sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A elegância dos gestos, palavras e da solidariedade









Oláaa. Próximos que estamos do final do ano, já começaram as previsões. Dois mil e dez pode ser o ano mais quente desde que começaram os registros das temperaturas, em 1850, segundo previsões apresentadas de um centro de estudos britânico. Apesar dos temporais, dezembro está quente mesmo. A temperatura vem subindo em cada setor. Sobem os impostos, a insatisfação com os políticos, e a cada dia a gente acorda com o impacto de uma notícia surpreendente. Outro dia mesmo estávamos aqui falando sobre etiqueta e elegância. Nada como acordar em uma sexta-feira e dar de cara com uma pesquisa de um jornal carioca que mostra que 66 por cento da população do país não deu a mínima para o palavrão proferido em um discurso no Maranhão pelo líder da Nação. Falar palavrão não é nada. Curioso é constatar que brasileiro está cada vez mais bonzinho. Prefiro não comentar. Vou deixar hoje aqui um texto da escritora Martha Medeiros: elegância. Super apropriado para o dia de hoje. Nossos líderes deveriam ler com atenção ou ter ido ao Bazar da Barra onde não faltou classe!
"Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento. É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado. É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto. É uma elegância desobrigada.
É possível detecta-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam, nas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no boca a boca. É possível detecta-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas, nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros. É possível detecta-la em pessoas pontuais. Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está. Oferecer flores é sempre elegante. É elegante você fazer algo por alguém e este alguém jamais saber disso... É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao outro. É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.
É elegante o silêncio, diante de uma rejeição. Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto. Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo.
É elegante a gentileza... Atitudes gentis, falam mais que mil imagens. Abrir a porta para alguém... é muito elegante. Dar o lugar para alguém sentar... é muito elegante. Sorrir sempre é muito elegante e faz um bem danado para a alma... Olhar nos olhos ao conversar é essencialmente elegante. Pode-se tentar capturar esta delicadeza pela observação, mas tentar imita-la é improdutiva. A saída é desenvolver a arte de conviver, que independe de status social: é só pedir licencinha para o nosso lado brucutu, que acha que “com amigo não tem que ter estas frescuras”.
Educação enferruja por falta de uso. E, detalhe: não é frescura.

As fotos são do Bazar que aconteceu na Barra, esta semana, em prol das crianças com câncer, aids e paralisia. Uma tarde onde cada gesto, cada atitude teve um "Q" de elegância.
As fotos: com a turma do Colégio Assunção, com a sortuda estudante de medicina Vanessa, que ganhou dois livros - "Sentença e Atraídos ." E esta escritora com editora de marketing da Hama, a Renata. Isto sim que é Gigante. Deixou todos os lordes no chinelo.

11 comentários:

Menina da Valsa vai mas votla disse...

Que postagem lindaaaaaaa, ELEGÂNCIA é tudo, EDUCAÇÃO É FUNDAMENTAL e anda muitoooooooo escassa no mundo em que vivemos pq a maioria só tem OLHOS P O PRÓPRIO UMBIGO, coitados!

As BELEZURAS que estão nas fotos tem TUDO: EDUCAÇÃO, ELEGÂNCIA E GENEROSIDADE de sobra, beijinssss a todas e um belíssimo final de semana, volto mais tarde pq o chuvaréu de ontem interrompeu mtas atividaddes, beijinsssssssssssssssssssssssssssss

a vizinha disse...

Fiquei muito impressionada sim com o palavreado do presidente. E vem bem de acordo com o tema elegância. Meus ouvidosstão doendo até agora. Calma lá, rapaz ! vc não tem o direito de se dirigir assim ao povo. De entrar na casa da gente dessa maneira. Deselegância e ignorância em pessoa !

Eliane p/Meninona disse...

Boa tarde garotona. Muita correria neste final de ano..as festas se acumulam. com muita elegância vou evaporar. kskskskssk

Eliane p/vizinha sogrona disse...

Ele é um exemplo. E ainda fala que nós, jornalistas, vamos comentar. A gente perde até tempo com isto e dá mais espaço para ele. Até me arrependi de lembrar desta figura.
Só lamento que as criancinhas do Maranhão vão supor que isto é classe e elegância. Ai que cansaço!

a vizinha disse...

Tem razão. Sugiro que não mais se fale ou dê ouvidos ao que ele diz. Coisa mais importantes pela frente !

CHIQUINHA disse...

Postagem nota 10, texto da Martha Medeiros ídem. Concordo em genero, numero e grau. E por concordar me abstenho de comentários. "Ser elegante é elogiar mais do que criticar". Como não tenho motivo algum para tecer elogios à ilustre figura, silencio...
Tarde maravilhosa das "Amigas do Bem". Elas estão de parabéns pelo lindo trabalho que desenvolvem durante o ano inteiro. Homenagens especias pra lá de merecidas e lindas.
Que surpresa, né Lili? Mas vc como sempre, saiu-se muito bem! Foi muita emoção para todas nós também!

Eliane p/Chiquinha disse...

Salve Chiquinha. Ainda não foi hoje. Mas será. Está escrito nosso encontro. Começou a correria e festejos pré-natalinos. O povo anda por aí.

Zel Bengalinha disse...

Alô, alô, Sampa (chuva) chamando Rio!!!!!!!!!!
Boa Noite a todos!

Belo texto da Martha Medeiros.
Educação, elegância e bom senso são fundamentais.

Sr. Presidente, você é ZEROOOOOOOOOO.

"A liberdade de escolha é um direito de todos, mas só alguns a exercem com elegância."
Honorè de Balzac

Lindas as fotos do Bazar!
Queridas, vocês são DEZZZZZZZZZZ!!!!!

Beijitos e ótimos sonhos!

Eliane p/Ze-LINDA disse...

Oi Zel , dá para pular Dezembro? Muita loucura!
Bem, cá entre nós, não queremos pular mais nada. Viver tudinho.Como diz Rodrigo...avassaladoramente!
Bons sonhos. Saudade.

cacau disse...

Infelizmente a maioria das pessoas ainda acha que educação e elegância é saber manusear talheres e falar baixo...patético...

Adorei o novo corte de cabelo!!!
Muito chique!

Zel Bengalinha disse...

Pois é, Eliane, uma parte da nossa vontade quer deletar dezembro mas de verdade, não queremos desperdiçar nem uma fração de segundo de vida dos 12 meses do ano, né mesmo??????
Queremos e vamos aproveitar tudinhooo!

Beijos