terça-feira, 7 de outubro de 2008

Chorar faz bem

Andei pesquisando que chorar faz bem. Será mesmo, pessoal? Nas gerações passadas, homem que era homem não chorava à toa. Mas as mulheres, doces e sensíveis, sempre tiveram o privilégio de chorar. De alegria, de tristeza, de dor, de saudade. Algumas pessoas se reprimem ao ver as lágrimas de outros. Mas chorar faz bem.
São muitas as causas dessa forma tão simples e natural de expressão. Nascemos chorando e, pelo menos para grande parte das pessoas, as lágrimas serão sempre uma das mais sinceras formas de mostrar as emoções. O choro, na vida adulta, pode ter significados muito diversos.
Chorar desanuvia, esvazia a emoção, mas só quando representa uma emoção genuína. Chorar de verdade que alivia é aquele choro onde derramamos lágrimas que não funcionam como tapa-buraco para as situações. Tem pessoas que blindaram suas defesas e tornam o choro impossível. Alguns homens - e mulheres também - precisaram construir, ao longo da vida, defesas tão grandes para suas emoções e acabam reprimindo suas lágrimas. Tolinhos.
Essas pessoas em geral possuem uma personalidade aparentemente forte e resistente, como se nada pudesse atingi-las, mas em geral apresentam somatizações como pressão alta, úlcera e problemas renais.
Então liberem-se. Chorem de emoção, de amor, de saudade, chorem por uma canção, por um hino de amor, por puro prazer. Só por isto tá, gente?! Sem dor, sem dor.
Escolhi um filme, um amor que atravessou a vida e o tempo para vocês se emocionarem.
Com vocês, Demi e Patrick, inesquecíveis em Ghost. Enjoy.


http://www.youtube.com/watch?v=3P2_f1XCMC0&feature=related

16 comentários:

  1. Lógico que chorar faz bem ! desanuvia, tira aquele peso da gente. É aquele momento que vc se entrega como se não houvesse mais nada a fazer. Chorar faz muito bem sim ! Mas tem choros e choros. Choro de criança me incomoda. Choro de dor me apavora. Choro de mãe acaba comigo. Choro de arrependimento me comove. Mas choro de felicidade é o máximo ! Me dá inveja !

    ResponderExcluir
  2. Falar em CHORO é comigo mesma, CHORO e dou risadas quase que na mesma proporção.
    Choro no cinema, choro no DENTISTA, ohhhhh, coisa difícil aquela anestesia, credooooooo!!!
    Choro na dor masssss, tb chorooooo de emoção ao reencontrar amigos queridos, ao ganhar um presente especial, choro ao visitar um lugar que sempre sonhei conhecer, ou seja, CHOROOOOOOOOOOOOOO, como chorei ao ver JOaninha saindo da sala de parto, nossaaaa, que emoção, jamais esquecerei!!!!

    No cinema dou vexame, mas, são emoçoes gostosas e dpois fica tudo AZUL COM BOLINHAS COR DE ROSA, MINHA ALMA FICA ROSINHA, ROSINHA E EU FELIZZZZZZZZ, FELIZZZZZZZZZ!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. "Sem dor, sem dor".
    Me lembrou este texto magnífico de Drummond (foi aqui mesmo neste Blog que eu li? Não lembro, mas quando o li, salvei-o em minha pasta de "indeletáveis"), onde ele diz que "A dor é inevitável. O sofrimento é opcional".

    "Definitivo, como tudo o que é simples.
    Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram
    sonhadas e não se cumpriram.
    Por que sofremos tanto por amor?
    O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos
    conhecido uma pessoa tão bacana,
    que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um
    tempo razoável, um tempo feliz.
    Sofremos por quê?
    Porque automaticamente esquecemos
    o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções
    irrealizadas,
    por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso
    amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido
    junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que
    gostaríamos de ter compartilhado,
    e não compartilhamos.
    Por todos os beijos cancelados,
    pela eternidade.
    Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por
    todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema,
    para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.
    Sofremos não porque nossa mãe
    é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos
    estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela
    estivesse interessada em nos compreender.
    Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.
    Sofremos não porque envelhecemos,
    mas porque o futuro está sendo
    confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam,
    todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.
    Como aliviar a dor do que não foi vivido?
    A resposta é simples como um verso:
    Se iludindo menos e vivendo mais!!!
    A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida
    está no amor que não damos,
    nas forças que não usamos,
    na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do
    sofrimento, perdemos também a felicidade.
    A dor é inevitável.
    O sofrimento é opcional."
    Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir
  4. E por falar em chorar..... escutem o Almir Satter nos convidando para chorar em seu ombro....
    Limpo as vistas todas as noites vendo-o em Pantanal, esperando que desta vez ele tenha deixado a timidez de lado e vá tomar banho de rio... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
    É só copiar o link abaixo, colar em endereço, lá em cima e deleitarem-se.....

    http://br.youtube.com/watch?v=hjzszMlkC6A

    ResponderExcluir
  5. TIA AVÓ, cuide-se, não exagere nos "ROLINHOS PRIMAVERA", frituraaaa, olha o ÓLEO QUENTE, QUEIMAAAAAAAA, rs,sr,sr,rs,rssr,rs,beijins lindona, inté!

