quinta-feira, 31 de março de 2011

A vida sem sal não dá!

Chega de chororô. Bom dia turma. Esta história de remédios mais remédios mais tratamento e tratamentos anda me tirando do sério porque afeta um dos prazeres da vida e o meu rs: o prazer de comer. Fico louca para mergulhar na feijoada, na comida árabe, nas empadinhas de botequim, nas iguarias japonesa e naquele self só de maravilhas chinesas. Já viram não é? O estômago topa tudo e os craques não impõem limites. Mas o paladar...Uma chateação. A definição no Google é que o paladar nos permite reconhecer gostos que enviam informações para o cérebro. Não quero nem saber de nenhuma definição. Quero mesmo é me esbaldar nos pratos deliciosos, nos petiscos de bares e restaurantes com uma boa dose de caipiroska de lichia e um vinho seja qual for. Bom isto eu tenho que maneirar. Mas como diz un dos craques. -"Pode beber com moderação porque você não é nenhuma louca ou alcolatra. Deixa ele soltar a corda rsrsrs. Em outubro quando fui para Pernambuco fazer uma palestra comi um prato em Recife espetacular. Aliás a culinária do nordeste me deixa louca. Já viram? Gosto de tudo. E a carne do Sul? O Brasil é uma maravilha com esta diversidade cultural e sabores dos deuses. Agora nesta fase atual sabem o que o paladar topa? Doces. Pois é. Desce fácil. Mas a vida precisa de molhos e sal. Sem tempero tudo fica insípido e eu -exigente- não topo nada sem graça. Ainda bem que estamos no outono e o inverno vai chegare a temporada de 'consomes" sopinhas, chá, lanches e outros basiquinhos. Enquanto iso sabem o que tenho feito? Pequenos jantares e lanches recheados de sabor e fico apreciando os amigos comerem. Nada de loucura. Apenas corre nas veias o prazer em receber e de ver todos satsfeitos em torno da boa mesa. Coisa de criação. Adoro fartura. Agora a minha torcida é que esta fase seja logo superada. Acho que vou dar outra volta po aí, me hospedar em um hotel para que eu possa ficar olhando aquelas mesas maravilhosas. Quem sabe o paladar volta?! Março acabou. Mês longo. E fiquem a vontade para colocar receitinhas light de norte a sul. Vou adorar. Beijos e Abraços.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Humilde por sabedoria ou convicção

Tenho pensado entre o valor da palavra humilde e no substantivo feminino humilhação. Quem me colocou esta pulguinha na cabeça foi a psicoterapeuta Mara Teresa Lago. Na verdade os sentimentos se confundem diante de um quadro novo e do inesperado. Claro que sabemos a diferença entre uma e outra palavra. Mas em uma retrospectiva sobre sua trajetória, ontem, no Canal GNT, sendo entrevistado pela jornalista Maria Beltrão, o ex-vice presidente citou que a doença dele lhe trouxe mais humildade.
Realmente ninguém que vive uma reviravolta -seja qual for- não pode se sentir humilhado, envergonhado ou rebaixado diante dos outros ao aceitar ajuda. Pelo contrário. Deve agradecer por estar cercado(a) de apoio. Pessoas arrogantes, orgulhosas podem resistir em aceitar. Mas não devem. Você não está nas mãos de alguém se humilhando. Um dos primeiros passos rumo à vitória é justamente aceitar os novos tempos , os novos personagens de sua história e se agarrar nos antigos queridos que lhe acompanham desde sempre. A entrevista de Alencar me lembra uma frase do Dr. Roberto Marinho que já coloquei uma vez aqui no Blog:
-"Não nasci humilde, mas aprendi a sê-lo por sabedoria. Inteligente não"?!"

Bom dia pessoal. Agora pulando de um assunto para o outro: que deputado é este que vai para TV falar tolice? E abertamente detona negros, gays e a cantora Preta Gil. E o pior: é um dos mais votados no Congresso. Vergonha! Muito humilde ele! Bom dia seguidores amigos. Generosos e sábios.

terça-feira, 29 de março de 2011

Para nós todos!


Não gosto muito do tempo Futuro do Pretérito: eu faria, eu gostaria. Mas ter a pena e o papel na mão e muito poder poderia mudar a história de muitos. Então vamos mudar o tempo do verbo. Aos 79 anos depois de lutar, guerrear, fica o sorriso da coragem e da felicidade de ter tido atendimento de primeira, carreira vitoriosa, família boa, amigos e fé!
E que um dia a boa medicina e os grandes craques sejam acessíveis para todos nós. Que um dia também as pesquisas médicas encontrem remédios de controle para que partamos com este mesmo sorriso. Em paz.


Aos guerreiros: Titãs
"Quando não houver esperança
Quando não restar nem ilusão
Ainda há de haver esperança
Em cada um de nós
Algo de uma criança..." Composição : Sérgio Britto

O poder do medo


Março nem terminou e o noticiário continua fervendo com notícias inesperadas. Incêndios, juros, venda de drogas com cartão de crédito nas estradas, guerras e as usinas no Japão. Então vamos falar de outra coisa: É preciso de muita coragem para enfrentar este dia a dia. Costumo dizer que o medo é o limite do homem. Conversando com Breno de sete anos, cria do meu "Recanto", ele correu um dia para a varanda onde todos estávamos para não ficar só por causa do trovão que veio forte. Aí falou de seu medo ao ficar no meio do temporal. Normal disse para ele. Também fico assustada. Mas não pode passar disso Breno. Porque temos que ser maior que nosso medo e não podemos ou devemos nos intimidar. Temos que ter confiança. Buscá-la dentro de nós custe o que custar. Aí um adulto se virou para mim e disse como sou corajosa. Menos, menos. Nem tanto assim. Tenho aquele instinto de sobrevivência que cada um tem dentro de si e não enxerga. É difícil, mas temos que controlar o medo. Ah como é difícil. Com um bom apoio sempre podemos confrontar alguns de nossos medos. Você precisa confrontar seus medos. E aí acaba ficando mais forte e corajoso.
Fácil falar não é pessoal?! Claro que o menino Breno não deve ter entendido todo este papo cabeça. Mas a tempestade passou e ele sorriu para mim. Saiu acenando e talvez um pouco mais confiante. "Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo." Mark Twain escritor norte-americano.

