sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O que realmente significa ser irmão?



Bom dia. Estou chegando estou chegando nesta sexta-feira chuvosa, 23 de outubro, data de recordações familiares.
A palavra" irmão" é usada hoje em dia de várias formas e com várias conotações. Como quase tudo neste mundo tão moderno, ficou meia banal. "Bro", "Brother", "Fala aí meu irmão", "Qual é meu irmão." No dicicionário, irmão é aquele que possui o mesmo pai ou mesma mãe. Biológica ou adotiva. Mas irmão é aquele que também sem laço de sangue, constrói conosco outros tipos de laços: indissolúveis, de afinidades, cumplicidade e amor. Nos meus livros cito sempre: tenho irmãs de laços. E um de sangue. Um? Acho que mais. Nós descendentes de árabes damos extremo valor aos primos. Todos. Em especial aos de primeiro grau. Tanto que na hora da apresentação temos o costume de falar: "Este é meu primo-irmão" enfatizando que aquele é de primeiríssimo grau.
Brinco muito por aqui que tenho um irmão -de sangue- muito mais velho. É verdade. Muito mais velho. Fomos criados pelo mesmo pai, mesma mãe, mesmos avós. Mas em épocas, mundos bem diferentes. Temos formas diferentes de pensar , jeito de viver a vida também, mas encaramos o mundo de frente sempre com coragem e determinação. Dna, Dna.
Na minha memória afetiva guardo algumas imagens do que representava o 23 de outubro lá em casa. Para o Brasil, dia do aniversário de Pelé. Mas na casa do Leme, a festa era para o irmão mais velho.
Impressionante como o tempo passa.
E vocês? Tem irmãos? Tem irmãos de laços?
Nesta sexta, levanto um brinde ao irmão que traz nos olhos e na face, os traços de pais queridos. Um brinde também ao Sadi, meu primo- irmão sempre ao meu lado, e a todos aqueles, mesmo que não tenham um irmão de sangue, podem usar esta palavra com propriedade.
Bom dia amigos, bom dia irmão mais velho, muiiiiito mimado!

22 comentários:

Lulu disse...

Bom dia, Eliane, bom dia, pessoal do blog, aqui uma linda manhã de sol e já com muito calor.
Irmãos, em princípio todos somos, pois somos filhos de Deus. O poema "Desiderata" diz: "você também é filho do universo, irmão das estrelas e árvores". Pois é. Viemos todos do mesmo útero primordial, que explodiu de luz. Somos feitos da poeira das estrelas.
Eu nunca tive um irmão biológico (tenho só mais duas irmãs), mas meus pais criaram o filho da secretária (que trabalhou mais de 30 anos em nossa casa) desde que nasceu. Saiu de nossa casa para casar, e continua super ligado a nós. Os filhos dele chamam meus pais de "avós". E primo.... você tem razão, primo é irmão. Meus pais são primos-irmãos (o pai de minha mãe é irmão da mãe de meu pai). Mas dizem alguns estudos que a primeira experiência sexual das meninas é com primos... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Para béns para o seu irmão por esse dia. E para todos, um excelente dia, com muitas conquistas.
Beijos!!

Eliane disse...

Bom dia Lulu.
Meus avós também eram primos.
Mas esta relação entre irmãos nem sempre é tão simples não é Lulu?
Bom dia ARACAJÚ!

Papoula, B dia Rainha do Hat disse...

Bommmmmmmmmm diaaaaaaaaaaaaa Lilizinha Rainha do Hat, hummmmmmmmm este assunto dá panos p as mangas pq existem IRMÃOS E IRMÃOSSSSSSSSSS, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e mtas vezes os relacionamentos são mto complicados pelos mais variados motivos mas com vc e o irmão MUITOOOO MAIS VELHO, não é assim graças a Deus, PARABÉNS E MTA SAÚDE p ele.
Existem aqueles irmãos que durante todaaaaa a vida estão sempre grudadinhos uns nos outros, sempre tudo certinho mas tb existem os ENCRENQUEIROS q brigam até por uma xícara q foi da mãe e aíiiiiiiii, sai de baixo, PREFIRO NÃO COMENTAR!
Eu e minha irmã tivemos um TSUNAMI durante uma época masssss, PASSOUUUU e hoje somos parceiras, espero q seja p todo o sempre embora o cunhadão, hummmmmmmmm, PREFIRO NÃO COMENTAR, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, lindo dia p vc lindinha e HAPPY BIRTHDAY P O MANO ARI!
Pena Valentina estar longe, ia adorar soprar as velinhas do vovô, rs,sr,sr,rs, já pensou que farra?

Eliane do Babi disse...

