quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Feliz 2011 para todos!


A virada de um ano para outro é um impacto no nosso emocional. É aquele desejo de jogar tudo que não serviu fora e recomeçar. Uma vontade enorme de realizar mais sonhos, ter uma vida de paz e harmonia. E alegrias. Mas sabemos que o ano que começa é um mistério ainda. Cheio de curvas que serão administradas. Cheio de boas surpresas e outras nem tanto.
Mas aqui estamos olhando firme e com serenidade o que virá. De mãos dadas com vocês e conduzida por Nossa Senhora.
E muito agradecida por 2010, ano marcado pelo sofrimento e por decisões difíceis. Mas também marcado pelo companheirismo, pelos pensamentos positivos de amigos e familiares, por abraços médicos solidários, por festas, por descanso, pelo trabalho, pelos bons e generosos chefes, por novos parceiros no Blog, por palestras e novos guerreiros, pelas lindas viagens e por um novo livro.
Então vamos pensar assim: 2011 poderá até ser mais um ano novamente desafiador, mas o saldo será positivo. Amém.
Feliz Ano Novo. Que venha o Coelho e as novas boas previsões.
Que nossa amizade continue amarradinha em laços fortes.
Tim Tim.
Até 2011 galera querida!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Chutando o balde

Oi pessoal. Que saudade. Mas calma! Estou voltando devagar, passos lentos, ritmo de festas ainda. Segunda, novo ano, vou voltar de vez para o nosso convívio. Mas claro que passo para desejar os votos mais sinceros na virada.
Nestes dias de folga (gente que cansaço!) é que damos conta do quanto fizemos no decorrer do ano. É quando relaxamos que percebemos que fazemos sempre mais do que podemos. Pensei muito também como somos obrigados - muitas vêzes - a agir com sensatez. Nos últimos anos tenho sido mais racional e sensata. Mas confesso que não gosto nada disso. Bom mesmo é chutar o balde ksksksksk. Admiro os planejados, estruturados, "os cabeças no lugar", mas é tão bom deixar um pouco de lado o juízo. Foi isto que fiz nos últimos dias. Não fui nada sensata. Peguei o dinheiro guardadinho e enfiei o "pé na jaca." E também não é bom?! Olhando para trás, vi que sempre sai das minhas enrascadas.
Aliás uma das minhas sugestões para vocês neste próximo ano é deixar a vida levar. E quando surgir a oportunidade, não se esqueçam: aproveitem e joguem a sensatez no lixo ksksksksksk.
Beijos e abraços. Parceiros, me aguardem em seus blogs.
E lá vou...de novo!
Tchau!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O sonho de natal de 2010


Foi um sonho. Apenas um sonho. Mas delicioso. Um dos meus medicos sorria no setor de radiologia e minha familia de coracao observava calmamente tudo. Os prognosticos eram melhores por causa de alguns fatores como maquinas mais modernas. Acordei chorando. Que sonho de Natal.
Ja vivi muitos sonhos em muitos natais. E muitos tambem solitarios. Mas o de 2010...
Mesmo lutando com o computador e acentos, eu tinha que estar hoje aqui. Feliz Natal grandes e bravos guerreiros e guerreiras. Do dia a dia, que enfrentam rotinas, que enfrentam doencas, que lutam com coragem por dias melhores. Que o Menino Deus nos possibilite recomecar. Sempre .
"De onde vira o socorro? Ele vira do Senhor, que fez o ceu e a terra."
Aos amigos que nos visitam de todas as partes do mundo, aos parceiros especiais da minha vida que estao pertinho de mim...FELIZ NATAL!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Até Breve!