Bom dia leitores, seguidores, amigos de todas as partes do mundo!
Hoje, 29 de março. Neste dia de 1549, Thomé de Souza fundou a cidade de Salvador, uma das mais antigas e lindas cidades do Brasil.

segunda-feira, 28 de março de 2011

"Secos de corte!"


Vocês conhecem esta frase popular? Pois eu ouvi de uma mineira nata, daquelas destas cidades lá do interior das Gerais onde há muito queijo, doces, o sotaque é inconfundível e as histórias umas gostosuras. Guardei comigo. Esta expressão me deixou diante de uma dúvida. Ser transparente, aberto ou ser mais fechado(a) diante do dia a dia?. Outro dia mesmo uma querida disse que as crônicas da escritora Martha Medeiros não tinha toques pessoais. Tudo corria para o genérico e impessoal. Acho que não é bem assim. Leio muito Martha e sentei ao seu lado no Programa "Sem Censura" da TV Brasil da jornalista Leda Nagle. Na entrevista vi uma Martha transparente e muitas de suas crônicas tem sim um "quê" de suas cositas.
Transparência pode ser perigosa porque expõe você demais e o mundo que (exagero) acaba entrando nos seus sentimentos, fraquesas e desejos. E daí? Por outro lado deve ser muito difícil não expressar sentimentos simples ou profundos e se fechar diante de si mesmo. Agora transparência terrível são as das celebridades que mostram suas casas e em revistas falam muitas coisas de suas vidas. Esta sim é uma exposição desnecessária. Quanto a ser "Secos de Corte" ou transparentes é uma escolha, personalidade, criação. E o melhor é ficar buscando sempre o equilíbrio. Afinal este é o objetivo do ser humano: se equilibrar em busca do bom senso.
Bom dia a todos. Hoje é segunda-feira, 28 de março, niver da moreninha faceira, neta da vovó mais espestacelar e parceira do dia dia e deste Blog: Vovó Dragão. Estou feliz por poder acordar e recomeçar com alegria e transparente.
Boa semana e paz!

sábado, 26 de março de 2011

Envelhecer

Tenho acompanhado o processo de envelhecimento do meu lindo cão Akita, Shiro. Aliás, todo mundo vai envelhecer. E ninguém escapa disso. Ele já tem 12 anos, o que para um cão do porte dele são quase noventa anos. Ainda está garboso, continua guardando como nenhum outro o território dele e a dona que o mima. Dizem que cães menores vivem muito, mas os de grande porte menos. Amigos meus falam que ele é meu xodó. Claro que amo minha Akita peralta, par do magnífico. Ela é a sapeca que virou estrelinha do meu terceiro livro. Mas Shirô merece hoje mais atenção. Os dois são muito cuidados. Água fresquinha, comida de primeira, passeios e dois veterinários (chiques não?). Entendo quem detesta cachorro. Despesas, compromisso e comprometimento. Nunca tive um cachorro. Já falei por aqui. O Akita Shiro - cão dos Samurais que morre pelo dono(a) - foi o primeiro. Alegrou a vida de meu pai, minha madastra, correu atrás de amigos, pintou e bordou e colecionou histórias, nos divertiu e guardou e guarda meu recanto com firmeza. Até a veterinária tem cuidado ao tocá-lo.
É muito importante aceitar o processo de envelhecimento. Aceitar os limites, entender e ter paciência, muita paciência. Claro que dá trabalho. Mas e as alegrias que ele já proporcionou? Nessas horas muitos esquecem. Deve ser assim com nossos velhinhos também. Nem todos aguentam enfrentar este momento, mas é preciso. Mesmo com tantos sacrifícios tem valido muito a pena ver aqueles olhos gigantes, aquele rabo balançando cada vez que eu apareço no portão.
Amigos, bom dia. Dia de arejar a cabeça. Volto segunda, mas acho que a saudade pode apertar e volto para visitar meus parceiros. Até lá!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Viva a sex-ta-feira



Ah sexta-feira! Até aqueles(as) que ainda não tem planos traçados para o final de semana suspiram quando a sexta chega. É dia esperado por milhares de pessoas. Estou entre estes(as) milhares de pessoas. A sexta tem significado especial para mim desde a infância. Fantasias de fugir da rotina, inventar moda para descansar a cabeça e respirar ar puro por aí. E mais: escapar desta barulheira que tomou conta das grandes cidades. Vocês já perceberam que o barulho nas grandes metrópoles está cada vez mais infernal? Cada vez é mais insuportável? Trânsito, carros vendendo de tudo fora de horários permitidos, pessoas que falam cada vez mais alto em restaurantes. Não conversam, gritam! Obras sem licenças, alarmes de carros disparando nas ruas sem parar. Sei que o progresso é inevitável, mas é preciso que haja uma legislação já porque vamos acabar todos surdos. Quem me falou isso foi um dos melhores otorrinolaringologistas do Rio de Janeiro ao comentar que atende alguns músicos de bandas famosas. Nossos ouvidos são super sensíveis e cada dia são mais afetados. Por isso quando sentimos o silêncio estranhamos tanto e muitas vezes nem damos valor a ele.
Enfim vamos planejar a sexta e o "finde como falam os cariocas. Mesmo que entre estes desejos estejam a simplicidade de uma boa noite de sono sem barulho. Bom mesmo é que hoje é sexta-feira!
Bom dia, bom trabalho e planos pessoal! Planos nos fazem caminhar.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Todo cuidado é pouco!


Amigos, seguidores, vocês já repararam como gostamos de idealizar situações e especialmente pessoas? Perdemos tanto tempo na vida criando fantasias de um e de outro e um dia acontece que nos esborrachamos no chão. Idealizamos homens, mulheres e até um futuro? Damos um caráter, de perfeição ideal a uma pessoa e pronto criamos um personagem, um modelo que existe em nossas fantasias. Claro que o outro(a) sempre dá um empurrãozinho. Não vejo nada demais nisso. Só que em contrapartida às vezes conhecemos pessoas investimos mas elas não são nada disso. O nosso investimento emocional é apenas uma fantasia. Já vi muito disso acontecer. Vem a decepção porque esta figurinha não está aí para ninguém. Só para si mesmo. Individual e não sabe sequer estender a mão ou valorizar um amigo(a). Ainda bem que não somos todos assim. O perigo de idealizar alguém é que você tem que ter muita cautela para não perder o pote de ouro que você conquistou ao longo da vida. Idealizar alguém pode nos cegar momentaneamente e estragar tudo que se construiu. É sempre bom olhar ao lado e antes de idealizar alguma coisa perceber que a felicidade está ao lado e costuma vir nas asas de uma borboleta.
Lindo dia para todos!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ícone do cinema e da beleza


MorreMorreu nesta quarta-feira (23), aos 79 anos, a atriz Elizabeth Taylor. A informação foi confirmada pelo agente da atriz, que não revelou a causa da morte.
Linda, maravilhosa, uma atriz que inspirou tantas outras. Mas o mais legal de tudo para mim foi que ela viveu intensamente Uma estrela.
Fonte do site IG.

