quarta-feira, 31 de março de 2010

Foi só uma espiadinha...


Bom dia amigos. Finalmente o BBB10, o programa mais chato, criticado e visto da TV Globo nos últimos meses terminou. E é impossivel não comentar a final. Final dos tempos diriam os intelectuais, final injusta diriam os gays e simpatizantes. Mas é difícil se colocar em uma redoma e não dar sequer uma espiadinha. Mea culpa, mea culpa, mea culpa.
Podem me criticar, cair de pau em mim, mas conheço um monte de gente finérrima, inteligentérrima que votou frenéticamente nos participantes da final. E como não dar uma olhadinha? Nem que seja com a desculpa que tenho que comentar aqui.
Antes de mais nada, alguém pode me explicar se o Pedro Bial vai virar um novo Chacrinha e ganhar um programa de auditório?! Nunca vi alguém rir tanto e ser tãol feliz apresentando um programa de altíssimo nível. Também foram tantas as participaçõe$ em publicidade... A camiseta basiquinha diária é apenas um disfarce dos intelectuais poetas. Eles adoram mostrar aquela imagem despojada como se fossem desapegados da moda, do dinheiro, das críticas. Ah então tá.
Mas não estou aqui mesmo para criticar ninguém. Ainda mais depois que participei, como editora-chefe nos anos 90, de um programa ao vivo em que as cadeiras voavam e os tapas corriam solto entre participantes. E além do mais, conheço muita gente viciada em BBB e que esconde o jogo. Depois com tantos problemas e tanta seriedade no dia a dia , não faz mal nenhum deixar o cérebro em algum lugar- às vêzes- e relaxar sem pretensão e policiamento.
Agora, quem sou eu, mas vou sugerir à TV Globo que antes de colocar a turma no nu artístico, por favor chamem o Professor Pasquale, mestre na língua portuguêsa, ou mesmo o Bial, para dar aulas aos famosos do momento.
E chegou a hora de confessar. Não sei se a minha visão é equivocada. Mas acabei torcendo pela vitória do Marcelo, o lutador. Este programa é uma praga, quando você vê está torcendo.
A vitória do gaúcho moicano foi a vitória dos autênticos em cima dos dissimulados, sonsos, duas caras, mascarados e bobões sem opinião formada. E dos que fingem ser bonzinhos. Foi a vitória de um bad boy, que foi isolado por um grupo e sobreviveu às intrigas e preconceitos. Venceu o que teve mais coerência e sustentou até o final os pensamentos certos ou errados. Venceu o candidato declarado de Ronaldo- o fenômeno, que com uma só declaração ("meu voto é do Dourado") no meio do programa ainda, fêz a nação corinthiana votar em peso no machão. Eu, ontem, me vi torcendo por aquele que perdeu todas as lutas, ficou sem dinheiro, fêz um monte de besteiras e pediu desculpas, e teve uma segunda chance na vida. Agarrou como pode e teve fibra para chegar à final. Tomara que ele saiba o que fazer com ela. Muita gente ganha uma nova oportunidade e não sabe. Fica no meio do caminho.
Bem, meus blogueiros, estou adotando a nova moda: turbante de beduíno e voltando ao "meu reality show" nesta quarta-feira. E me desculpem, mas a tendência do momento é dourado.

