quarta-feira, 8 de abril de 2009

Hoje é dia Mundial do combate ao câncer

Pessoal, hoje é dia 8 de abril. E eu que não gosto de datas, preciso abrir uma brecha para esta. Sei que o assunto não agrada. Mas ignorá-lo é ser surpreendimento duas vêzes: uma pela desinformação ou descaso, e outra, pelo inesperado.
Atualmente, o câncer é a segunda causa de morte por doença, no Brasil. Somente na Região Nordeste, ele representa a terceira causa de morte por doença. Nas demais regiões, segue-se às doenças cardiovasculares, como causa de morte, com incidência maior na Região Sul.
Os motivos que levam ao grande número de casos são o aumento da expectativa de vida da população em geral, associada à maior exposição a fatores de risco. O tipo de câncer que mais cresce é o de pulmão, em conseqüência ao hábito de fumar. Mas existem outros vilões crescendo por aí: o câncer, principalmente câncer de mama, cólon (intestino grosso), reto, próstata, esôfago e estômago. Por que isso acontece? Estresse e alimentação. Claro que a genética conta. Mas no meu caso, e de outros, contribuem apenas quinze por cento. Ou seja: se eu tivesse me cuidado não comendo tanta bobagem e principalmente tivesse sido mais light em relação à vida, a história seria escrita de outra forma.
Então não estou aqui para assustar ninguém. Apenas para lembrar que fumo, alimentação e estresse são combinações explosivas. Cuidem-se bem. O inesperado pode bater na porta de qualquer um.
Ah, e o cartaz aí ao lado foi enviado por Margarida De Firis, lá de Sampa, que é uma das grandes voluntárias no combate ao câncer. www.guida.com.br
Doar em vida, salva.


6 comentários:

Silvana disse...

Bom dia Eliane, como você disse não é um assunto que agrade a ninguém , mas é preciso falar e encará-lo de frente, sei que não é fácil, mas ignorar é pior, deste alerta o mais importante é ler e colocar em prática a experiências das outras pessoas, não é fácil as pessoas sempre tendem a achar que só acontece com os outros, mas tudo bate na nossa porta. Beijos carinhosos.

Lulu disse...

O câncer ainda é tido como tabu, tanto que muitas pessoas sequer pronunciam a palavra.... e ainda tem quem esconda quando algum parente morre dessa doença. Mas é como vocês dizem, temos que estar sempre informados, temos que encarar essa vilã de frente pode acontecer com qualquer pessoa...por exemplo, quem hoje está livre do stress? Eu todo ano faço meus exames periódicos (o Banese faz estes exames, tanto do pessoal da ativa, quanto dos aposentados). E esta é uma das grandes armas: a prevenção. E também, como diz a Silvana, a experiência daqueles que têm a coragem de se expor, relatando-a sem segredos. O câncer, quando detectado na fase inicial, tem praticamente 100% de cura. O negócio é não vacilar (apesar de que a bicha é muito traçoeira).....
Beijos, tenham uma exclente quarta-feira (no meu tempo de criança, as escolas já estavam fechadas - quarta-feira de Trevas...)

eliane disse...

Bom dia meninas.
Tem tanto tabu por aí não é Lulu.
Mas o Blog não tristeza não Sil. É apenas para a galera lutar. Quem não teve, quem não tem, quem não terá um problema , uma perda um dia?
Amanhã falamos de chocolates.
E podemos falar aqui tb.
Acho que a barra Lulu é realmente o estresse.
Hje estou em um dia daqueles. Rodeada de estresse.
Grande beijo nas duas.
Derrubando todos os tabus. Todos.

Camélia disse...

Hortência,

É isso aí, quebrar todos os tabus, e estou sempre aprendendo muito com vc, todos os dias.
Obrigada por ser tão amiga e companheira.
Bjs mil
Camelinha

Hortência disse...

Alguém tem que quebrar tabus não é Camelinha. Alguém...

Camélia disse...

Com toda certeza Lilizinha!!!!!!!!!!!

Bjs
Camelinha