"Boca fechada não entra mosca."




Este é um velho ditado que ouço desde criança. Mas não adianta. Tem gente que não se contém e aí solta uns e lá vem a gafe. Não sei o que às vezes dá nas pessoas. No jornalismo, especialmente temos a velha máxima que aprendemos desde cedo: "uma imagem vale mais que mil palavras.” A imagem traz um impacto impressionante. Por exemplo. Nosso ex-presidente já colocou o turbante árabe mostrando que quer ser o líder da paz. Isto não gafe. É a forte imagem mostrando ao mundo qual é seu propósito. Mas as palavras têm um impacto devastador. Palavras têm um impacto nos sentimentos profundos. Mas vamos falar sobre as gafes. Afinal o que é uma gafe? Não sou pobre soberba e já cometi uma vez que até hoje não me sai da cabeça. E fico envergonhada ao lembrar. Não vou contar mesmo. Podem ficar curiosos ks. É que envolve um ótimo apresentador de TV. Fiquei boba comigo, mas sai de fininho. Foi o melhor.
Fui pesquisar e descobri que a palavra Gafe vem do francês: "Gaffeur."
Sabiam que existem três tipos de pessoas que cometem gafes? As que assumem, as que disfarçam e as que tentam remediar. Ah nãooooo! Tem coisas que não há conserto. Melhor cair o pano no silêncio total. Não dá para listar cada gafe já cometida por aí: de famosos então...Tem cantoras que em um momento frágil canta o hino nacional bêbada, tem as pérolas dos jogadores de futebol, tem as saborosos e divertidas do ex dirigente de futebol Vicente Matheus, tem as que são de péssimo gosto que rolam muito na política. E as que saem com a desculpa daquele “sem querer querendo" seguido de um pedido de desculpa. Gafes são frequentes no mundo político, mas esta de hoje nos jornais é demais Um deputado se refere ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa como "moreno escuro". Francamente mostra estas opiniões ocultíssimos que já não servem pra nada. Autoridades são P.H.D. em gafes diversas. Posam lado de boneco do presidente americano para aparecer.
Bem vou encerrar com uma que tive que engolir outro dia e seguir em frente. Foi de uma pessoa querida. Sei que não foi por mal, mas muitas vezes não cai bem para o outro lá fragilizado. Ao me questionar sobre ausências minhas, resumi o assunto (detesto abrir jogos) e ouvi:
"-Puxa que sorte a sua heim..." e com tapinha no ombro. Quase respondi: " sorte mesmo."
Sorri e pensei em responder, mas lembrei de Dona Linda: -" Boca fechada..."
Bom dia queridíssimos. Em frente e de olho nos pensamentos e nas boquinhas nervosas.
Só rindo. Sempre.!

terça-feira, 22 de março de 2011

Reagir sempre!


Olá, olá,olá! Demorei mas cheguei! É que tem dias que as caraminholas povoam a cabecinha (nestas horas é melhor ouvir os anjinhos). E nem há como evitar. Afinal como dizia aquela atriz na novela "não é brinquedo não!" Mas a palavra de ordem é reagir. Gosto de verbos. Este então é bem significativo. Seu significado é um levante: temos que reagir resistindo sempre, lutando opor-se ao que não combina com a gente, lutar. E também dar um tempo em falar no mesmo assunto. Bater na mesma tecla cansa demais. Melhor dar um tempinho e deixar descansar os passarinhos que voam curiosos. E além do mais em uma semana lotada de craques. Tem uma pérola no twiter "Não existe assunto chato. O que existe é chato cheio de assunto." Concordo muito não. Mais ou menos. Porque nenhum chato me cerca. Verdade. Os que estão caminhando ao meu lado querem a vitória, a superação e a todo tempo exigem uma reação minha. E aí está. Lá vou. Enfrentar terça ensolarada no Rio de Janeiro e ouvir os bonitões de jaleco.
Bom dia queridos e queridas seguidores.
Reajam e vamos em frente. Eu já estou pensando em mais um passeio por aí no finde! Pode ser cedo ainda, mas adoro sonhar e planejar. Beijos.


segunda-feira, 21 de março de 2011

Rir sempre que puder


Fala-se muito que rir faz bem a saúde. Está mais que provado. Bom humor e atitude positiva diante da vida ajudam e muito a enfrentar o dia a dia e a maldita depressão que só corroi o coração e a alma. Mau humor não aceitar a vida como ela é ou se apresenta causam fatores de influência direta dos fatores psicológicos na saúde humana. Pior que ninguém acredita que viver triste e amargurado só diminui a imunidade. Agora não é fácil rir com estas chatices que nos cercam no cotidiano e mando e desmando de autoridades, falta de respeito aos direitos individuais. Tem uma obra aqui ao lado de casa que leva todos ao desespero. Poucos se organizam e se importam. Um teste diário para testar nossa paciência e segurar o mau humor. Nessas horas é preciso exercitar mais que paciência. Não dá para rir. Nestes casos, só mesmo uma conversinha gostosa com alguém cheia de graça. Enfim...
Na verdade anda um pouco difícil rir dos últimos acontecimentos e do que acontece pelo mundo hoje em dia. É preciso esforço. Muito esforço. E ter um grupo com histórias ótimas, se cercar de gente cheia de energia. Eu tenho uma turminha que ri sem parar e até sem motivo. Agora então me rodeiam me empurram, me mimam (adoro) e me fazem rir o tempo todo. Bom demais. E neste domingo foram risos e mais risos, de manhã até à noite. Interessante que já comprovei comigo. Quando a gente ri muito, dorme melhor. E o sono é tudo.
Bom dia seguidores. Aproveitem a segunda dando já uma boa gargalhada. Que jeito né?!