É preciso fazer de cada acontecimento da vida um grande evento, uma grande estória. Assim cada detalhe vira um longa metragem de qualidade e você fica-interiormente- com a sensação que tudo valeu a pena. E é isso que farei nos próximos dias. Um novo filme recheado de aventuras e boas estórias, com um fundo musical natalino.
Farei valer cada dia de descanso desta segunda quinzena de dezembro.
Amigos, estou de saída. Vou descansar as teclinhas nervosas do meu computador, a pena, a folha sempre rascunhada, os pensamentos e a cabeça. Vou buscar energia e mais alegria para inundar meu sistema imunológico, e depois contar mais e mais estórias para vocês. Volto breve. Mas antes, mais uma vez, deixo minha sincera gratidão a cada um(a) que por aqui se fêz presente durante 2010. Aqueles(as) que gostam de ler o Blog, aqueles(as) que trocam idéias comigo, aqueles(as) que choram, riem e se preocupam. E mais: que torcem fervorosamente.
Como não consigo me desligar totalmente, se puder volto vez por outra. Para visitar. Sem dia, sem hora, sem compromisso e se der tempo. Sabem como é gente saudável -ksksksksks- passeia muito.
Um beijo, um abraço apertado, muitas bençãos neste mês especial que celebramos o nascimento do Menino Deus.
Deixo com vocês um video do maestro Andre Rieu com a participação dos "Little Angel of Nagasaki." No começo demora um tiquinho para abrir, mas vale muiiiiiiito a pena. Aliás tudo nesta vida vale!
ATÉ BREVE!!!!!!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Os sinais do céu não me abandonam


Milagres acontecem. Não do jeito que a gente quer, pensa ou deseja. Às vêzes não é o grande milagre, aquele por quem a gente reza, ora, se ajoelha diante de Deus. Mas pequenos milagres que nos ajudam a renovar e caminhar. E foi assim em outubro. Já com poucas esperanças e prognósticos pertubadores diante dos acontecimentos de 2010, abri os exames e havia uma resposta ao tratamento doloroso. Fui para casa e me deitei. Fatigada ao extremo, agradeci e pensei nestes meses que vivo agora de pequeno recreio. Queria ficar quieta. Aquela notícia já me bastava. A televisão estava ligada e eu olhava de longe para a foto de meus pais ao lado de Nossa Senhora da Penha. Estava agradecida e pensando onde passaria o natal e ano novo. E pensava: quieta em um lugar escondido. Já havia descartado sugestões e viagens como sempre gostei nesta época. O dinheiro estava contado para o próximo procedimento.
Eram quase seis da tarde, hora que os sinos da Igreja ao lado estalam nossos ouvidos. O telefone tocou e do outro lado uma voz que eu não mais esperava ouvir este ano:
-"Dona Eliane. Sou eu. Ganhamos!"
Incrédula, emocionada, sem respirar, fiquei muda, perplexa diante de outra boa notícia. Uma pela manhã e outra de tarde. Desliguei o telefone, me levantei, me ajoelhei diante da foto e da imagem de Nossa Senhora e chorei. Muito mesmo.
Tinha recebido naquele mesmo dia dois presentes importantes que mudariam meu final de ano.
Quase três meses após o novo remédio, ainda me sinto cansada. Mas vou enfrentar as festas. Afinal, milagres não podem ser desperdiçados.
Bom dia meus amigos e amigas, que ao meu lado todos os dias, me deram fôlego para chegar até aqui com palavras abençoadas e alegria.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Todos os animais merecem e vão para o céu


Toda separação é dolorosa. Toda. Mesmo aquelas que a gente sabe que são temporárias. Filhos que vão morar em outros países, sobrinhos que vão trabalhar em outros estados, amigos que precisam se separar por causa de "n" razões e até mesmo amiguinhas que viajam e deixam um vazio. Mas existe uma separação sempre mais doída. Mesmo para aqueles que tem uma fé inabalável. Esta é mais difícil digerir.
Não queria terminar o dia de hoje sem fazer uma homenagem ao Zion, labrador simpático, que adorava uma bolinha. Conheci pouco. Mas conheço há muitos anos os "pais" dele, que neste natal não terão sua presença. E que estão sempre por aqui no Blog da Eliane.
Zion foi para o céu, para onde vão todos os animais. Tenho certeza!

