
Hoje é segunda-feira, dia de enfrentar a semana, encarar as rotinas necessárias, passar por cima de algumas coisas que nos derrubam e usar nossa energia para construir os próximos momentos de nossa vida. Temos ferramentas nas mãos. E principalmente na cabeça. Mas nos acomodamos diante de alguns fatos e ficamos paralisados. E aí que a gente perde o fio da meada de nossa vida.
No sábado à noite levei um susto quando vi postagem da minha editora no Blog falando da Bienal. Claro que eu saiba que ia lá. Mas foi uma surpresa ver o texto que contava que eu ia falar de "superação." Bem apropriado para o meu momento atual.
Superação é a palavra certa. E não estou falando de situações limites como a minha, não. Estou falando de situações diárias que todos nós somos obrigados a encarar. De saltar bem alto ultrapassando a auto estima ferida, a incompreensão, a confiança perdida, o relacionamento quebrado, de alguns planos mudarem de rota de um minuto para outro, de perdas.
Por exemplo, encarar uma segunda-feira é ter que suspirar fundo e pensar: não tem jeito. Lá vem a mesmice. É uma baita superação.
Somos obrigados a superar tudo, todos os dias. Até os momentos mais felizes, os encontros mais promissores, o sonho mais impossível. E superar palavras, gestos transloucados ou palavras mal colocadas. Superar a mágoa.
Tudo é superação. Você só realmente é feliz quando consegue superar. Etapa por etapa, transformar a dor em aceitação, passar por cima de mal entendidos. E estão pensando que também não temos que aceitar que a felicidade e as pessoas podem ser passageiras? Pois é...
O final de semana foi contagiante revendo amigos de meus pais, amigos que atravessaram a vida juntos, que me viram crescer, festas e comemorações afetuosas e abençoadas, e olhares de respeito por eu estar superando a dor escondida deste momento.
Fazer acontecer é a verdadeira superação. Então já estou superando o saco que é uma segunda -feira e correndo para abrir novas perspectivas, criar novos momentos.
As palavras "tripê" da semana são : insistência, persistência e superação. Quem não comunga nesta missa (sorry Frei Antonio), é porque não é capaz de construir sua própria realização.
E como falou a blogueira Quilma neste finde: -" É isso Eliane. Tínhamos a meta do lançamento do livro. Agora, é hora da Bienal. "
É pessoal: "Eu vou estar lá. Bienal Rio de Janeiro, setembro. Superando pensamentos, leves preocupações( risos), e participando de um bate papo que vai deixar todos de queixos caídos. Aguardem. Obrigada Hama.
Bom dia blogueiros. Superando e seguindo em frente! Feliz. Sempre feliz!