quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A decisão


"...É preciso coragem para deixar esta vida...eu não quero envelhecer...estou cansada, cansada de cabeça! Não agüento mais pensar, pagar contas, resolver problemas... Vocês dirão: Todos vivem!!! Mas eu decidi que posso parar com isso!" Estas são algumas das frases contidas na carta deixada pela atriz Leila Lopes, que no último dia 2 foi encontrada morta em sua casa aos 50 anos. Simplesmente ela desistiu. Viver não é fácil mesmo. Ainda mais quando você vive uma história de adulações e mimos e de uma hora pra outra tudo muda.
Ontem eu e minha amiga falávamos sobre isto em meio aos sucos de graviola e cachorros quentes de forno. Não dá para viver de glórias passadas. Elas existiram para nos dar alegria e impulsionar o presente. Não é qualquer pessoa que passa pelo tempo com equilíbrio e discernimento e reiventando os prazeres e objetivos. Realmente dá um cansaço enorme pagar contas e enfrentar a vida. Insistir na vida é uma decisão ousada. Ando tão cansada( será final de ano?ksksksk) que não tenho nenhum vontade de viajar, prática minha habitual toda temporada de festas. A luta em 2009 foi tão árdua, que parece que não encontro forças nem para me divertir. Minha família vai rir ao ler esta frase e minha cunhada vai falar:-"Você não pára. Imagina se não estivesse cansada?!" Mas estou. Dois mil e nove foi mais um ano de luta pela sobrevivência. E foi um ano de lições e dor emocional intensa. Mas acabou. Dois mil e nove acabou. E eu não estou cansada de pagar contas. Contas? Dívidas! Não estou cansada para enfrentar uma nova batalha. E muito menos, amar. Estou arrumando a casa, as finanças e a cabeça para receber 2010. E cansada ou não, hoje decido a minha viagem. Mas antes disso lá vou eu viver o Bazar da Barra, ver minhas queridas, ajudar às crianças doentes e encontrar minha editora. Ansiosa para saber o que ela achou do meu terceiro livro.
Meu desejo hoje é que nesta quarta-feira todos renovem suas forças. Mais uma vez.

30 comentários:

Papoula convida p O BAZAR DE HOJE disse...

Bommmmmmmmmmm diaaaaaaaaaa tchuma, É HOJE O GRANDE BAZAR NA CLUBE MARAPENDI NA BARRA DA TIJUCA, vamos lá ajudar as lindas criancinhas portadoras de PARALISIA CEREBRAL, CÂNCER E HIV, VAMOS PESSOAL, coloquem suas CAPAS, GALOCHAS, GUARDA-CHUVAS E BOTES , LÁ VAMOS NÓS AJUDAR AO PRÓXIMO, CONTAMOS COM VCS e não esqueçam dos LIVROS da Lilizinha para presentear AMIGOS E FAMILIARES, ela também fará doação de parte da arrecadação para a criançada, CONTAMOS COM A PRESENÇA DE VOCÊS!

Dragão TÁ CANSADINHO, VAI VOARRRRRRRRR disse...

Cansaço???? ANDO EXAUSTAAAAAAAAAAA e ano que vem ser for possível, BATO MINHAS ASAS no dia 1/12 e só retorno no dia 31 de fevereiro, ando exausta com fortes emoções q mexem com meu coração e alma, esta é uma época de MUITAS E FORTES EMOÇÕES, RECORDAÇÕES, vixiiiiiiiiiii, deixa pra lá pq senão já vou começar o chororô do dia e depois de ver o emocionante depoimento da novela ontem, SOMOS TODOS MUITO FELIZES!
DIA FELIZZZZZZZZZ E DE MTAS ALEGRIAS PARA TODOSSSSSSSSSSS!

a vizinha disse...

Pois é, como reclamar da vida depois do depoimento e das imagens de ontem ???? Foi um soco no estômago de todos nós. E ela ta aí, bonita, inteira, pronta para viver !

Elaine disse...