Porque somos escravos destes brinquedos?


Nem estou acreditando que vou conseguir dar meu bom dia para vocês neste 14 dezembro. Estou desde às cinco e meia da manhã tentando uma conexão. Cheguei a conclusão( há muito tempo) que posso viver até no brejo, mas sem tecnologia e conexão com o mundo jamais!
Estou aqui com meus botões pensando como minha bisa e avó foram felizes. Ficavam na varanda conversando, conversando, conversando...sem estresse e aparelhos mágicos.
E eu aqui escrava deles. Vocês também se sentem assim?
Mas nesta terça nada pode me tirar do sério. É dia de homenagear a irmã de coração, com quem posso contar em tudo, desde os meus cinco anos. Aproveitar este grande momento de comemoração.
Mas uma coisa é certa: está na hora de fazer as malas e descansar por aí. Sem TV, sem telefone, sem radio, sem computador. Sem computador? Oh Senhor, sem computador? E não falar com vocês? Será que consigo?
Beijos e mais beijos!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Anjos e anjinhos ajudam você seguir adiante!











-"Minha vida acabou. Tudo o que eu tinha, tudo o que eu sempre amei na minha vida acabou. Acabou tudo”
A frase foi dita pela auxiliar de enfermagem de 26 anos suspeita de injetar vaselina em vez de soro na veia de uma menina de 12 anos, na madrugada do dia 4 de dezembro, em São Paulo.
O caso aqui não é fazer um julgamento, mas refletir em dois pontos. Penso que profissionais de verdade devem se concentrar em uma tarefa e escolher o que fazer com critério, zelo e comprometimento. Penso também que a vida não acaba diante de uma tragédia. Ela muda de cor, de tom, de objetivos, de rumo. E valores. Muitos de nós carregamos um fardo, às vêzes tão pesado que não sabemos como conseguimos seguir adiante ou por onde começar. Só mesmo com a ajuda de anjos e anjinhos. E garra.
Bem amigos, meu desejo era postar fotos do lançamento do livro infantil só a partir de amanhã. Mas a pressão está grande. Farei em duas etapas está bem?
A semana vai ser curta para mim. De agradecimentos e despedidas temporárias. Acho que está mais que na hora de descansar a cabeça. Dar a ela um novo rumo.
Curtam as primeiras fotos tiradas pelos meus fotográfos oficiais. Bom dia. Beijo em todos.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Era uma vez...


Era uma vez um amor tão grande, mas tão grande, que tinha que ser colocado em uma folha de papel para que todos conhecessem. Um amor tão amigo e cúmplice que chegava a ser incompreensível para alguns. Especialmente para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de viver uma aventura.
Neste domingo e daqui pra frente, vocês poderão ler a estória de uma turma travessa, que adora viver e amar.

Dedico "As aventuras de uma cachorrinha peralta" ao meu cachorro Shiro, que tem o pior gênio do mundo, mas que me ama incondicionalmente e vai morar eternamente no meu coração. Ele não fala, mas lê meus pensamentos."
E é uma das razões para eu enfrentar esta árdua caminhada.
Hoje, vou estar no Museu da República, na rua do Catete, 153, durante toda a manhã, contanto estórias desta turma que encanta a minha vida.
Um beijo e um domingo de vitórias para todos!

sábado, 11 de dezembro de 2010

Quer uma ajudinha?