Hoje, neste dia 21 de março, a história registra que nesta data,1933 começa o Terceiro Reich. Em 1929, os planos do governo alemão na República de Weimar de reconstruir o país após a I Guerra Mundial desmoronou com a crise econômica dos EUA. Em 1932, eram 5,5 milhões de desempregados. Estava aberto o caminho para o nazismo.

domingo, 20 de março de 2011

Plantão de domingo







Amigos de todos os dias. O noticiário avança com uma enxurrada de notícias: guerra entre países, disputa entre as redes de TV, o Presidente dos EUA e a Presidente do Brasil celebram acordos futuros e o meu Fluminense mergulha em um período de crise. O Japão que ocupou o noticiário trabalha em silêncio as equipes de reportagem vão de lá para cá cobrindo o dia a dia, assuntos sérios, amenidades, registrando, comentando, se arriscando sempre. Mas faz parte de nossas escolhas. Qualquer opção que fazemos na vida tem ônus e bônus. E nesta opção pelo jornalismo está incluído o plantão, a felicidade de cobrir o dia a dia e fazer história. Como muitas profissões sem sábados, domingos, período de festas, feriados e etc. No começo nós adaptamos. Depois vem aquele cansaço... Mas vivenciar o jornalismo requer dedicação. Como tudo não acham?! Fico observando sempre meus colegas, companheiros de novas e velhas jornadas. Sem tréguas. E o vai e vem
Nunca pensei ter saudade de participar de um plantãozinho. Só um pouquinho, porque devemos saber a hora de parar. Entretanto, como vocês sabem já algum tempo participo do Programa do Haroldo de Andrade, na Rádio Tupi e vez por outra estou com Roberto Canázio, no programa dele na Radio Globo. Nos últimos dois meses fui obrigada a abrir mão dos trabalhos por um tempo. Mas estou dizendo que jornalista é meio doido, ligado em notícias, viciado em trabalhar até mesmo no domingo.
Ainda devagarzinho hoje abro mão da deliciosa manhã de soninho do domingo com prazer. Feliz e em voltar a participar do debates do Haroldinho, de 9 da manhã ao meio dia. Um grande esforço pessoal. Mas toda alegre. Afinal estar ali, ao lado de estimados colegas e tantas "feras" da profissão e ainda sim ser lembrada é um remédio forte que vai melhorar ainda mais o estado geral. Rever amigos, participar. Sempre digo que jornalistas são meio doidos. Adoram estar na linha de frente! Ótimo domingo. O meu começa com um plantão e termina a noite com uma turminha do barulho.

sábado, 19 de março de 2011

Vaidades das vaidades


Bom dia. Tenho um colega de trabalho que tem um quadrinho pendurado na mesa dele que diz a mesma coisa publicada hoje, sábado, 19, no portal do IG, na internet: " Diz a primeira leitura do livro do Eclesiastes: “Vaidade das vaidades das vaidades, tudo é vaidade."
Cada vez que acontece algo envolvendo um pequeno surto de vaidade ou alguém se excede ele olha para o quadrinho, sorri e diz: " tudo é vaidade.
Este tema é tão vasto e complexo que não cabe em um sábado. Mas está incorporado em nosso cotidiano. O que vamos ver neste final de semana com a visita ao Brasil do presidente americano será um jogo de vaidades. "Quem vai, quem não vai aos jantares, fotos, quem vai mais aparecer, todos envolvidos ema cobertura interessante, mas também que requer atenção. A vaidade trás com ela também uma parcela de perigo,onde reside nos excessos e no desconhecimento das fronteiras entre os impulsos de idealismo e os ímpetos de destaque pessoal, característicos da vaidade, que pode estar se manifestando nas nossas motivações de algo a realizar até certo ponto. E não adianta é do ser humano, a maioria das vezes vindo do berço familiar. Aí vem o orgulho, um jeito que menospreza tudo que o outro diz, pensa e deseja. E a presunção.
Somos todos vaidosos mesmos. E na minha opinião não tem nada demais ser um pouco vaidoso de nossas conquistas. Afinal lutamos tanto por elas. A vaidade levanta um pouco de nossa auto-estima. Mas há que se exercitar o bom penso todos os minutos.
Mas neste sábado iluminando o Sudeste o melhor é esquecer os jogos, guerras e a fogueia das vaidades alheias.
Hoje é dia de refrescar a mente das notícias avassaladoras da semana. Se despir de todas as vaidades e alçar um pouco de paz e lazer
Aproveitem o fim de semana com paz e saúde.
Eu volto. A qualquer momento. Beijo em cada um desta garotona que tem muitas vaidades. Entre elas de ter criado este Blog de alegria com a Hama Editora.
Ah, leiam o post de hoje e depois fechem os olhinhos e teclem as novas músicas das Trilhas da minha vida, bem ao lado direito da página inicial.

sexta-feira, 18 de março de 2011

O poder










Estou pasma minha gente! Não sei nem porque.

Estou acostumada ao poder. Bem não aquele que move montanhas, mas aquele onde somos colocados através de pequenos cargos, situações do dia a dia.
Mas gosto do poder.

Pronto podem me criticar. Aprendi que ele pode trazer pequenas soluções.

Mas o poder que gosto é aquele onde podemos ajudar, solucionar , facilitar ou resgatar pessoas de situações constrangedoras.

Quanto mais leio "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel, vejo como esta discussão vem de longe antes de Cristo.

Maquiavel entrou para história e conseguiu que seu nome virasse adjetivo.

O adjetivo criado a partir do seu nome, passou a significar esperteza, astúcia.

Segundo a socióloga Sandra Silva “É crença geral de que o poder é o domínio do mais forte sobre o mais fraco comandando vontades. Errado!” Diz ela em um de seus artigos.

Porque errada é a educação nesse sentido. “O poder deveria ser transformador, como uma flecha capaz de cruzar o espaço alterando o mau para o bom, o mal para o bem.”

Na opinião da jornalista o poder não corrompe. O poder revela a criatura. Não corromper sabemos que não é bem assim nos dias atuais.

Mas o certo é que ele revela a criatura, segundo a Sandra Silva. Bom isso não é pessoal?

O poder revela o caráter, a personalidade e as intenções.

Já se discutia o poder desde 399A.C. Este blá, blá, blá é porque hoje madruguei e li as manchetes e sobre as acirradas quebras de braço de poder entre duas gigantes emissoras de TV, duas famílias que ainda brigam pela guarda do menino Sean, lembram? E o Kadafi que quer ficar para $empre no poder e mais: as de duas companhias aéreas brasileiras que di$putam o mercado nacional.
É, o poder leva ao dinheiro, vaidades das vaidades e as guerras. Até em família.