E quem disse que irmão mais velho não é de onda... ksksksksksk
Muito mais velho é muiiiiiiiiito ciumento de tudo.
Adora fingir que nada sente...
Mas é derretido.
Agora que o tema dá panos pra manga ah dá... começando por Caim e Abel...

Silvana disse...

Bom dia Blog, bom dia meninas e meninos, você tem razão Lili, meus filhos são descendentes de libaneses, quase puro-sangue se não fosse a mãe que é descendente de italianos (bela mistura)os primos se amam de paixão, além de primos são os melhores amigos, é muito lindo ve-los juntos e tão preocupados uns com os outros, rola até ciúme dos pobres dos namorados(as), irmão eu não tenho, mas tenho irmã, muitas vezes a coisa enrola, mas qd existe amor de verdade desenrola, conviver não importa com quem seja, irmãos, amigos, amigos/irmãos, caras metades, não é fácil e nunca foi, mas se existe amor, carinho e principalmente respeito tudo acaba bem. Beijos

Dragão p Francana CIGANA disse...

Francana CIGANA do Leme, uauuuuuuuuuuu, tá ACAMPADA aonde hoje??/Como vc está postando acho q deve estar na CABANA OFICIAL, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, meninaaaaaaaa, estou coisa de irmãossss, as vezes complica mas qd vc menos esperar VAI DESENROLAR, vc vai ver, torço por vcs pq já passei por isso e é muitooooooooo chato.
Tenho certeza que um dia teremos um BAILÃO CIGANO para esta comemoração,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, estou te esperando em novembro, viu? beijins

Unknown disse...

Você tem um??!?Eu tenho quatro!Todos bem diferentes de mim e entre eles.Temos mais afinidade com um do que com outro.A unica coisa certa é o amor incondicional que sentimos uns pelos outros!
Ser irmão é contar com.E amar, claro!

Anônimo disse...

Eliane,

Que bom poder encontrá-la, revê-la e ler lindas palavras escritas por você. Sou sua prima, filha de Dario Furtado (não sei se v. lembra de mim, pois v. era tão pequenina quando nos viamos. Se v. quiser contatar comigo, o meu e-mail é dariliadorea@yahoo.com.br e o meu telefone e 8772.4993. Terei imenso prazer em trocarmos experiencias, certo? Acho que temos muita coisa em comum.

Um beijão

Darilia

Zel... Que tema, hein?... disse...

Alô, alô... Sampa (morninha) chamando Rio!!!!!!!
Bom dia a todos!!!!!

Eliane, desejo ao seu irmão, muitas felicidade e SAÚDE de montão! Aliás, linda foto de vocês dois!
Sou a primogênita de quatro filhos. Tenho mais uma irmã e dois irmãos. Estes relacionamentos não são fáceis (e quando envolvem cunhados..., como diz Dragão, PREFIRO NÃO COMENTAR... hahahaha). Precisamos de MUITA disposição para nos mantermos mais unidos. Estamos sempre investindo nisso...
Tenho muitos primos-irmãos (a família de meu pai era enorme), dois deles são mais irmãos do que primos e uma delas, sinto mesmo como irmã mais velha. São relações muito, muito boas.
Minha filha tem muitos primos mas nenhum irmão. Ela gostaria de ter tido...
Acho que qualquer que seja a qualidade da relação que temos com os irmãos, eles são muito importantes para o nosso crescimento pessoal. Afinal, a primeira experiência que temos de que o mundo não é só nosso, é quando percebemos que temos que repartir com os manos, nossa mãe e pai.
Affffff... esse tema dá mesmo pano pra manga, hahahaha!!!!!

Beijos fraternos
Zel Bengalinha Paulistana

NA PISTA COM ELES ... disse...

Bom dia Lili!!!!!
Ter irmaos de sangue e muuuuiiito bom!
Especialmente quando precisamos brigar, discutir, mas no fundo ter a certeza que daqui a pouco o sangue fala mais alto e tudo fica bem.
Gosto da sensacao de ter alguem com mesma origem que eu.
Amo meus dois irmaos.
Os de laco, escolhemos. O que e muito gostoso tb.
Parabens para o seu irmao e que todos possam aproveitar a convivencia dos de sangue e jornada.
Bjs

Eliane p/Darilia disse...

Darília.
Olha que surpresa. Claro que sei que somos primas. O que faz a TV Globo não é?! Mexeu com sentimentos nossos.
Bonsreencontros.
Volte sempre aqui. E divirta-sé. Vamos nos encontrar? Aguardo.

Eliane p/Trio disse...

Silvana, Dragão Fatima, êta turminha feliz e boa.
Demorei mas cheguei. Aguns são felizes em ter irmãos. Outros nem tanto.

Eliane p/Zel disse...

Oh Zel, ele ainda não descobriu a sorte que tem em ter uma irmã destas. ksskskkskskskks

Elianep/Paula sombrinha disse...

