terça-feira, 14 de julho de 2009

A magia e a cura do chá verde




Adoro chá. Aprendi a gostar com minha mãe. Tudo é hábito e herança de gostos das mães, não acham? Fico pensando como as mães influenciam nos nossos gostos. Desde de pequena gosto de chá. De todos os tipos. O que mais gosto é o de capim limão que conheci com o inesquecível Hélio Sarmento, dono de um hotel , na cidade de Pouso Alto, Minas. Gosto tanto de capim limão que tem um espaço enorme na minha casa só para plantação dele. E as visitas adoram. Até quem não gosta de chá se rende ao sabor e perfume do capim limão.
Para fazer chá tem que ter ciência. Os ingleses nos ensinam isto. E para tomá-lo também tem ritual. Vejam só na novela das oito, Caminho das Índias. O Chai é preparado como se fosse uma iguaria. Naquele chai tem de tudo: leite, gengibre, canela, açucar , chá, sementes... Cada um tem seus segredos. E o meu também.
O ritual do chá fica completo quando os amigos estão em volta e a prosa corre solta. Bolo ao lado, bule fervendo e a vida seguindo feliz.
De uns tempos pra cá, os benefícios do chá vem ocupando as manchetes dos jornais.
Meu clínico Flávio Cure, atualizadíssimo, fala há anos sobre a eficiência do chá verde em alguns casos de doença. Agora os pesquisadores estão divulgando que o chá verde pode combater até a gripe suina.
Se vc não gosta, aprenda a saborear. Invente um charme para colocar nele e divirta-se. Se ele é bom para saúde, vale à pena não vale? E por falar em saúde...lá vamos nós.
Boa terça feira . Bem que ela poderia ser surpreendente mágica!
Saúde amigos!

20 comentários:

Paopula adoraaaaa chá! disse...

Obaaaaaaaaaaaaa, adorooooooooooo este chá de capim limão, cheiroso e deliciosooooooooo!
Esta época do ano é delicioso bem quentinho com torradinhas, bolos e mesmo puríssimo, uma preciosidade que curto tb desde a minha infância em Poços de Caldas, S. Lourenço, São Sebastião do Paraíso nas férias de Julho, papai pedia a noite e os hotéis e na casa das minhas avós à noite, tempo bom não volta maisssss, saudadessssssss!!!

Papoula,hoje está ótimo p um CHÁ disse...

Um chá quentinho, vc de pantufas, píjaminha de flanela, aquele xale, bom papo, um joguinho de buraco, um bom filme, nossaaaaaaaaa, que programinha maravilhosoooooooo, ahhhhhhhhhhh e PIPOCAS, MUITASSSSS!rs,sr,sr,sr,sr,sr,sr...

Elaine disse...

Realmente chá é tudo de bom, principalmente nos dias frios. Mas CUIDADO!! O chá verde, por exemplo, eu não posso beber, pois é incompatível com meu coquetel de remédio, portanto é prejudicial para minha saúde. Este dias ouvi um médico no Sem censura que falou em como é prejudical o excesso de alguns chás. Ele alertou que as pessoas acreditam que por ser natural, mal nenhum fará. E não é bem assim. O chá pode causar danos. Portanto, é sempre bom não cometer excessos ou falar com seu médico.
bjs
Elaine

eliane disse...

Lá vem a mineirada. Pensei que mineiros amavam gorós!!!

Eliane disse...

Mais mineiro, ah não!!!1 Valei-me God.

eliane disse...

Elainizinha, coberta de razão. Qualquer excesso é um desastre. Até quem ama demais torna tudo desastre.
Mas 3 xicaras é perfeito.
Relacione, por favor, aqui quando o chá não é bom.
Utilidade pública no Blog.

Mineirinha do Paraíso disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, com certeza Lilizinha um delicioso gorózinho faz parte das preferências mineiríssimas mas um cházim, afffffffffffffff, com pãozim de queijin quentim,bicoitins de polvilho crocantes, broinhas de fubá, ohhhhhhhh céussssssss não há quem resista!

Sérgio disse...

bom dia Lili, bom dia blog,
realmente um chazinho é uma delícia, principalmente com acompanhamento hummmmmmm maravilha,
bela 3a. feira para todos com muito frio...
Sérgio

Elaine disse...

Eliane, Vc sabia???!! risos
Olha no meu caso de portadora do virus HIV o chá verde, cava cava, erva de são joão e outros, que não me lembro o nome, não me fazem bem porque são incompatíveis.
Segundo o médico, que foi ao Sem censura, o único chá que vc pode cometer exageros é o de hortelã.
Se a pessoa é saudável só não deve cometer exageros, mas se alguém tem algum problema de saúde, é sempre bom conversar com o médico.
Não precisa destruir sua plantação, mas não cometa exageros!
bjs
Elaine

a vizinha disse...

O chá com aquela aparência e gostinho que desce macio é, às v ezes, um perigo se tomado em excesso. Não fosse ele a cura pra muitas doenças e o único remédio que os nossos antepassados índios usavam como remédio. Portanto, não se iludam e vamos com calma.

Eliane p/todos disse...

Tudo é moda, tudo vai e vem. Mas o meu de Capim Limão é um estouro.
Será que este adjetivo é antigo?
Gratíssima Elaine pelos esclarecimentos.
Vizinha, com calma não se chega heheheheh. Lá vem lá vem.
Sempre convidada para o chá de capim limão.
Sergio, ando pensando em vc e no Pedro Paulo.
WELCOME TODOS neste blog que tem a cor de todos os chás verdes: esperança.

