amiga, eh lutando, e lutando e sonhando que se leva a vida. Abraços apertados!!!

Quilma disse...

Seu medico na Vejinha Rio? Parabens!

LULU para ZEL disse...

Pois é, Zel... quando a UFS implantou o curso de Psicologia, eu estava com 42 anos. E resolvi enfrentar o vestibular 22 anos após ter feito o anterior (para Letras). Para você ver o que é uma boa base de estudos: sem praticamente estudar, passei em 5º lugar. Na época, eu ainda trabalhava no Banco, tinha que negociar com meus chefes para que me liberassem para eu poder frequentar as aulas. A sorte é que eu consegui levar para este curso várias disciplinas que eu tinha feito no meu curso de Letras, e assim consegui me formar em 6 anos. Fiquei sem exercer até que surgiu um concurso da Prefeitura de Aracaju, para lotação em CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). Eram 20 vagas, eu passei em 11º. Fui chamada de imediato. E estou lá, com ainda 10 anos de trabalho pela frente (aos 70 terei a aposentadoria "compulsória"), cada dia mais apaixonada pela área.
Nunca é tarde para irmos atrás de nossos sonhos...

Eliane p/Denise disse...

Denise, muito benvinda a este espaço de farra absoluta.
Só tenho uma coisa para lhe dizer. Se eu tivesses 35 anos...o astral seria dobrado srsrrs. Jogo ganho, como diz um enfermeiro amigo. Ganho Denise! Volte sempre!

Eliane p/Cintia disse...

Cintia, vai no seu email!!! bjs

eliane p/KK disse...

KK, que maravilha esta coincidência!
é o que digo, os laços dos meus laços estão cada vez mais perto, mais amarradinhos e já fazem partem da minha vida e deste blog.
Não se preocupe com o que vai escrever. Fale o que quiser.
Este blog tem de tudo!
srsrssrrsrs
Volte viu?!

Eliane p/Veteranas do Blog disse...

Minhas amadas veteranas do Blog. Todas vocês, que pilotam minha torcida, obrigada de coração. Sei que andam desdobrando os laços por este Brasil afora e trazendo cada um para este espaço.
Beijos de norte ao Sulllllllllll!