Paulinha Sombra. Vc é uma sortuda. Conheço bem estes dois espetáculos de irmãos.
Amigões e lindos!

Papoula KD VC CAMELINHAAAAAAAA disse...

CAMELINHAAAAAAAAA kd vc??? EU VIM AQUI SÓ P TE VERRRRRRRR, rs,sr,sr,rs,sr,rs, saudades de nossas farras queridoca, p onde andasssssssss???
Tá perdida aí no Cerrado no meu de Cangaceiros q adoram tirar foto de CUECÃO VERMELHO, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...será q ELE TEM IRMÃOS?? Se tem, devem ter morrido de vergonha DAQUELA FOTO, q KING KONG em Flor do Cerrado MARIA BONITA, aguardo notícias, beijins, biejins, venha logo e me ajude a tomar conta da nossa HORTENCIA, ANDA PULANDO DE GALHO EM GALHO IMPOSSÍVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLL, a Madre Superiora jogou o hábito e o TSUNAMI LEVOUUUUUUUUUU, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Sandra Chagas disse...

Eliane, o seu texto me fez lembrar que já tive uma relação complicada com a minha irmã. Mas isso é passado. Hoje, agradeço a Deus por ter essa irmã que tem se mostrado uma grande amiga.
E felicidades ao seu irmão!!!

Eliane p/Sandra disse...

Sandrinha minha linnnnnnnnnda.
Minha mãe dizia que eu ia sentir muiiiiiiiiiita falta em não ter uma irmã. Mas não sinto não. Porque tenho umas amigas irmãs que são tudo pra mim.
Fico feliz de vcs duas aí se apoiarem. Nunca se separem!

Claudio Renato disse...

Muito boa noite, irmã!

Zel Bengalinha... e irmãzinha, de OURO!!! disse...

Ahhhhhh, ele não sabe avaliar a jóia que deus lhe deu??????
Liga não... Irmão mimado é assim mesmo!!!!!!! Hahahahahahahaha!!!

Beijocas, querida!
Zel Bengalinha

Rosario Bengalinha = SP disse...

Olá Eliane, Ro Bengalinha, ressucitando.... Vcs estão uma belezinha na foto, olha só como o seu olhar é o mesmmo!
Tenho duas irmãs. Não somos parecidas fisicamente, e mais ainda não somos parecidas em nada. sinceramente me sinto orfã de irmã de sangue. Com uma das irmãs já rolou encrenca, mas já passou por que ela é uma pessoa doce. A outra nunca rolou nennhuma encrenca, mas somos super distantes, acho tão estranho isso. Eu sai da minha cidade com 17 anos, e lá ficou minha familia até hoje, então qd tenho alguma problema, eles devem pensar Ah... ela resolve sozinha, sempre resolveu. Assim me senti qd adoeci. Mas em compensação Deus foi generosos comigo em irmãs e irmãos de alma. Zelllll gala é uma delas! Saúde e Coragem para todos nós!!

Menina do Rio p Ro de Sampa disse...

Ro querida, puxaaaaaaaaa até que enfim vc apareceu, estávamos sentindo sua falta, viu?
Já sei q se esbaldou em B. Aires, isto mesmo querida, temos q curtir a vida pq ela simplesmente VOAAAAAAAAAAA, vamos batendo nossas asinhas e curtindo td q for possível, não deixe p amanhã td q puder fazer hoje e irmãos, SÃO SORTE GRANDE!
Beijins queridinha, não suma de novo, tá bom?
Nossa miguxa foi bater asinhas pela orla, tem BICHO CARPINTEIRO ali, rs,sr,rs,sr,sr...
Inté bijuzinha

Camélia do Cerrado Acabada disse...

Boa noite e quase bom dia blog mais charmoso do planeta

Que dia o de hojeeeeeeeeeeeeeeee
Céus, só estou conseguindo chegar no pedaço agora. Qto aos meus irmãos não tenho nada a declarar de negativo, só muita união e muito amor.
Não temos nenhum desafeto e não deixamos pendências, resolvemos tudo na hora H.
A nossa relação é de muito amor e respeito. Sabemos muito bem os nossos limites. Com isso só tenho a agradecer aos nossos avós e principalmente a nossa super mãe.
Nos criou para o mundo e não para si. Tento passar isso para os meus filhos. Espero que eles se espelhem nessa relação bonita que existe na nossa família.
Estou sumidinha,cansadinha, que dia de doido na filial do inferno.
Super Ex Madre que o perdeu seu hábito no Tsunami parabéns pelo seu irmão.
Fico agora por aqui.
Bjs mil a todos e Papoula Super Dragão Dourado amanhã voltamos a nos esbaldar por aqui, tb estou com saudade.
Camelinha do Cerrado