sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Eu virei tia em 18 de dezembro


Tem gente que desteta ser chamada de tia. Esta palavra "carinhosa" que começa na creche passa pela educação fundamental e acaba virando mania nacional entre todas as crianças. Os meninos de rua então...adoram. Pensam que nos chamando assim, de tias e tios, é mais fácil conseguir alguma coisa de nós. Alguns"tios" hoje já reagem veementemente a esta expressão quando ouvem. E depois, basta você passar dos vinte e cinco anos e começa: tia pra cá, tio pra lá. Uma chateação. Quem não tem filhos então vira tia para o resto da vida. De todo mundo.
Me tornei tia muito cedo. Por causa da diferença de idade com meu irmão. E além de tia ganhei função extra importante: ser madrinha. Levei à sério este papel. Era um tal de buscar na escola, levar na praia, tomar um pouquinho de conta. Isto aconteceu com a mais velha das sobrinhas. Sempre fui presente. Os de coração foram criados juntinhos de mim e muito apegados. Se não fiz mais ou não estive mais grudada é porque sobrinhos tem um probleminha: tem pais ksksskskkskss. Mas sempre achei legal ser tia. Das de sangue e daquelas que escolhi para ser, crianças com quem tenho ligação afetiva forte com os pais delas.
Ser tia é maravilhoso também porque não padece no paraíso. Só está ali para momentos deliciosos. Bem, alguns com saia justa também. Mas faz parte.
Tive tias maravilhosas: Magda, Elvira, Odila, Mathilde. E Evelyn, que está linda e viva com mais de noventa anos. Talvez por isto quero ser sempre uma tia legal. Mais do que legal, parceira.
Pais deixam vários tipos de herança. E tia deixa lembranças de boas conversas, bons momentos vividos e claro, alguns cacarecos familiares ksksksksk. Sinto que minha maior herança para elas, minhas sobrinhas, será minha história de luta, garra, determinação frente aos inesperados que a vida nos coloca. E a alegria e a felicidade de viver de qualquer forma. E enfrentar tudo com dignidade.
Elas já estão eternizadas nas minhas memórias, nos meus livros.
Há muito tempo, em um 18 de dezembro, eu virei tia. De verdade. Deve ser uma emoção mesmo se tornar mãe. Mas tia...nem conto para vocês como é. Alguém aí entende do que estou falando aí?

15 comentários:

Titia Dragão p Titia Lili disse...

Ahhhhhhhhhhh, eu desde pequena sonhava um dia que alguém me chamaria de TITIA, que palavrinha mais doce e gostosa vindo de uma boquinha tão bonitinha e delicada!
É MÁGICO SER TITIA, uma emoção bárbaraaaaaaaa e quando soube da gravidez da minha irmã eram mais ou menos 19 hs e eu estava em casa, troquei de roupa e voei p o Rio Sul, comprei vestidinho de CASINHA DE ABELHA cheio de bordadinhos, sapatinhos, lacinhos, calcinha de frufru, BRINQUINHOS E PULSEIRINHA, me chamaram de lelé pq ela tinha acabado de saber da gravidez mas eu, não tinha nenhuma dúvida, seria uma MENININHA LINDA e não é que foi mesmo? Minha linda Anninha, somos até hoje apaixonadas uma pela outra, TITIA , PALAVRINHA DOCE COMO O MEL!
Parabéns TIA LILI, sei que você é uma SUPER TIA, SUPER DINDA, SUPER AMIGA, VC É MILLLLLLLLLLLLLLLLLL!

Lulu disse...

A primeira vez que um jovem me chamou de "tia" (apesar de eu já ser tia por laços de sangue), eu tinha em torno de 30 anos. Fui levar um pneu na borracharia e assim que cheguei, o jovem que me atendeu foi logo me chamando de "tia". Foi um choque. TIA, eu? De um garoto tão grande? Meus sobrinhos de verdade mal estavam começando a falar! Será que tou com cara de coroa? Mil questionamentos e uma baita crise existencial... kkkkkkkkkkkkkkkkkk
E agora eu sonho em ser avó ou pelo menos tia-avó. Mas a meninada de hoje não quer ter filhos cedo, não... dessa forma, dentro de mais umas duas gerações, avó será uma espécie praticamente extinta (e tia-avó também)...
Beijos e um lindo dia para todos!

Tia Lili disse...

E eu sempre serei a Titi da Gigi, a Tia Eli da Paula, a Tia Eliane da Chris, Carlos, Sergio, Dudu, Pedro, João e da Luiza, que já gosta de me chamar de Eliane. E a tia Lili dos alunos e da Clara. E só!Ah só nada...Valentina, Joana e mais mais. Uma creche.skskksksksk

Titia Dragão p Titia Lilizinha disse...

É Lilizinha, as criancinhas que vão entrando em nossas vidas das variadas maneiras acabam mesmo nos chamando de TIA, TITIA e nós os recebemos sempre de braços escancarados e cheinhos de muito amor, AMOOOOOOOOOOO CRIANÇA, ELES SÃO A NOSSA RENOVAÇÃO e trazem uma ENERGIA MARAVILHOSAAAAAAAA p nós, RENASCEMOS!

a vizinha disse...

Sempre proibi meus filhos de chamarem a professora de TIA ! Achava e acho isso uma babaquice sem tamanho. Banaliza demais...quando não é pelos laços de sangue. É tia no sinal, é tia na rua, é tia no mercado, é tia no ônibus. Mas que tanto sobrinho é esses ??? Os meus, poucos, de verdade, eu trago aqui bem perto e, nem me chamam de tia. Vai pelo nome mesmo.