Cá entre nós: tem coisa mais irritante do que alguns vendedores de lojas? Que tem tem. Mas hoje a hora da vez aqui no blog são os vendedores soberbos, metidos, que olham você de cima abaixo e que não lhe a menor bola quando você entra em uma loja elegante. Fico até aliviada porque posso ver a coleção à vontade. Nas lojas mais populares é justamente ao contrário. Você entra e um(a) gruda em você:
-"Quer uma ajuda?"
-"Não obrigada."
Mas a ordem do gerente deve ser:
-"Não deixe ele(a) escapar."
E você então começa a olhar tudo sentindo uma sombra atrás de você. E desiste.
Ontem entrei em uma loja que não ia faz tempo. Mas agora com este corpinho de quase sereia (pra alguma coisa o problemão tem que valer), ousei. Uma vendedora chegou, me olhou um pouco desacreditada do meu poder aquisitivo ( e olha que eu estava ajeitadinha) e com um leve esforço me atendeu. Trouxe as peças solicitadas e saiu para dar a maior bola para uma madame. Começou atender as duas de uma só vez. Neste caso a outra tinha mais prioridade rs. Eu já vi este filme. Experimentei a peça, gostei e fui até o caixa. A outra continuava lá.
-"Olha esta venda é da fulana, mas ela sumiu e está com cliente,"falei educamente.
O pagamento começou a ser efetuado quando a fulana apareceu cheia de sorrisos diante do caixa e a gerente elogiou minha atitude de falar da comissão da vendedora. Virei querida, meu amor. Que horror. Só faltou me chamar de fofa. Aliás as pessoas adoram chamar desconhecidos com intimidade. Profundamente "out".
A outra cliente? Foi embora sem comprar nada. Rsrsrsrsrsr
Sai correndo da loja, mas feliz com a compra.
Bom dia fofuras e fofos do Blog. Eu poooosssso.
Eba. Amanhã, 12, domingo, é dia de lançamento.
Bons compras neste sábado.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O natal está chegando


Bom dia queridíssimos. Tem dia que você acorda é não sabe o que falar. Não é que não tenha o que falar. Não consegue.
Faltam 15 dias para o natal e as comemorações começaram. Bares e restaurantes cheios de amigos e colegas de trabalho, lembranças pra cá presentes pra lá, ruas lotadas, comércio sorrindo, pessoas distruibuindo votos, famílias de malas prontas alçando vôos, o calor chegando por aqui e a neve por lá.
Enquanto uns estão felizes e com expectativas, outros passam por momentos de suspense. Parentes em hospital, perdas, avaliações e saudade. E meu coração está com eles. Conhecidos ou não.
É tempo de agradecimento. Especialmente para mim. Meses de descanso médico, de novos conhecimentos, de novo livro, de congraçamento, de abraços e recesso. Recesso e rápidas férias. E mergulhos no mar. Muito por agradecer. A todos. Quero viver dezembro como uma borboleta: voando. Já estou aproveitando o natal de 2010 e a generosidade de todos que estão divulgando "As aventuras de uma cachorrinha peralta."
Sinto que neste natal vou ganhar um presente dos céus. Dos fantasminhas camaradas, do chefe camarada, de Deus e Nossa Senhora. Depois eu conto para vocês. Agora é hora de curtir o livro de Kinkin e abraçar todos os queridos que sempre me prestigiaram ao longo desta vida. Minha festa de natal já começou ontem ao lado de companheiras de fé. Sou uma pessoa de sorte!
Para mim já é Natal.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Hora de encerrar etapas


Uma voz lá no fundo me fêz a pergunta:
-"O que mudou em você depois do câncer?"
Esta é uma questão sempre colocada depois de uma palestra. É uma das perguntas que mais me fazem. E a resposta é quase sempre a mesma.
-"Pouca coisa. Ainda gosto muito de dinheiro, mais do que o necessário, sou cheia de defeitinhos humanos, alimento sentimentos pouco nobres por umas três ou quatro pessoas, tento esquecer pequenas injustiças mas não consigo e fico ruminando alguns pensamentos sem necessidade."
Mas admito para vocês que melhorei em outros aspectos. Os pensamentos pouco louváveis que às vêzes guardo duram menos do que no passado. Respiro fundo e me pergunto:
-"Porque ficar nesta lenga lenga. Porque não me dou uma segunda chance de gostar do fulano ou de perdoar o sicrano e o beltrano?"
Neste domingo, no lançamento do meu terceiro livro, estarei diante de pequenos desafios. Vou reecontrar pessoas que me foram caras e me decepcionaram. Mas eu fiz questão de convidá-las para estarem comigo em mais um momento importante de minha vida. E elas confirmaram que estarão lá. Fiquei feliz. Respirei fundo diante do "sim" e vi que melhorei mais do que imaginava.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Uma cachorrinha peralta e gulosa




