sexta-feira, 17 de abril de 2009

A hora de parar


Bom dia queridos. Outro dia falei aqui que sou uma felizarda pelas oportunidades de trabalho que sempre tive ao longo da minha vida. Uma vida profissional deliciosa. Mas é preciso saber a hora de diminuir o ritmo e recuar. Tenho um amigo que parou de trabalhar lá pelos quarenta e tal e vivo perguntando para ele:
-" Você não sente falta de trabalhar?" Ele ri e brinca comigo:
-"Hoje sou mais ocupado do que nunca. Tenho mil coisas para fazer. "
E tenho outra grande amiga que faz o contrário. Não para nunca e culpa as contas.
Meu pai costumava dizer que mesmo que um dia eu não precisasse trabalhar, que eu não devia parar. Nem de trabalhar e nem de dirigir. O cérebro não envelhece, afirmava ele. Só que ele mesmo parou bem cedo e saiu por aí viajando.
Nos últimos anos, tenho mudado meu ritmo de vida. Parece que não, mas tenho. Evito muitos compromissos, recuso alguns convites e tento adaptar o trabalho a outra delícia: minha vida pessoal e o prazer.
Não é todo mundo que sabe ter prazer e curtir a vida. Acho que chegou a minha hora de curtir, realizar alguns desejos . Claro que continuo atrelada a alguns projetos. Vem aí o romance mais lindo do mundo. Mas é hora de aplacar esta correria . Pelo menos diminuir ainda mais o ritmo frenético. É hora de experimentar outros sabores da vida, e aproveitar as delícias de uma casinha branca ou azul, com varanda, e passar mais tempo na rede.
Quem sabe...ao lado do amor sem fim?

18 comentários:

Silvana disse...

Bom dia Eliane, estou contigo, mas para mim isso não é parar, é dar um tempo..um tempo para você, um tempo para curtir bons amigos, amores, rede, lareira, bons vinhos, banhos demorados com muita espuma, viagens, curtir tudo, eu acho isso um luxo que devíamos aproveitar quando o conquistamos. Beijos

Elaine disse...

Trabalhar é um prazer tanto quanto outro. E como tal chega uma hora que tem que ser adaptado, reformulado, repensado. A vida passa, os interesses e desejos se tranformam, o corpo e a cabeça pedem outras coisas. O importante é procurar viver tudo com paixão!

Lulu disse...

Eu comecei a trabalhar muito cedo, aos 18 anos. Aposentei-me aos 49. Como nunca tinha tido tempo antes para minha casa e meus filhos, pois trabalhava expediente integral, adorei estar livre para isso. Resgatei este desejo de estar mais perto, de cuidar de minha casa, de fazer comida para meus filhos. Só que, algum tempo depois, comecei a sentir falta do trabalho. Aí surgiu o concurso para a Secretaria de Saúde do Município, para trabalhar em Centros de Atenção Psicossocial-CAPS, com pessoas que têm transtorno mental. Como também tenho formação em Psicologia clínica, meti a cara
nos livros e passei em 11° lugar (eram 20 vagas). Fui chamada de imediato, e há 5 anos trabalho na área de saúde mental, pela qual sou totalmente apaixonada. Adoro meu trabalho, é aquilo a que sempre quis me dedicar. Sou fascinada pela loucura. Como sou poeta, costumo dizer que os ditos loucos e eu transitamos pelos mesmos campos. O problema da loucura, como diz Scheller, é a estética. A estética que minhas poesias têm, e que eles expressam de outra forma, mas com a mesma linguagem metafórica, alegórica, mas cheia de simbolismos (um dia perguntei a uma usuária grávida, que se encontrava em surto, se o nenem era menino ou menina, e ela me respondeu: "sou eu que estou dentro de minha barriga". Me arrepiou até a alma).
Mas um dia vou ter que parar, sim. Aos 70 anos vem a aposentadoria compulsória. Aí talvez eu dedique meu tempo a viajar, ou me torne voluntária...

eliane disse...

