quinta-feira, 25 de junho de 2009

Os heróis de verdade


De quinze anos para cá tenho mudado bastante. Tenho escolhido trabalhos, projetos e selecionado melhor as pessoas que me cercam no dia a dia do trabalho. Tenho, acima de tudo, priorizado a minha vida pessoal, minhas vontades e meus desejos. Quando comecei a virar este jogo estava no auge da produção. Mas senti que era preciso querer menos da vida e aproveitar mais. O tempo consagrou minha decisão. E hoje tenho amigas que compartilham desta idéia: nenhum cargo, nenhuma posição na vida é melhor ou maior que meu prazer. Tive que abrir mão de "ter", de "possuir", mas tenho conseguido ser muito mais feliz.
Quando li a entrevista na Isto É, do médico psiquiatra Roberto Shinyashiki, consultor organizacional e conferencista de renome nacional e internacional, fiquei com um sorriso nos lábios. Selecionei um pequeno trecho onde ele fala quem são os heróis de verdade.
"- Nossa sociedade ensina que, para ser uma pessoa de sucesso, você precisa ser diretor de uma multinacional, ter carro importado, viajar de primeira classe. O mundo define que poucas pessoas deram certo. Isso é uma loucura. Para cada diretor de empresa, há milhares de funcionários que não chegaram a ser gerentes. E essas pessoas são tratadas como uma multidão de fracassados. Quando olha para a própria vida, a maioria se convence de que não valeu à pena, porque não conseguiu ter o carro, nem a casa maravilhosa. Para mim, é importante que o filho da moça que trabalha na minha casa, possa se orgulhar da mãe. O mundo precisa de pessoas mais simples e transparentes. Heróis de verdade são aqueles que trabalham para realizar seus projetos de vida, e não para impressionar os outros. São pessoas que sabem pedir desculpas e admitiram que erraram."
Um bom dia, meus blogueiros heróis.

8 comentários:

Anônimo disse...

Lindo, lindo Eliane. Concordo com tudo que vc escreveu. É isso aí. Bjs.

a revisora disse...

Heróis mesmo somos nós, simples mortais, que lutamos contra um leão todos os dias. Muito bonito o discurso dele mas no fundo todos nós queremos um pouquinho desse sucesso. Não custava nada uma sociedade mais bem dividida onde o menos vale mais. Os exemplos estão aí nos jornais, nas tevês. Como não se irritar com isso ?

Angela Lemos disse...

Bom dia, gente!
Quando se é jovem, estes valores são um estímulo à produção. A vaidade de ter chegado lá e poder mostrar competência não é de todo ruim, desde que a pessoa não se esqueça do mérito de quem ainda está tentando. Já quando chegamos à terceira idade (ou quase), descobrimos que tudo se modifica. Aprendemos que nada vale mais do que um carinho, uma bela paisagem, um cheiro de terra molhada, a paz ou a tranquilidade no coração, uma bela amizade, um bom livro... Vivemos com menos ansiedade, menos preocupados com o que vão achar, sabemos mais de nós pela nossa própria ótica e com muito menos vontade (vontade nenhuma)de representar o papel ideal. A idade avançada tem esta vantagem,podem ter certeza!
Beijos a todos.

Camélia disse...

Hortência

Bom Diaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Eu recebi esse texto de uma grande amiga e achei ótimo. Que bom acordar hoje e ver que vc colocou exatamente o mesmo em sua postagem. Estava pensando exatamente em tudo que li, qdo abro o Blog vc inicia o dia com essa mensagem.
Coincidência ou não, valeu.
Bjs e ótima quinta para todos.
Camelinha

Eliane disse...

Oi pessoal.
Vejam só outro trecho da entrevista:
"ISTO É -- Temos um modelo de gestão que premia pessoas mal preparadas?
Shinyashiki -- Ele cria pessoas arrogantes, que não têm a humildade de se preparar, que não têm capacidade de ler um livro até o fim e não se preocupam com o conhecimento. Muitas equipes precisam de motivação, mas o maior problema no Brasil é competência. Cuidado com os burros motivados. Há muita gente motivada fazendo besteira. Não adianta você assumir uma função, para a qual não está preparado. Fui cirurgião e me orgulho de nunca um paciente ter morrido na minha mão. Mas tenho a humildade de reconhecer que isso nunca aconteceu graças a meus chefes, que foram sábios em não me dar um caso, para o qual eu não estava preparado. Hoje, o garoto sai da faculdade achando que sabe fazer uma neurocirurgia. O Brasil se tornou incompetente e não acordou para isso."
Claro que é uma delícia ser bem sucedido. Compensador. Só não podemos ou devemos ser escravos do sucesso. E muito menos arrogantes.

Silvana de volta disse...

Oi!!!! meninas e meninos, estou totalmente de acordo com cada palavra do Roberto, infelizmente vivemos em um Brasil que a incompetência vigora e o pior, os competentes chegam ao poder,somos movidos por atos medíocres não por atos meritórios, é o nivelamento por baixo, vivemos isso no nosso dia a dia, e juro tem hora que dá vontade de ir para a Suíça rsrsrs. Beijos para todas(os)

a revisora disse...

Esses conselhos se aplicam a pessoas que vivem em países de primeiro mundo. Aqui isso não cola. Um bando de aproveitadores do poder, que mal sabem escrever, que nunca leram nada e que estão lá pelo efeito jabuti "colocados por alguém na árvore". A maioria não está preparada pra assumir cargo algum por menor que seja muito menos de comando. Dá o poder pra um desses e vc vai ver o homem/mulher que eles são. Aí a prepotência e o ódio afloram. Quem já não teve um chefe mal preparado, covarde ? Só eu, rapidamente, conto três . Idiotas completos.

Eliane disse...

É difícil viver. Especialemnte entre os aporveitores neste país.
A sociedade bem dividida é a solução.