Amiga, também ando cansada fisica e mentalmente. Mas já é o final do ano. Eu sou do tipo que não para, vivo acelerada, fazendo mil trabalhos e, é claro, uma hora o corpo e a cabeça cansam. E vc não é diferente! Mas é um cansaço bom porque muitas coisas foram realizadas e ai eu me permito a preguiça! Viva o ócio! Chile me aguarda! Mas ainda tem coisinhas por terminar para começar 2010 melhor ainda.
Com relação a atriz, eu acho que todos têm o direito de escolher se quer viver ou não. E ela fez a escolha dela. É uma pena porque a vida é muito boa, mas talvez para ela não estivesse mais.
bjs
Elaine

Papoula p VIZINHA QUERIDA disse...

VIZINHA querida, depois do depoimento de ontem acho que não reclamo mas de nada aliás, já de algum tempo parei, repensei e sinceramente, SOMOS MTO FELIZES, não temos o direito de reclamar de NADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
Temos exemplos de SUPERAÇÃO nas nossas vidas,o jeito é SEGUIR ESTES EXEMPLOS!
Aquele de ontem, affffffffffffffff, choreiiiiiiiii!

Alexandre F Maurity disse...

Enfrentar e viver a vida realmente não é fácil! Quando nascemos temos o nosso primeiro choque, a mudança de meio onde vivemos. Depois, começamos a desenvolver métodos para conseguir alimento e sobreviver, choramos, ficamos dependentes durante um bom tempo, dos pais ou de quem nos orientam, para conseguirmos viver. O tempo todo aprendemos, sofremos, descobrimos, vencemos, perdemos, amamos, odiamos. . .Mas viver é maravilhoso, conviver com os amigos, passar por apertos, sofrer uma perda, rir de momentos felizes, amar ser amado, praias, montanhas, viagens, que maravilha. . . Por vezes sentimo-nos cansados com vontade de ficar invisível e, incomunicável que é muito saudável! Finalizo, a vida é uma guerra, perdemos algumas batalhas, mas, perder a guerra nunca!!
Vamos todos ao Bazar!!!
Um excelente dia para todos, mesmo com chuva!!

da vizinha para Ro disse...

Ro, se eu já não reclamava agora então, depois de ontem, não tenho o direito de abrir a boca pra nada. Não chorei não. Fiquei estatelada. Aquele depoimento ficou marcado e nada mais me distraía. Que exemplo aquela mulher nos deu de superação, de amor à vida, de força. Mesmo que sozinha ela se lamente o que ela nos mostrou foi muito forte ! Isso é o que vale. A imagem vale mais que mil palavras !

Eliane p/todos(as) disse...

É o que digo, amigos e amigas: a decisão por viver é mais difícil DE tomar do que a de se entregar. Em todos os caminhos e segmentos de nossas vidas. Lidar com as frustrações e com as perdas é desafiador. Seguir adiante muito mais ainda!

Rena de GALOCHA, CAPA E SOMBRINHA disse...

Rena Demitida de CAPA, GALOCHA E GUARDA CHUVA procura PAPAI NOEL que está A PÉ e com certeza todoooooooo encharcado, alouuuuuuuuu, kd vc, eu vim aqui só pra te verrrrrrrrrr!!!

PAPAI NOEL ataca de Remake... disse...

Ho! Ho! Ho! Ho! Ho!

PAPI NOEL voltou...

psi! psi! psi! psi! psi! psi! psi!

Todo mundo foi dormir,
para acordar bem cedinho
e no bazar poderem ir.

Vão comprar lembrancinhas
para ajudar as criancinhas.
Vão comprar livros da Lili
essa nossa queridinha.

Não esqueçam de pedir o autógrafo
e tirar uma fotinha.

Agora, agora, tá na hora
PAPAI NOEL não vai embora,
Vai dar uma cochilada,
hoje no Bazar vai
bater umas pernadas.

Seja com a Rena enrolada
ou com a moça atrapalhada.
O que mais importa é dar
umas gargalhada.

Beijos pessoal - ho! ho! ho! ho!