terça-feira, 30 de março de 2010

Armando




Eu já tive muitos chefes na vida. Tive muita sorte com a maioria. Eram líderes de fato. Sabiam fazer e sabiam mandar. Aliás que palavra horrível: chefe. Na minha opinião, aquele que está no comando tem uma grande responsabilidade. E não apenas só em mandar fazer. Ele tem que ser capaz de decidir, de partilhar com o grupo, estimulá-lo a realizar através de todos os obstáculos. E mais: dar oportunidade.
Fiz parte da equipe do Jornal Nacional. Eu ainda estudava na PUC, quando surgiu a chance de ir para TV Globo. Naquele tempo a equipe do JN tinha por hábito se reunir na sala do diretor de jornalismo e juntos assistirem ao trabalho que ao longo do dia tínhamos realizado. A equipe era ainda pequena. Alice Maria, Nilson Viana, Luiz Edgar de Andrade, Mauro Costa, Gloria Maria, Scarlett Moon, Manduca, alguns editores e todos que estivessem no turno. E claro, os estagiários. Em uma noite daquelas, vi minha matéria sobre o cavalo Grão de Bico ir ao ar. Era um campeão do turfe que havia se machucado. Um destaque. Minha matéria foi editada por Edson Ribeiro, que generosamente permitiu um "sobe som", uma técnica em TV que a voz do repórter vai ao ar. E a minha pergunta foi ouvida por milhões.
Foi quando no silêncio da sala, o diretor perguntou:
-"De quem é esta voz?"
-"Da Eliane, alguém respondeu."
Menina, ainda descobrindo aquele universo, fiquei caladinha.
Quando o Jornal Nacional terminou, Armando Nogueira falou para minha querida Alice Maria, editora-chefe:
-"Vamos preparar Eliane."
No dia seguinte eu já estava fazendo contato com a fonoaudióloga Glorinha Beuttenmüller e uma semana depois, eu fazia a primeira entrada de video no Jornal Hoje.
Chefes que são craques e líderes dão oportunidades. Sabem fazer acontecer. Enxergam longe.
E criam uma legião de fãs, de admiradores, de profissionais competentes, de novos craques.
Modéstia à parte.
Bom dia craques da vida.

Na foto: eu e meus chefes assistindo ao jogo de futebol entre as equipes do JN e de outras produções. Um só time.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Liberdade e leveza são primas


Bom dia para todos. Segunda-feira novamente. Hora de recomeçar. Depois de um final de semana de muitas reflexões e emoção, prefiro hoje silenciar. E deixar todos livres para comentar o que quiserem. Desabafar sentimentos contidos, cantarolar, comentar os fatos do finde e os planos para o feriadão. Eu escolhi deixar uns versos que um amigo me enviou. Achei tão lindo que vou recitar:

"O tempo sempre é finito/tem-se sempre que optar/entre o novo amor bonito/ver a noite, conversar/e toda uma realidade/contas, grana, trabalhar/muitas coisas na verdade/que só fazem atrapalhar
."

"Liberdade e leveza são primas/filhas de duas irmãs/como embaixo e em cima/como as partes das maças/elas te levam mais alto/até aonde você chegar/elas é que são de fato/ difíceis de se encontrar."

Uma semana feliz e santa para todos. Com bençãos disparadas por todos os lados. Vindas do céu e do apoio de irmãos e amigos da terra. Bom dia turma abençoada.


domingo, 28 de março de 2010

Um domingo de festa, alegria e música.


Bom dia. Como hoje é domingo vou convidar vocês para ouvir as músicas das "Trilhas da Minha Vida." Renovamos a seleção e desta vez temos desde Nat King Cole até Ivan Lins, "revivals" que fazem bem a alma. Mesmo aqueles que por aqui estão saturados de me ouvir falar em Barry Manilow, por favor abram o link da apresentação dele em Vegas, em 2005, com "I made it through the rain." Ele vai contar a trajetória dele como músico até sua primeira apresentação no Carnegie Hall, em Nova Yorque. Na platéia, o avô que o criou e o incentivou durante toda a vida.
E por falar em avós incentivadores, hoje tem uma aqui no blog que está cantando "Parabéns" desde cedinho.
E eu compartilho de sua alegria e de seu orgulho. Vocês bem sabem que o Blog tem mascotinhos: Elzo, Antonio, Valentina e Joaninha. E é esta fofura danadinha, que é fã de Kinkin e Shiro( meus cachorrinhos), que tem histórias lindas e engraçadas, que hoje fica mais velhinha. Joana cresce com o Blog que breve também vai comemorar o niver. Um beijo especial da tia Lili, que é sua fã. E meus votos de alegria e saúde para a vovó Dragão tubinadíssima.
Música, música, presente em todos os momentos de nossas vidas..."farol na cerração dos grandes medos, a força que levanta os bailarinos..." E a todos nós!
Bom dia maestros e músicos deste Blog, que enchem de lindas melodias esta nova fase da minha vida.

sábado, 27 de março de 2010

Justiça seja feita!