    ResponderExcluir
  6. To indoooo e só para que NINGUÉM ESQUEÇA:

    O BLOG É SÉRIO MASSSSSSSSS, É LIGHTTTTTTTTT!!!

    Já estou com saudades e se alguém no avião estiver com lap, ôxeeeeeeeeee, vou tirar uma casquinha, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    Beijins amores!!!

    BOLERÃO

    ResponderExcluir
  7. Minha vizinha querida...chorar de felicidade! Existe existe, e como!
    Ro, óleo quente queima, e frio congela as lágrimas,a alma, o coração e traz doenças. Presta bem atenção no que estou dizendo. E, outra voisa, volta logo. Mas antes, aproveite, divirta-se e arrume coma bastante rolinhos primaveras. é uma delícia.
    Lulu, não conhecia. Sem dor, sem dor, sempre.
    Agora é brincar de viver. E amar todos que nos cercam.
    beijo carinhoso em todas. Estou por aqui.

    ResponderExcluir
  8. Xi fia... Eu não choro. Guardo mais as minhas emoções e tento não chorar e raciocinar o ato, o fato e o "espírito da coisa".

    Sou pouco emotiva, porém, sou muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito tensa e ansiosa. A ansiedade acaba comigo.

    Bjos,
    Isa.

    ResponderExcluir
  9. Sou partidária do choro, chorar é bom, como a vizinha falou desanuvia, tira o peso que sentimos, nos deixando leves, colocando pra fora toda a emoção guardada, seja ela qual for, boas ou más. Dizem que ao chorar evitamos muitos males, inclusive de termos um enfarto, entre outras cositas mas.

    Não prendão, chore, ponham pra fora todo o sentimento reprimido.

    ResponderExcluir
  10. Bettynha estou adorando sua participação. Isso, fique por aqui. Sabia que escrever é tão bom quanto falar?
    Experimente.
    beijaço

    ResponderExcluir
  11. Chorar ainda é o melhor remédio. Na alegria e na tristeza, em qualquer circunstância.
    O jogo de emoções é que nos move.
    Quem não chora não vive.

    ResponderExcluir
  12. LO, v. chora que nem a Mantiqueira ?

    ResponderExcluir
  13. Choro muitas vezes em maior volume que as cachoeiras da "Amantikyr".

    ResponderExcluir
  14. Amantykir

    Água doce
    Transformou-se
    Em água amarga
    Numa lágrima que guarda
    A dor estranha
    Das montanhas
    Das Gerais

    No princípio, foi um fio
    Foi riacho, depois rio
    Que cresceu e fez-se mar

    E aterra machucada
    Chora a vida desmatada
    Que um dia irá secar

    Pelos filhos chora a terra,
    E essa dor descendo a serra
    Faz o vale fecundar

    Dos antigos Coroados,
    Índios hoje exterminados,
    veio o nome que vigora

    Nós herdamos dos Purís
    A Mantiqueira, Amantykir,
    A montanha que chora]]Água doce
    Transformou-se
    Em água amarga,
    Numa lágrima que guarda
    A dor estranha
    Das entranhas
    Das montanhas
    Das Gerais


    Poeta de Itajubá, Gildes Bezerra.

    Obs: Os índios Puris Coroados, uma ramificação da grande nação Tupi-guarani, habitaram a região do Sul de Minas e foram quase todos exterminados pelos bandeirantes que cruzavam a divisa dos Estados, vindos de São Paulo, nas suas cegas escaladas atrás da exploração do ouro.

    ResponderExcluir
  15. Ãdorei LO. A-do-rei. V. fica fazendo eu chorar...

    ResponderExcluir
  16. Vamos chorar, soltar as lágrimas sejam lágrimas de tristeza ou de alegria. Como é bom chorar vendo aquele filme que nos emociona em todos os sentidos, nos momentos mais imprevisíveis.

    Aí galera vammos soltar a franga, até vcs hommens que nunca querem daar o braço a toorcer. hehehehehehr

    ResponderExcluir