A Desculpem amigos, mas por hoje cansei. Melhor mesmo é ler um pouco de “abobrinhas” ler, por exemplo, que o apresentador Rodrigo Faro vai apostar poso no bigode para ficar parecido com Freddy Mercurye e disputar audiência; e que a atriz Claudia Jimenez gosta de homens até 29 anos e que ter um cachorro faz bem ao coração, eu bem sei disso. Bem queridíssimos lá vou eu tocar o meu barco devagar e sempre e planejar meu próximo passeio antes que resolvam me dar outro "Sossega Leão" rsrsrs.

Frase de hoje:

"Todos amam o poder, mesmo que não saibam o que fazer com ele.”
Benjamin Disraeli - Primeiro Ministro do ReinoUnido.

Fotos dos Google: Os Pensadores - Sócrates e Maquiavel.

quinta-feira, 17 de março de 2011

A onda leva também nossas certezas

Foto Google Sumatra - Indonésia 2004

Todos temos mais certezas do que incertezas. Porque será? A vida nos diz no dia a dia que não é bem assim. Mas somos insistentes por demais. Na verdade a gente acha que controla tudo. Como se nós tivéssemos o controle remoto de nossas vidas e a dos outros nas mãos. Sabemos que não temos, mas dentro de nós existe uma vontade surreal para achar que sim.
Outro dia eu quieta (mais ou menos rsrs) deitadinha na camisa de força recebo um telefonema.
_"Querida, sabe o que aconteceu. Um do seus médicos querido teve um piripaque."
--" O quê????????"
-Ah não." Jovem bem sucedido e com uma turma precisando tanto dele." Calmaaa turma: ele já está bem, foi só um sustinho para quebrar algumas certezas. Ontem já comeu docinhos e bolo de aniversário. Graças! E semana que vem vou estar com ele. Claro que buscando algumas palavras e certezas minhas ks: "Estou melhor?” ksks.
Bem este papo todo foi para lembrar a notícia que comove o mundo e nos entristece por demais.
Hoje abri um portal na internet e lá estava: " Incertezas aumentam medo no Japão." Sempre existem dúvidas do que pode acontecer. Ah mas o homem sabe tudinho , controla tudo, são preparadíssimos. Fiz inúmeras reportagens nas usinas nucleares da linda cidade de Angra dos Reis, na maravilhosa Costa Verde do Rio de Janeiro . Sempre com pulguinha atrás da orelha. Mas, imagina...nada nunca nada nos atingirá! É ... Imagina destruir um país tão moderno, avançado? E a turma tinha sempre esta certeza. Pessoas que vão trabalhar em outro país , escolhem onde querem viver, apostam. E os turistas nas praias descansando... Lembram da Indonésia? Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 atingiu a ilha de Sumatra, provocando o devastador tsunami e levando à destruição de localidades em vários países banhados pelo Oceano Índico, com um resultado de mais de 226 mil mortos. Tsunami. Eu tinha lido pouco sobre isso. Mas sempre pereceu inacreditável. Para meu orgulho temos leitores no Japão. E mesmo que não tivesse, estamos todos na mesma nave. Hoje afundados em perplexidade, comovidos torcendo e aproveitando rezando - quem sabe para que uma onda não nos pegue. E nem aos nossos descendentes. Mas alguém tem certeza disso?
Sem mais palavras.
Uma quarta-feira só de pequenas marolas, aquelas que dão para boiar, mergulhar e voltar para areia

quarta-feira, 16 de março de 2011

Casamentos!

Bom dia amigos queridos. Um bom dia especial aos brasileiros que vivem no Japão e foram surpreendidos por uma onda que sacudiu o país e a vida deles. É aquela história que sempre falo por aqui: Ah os inesperados... E por falar em sacudir acordei pensando na instituição casamento. Por vários motivos. Acho que tenho visto enlatados americanos demais e presenciado situações e testemunhado algumas histórias interessantes de pessoas que se unem um dia e depois se transformam em pessoas tristes, amargas só porque não conseguem um pouquinho da tal felicidade a dois. Sei bem que é fácil falar e difícil tomar decisões. Afinal nós, seres humanos somos muito apegados. A tudo não é mesmo? Aquela roupa, aquela casa, aos filhos, família, conceitos e preconceitos. Damos muita bola ao que pensam os outros e aí, aí, perdemos um pouco a nossa vontade de ousar. Também somos educados(as) para casar. Em especial as mulheres. E ainda chagam os escritores e nos envolvem com lindas histórias de amor. E os diretores de cinema? "Vixe Maria "! Ninguém resiste a este sonho encantado! Choro até hoje com o filme "A Bela e a Fera". Conheço inúmeras meninas do interior (e mães!) que vivem por isso. Casar seus rebentos, de preferência com bons(?) partidos.
Casar, viver com alguém é delicioso mesmo. Quando gostos e objetivos são próximos. Senão...o inferno vira casa cativa dos dois.
Tenho um amigo querido, pai de uma linda blogueira que ao se separar um dia me falou:
"-Tia Lili fazemos duas escolhas importantes cedo demais: a escolha de uma carreira e o par que vai nos acompanhar.
Bem foi uma colocação legal mas nós sabemos que a vida não funciona assim.
Não existem fórmulas de escolha. E ninguém vem com bula. Queremos é ser felizes um pouco. Por isto tentamos, quebramos o pau e às vezes dá certo.
Ouvi de outro amigo anos atrás que o que segura uma união é a admiração que um tem pelo outro. Respeito, carinho. Pode ser. Acrescento a esta misturinha a persistência.
Ainda bem que com o decorrer dos anos o casamento mudou de cara, de cor e hoje tem vários tons e possibilidades para vivenciá-los. E hoje podemos ter direito novas escolhas. Sempre turma.
Agora aqui entre nós: quem sou eu para dar estes pitacos? Eu que não perdia aos domingos o Teatrinho Troll( oh coisa antiga heim) e depois saía com lençóis pela casa como se fosse um manto de princesa. E ainda tinha que ouvir da grande Dona Linda:
-"Lá vai a princesa sem trono! ksks
Beijo em todos e sejam felizes!Nem que seja por uns instantes.