O que é justo para uns certamente não é para outros. A palavra justiça envolve várias interpretações. No mundo atual vemos tantas barbaridades e nem sempre vemos a justiça ser cumprida.
A expressão a "justiça é cega" surgiu para explicar que ela é imparcial e não faz distinção entre os homens. A venda nos olhos da estátua que a representa mostra que a justiça não faz distinção entre homens e raças. Infelizmente não é assim que tem funcionado. Cansada de tantas falcatruas, a sociedade decidiu acrescentar à tradicional expressão, que muitas vêzes além de cega, a justiça é surda.
Nosso dever como cidadãos é praticá-la todos os dias de nossas vidas. Ter senso de justiça.
É muito confortador saber que a justiça divina tarda mas não falha. Mas o melhor de tudo é que a justiça entre os homens seja feita. Sempre, indistintamente.
O homem mais feliz, disse um dia Platão, é aquele que é justo.
Os juizes bateram o martelo no caso Isabella Nardoni. Mas ainda falta muito para que possamos nos orgulhar de nossos magistrados.
Espero que este caso Nardoni inspire a todos que abraçam o Direito. E que a justiça não tarde tanto e não falhe mais.
Eu estou aguardando para ver minhas causas resolvidas. E lavar a minha alma.
Bom dia amigos. Um sábado renovando as esperanças nas leis dos homens e da vida.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Nossas crianças




Cena 1: Um menino é sequestrado no estado de Alagoas. Atraído por um homem que o trouxe para o estado do Rio. O cretino sequestrador foi preso em flagrante quando explorava José Sergio e mais uma criança na BR 101. Um ano depois do ocorrido, Serginho vai ter um final feliz. Seus pais chegam hoje ao Rio, e o levarão de volta para casa.
Cena 2: O tribunal de Santa Catarina solta( ???) um condenado a 20 anos de prisão depois dele ter matado uma menina de 1 ano e e meio. Gabrielle foi estuprada e estrangulada e a advogada do pedreiro afirma " que o cliente dela foi preso durante o depoimento, mas o mandado de prisão foi expedido apenas no dia seguinte. E que não há provas contra ele e que vai ser difícil a polícia reabrir o caso." Que tal?
Cena 3: O veredicto dos jurados sobre o casal Nardoni vai ser conhecido hoje. Mas antes, acusação e defesa vão dar show de palavras e argumentos diante do juri. Será que o advogado de defesa acredita mesmo no casal? Isabella confiava no pai.
Cena 4: Eu estava sentada no supermercado chique do bairro charmoso em um final de tarde desta semana. Acostumada ao Rio e as rápidas ações dos meninos de rua, vi um garoto se aproximar por trás de uma amiga. Fui calma e rápida. Pedi para a amiga passar minha bolsa bem do outro lado da mesa. Foi ela pegar, levar um susto e o menino já estava ao nosso lado. Olhou para mim e pediu um pedaço de bolo. Fiquei com vergonha de mim. Tirou do bolso três moedas de vinte e cinco centavos e pediu para eu completar para ele comprar o bolo. Fiquei com mais vergonha ainda. Eu perguntei se ele não preferia um pão. Ele foi até a padaria olhou olhou e voltou com os olhos tristes. Eu arrematei. -" É o bolo não é?" O segurança já estava por perto e disse que ele não poderia ficar ali. Eu intervi falando que ele estava só esperando o bolo. A supervisora se aproximou e deu logo uma ordem sem saber que eu já tinha comprado um pedaço do doce. -"Por favor peguem um pedaço de bolo para o menino." Fiquei pensando que ela deveria ter tido uma infância dura por sua atitute e decisão.
Eu olhei para ele e falei:" ganhou dois pedaços heim?!" Sem sorrir, sem me chamar de tia, ele agradeceu e sentou educamente ao meu lado e de minha amiga paralisada que observava tudo. Pedi uma coca para ele. O menino pegou o lanche, as moedinhas, se levantou, agradeceu de novo e contou que ia comer lá fora. Pés descalços sujos de areia, camisa azul e short, ele já estava saindo quando eu perguntei. -"Qual é seu nome? " -"Germano, respondeu baixinho"
-"Bonito. " Aí eu emendei. -"Olha Germano, quando alguém propor a você que cheire, fume ou roube, lembre sempre que tem gente legal que pode lhe ajudar. E que lhe ajudou hoje.
Olhos tristes e determinado, sem um sorriso, ele disse está bem e obrigado. E foi embora.
Dois dias depois do acontecido, Germano não me sai da cabeça. Queria ter feito com ele, o que aquela familia americana fêz com Michael Oher e foi retratado no filme "Um sonho possível."
Mas nós, brasileiros, estamos muito desconfiados, temerosos e não acreditamos em "quase" mais nada. Pobre de nossas crianças.
Hoje é sexta feira e estamos em plena Quaresma.
Bom dia.