Fátima disse...

Capim limão é o mesmo que capim cidreira?Ou só parecido?Amo!!E tirado do pé então ,é perfeito!!
E chá de flor de laranjeira!?Acaalma...tomei muito quando tive sindrome do pânico.Eu tinha uma cozinheira fôfa na época e qdo ela via que eu não estava legal ,já vinha ela com o chazinho da flor ou da folha...Muito bom.Se bem que no momento tô preferindo mesmo o chopp...rsrsrs

eliane disse...

Sabe Fatinha, tem gente que diz que a mesma coisa. Mas eu vejo diferença.
Capim Limão é muito diferente. O perfume é intenso...como nós . Risos.
Acalma também. Mas por favor, mande a Flor de Laranjeira para me dar um "cala boca."

Fatima disse...

KKKKK...só vc mesma,kkkkk,vantagens de vir pro mato!Você não tem frutas no sítio?
Serve maracujá...chii,já recorri a todos...

Eliane disse...

Muitas frutas, muitos chás...

Rosario- SP disse...

Boa-noite para esse blog super animado. Amiga eu, gosto muito de chá. Aqui em casa sempre tem uma garrafa termica com agua quente, para qq momento se fazer um cha. Eu li aqui que é o mesmo que cidreira, por que trago da minha mãe, e o pefume é demais, bem diferente dos saches. No dia do meu aniverário ganhei do meu genro uma linda caixa para colocar os saches, ficou bem chique viu beim!
Quanto ao nosso presidente da vida, só cá entre nós ando com inveja da coragem, da fé e do humor dele. Me fale Eliane, quem iria de terno com fortes dores no abdome para o hospital!! é demais esse cara! Querida força na peruca esta semana, sem deixar a peteca cair. Abraços quentinhos!

Angela Vettori disse...

Boa Noite,

Já que o assunto é chá, acabei de ler essa reportagem :
Aprenda a fazer o chai, o chá de Caminho das Índias.

O GNT traz a receita do tradicional indiano Govinda, de São Paulo, comandado pelo indiano Mukesh Chandra e pela brasileira Marcy Campos. “Gosto que as pessoas conheçam um pouco da história do lugar de onde vim”, diz ele, à frente do restaurante há 29 anos.

"O maior erro que o brasileiro pode cometer ao fazer o chá é não bater o gengibre de forma apropriada e, também, não colocar os 4 saquinhos de chá e deixar apurar por bastante tempo", alerta o indiano. Como acontece com toda receita tradicional - esta data de 1881 -, existem inúmeras versões, que vão sofrendo adaptações ao longo do tempo. Sirva e “Atchá”. Seu inverno vai ficar mais quentinho e gostoso.

Chá de gengibre (4 pessoas)

80 gramas de gengibre, 3 xícaras de água, 2 xícaras de leite, 4 saquinhos de chá preto. Modo de preparo: descasque o gengibre e amasse bem (de preferência com martelo, como avisa Mukesh). Ferva com água numa panela por 10 minutos. Adicione o saquinho de chá preto. Deixe ferver por três minutos, adicione o leite e deixe ferver mais três minutos. Sirva em xícaras. Se quiser deixar mais saboroso, adicione 6 cravos junto com o saquinho de chá preto.

Receita caseira (2 pessoas)

1 xícara de água, 1 xícara de leite, 3 colheres de chá de chá preto, açúcar, 1 pedaço pequeno de gengibre ralado, meia colher de chá de Assam ou Darjeeling chá. Ferva a água, acrescente o gengibre ralado e depois o chá preto e o Assam ou Darjeeling. Espere por 10 segundos ou até que a água se torne levemente marrom. Adicione o leite e deixe ferver até ficar uma cor marrom claro. Adicione açúcar a gosto.

Bjs,

Eliane p/ Rosario disse...

Puxa, que postagens maravilhosas estas do fim de noite.
É madrugada eu já vou preparar meu chá. Hoje vou de erva doce para variar.
Rosario querida, o que falar do "nosso presidente"? Acho que deveríamos formar uma turma e chegar até ele para envolve-lo em cobertores de abraço. Vamos?
"De onde a gente tira força quando tudo caminha ao contrário". Frase do meu onco de outro em Sentença ou renovação.

Eliane p Angela disse...

Em primeiro lugar que prazerrrrrrrrrr rever você. anda fazendo muito chá por aí? Risos.
Depois deste período ibernado, só tem um jeito. Sair e beber.
Vamos?
beijo
Vou experimentar esta receita. Depois do porre.
Estou preocupada comigo. Insônia, porre...esqueci o internato. hahahaah

Helena Conserva disse...

Olá Eliana vou adquirir seu livro. Seu primeiro livro foi publicado em 2008 o meu foi em 1998 e ensse interim 14 livros alguns participaçoes antologicas e agora estou escrevendo um sobre cancer mas, a questão é que nunca consegui uma editora, meus livros eu banco ou a universidade confecciona alguns exemplares. Como voce fez amiga? Apresnetou o que pra editora. Responde por favor. Visite meu BLOG http://escrevehelena.blogspot.com
meu email: hconserva@gd.com.br