Crédito: Foto Google antiga da atriz Norma Blum e seu príncipe Roberto de Cleto.

terça-feira, 15 de março de 2011

Que sorte a minha ter todos vocês ao nosso lado!

Existem muitas definições para a GRATIDÃO. Cada uma tem a sua e eu a minha. A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor? Ah não! Ela é mais do que isso um reconhecimento. Ela é uma virtude nobre, que já nasce com a pessoa. Sempre gostei desta palavra. Sempre a cultivei. Nestes últimos dias e mês quando o tsunami resolveu novamente cobrir nossas vidas e sentimentos me vi cercada de tanto carinho, amor que minha vontade era reunir esta turma nobre generosa, desprendida que largou seus lares, compromissos em horas mais diversas para poder nos ajudar. Gostaria de ter uma foto de todos e hoje postar cada rostinho. Queria que vocês todos conhecessem estas almas nobres que deixam de lado seus interesses para cuidar de uma amiga. Alguns já conhecem esta galera, são amigos entre si e sabem da bondade que eles carregam no coração. Não sei como homenageá-los. Mas adoraria que eles lessem este post hoje, terça dia 15 de março. Alguns lerão e vão saber da minha gratidão eterna por estes momentos vividos. São amigos de longa data, velhos e novos conhecidos, amigos da T Manchete, da TV Record, da Globosat, amigos e irmãos de sangue daquela histórica frase "na saúde e na tristeza, na alegria e na dor", nas gargalhadas que sempre povoam este grupão. Não posso citar um a um porque poderia esquecer de um nome e isto em nada me agradaria. E além do mais encheria páginas e páginas do nosso Blog mas guardo todos - um a um no meu coração, ou melhor os carrego só para mim até o final dos meus dias, que espero estar bem longe. Fico feliz ao pensar que sorte a minha: ter vocês ao me lado trazendo carinho, quitutes, ligando sem parar. Mas existem alguns que preciso deixar registrado minha eterna gratidão. Aos meus chefes pelo apoio e consideração, ao Presidente e equipe da Record que permitiu e entende a ausência do meu par por tantos dias. Ao meu staff médico (chique né vizinha?!). Para Teresa Lago - aquela que cuida desta cabecinha louca que quer mais e mais e mais da vida, as minhas fiéis escudeiras. Hoje é dia de enfrentar o leão Hercherhorn - ai ai ai. Pernas já tremem. Sei que ainda tremerão muito, mas a luta continua. Estou segurando o chifre do touro firme e as rédeas do cavalo bravo também. E com fé, ajuda de tantos queridos vamos seguindo passo a passo aguardando aquele remédio, aquele exame que nos dará uma trégua. E hoje meus parabéns ao clínico The Best que cuida tão bem de seus pacientes. Flavito não nos dê susto nenhum. Precisamos de você. Salve. Aliás tem bolo aí? ksks. Vou levar minha turma. E vou seguindo em frente mesmo com o coração cheio de incertezas. Beijos pessoal. Fui se não vão me dar um sossega leão. Os ingratos dizem que eu não paro de falar e escrever rsrsrsrsrsr pura inveja ha ha ha.

segunda-feira, 14 de março de 2011

O último paraíso


Meu Bom dia para todos,
E cá estamos nós recomeçando como sempre animados, felizes e com muita fé, Afinal recomeçar não é para qualquer um. Desta vez nosso texto vai viajar para um paraíso que até os petropolitanos desconhecem. Isto não me impressiona, porque tem carioca que mal vai ao Pão de Açúcar e não conhece caminhos tão maravilhosos como a pista Cláudio Coutinho no bairro da Urca e muito menos a estonteante paisagem do caminho dos pescadores e a vista do forte no bairro mais charmoso do Rio: o Leme. Eles não sabem o que estão perdendo. E hoje vou dar a dica mais preciosa para um lindo passeio. As vezes a felicidade e a paz estão bem perto da gente e procuramos caminhos tão longe para alcançá-las. A pouco mais de 01 hora do Rio de Janeiro você vai se deparar com Shangri-lá e com direito a ótimos restaurantes, ótimas caminhadas, banho de cachoeira e passeios à cavalo. Então deixem a preguiça de lado é hora de conhecer sua cidade e todos os arredores, garanto que vocês não vão se arrepender. Animem-se, ousem depois me contem se gostaram. Um beijo e boa semana.

Hoje é o dia mundial da poesia, nada melhor que sonhar e se inspirar em pássaros, flores e cachoeiras e na natureza.

Foto Google: Cume do morro de Bonet, Rocio, Petrópolis, RJ. Altitude: 1.552m


ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DE PETRÓPOLIS, NO DIA 06/10/2005.

O ÚLTIMO PARAÍSO


ELIANE FURTADO - JORNALISTA, ESCRITORA, ASSESSORA DO PSC (PARTIDO SOCIAL CRISTÃO) E DO DEPUTADO FEDERAL FILIPE PEREIRA.

www.hamaeditora.com.br/elianefurtado

sentencaourenovacao. blogspot.com ou blog da eliane

Quem passa pela BR 040, no sentido Juiz de Fora Rio, sente a mudança do
clima logo que ultrapassa o km 64. Dali até o km 77, chama atenção dos
visitantes uma densa paisagem coberta de mata virgem e uma nuvem que sempre
paira no ar e nas montanhas. A placa está ali na estrada: é a Fazenda
Inglesa. Um paraíso ainda desconhecido da maioria dos petropolitanos.

Quando vim pra cá há dez anos, meus amigos de Itaipava, Araras e adjacências
brincavam que ali não fazia sol. Nunca. Como estavam enganados. A região tem
clima para todos os gostos. Sol forte,céu azul, brisa suave no verão, frio e
garoa no inverno,. Nosso paraíso tem a nuvem que paira e que às vezes pára
em nossas montanhas, é bem verdade. Mas e DAE? Afinal, este é verdadeiro
clima de Petrópolis, que se perdeu com os constantes desmatamentos. A
Fazenda tem um verão delicioso com cachoeiras e rios. Nestes meses, todos
correm para cá, e adoram dormir com uma leve manta em pleno verão 40 graus.
Aqui ainda vivem as hortênsias, muitos lírios, copos de leite, xexéus e
guachos.

A Fazenda Inglesa é um dos paraísos ecológicos de Petrópolis. Uma área
rural, pronta para ser explorada do ponto de vista turístico. Ela precisa
ser preservada, valorizada como patrimônio de uma cidade que é orgulho do
país.