Camélia do Cerrado disse...

Boa Tardeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Demorei, mas cheguei
Já estou pronta para o que der e vier.
Hoje é dia de bazar, estou de longe torcendo por todos, que seja um verdadeiro sucesso.
BJs mil
Camélia do Cerrado

Eliane Furtado disse...

Boa Noite turma da serenata.
Camélia que rpazer? Já viu que o Blog ganhou um Papai Noel? Todo mundo pensa que é minha vizinha Rosana, popular Dragão, mas não é mesmo!
É um lorde!
Aliás, Santa Claus, eu etava tra-ba-lhan-do. Vendendo livros, fazendo marketing de relacionamento e também comendo , bebendo, recebendo beijos e aproveitando a vida.
Mas voltei. Ainda um pouco irada por um motivo muiiiiiiiiito íntimo. Mas vai passar até amanhã.
Bem vindos à farra da noite.

Camélia do Cerrado disse...

Hortência

Cheguei devagar, mas cheguei. Esse Papai Noel do Blog é muito estressado, ele é quem está precisando de maracujina e não eu.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Deixe a ira de lado, lembre-se: faz mal para o seu fígado. Nada vale a pena, só a paz interior.
Onde anda a Dragão?
Bjs mil
Camélia

PAPAI NOEL para quem acha... disse...

Ho! Ho! Ho! Ho!

PAPAI NOEL na área é Dona Eliane
avisa pra turma da dúvida que acerteza é simples "PAPAI NOEL" É
espada.
Essa de anonimato é um barato...
rsrsrss
Aliás viu o poeminha remake??
Beijos, beijinhos, beijões!!!!!

Angela Lemos disse...

Tive um pouco de dificuldade de entrar aqui hoje, pois a morte desta moça me fêz reviver outra, ocorrida dia 17/11 passado. Um rapaz maravilhoso de apenas 32 anos, lindo, com pais amantíssimos e amigos,sem dificuldade financeira alguma, não conseguiu superar a depressão e resolveu "encurtar" o destino...Ainda estou em estado de choque, não consigo compreender estes impulsos, mesmo respeitando a decisão tomada...
Viva a vontade de viver, gente, a superação é maravilhosa, contagiante, faz-nos exemplos a serem seguidos e quando vencemos e olhamos para trás é que vemos o quanto valeu...
Este quadro na novela Viver a Vida é um dos mais emocionantes que já pude assistir... por que será que tem gente que não aguenta?
Bjs

Eliane Furtado disse...

Já Falei Santa Claus. Já falei. Agora à noite, o Blog é de vcs.
Peça o seu presente Camélia.

Dragão p Noel ESTILINGUE disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, PAPAI NOEL ESPADA é ótimooooooooooo masssss vc não acha NOEL que pela sua idade vc está mais ESTILINGUE???kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, um senhor de "cabelos branquinhos como a neve" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk já não está batendo um BOLÃO kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai no máximo uma peladinha de fundo de quintal, né não??
Mamãe Noel q o diga viveeeee fazendo tricô para se distrair, tadinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

Dragão adora o LOBÃO disse...

Sabe QUEMMMMMMMMM bate um BOLÃO????
O Lobão Carioca , este sim é INCANSÁVELLLLLLLLLLL , faz golaçosssss a noite inteirinhaaaaaaaa, ele é demaisssssssss!!!

Dá-lhe Lobão!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Camelinha disse...

Dragãoooooooooooooooooooooo

Quero Lobão Carioca esse que bate um bolãooooooooooooooooooooooooo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Esse é incansável
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Camelinha

Eliane p/Angela disse...

Oi Angela, eu tb não sei. Mas é tão difícil enfrentar situações não é?! Tenho imprensão que o que bate nas pessoas é aquela fantasia que ninguém vai conseguir superar o problema. Que o desespero não vai passar, nem o vazio, nem a dor. Penso que o segredo é conviver com a dor e não prestar muito atenção nela. Não o tempo todo. E ter laços, e trabalhar a auto estima e querer viver por alguém ou por algum motivo.

