sábado, 18 de julho de 2009

Sábado, dia de combinações perfeitas.


Hoje é sábado, dia de pensar nas iguarias e sabores que vou cair de boca. Se tem uma coisa no Brasil que é imbatível é a culinária. Quando saio do país, só sinto falta mesmo desta orgia gastronômica. Hoje por exemplo dizem que é dia de feijoada. Para mim é dia de feijoada, cozido, baião de dois, camarão na moranga, churrasco...de festão e de docinhos.
Mas esta combinação de arroz com feijão, vamos combinar, é a mais perfeita já inventada. A cor, o sabor, a mistura, parece um caso de amor que deu certo. A feijoada então...amor de paixão.
O prato nasceu por meio dos escravos africanos. Naquela época, os senhores de escravos não comiam as partes menos nobres do porco, como orelhas, rabos ou pés, e davam essas partes rejeitadas aos seus escravos. Criativos, os escravos resolveram pegar as partes do porco que eram rejeitadas e decidiram junta-las com o feijão, cozinhando tudo em um mesmo recipiente, além de adicionar água, sal e pimentas diversas àquela mistura.
Resultado? Hummmmmmmmmm
Hoje é dia de todo tipo de orgia. Gastronômica turma, gastronômica.
Bom proveito! Bon apetit!

8 comentários:

Gelcio Cunha disse...

Minha amiga. Acho tudo isso uma delícia, mas o estresse diário da profissão ( ou na verdade a minha forma de ser ) me impede de misturar todas estes alimentos maravilhosos. Na verdade eu nunca gostei de gorduras e fico as vezes sem saber o que comer quando estou almoçando fora de casa, 6 dias na semana, incluindo o sábado. O que gosto mesmo é da comida de casa: arroz, feijão, couve, angú molinho, chuchu, cenoura, bolo de batata, franco com quiabo etc.. etc.... etc.....
Seu amigo Gelcio Cunha

Eliane disse...

Por isto que é este espetáculo.
Corpinho espetáculo. Sorry Ritinha.

Anônimo disse...

Bom dia Blog!!!! feijoada tudo de bom...é um costume bem carioca comer feijoada no sábado que depois foi se espalhando, os francanos sempre acharam estranho como que em uma cidade tão quente se come feijoada. Aqui se come a feijoada no domingo, no sábado é pizza rsrsrsrsrs. Beijos

Unknown disse...

Bom dia,

Amigos e boa mesa.Receita para um dia inesquecível...
Esse Blog me faz tão bem, tão bem, tão bem...rs
Beijos

Patricya Reis disse...

Onde vc vai me levar para comer feijoada? Eu quero! Tô com desejo! Me leva! Bjs!

eliane p/Francana disse...

Francana, o rio é assim...de contrastes!

Eliane p/Bia disse...

Vc me faz bem Bia. Esta reeita aí sua, pode ser todo dia.

Eliane p/Patty disse...

Querida, posso te levar em um programa bagaceiro que tem uma ótima feijoada.
Mas vc merece o Ceaser, o Ceasar!Hahahaha