Antes do Vale Florido, toda região era uma só. O Rocio, nosso primo mais
velho, foi descoberto pelo ex-governador Carlos Lacerda, que ali montou um
quartel general no seu lendário e belíssimo sítio nos anos 60, com direito
até um calabouço e saída de emergência.

O Vale Florido, nosso primo rico, tem o mais famoso restaurante da serra,
tem os móveis tradicionais e renomados do Casari, haras , pousadas e o
charme de uma região onde ainda conhecemos todos pelos nomes.

Conta um vizinho antigo, que há vinte anos, os bichos passeavam pelas
estradas internas da Fazenda. Cervos, pacas, gambás, micos e esquilos.

O progresso, os caçadores , os carros foram afastando de lá nossos pequenos
e indefesos vizinhos. A Fazenda hoje cresce. Lentamente, sob olhar atento da
comunidade e de moradores. Cresce apesar dos pesares.

Falta iluminação pública( mas nós pagamos), falta trabalho de contenção de
barreiras ( tem uma lá que completa neste final do ano, o segundo
aniversário que caiu), falta sinalização e melhoria nas estradas.
Especialmente na Vargem Grande, que se está melhor, deve-se a determinação
dos moradores e proprietários da região.

A Fazenda Inglesa , o Vale Florido e o Rocio são riquezas esquecidas que
podem se transformar em grande atração turística. Pelos rios, cachoeiras,
pelos restaurantes, e pousadas, e pelas trilhas para passeio a pé e a
cavalo. Os artesãos e doceiras da região estão ali, prontos para trabalhar.

É preciso que as autoridades lancem um olhar para nossa região.

Um olhar pensando na preservação e no futuro. Não em votos.

A exemplo de Araras, do Taquaril, do Brejal, a Fazenda merece um estudo
detalhado e histórico.

Merece entrar na rota do crescimento turístico sem perder suas
características que a diferenciam dos demais distritos petropolitanos. Sem falar que é uma área de preservação ambiental.

Merece uma atenção para evitar todos e quaisquer tipos de desmatamentos e
construções irregulares.

Merece transformar a velha sede da linda fazenda, que ali está há séculos,
em um grande centro cultural com atividades, biblioteca , cursos de
artesanato. Quem sabe, um centro de excelência para cultivo de verduras,
legumes, temperos e flores.

Só assim abriríamos espaço para as crianças da comunidade . Geraríamos
trabalho e vislumbraríamos um futuro. Futuro e trabalho, também para nós,
que descobrimos ali, o nosso canto, o nosso lar.

A Fazenda nasceu com vocação turística. Com nuvens, chuva ou sol, ali é que
fica o paraíso.

domingo, 13 de março de 2011

Aviso aos nevegantes!

Bom dia amigos queridos, seguidores fiéis, primos e primas maravilhosos acabou a farra. Hora de recomeçar para todos nós cada um na sua luta e com seus próprios desafios. Tem gente que não gosta muito de lutar, gosta de receber tudinho de "mão beijada". Mas lutar pelos nossos objetivos nos tornam cada vez mais guerreiros e estes objetivos vencidos nos tornam mais determinados. Esta semana vou ver meu Onco de Ouro: o meu Daniel Herchenhorn estou aguardando boas notícias de melhora. A música de hoje é o tema da Família Addams, uma série que eu adorava e enfeitou minha juventude na TV. Em dezembro tive a grande privilégio de ver esta peça na Broadway em New York (USA) e recomendo porque é imperdível. E sabem o destaque para mim qual foi? Aquela mãozinha que dança e que perturba ágil e serelepe como a minha mão esquerda: dá um trabalho! Mas é linda e maravilhosa, por isso cuido bem dela.

Voltarei esta semana com textos gostosos para distrair vocês. Hoje é domingo dia daquela programação chata na TV, mas por outro lado ficaremos de "pernas para o ar". Já estou me acostumando com estes dias de lazer. Um beijão até amanhã e aproveitem o dia com prazer.

terça-feira, 8 de março de 2011

Terça-feira gorda


Amigos, não tive tempo de pesquisar porque este feriado de terça-feira se chama terça gorda. Estou no maior recolhimento. E nada como uma chuvinha fina na roça para a gente descansar. Fogão à lenha, pequeno jardim, companheiros especiais, um caldinho no final da noite e ver as flores que estão indo embora anunciando o inverno. É o esforço para descançar a cabeça e continuar superando, superando... Como eu sempre quero mais adoraria que o carnaval durasse até domingo. Parece que para a multidão dos blocos também.
Blogueiros, seguidores, bom descanço. E um abraço todo especial para estas mulheres que nasceram guerreiras.
Eu volto. Só não sei quando e até breve! Obrigada por tudo.

sábado, 5 de março de 2011

O carnaval de 2011


Vivi muitos carnavais. Todos magníficos. Meu encontro com esta festa começou justamente com minha carreira quando cheguei na Rede Globo de Televisão. Lá aprendi muito sobre a festa, ensaios, escolas de samba. Naquela época frequentava a Portela e lá conheci a Wilma, a mais linda porta bandeira de todos os tempos. Na Rede Manchete amadureci e fazia todos os bailes. Foi um momento incrivel. E a vida passou. Só o carnaval de 2007 foi triste. Vocês sabem bem porquê! Agora é a fase de curtir descansar e aproveitar. É o que vou fazer em 2011. Bom descanso para todos e muita paz. Abraços e aproveitem. Seja de que forma for. Bom feriado.

sexta-feira, 4 de março de 2011

As pequenas coisas


Estava ouvindo esta semana uma ótima entrevista sobre a globalização e como quando algo inesperado surge na nossa vida e desestabiliza a nossa própria vida e de todos o que estão ao redor. A entrevistada não falava de surpresas e dor. Explicava que o mundo de hoje não tem espaço para doenças nenhuma. Nem gripes. A correria, os planos estruturados com antecedência não nos permitem pensar nisso ou em qualquer outra coisa a não ser nos nossos projetos. Não há espaço para mais nada. Por isso, na minha concepção, quando algo acontece na família - além da dor- lá vem a confusão. Quem vai ajudar? Quem está disponível? Quem está mais forte para entrar na dança?
Eu não tenho que reclamar de nada. Todos que bailam comigo são especialíssimos. E dão - como eu - valor as pequenas coisas. Eu sempre dei. Aquele banho de chuveiro, uma volta de carro, uma prosa rápida ou demorada, ir à feira, um bom filme, uma cama deliciosa, ficar olhando o mar, escrever e ajudar no que posso as secretárias que me acompanham há muitos anos. E tem muito mais. Como tem!
Se você está envolvido(a) demais. Acelerado demais, dá uma parada neste feriadão e aproveite as pequenas coisas.