Bom dia. A vida é muito curiosa. Engraçada. Surpeendente. Alguém muito próximo de mim costumava falar que "Deus escreve direito por linhas tortas." E é verdade. Ter um cachorrinho? De jeito nenhum. Escrever para crianças? Como? Eu não sei, não tenho filhos. Mas a gente muda. E como... O tempo faz revolução em nossas cabeças e modo de pensar. E foi assim que Kinsei e Shiro, dois cães tão diferentes em temperamento, surgiram na minha história. E viraram história.
Deliciosa Kinsei, que nesse último final de semana, silenciosamente empurrou a porta da cozinha e destruiu o lanche das visitas que já iam chegar. Um desastre.
Fiz os sanduiches e deixei no alto da bancada e encostei a porta da cozinha. Esqueci que ela empurra portas com o focinho e faz tudo por um pedaço de queijo. Ouvi de longe:
-"Venha ver o que aconteceu com seu lanche!"
Sai correndo e me deparei com vários pães de forma no chão. E os pedaços de queijos? Bem, claro que tinham sumido. Os olhos rasgados e atentos à movimentação aguardavam a bronca. Estava pronta para sair correndo.
Esta é Kinsei, minha fonte de inspiração, que vai encantar todos vocês.
Lançamento: As aventuras de uma cachorrinha peralta, da Hama Editora. Ilustração: Sabrina Vreuls.
Dia 12, neste domingo, no Museu da República, entrada pela rua do Catete 153. A partir das dez da manhã.
...................
Hoje, 8 de dezembro, reina Nossa Senhora da Conceição. Aliás Nossa Senhora reina todos os dias.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Aventuras de Kinkin


Meus amigos e blogueiros tão parceiros.
Tenho a honra de convidar todos vocês para dia 12, domingo, a partir das dez da manhã, dar um pulinho no Museu da República, Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, para participar do lançamento do meu terceiro livro editado pela Hama. Desta vez mergulhei no universo infantil inspirada em dois amores da minha vida.
Darei mais detalhes ao longo da semana.
Pipoca liberada. Balões e, e, e...surpresa. Entrada liberada para adultos também kskskskksks.
Beijos.

B00! Que susto!



Tem um ditado popular que diz: "Quem pode pode. Quem não pode se sacode." Mas na noite de ontem levei um susto. Sentei para ver um pouquinho a Hebe porque no programa iam aparecer dois colegas de profissão.
Bem disposta, bonitona e sorridente, com cabelos naturais, Hebe estava com uma blusa linda e ...transparente. Totalmente à vontade, sem soutien. Aos 81 anos ela mostrou sua boa forma. Mas a questão é: pode? Um artista ou nós podemos tudo? Fiquei ali parada diante da TV lembrando do carnaval que cobri pela Manchete e a atriz Dercy Gonçalves disse na concentração das escolas que ia desfilar com os seios nus. Eles eram bem diferentes dos da Hebe. Mas meu susto foi o mesmo.
Fui olhar a definição de susto no dicionário e vi que é uma ação biológica quando alguém vê algo inesperado. E lá vem de novo a palavrinha: "inesperado."
Levamos tanto sustos na vida -bons e ruins - que o coração fica sem compasso certo. O da Hebe é o de menos. Mas nesta terça-feira acordei mais que assustada com o inesperado e com uma pergunta que todos os brasileiros farão durante o dia de hoje: como o revestimento de um Teatro que ficou dois anos em reforma e nele foram investidos 65 milhões pôde desabar? Isto é que é susto de verdade. Casa cheia, festa bonita do futebol e o estrondo: parte do teto do Municipal veio abaixo. Testemunhas disseram que houve correria e pânico, mas nenhum ferido.
Haja coração para aguentar tanto tranco. Está na hora de tirar umas férias de tudo: Dos sustos e das notícias, para entrar "quase" que zerada em 2011.
Bom dia amigos.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Iança, senhora das vitórias em 2011!