BUBBY sabe BUBBY diz disse...

Eu não sou seu TIO!
É a frase que mais uso hoje, nos lugares onde sou abordado por crianças exploradas por adultos inescrupulosos. Ser tio ou tia é muito interessante, é a saída que os pais têm de ficarem com momentos de liberdade e sossego. . .
Os pais educam e os tios, os avôs e avós deseducam, é muito bom transgredir uma educação imposta por eles!! Entregamos aos pais, filhos com momentos de liberdade e sensação de que tudo pode ser diferente. . . rssss
A diversão dos tios é essa, liberdade comigo e repressão com os pais!!!

Titia Zel quer ser Vovó Zel, disse...

Alô, alô, Sampa (ainda sem chuva) chamando Rio!!!!!!
Bom dia Eliane, Bom dia blog!!!!!

Vixiiiii, desculpe a sumida mas minha vida nesse dezembro está mesmo muuuuuito animada! Afffff!

Fui tia antes de ser mãe e olhe... ser tia é MUUUITO BOM. Tia de laços de sangue e tia de laços de coração, não importa realmente, o afeto é o mesmo. Só não sou tia desse povo que não conheço e que quando me olha acha que são sobrinhos. Podeeeeee?????
Agora, já sou tia-avó e posso dizer que é muito emocionante. Fico então imaginando e delícia de ser AVÓ. Oh Deus, e Olívia nem pensa em casório... Pelo andar da carruagem, acho que vou ser vovó bem velhinha, hahahahaha!

Eliane, desejo muitas felicidades para sua sobrinha, pelo aniversário.

Beijos

Tia Eliane p/Zel disse...

Oi Zel...que bom te ver. Sabe que tb estou com vontade de desaparecer um pouquinho. Por aqui tudo muito animado. Sobrinha de hoje é muito feliz. Vive longe , mas está chegando. Os outros tb são. Alegres, determinados, carinhosos, enfim, a cara e o jeito da tia. skskskkssk Ninguém puxou aos pais! skskskksksks

Eliane p/Vizinha disse...

Esta minha vizinha não tem cara de tia mesmo! Moderna e chiquérrima. E afinal, ninguém merece estes sobrinhos que andam pela rua...

Vera Henke disse...

Olá Eliane!
Olá Blog!
Já sou tia há muito tempo, quero como a ZeLinda ser AVÓ, mas parece que vai demorar. Desejo para vc um ótimo passeio. Vou até a Livraria ver se os livros chegaram.......
Estou ansiosa. Você também - " Nao é fraca não".
Bjs da sul com muito calor no coração e também calor do astro rei.
Vera

Serpente d' agua disse...

Lembro com carinho da emoção sentida na chegada de cada sobrinho. Hoje são quase todos adultos e muito queridos. Sou madrinha da primeira e do ultimo, uma grande honra e alegria para mim. Procuro estar sempre presente na vida deles, mas sinto que nunca é suficiente. Estas neuras que carregamos conosco!!
Concordo com a vizinha sobre esta idéia idiota de querer chamar professora de tia. Deve até confundir a cabeça da criança!! E a pivetada chamando de tia então é o fim!!

Menina da Valsa e as TIAS PREFERIDAS disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, é linda SERPENTE , pivete me chamar de TIA tenho um super mega hiper ATAQUE DE PELANCA pq tia dele é a VOVÓZINHA, raios que o parta, sou tia EXCLUSIVA das minhas amadinhas, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
E na escola as crianças tinham que aprender a chamar de professora e nadaaaaaaaa de tia, coisa mais esquisita!
Eu tive um monteeeeeeeeee de tios e tias de sangue, uns ótimos outros nem tanto mas minhas tias JULINHA (é minha madrinha) e minha tia Filinha, não tem iguallllllll, amo as duas mas do que as outras e ainda bemmmmmmmmmmmmm que já partiram e se estivessem vivas jamais encostariam um dedinho num computer ou eu seria banidaaaaaaa da casinha delas!!!

PAPAI NOEL disse...

Ho! Ho! Ho! Ho! Ho! Ho!

PAPAI NOEL está na área!!!!
Agora Papai Noel é titio (emprestado), da Cacá, da Belinha, da Gabi, do Júnior, da Julia, da Bruninha, da Aline, do Igor mas, também é pai de ... (é??? se eu falar cês tudo ficarão sabendo quem é Papai Noel - top secret né Dona Eliane).

Ô Rena marvada!! Cadê você???
Camelinha, Camelinha vou te dar o Maracujina.
Burka, aparece, tenho presntes para você.
Fred Mercury, saudades.
Alexandre, é o lovy já se decidiu?
Dragão, vou andar com um extintor para apagar seu fogo...
Verinha, fazendo trocadilho, muito bonitinho.

Ho! Ho! Ho! Ho! Ho!

Fuiiiiiiiiiiiiii !!!!!!!!!!!!!

Eliane disse...

Tias e tios deste meu Blog, obrigada pelo passeio por aqui.
Já estou lá no alto .

cacau disse...

Eu adoro ser tia!!! De sangue, de coração...do que vier. Já sou tia-avó. Pode? E ela é linda. Pro pai dela fui a tia que sempre sonhei ser. Minhas lembranças com Paulo Ricardo são maravilhosas. E com o mais novo, o Yago, estão sendo construidas e já são bem legais.
Realmente ser tia é uma benção!!!
EU ADOOOOOOOOOOORO!!!