Meninas, adaptação com novas realidades( pique,maturidade,saúde),desejos e poder realizar,e umtempo para a gente.
Coisas e pensamentos maravilhosos.
Bom dar um tempo . Muito bom mesmo.

a vizinha disse...

Perfeito é vc encontrar o equilíbrio entre trabalhar e se divertir. Quem, como nós, trabalhou a vida toda não se acostuma a não fazer nada. Acredito num meio termo pra tudo.

Camélia disse...

Hortência

Se eu parar agora eu enferrujo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Isso não podeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Bjs
Camelinha precisa só um pouquinho de descanso, principalmente de Cangaceiros.

Camelinha entrando em Coma disse...

Lilizinha

Essa verificação de palavras é o máximo, acabo de fazer a verificação de BIONCOMA, o que é que isso? Bio = Vida + Coma
Meu Deus, Coma ainda nãooooooooooo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Só pedi um descansinho e me veio logo o Coma!!!!!!!!!!!!!!
Tô fora.

Bjs mil
Camelinha saindo do Bioncoma

Vizinha 1 disse...

EM BREVE SEREMOS DUAS VIZINHAS !!!!!!!!!!!!!!!

Eliane disse...

E cresce a vizinhança. Chiquérrimo.

Eliane disse...

Camélia, hoje voltei pela manhã ao nosso local de origem. Lembrei muito de vc. O Tribunal me chamou.
Andei pelas ruas, recordando os lugares, pensando na nossa história...

Quilma disse...

Trabalho MUITO, preciso estar muito atenta, atividade muito cansativa, mas adoro o q. faço. Não trabalho mais do que uma dona de casa, eta trabalhinho sem reconhecimento....deste to fora....prefiro o meu

eliane disse...

Quilma, Kiki, benvinda!!!!!!!!!!!!!!!
Vc trabalha demais. Tem que diminuir o ritmo. Temos que nos encontrar rápido. viver Kiki, viver!!!

Quilma disse...

Precisamos nes ver sim, é só marcar. Trabalho, quando se gosta, é vida, não sei viver sem. Por falar em trabalho a nossa amiga que esta partindo do alto Santa para o baixo Leme, deve estar dando um duro.......estou até com pena......

Camélia saudosa disse...

Hortência

Recordar é viver. Foi um tempo ótimo, inesquecívellllllllllllll
Lembranças muito boas. Nossas andanças, almoços, compras, encontros, e tudo mais. Impossível de esquecer.

Bjs
Camélia

Lulu disse...

Ah, eu trabalho desde cedo, mas nunca deixei de me divertir, de viajar. No meu tempo de casada, não tinha final de semana prolongado que a gente não viajasse. Aqui por perto, mesmo: Alagoas, Pernambuco, Bahia (sempre praias). Juntávamos um grupo de 4 casais, dois em cada carro e saíamos no mundo. As férias eu aproveitava bem. Conheço quase todo o Brasil e vários países da Europa. Ultimamente é que tenho viajado pouco, ou melhor, nem tenho viajado, por causa das condições de meu pai, que não caminha mais, e precisa de cuidados constantes. Eu costumo dizer que se eu ganhar a megassena acumulada, vou conhecer cada metro quadrado deste planeta. Tem coisa melhor que viajar?

ELIANE disse...

Trabalho tem destas coisas...coisas maravilhosas acontecem.
Conheci os grandes amores da minha vida dentro do trabalho e trabalhando...
Não é interessante?

Lulu disse...

Eu também conheci meu ex-marido no trabalho... nesta época eu trabalhava na Companhia Agrícola de Sergipe-COMASE (meu primeiro emprego), e ele trabalhava em uma empresa que vendia e dava assistência técnica a tratores Caterpillar. Estava sempre lá. Quando o vi pela primeira vez, disse: "esse homem vai ser meu". Convivemos, entre namoro, noivado e casamento, quase 30 anos....

eliane e a frase disse...

"Vai ser meu" -frase maravilhosa. Ainda existe este pensamento forte?
Se existe ainda, me diga. beijos