Saudações tricolores.
Estou boba como dezembro está voando. Faltam 18 dias para o Natal e 25 para acabar o ano e a minha trégua médica.
Estava assistindo outro dia o Programa Sem Censura da amiga Leda Nagle e perdi parte da entrevista do Babalorixá, Paulo de Oxalá. Fiquei chateada, porque adoro ouvir previsões.
Esta história de Orixás é difícil de entender. O candomblé fala de um santo, a umbanda de outro regendo, e às vêzes fico confusa. Mas fiquei feliz quando o Babalorixá garantiu que 2011 vai ser regido por Iança, que vem ao lado de Oxossi. Só porque ela é a senhora das vitórias! Iança é também a rainha dos ventos e das tempestades. E a previsão do tempo já anunciou que será um verão de muita chuva!
Iança é a senhora do tempo que se fecha sem chover, da luta, da batalha, das conquistas, das guerras. Das guerras também no amor. É uma guerreira por vocação.
Li que ela gosta de mostrar o seu amor e a sua alegria na mesma proporção que exterioriza a sua raiva, o seu ódio. Tudo nela é contagiante.
Os filhos de Iança são confiáveis. E ela tem um temperamento que vai da explosão à doçura.
Gostam de enfrentar riscos e desafios da vida. Escolhem os seus caminhos mais por paixão do que por reflexão. Não são de ficar parados. São pessoas atiradas, extrovertidas e diretas, que jamais escondem os seus sentimentos, seja de felicidade, seja de tristeza.
Segundo Paulo de Oxalá, 2011 será um ano que vai incentivar a coragem e o companheirismo. Já gostei. Coragem!!!!
Eu não sei se ele está certo, porque podem surgir controvérsias dentro de religiões espíritas. Mas vou ficar atenta em todas as boas dicas que derem sobre 2011. E venho contar para vocês.
Se tiver alguém aí entendido(a) no assunto, por favor, sinta-se à vontade para esclarecer. Vou adorar. E tenho certeza que meus(minhas) parceiros(as) também.
Bom dia meu Blog querido. Boa segunda-feira. Olha a correria...


domingo, 5 de dezembro de 2010

..."fêz a torcida querida vibrar de emoção..."


O grito estava engasgado, mas saiu.
Minha saudade para o maior e mais entusiasmado tricolor da minha vida. Aquele que me levava aos estádios, ao clube, e me fêz amar a esperança, a paz e ter um vigor fora do comum.
Parabéns aos meus amigos e a todos que torceram pelo Rio. Minha família está em festa.
Eu? Bem, meu final de ano será de verde, branco e vermelho!
Foto do site G1 e do herói tricolor: Emerson
Ou será que o herói foi o Muricy?!