Eliane disse...

Papai Noel estilingue? Maldade.

Angela Lemos disse...

É isso aí, amiga! Viver por alguém ou por algum motivo. Este é o segredo!

PAPAI NOEL para Dragão... disse...

Ho! Ho! Ho!Ho! Ho! Ho!Ho! Ho! Ho!

hehehehehehe......

PAPAI NOEL é agil. rsrsrsrs

PAPAI NOEL para Dragão II disse...

Ho! Ho! Ho!Ho! Ho! Ho!Ho! Ho! Ho!

Estilingue chega
bem longe. Alias...
PAPAI NOEL tem bom gosto né????

rsrsrsrsrs

ps: Eu te denunciar.....

Alexandre F Maurity disse...

Esse ponto de desprezar a vida a ponto de dar fim dela, pergunto, é um ato de coragem ou covardia? Muitos encaram como covardia e medo de lutar eis a dúvida, e a coragem de dar-se fim, como fica enquadrado ou qualificado?
Vamos para as festas de Natal, essa arvore do Bradesco toca uma musiquinha chata mas, muito chata o dia todo!!! :0((
Valeu o encontro de pessoas queridas no BAZAR!!;0))
Pergunto, Papai Noel, usa um saco de presentes nas costas ou espada na cinta? rssss

Lulu disse...

Eu tenho observado e sempre chego à conclusão de que o suicídio é motivado pelo ódio. Um ódio tão profundo e irracional que faz a pessoa se auto-destruir. Há alguns anos aconteceu um caso que chocou Aracaju: uma garota de 15 anos queria ir a uma festa (não lembro se Précaju ou outra que reúne a moçada) e os país, pela sua pouca idade e por ser à noite, não deixaram. Era hora do jantar, ela simplesmente se trancou no quarto e logo depois pulou da janela do 7° andar. Eu só conseguia pensar: "que menina má", pois é óbvia a intenção dela de que os pais passassem o resto da vida carregando a culpa pela sua morte (dizem que o pior luto é a perda de um filho por suicídio). No final da última semana, um senhor que tinha uma lojinha que vendia queijo, ovos, farinha etc aqui perto suicidou-se tomando chumbinho. A razão: os filhos não o ajudavam em nada, exploravam-no financeiramente, um deles tinha um filho e era este senhor, na qualidade de avô, que pagava a pensão. Ele deve ter pensado, num momento de raiva e revolta: "vou acabar com esta festa". Não sei, mas acho que o ódio é o principal motivador do suicídio. Ódio de uma situação, ódio de Deus, ódio da vida. Algumas pessoas podem dizer que é o desespero que leva ao suicídio, mas é o desespero que leva ao ódio...
Beijos, tenham uma ótima noite, bons sonhos.

Eliane disse...

Alexandre,Lulu, ótimo encerramento. Obrigada pelas opiniões e comentários.
Extensivo a todos que participaram.
Continuo por aqui com a cabeça cheia de decisões.

Jeanne Duval disse...

Se em cada tropeço da vida, optássemos por morrer estaríamos no mesmo lugar. Ter a ilusão que a vida é fácil, é no mínimo naif. Me lembrou aquele livro "a insustentável leveza do ser". Felizes somos nós, que muitas vezes através das dificuldades descobrimos que não existe dom maior do que viver e pagar contas.

Beijo grande,

Isabel.

Eliane Furtado disse...

ISABEL, bom saber que vc não esquece deste Blog.
Viver sempre, amar a esperança e os desejos que ainda vão se realizar.

Eliane p/LULU disse...

Lulu, relendo seu texto, vou fazer só uma observação.
Se eu fosse me matar sempre que sentisse um ódiozinho, hahahahha, já estava morta! Agora falando sério, será que não é a falta de esperança, a depressão e o vazio de se sentir só e incompetente frente à vida, que não faz alguns desistirem?
Eu não vou desistir Lulu. Enquanto eu tiver forças, eu vou lutar. Vou lutar também pelos que estão cegos.
Shiii delirei.