Olha eu aqui dando sugestões. Quem sou eu para isso? rsrsrs Mas a minha vontade é que todos aproveitem tudo ao máximo: grandes e pequenas coisas. Ainda não estou no clima do carnaval.
Mas amanhã ...rsrsrs
Tudo de bom nesta sexta-feira. Bom dia!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Lá vem o feriado

Olá, olá. Como feriado mexe com os brasileiros não acham? As pessoas enloquecem. Semana Santa, Finados e...Carnaval! E vejam que a maioria festejou pra caramba e já enforcou Natal( que começa antes do dia 25 emendou com Reveillon mais férias e não quer mesmo abrir mão de mais quatro dias. Eu disse quatro dias? Que tolinha. Aqui pelo sudeste a turma que pode emenda de domingo a domingo. A que não pode dá um jeitinho se o chefe for bom. E no nosso glorioso norte/nordeste? Aí é outra história. As cidades param e a festa é se tranforma em loucura contagiante. Uma vez fui passar o carnaval em Salvador em um belo hotel de frente para praia. Foi super legal. Só que parte dos empregados sumiram e o dono e o gerente quase tiveram um treco. Eles pedem demissão na cara e dão "tchau e benção." ksks. Hoje penso que o quadro mudou. Será?
Bem, na verdade o Rio de Janeiro já entrou no clima. O engraçado é que ontem mesmo falávamos de elegância no Blog não é? Cansada desta camisa de força obrigatória e cumprindo ordens para começar a sair um pouco decidi ir ao supermercado sempre acompanhada. Pogramão já sei. Parem de rir. Afinal sou brasileira e vou me isolar nestes 4 dias para recuperar o que falta. E alguns queridos podem aparecer. Tenho que estar preparada( como a gente come em feriado não é?) Ajudei bastante nas compras até que precisei sentar. Aproveitei e fiquei observando a elegância de alguns. Carrinhos lotados, a briga pelas promoções que desapareceram em cinco minutos. Todos correndo jogando os carrinhos em cima de outros para acabar logo com a tortura e idosos brigando pelos caixas 15 volumes e prioridades. Um horror. Como diz minha amiga Patty um bafão dos grandes. E eu lá quieta mantendo a pose.
Gente não tem jeito não. No mundo de hoje tem que ter paciência e não reagir. As pessoas adoram discutir, brigar e "baixar o nível do óleo." E tudo por pouco. Tão pouco...
Enfim, compras feitas, um esforço bacana meu nesta minha segunda voltinha e já sonhando com a terceira.
Estão pensando o quê? Também adoro feriados rsrsrsrs
Bom dia amigos do Brasil e queridos que estão espalhados pelo mundo.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Elegância em primeiro lugar

Bom dia, bon jour, moorning turma elegante.
Hoje em dia todo mundo quer ser chique. Mas nem todos conseguem. Alguns tentam mas não convencem. Será uma questão de estilo, vontade ou aprendizado de berço? Seja o que for, todo mundo que deseja é capaz de ser elegante. Só querer. Vejam só neste texto da Glória Kalil enviado por uma grande guerreira amiga. Eu gostei. E vocês?

Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como nos dias de hoje.

A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas.

Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou closet recheado de grifes famosas e importadas.

Muito mais que um belo carro Italiano. O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida.

Chique mesmo é quem fala baixo. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras.

Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio.

Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta.

Chique mesmo é parar na faixa de pedestre É evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua.

Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador. É lembrar do aniversário dos amigos.

Chique mesmo é não se exceder jamais! Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.

Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor. É "desligar o radar" quando estiverem sentados à mesa do restaurante, e prestar verdadeira atenção a sua companhia.

Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.

Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, ainda que você seja o homenageado da noite! Mas para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre de quão breve é a vida e de que, ao final e ao cabo, vamos todos retornar ao mesmo lugar, na mesma forma de energia.

Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não te faça bem.

Lembre-se: o diabo parece chique, mas o inferno não tem qualquer glamour! Porque, no final das contas, chique mesmo é ser feliz!

Investir em conhecimento pode nos tornar sábios... mas amor e fé nos tornam humanos!

terça-feira, 1 de março de 2011

Rosas eternas

Bom dia. Viva março. Seja bem vindo com esperança para todos. E tantos queridos aniversariando. Espero que seja um mês de perfumes sem águas demais fechando este verão e sem levar as flores. É que mesmo sem estarmos na primavera tão longe, desejo que as flores invadam nossas casas em diversos tons.
Estou falando nisso porque minha relação com flores vem da infância. Ao longo da minha existência recebi muitas em diversas ocasiões. Ouvi histórias sobre elas e no meu recanto aprendi a admirá-las ainda mais. Tenho queridas que não abrem mão das orquídeas. Lindas e raras. Eu gosto muito mas prefiro outras tantas. Copos de leite, hortências, amor perfeito, as capuchinhos que enfeitam pratos refinados, os lírios laranja, as flores do campo, as angélicas e a mais popular e antiga do mundo: a rosa. Sabiam que a rosa existe desde antiguidade?
Conheço maridos, amores que mesmo sabendo que as mulheres gostam de variar não abrem mão de um “bouquet” de rosas lindas, raras e chiques. Pois é.

Li que a primeira foi cultivada nos jardins asiáticos Cresceu nos jardins asiáticos há 5000 anos. Na sua forma selvagem é a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos! Existem mais de 100 espécies. Nossa! Temos muito a aprender ainda sobre tantas coisas... Mas o fato é que as rosas são diferentes de outras tantas flores maravilhosas. São clássicas, distintas e significam muito. Não sei bem se concordo com o grande poeta Cartola, que em um dos seus sucessos diz que as rosas não falam... Todas as flores falam sim. Falam de amor, carinho, parceria, solidariedade. Muitas delas são desvendadas pelos tons. Tolice. Flores iluminam sua casa, sua vida, perfumam e criam uma atmosfera feliz e de esperança. E é com esta esperança que vamos caminhar neste mês.
Cantando Ana Krüger - Das Rosas de Dorival Caymmi.