sábado, 4 de dezembro de 2010

O poder da mente


Ai, ai, ai, ai!!!! Bom dia blogueiros e amigos. Vocês viram nessa sexta o JN da Plim Plim? Viram que os pesquisadores brasileiros criaram um capacete que lê pensamentos? Estou frita. Imagina... ler meus pensamentos. Rsrsrs.
A descoberta feita pelos cientistas da Universidade de Campinas, em São Paulo, é um equipamento que pode ler pensamentos e emitir comandos para operar, por exemplo, um computador. Éééé, o futuro vai ser complicado para quem nasceu em outro século. Os cientistas garantem que no futuro vai ser possível até adivinhar o que se passa dentro da sua cabeça.
-“Ler o pensamento das pessoas. É possível que você, com esse equipamento, com essa linguagem, consiga saber se a pessoa está pensando em alguma coisa ou em outra”, afirma Paulo de Oliveira Miguel, pesquisador da Unicamp.
Se por um lado estes avanços me preocupam, por outro fico extremamente feliz porque a descoberta vai ajudar centenas de pessoas vítimas de acidentes que a partir deste invento ganham alma e vida novas. Pessoas sem movimentos terão a oportunidade de acessar um computador usando apenas o poder da mente.
O mais interessante é que estamos tocando em um assunto que muitas pessoas, médicos e religiosos já acreditam há tempos: a força do pensamento faz milagres.
Para os pesquisadores, em alguns anos, vai ser possível usar a força do pensamento para acender as luzes de casa, dispensar o controle remoto para ligar a televisão. Tudo vai ser controlado com o poder da mente.
Fora isto todo cuidado é pouco. Ler a minha mente? Eu heimmmm!!!!! Rsrsrs.
Bom final de semana a todos. E é com esta força de pensamento, super positivo, que sigo em frente.
Um beijo pessoal. Volto segunda-feira!

Alô alô Pernambuco, aquele abraço!











Conforme prometido essa semana, aí está o registro de alguns dos momentos vividos ao lado dos(as) guerreiros(as) de Recife.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Aperte o cinto ou mude de poltrona


Desde pequena adoro aeroportos. E aviões. Sempre repeti que o melhor caminho para mim é o aeroporto. Claro que é porque adoro viajar. Mas também porque ali a vida pulsa como em uma emissora de televisão. É o ir e vir de histórias, as fantasias de viver um novo lugar, a fuga da rotina. Mas já se foi o tempo que viajar de avião era chiquérrimo e as pessoas tinham classe. Hoje você já começa a ter um prenúncio do que será sua viagem logo que chega no check in. Seus companheiros de viagem podem variar: o grupo barulhento que está viajando a trabalho ou a mãe que vai ao encontro do marido com trigêmeos, os gordinhos simpáticos que toda hora andam pelo corredor e se mexem o tempo todo, a turma do ronco...Ai Meu Deus. Não é mais tão simples andar de avião. Nem com prioridade. Agora então que os comissários só distribuem mini lanchinhos, nas viagens de longa distância você ainda encontra o pessoal que leva farnel. Não dá para esperar nem um pouquinho chegar ao destino. O avião decolou e é um tal de abrir o sacolão e tirar tudo que você pode imaginar. Com criança ainda vá lá, mas tem marmanjos que pensam que vão morrer de fome. E tem aqueles que pensam que o avião é só deles e param no corredor abrindo e fechando compartimentos de bagagem.
Na minha volta de Recife, prefiro poupar vocês da ida, marquei a poltrona 20 D, e pensei: criancinhas vão na frente e então não corro riscos. Não que eu não goste de criancinhas, mas imaginem viajar ao lado de uma mãe dedicada com mais ou menos 90 quilos, sandalinha de dedo e que bate a perna no chão o tempo todo sei lá porque.
Feliz com a minha poltrona 20 D, a confusão começou antes da decolagem, quando um estrangeiro teve que ser retirado do meu lugar. E ele se descompensou:
_"Só vou no corredor, eu pago eu pago", gritava ele com sotaque carregadíssimo.
Depois de resolvido o problema, quando vou confortavelmente me sentar, ouço uma voz baixinha:
"Lilizinha, preciso trocar de poltrona. Venha para 20 C. É por causa do meu joelho esquerdo."
Quando me chamam de Lilizinha...eu sei que vem encrenca.
E advinhem ? Ao lado da mãe dedicada com o menino lourinho chamado Gabriel cheio de cachinhos louros. Anjo? Sei lá. Mas nem olhei para o lado. Duas horas e quarenta minutos, torta. Claro. A jovem mãe ocupava o espaço todo, Gabriel -o anjo- pulava de um lado para o outro comendo coxinha de galinha, chocolate, batata frita, rosquinha com um copo de suco de laranja que acompanhava o movimento da aeronave. E eu muda. É, porque se você acha uma gracinha começa aquela conversa sem fim e os casos do meninão.
Mas legal mesmo foi quando o mini lanchinho começou a ser servido. Advinhem que ficou sem os quitutes? A fileira da 20 C. Eu, o anjinho e a mamãe bermudão.
No corredor ao lado, a companheira de viagem se esbaldava de rir e fingia dormir.
Pois é, isto é que dá andar com gente que não é saudável e que dói joelho, dói isto e aquilo.
Na próxima vou pensar se renovo o convite e marcar um assento na cauda do avião. Agora deixar de voar...jamais! E sem perder o estilo. É por estas minhas bobagens que ainda vou parar no purgatório antes de chegar ao paraíso. Se for de primeira classe, tudo bem!
Bom dia meus queridíssimos, companheiros de jornada aqui no Blog e nos meus voos rasantes.

Na foto: breve momento de paz no vôo por causa da turbulência.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Em família



Repartir sua dor, suas incertezas com alguém que vive as mesmas angústias faz bem? Ainda não sei. Mas fazer o bem, faz.
Não tenho nenhuma missão como insistem alguns ao longo destes últimos anos. Não acredito que o que aconteceu comigo tenha algum propósito espiritual. Mas não garanto nada. Apenas acho, reflito.
Quando aqueles olhos curiosos, fixos em mim, com muitas expectativas e cansados de tantas conversas e diagnósticos me encararam, no auditório da Multi Hemo Multi Onco, em Recife, por alguns momentos me passou pela cabeça: -Porque estou aqui?
Não vejo diferença entre minha história e daqueles rostos ali sentados aguardando o que eu tinha para dizer. Não sabia a melhor forma de ajudá-los. Mas eu queria contagiá-los de alguma maneira. Logo eu que venho de um ano indescritivelmente sofrido.
Mas eu estava ali diante deles. Pedi a Deus que iluminasse minhas palavras, me guiasse para atingir cada coração, que passasse para cada um minhas crenças face a tudo que tenho vivido.
Foi um privilégio poder falar, mais uma vez, para tantos guerreiros, médicos e psicológos, de variadas idades. É interessante como o cansaço da viagem passou rápido, as dúvidas para acertar o tom se dissipiram e tudo fluiu. O motivo é bem simples. Eu estava entre os meus. Eu estava em família. Na família que, hoje, compartilha comigo as dores de uma doença crônica assustadora e seus duros tratamentos e incertezas. Eles e elas estavam ali e me entendiam. Perfeitamente. Cada palavra, cada lágrima, cada sorriso.
No final, uma avalanche de perguntas. -"O que mudou em você depois do câncer?", -"Quando você se sentiu sentenciada?", -"Afastaram você de seus cachorros?", -"Seus amigos sumiram?". E tantas e tantas mais questões. Nada pôde ficar sem reposta. Não para uma jornalista acostumada a exigi-las.
Diante daqueles olhos antes curiosos e depois tão fraternos e solidários, eu senti que tinha dado o recado. Entre abraços, beijos, cúmplices olhares, respeito, trocas e sorrisos, senti que construímos um laço forte. Eles pensam que eu os ajudei. Bobagem pessoal. Vocês, guerreiros, é que me proporcionaram- mais uma vez- a compor uma nova história; me deram a oportunidade, a grande oportunidade de repartir minha dor. Com quem entende do assunto.
Obrigada Recife. Obrigada Dra Vera Guedes e aos oncologistas Glauber Leitão e Luiz Alberto Mattos. E a toda equipe da clínica.
Obrigada parceiros guerreiros. Óh Xxente! Sinto que a corrente de orações vai aumentar daqui pra frente. Como vocês dizem..."estou toda arrepiada."
Missão? Propósito? Desígnios de Deus? Quem sabe...
Bom dia amigos de todas as partes do mundo!

Nas fotos -A equipe da Multi Hemo e os novos laços.
E vem mais fotos aí. No fim de semana. Beijos