quinta-feira, 25 de março de 2010

"Estou sempre em labaredas!"



Ôpa, não fui eu que disse isto não, gente. Foi a atriz Claudia Raia: "estou sempre em labaredas." Depois que eu ouvi o meu amigo e debator Flávio Condé falar que mulher fogosa não faz propaganda de si mesmo, fiquei rindo na minha. Tão pensando o quê? Que remedinhos fortes tiram totalmente a nossa energia? kskksksksks Nem tanto companheiros, nem tanto. ksksskksks
Bom, mas vamos falar sério. Só queria que vocês relaxassem um pouquinho.
Claudia Raia é casada há 17 anos com o ator Edson Celulari. E garante que ele é um grande maestro. Em entrevista à revista Contigo, do meu amigo querido Esmeraldo,ela faz uma afirmação perigosa: "ele não rege uma orquestra, mas uma filarmônica." Ela endoidou pessoal. Está fazendo propaganda assim do maridão e depois vai dar outra entrevista chorando por aí.
Claudia vai além. Disse na revista que Edson domina o fogo dela. Ulálá. Que sorrrrrte heim, gente. E ainda chama o bonitão de "danado!"
Esta história de dominar o fogo é fogo kskskskksks. E não é qualquer casal que tem esta sintonia.
Mexer neste assunto é que nem mexer em uma colméia. Fogo, labaredas, química, sintonia, pele, atração, seja lá o nome que se dá, para mim o sinômino de tudo isto é felicidade!
E quando a gente encontra deve ficar de bico calado.
Bom dia labaredas da paixão. É, porque por aqui neste blog, só tem gente quente! Em tudo ksksksk. Cuidado com a propaganda.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Uma nova página no campo de batalha


Minha vida tem sido um campo de batalha. E estou em um momento perigoso. De extremo cansaço. Desânimo nunca. Mas ando balançando. Acho que chega um momento que bate o cansaço. Ainda mais quando a gente pensa que está " dando murro em ponto de faca. " A expressão é o mesmo que insistir, persistir em algo que se tem quase a certeza de que nao vai mudar. Diriam meus médicos, mas você está aqui! Estamos conseguindo. Não tenho dúvida disso. Não estou falando do "inesperado." Mas tudo que está em torno dele: Burocracias, rotinas de papéis, de exames, advogados, planos de saúde. Ainda falta muito para que os planos funcionem de acordo com as necessidades de seus clientes. Muito mesmo. Conheço pessoas que só podem se tratar com liminares. Algumas fazem isto há cinco anos. Um desgate. E pagam planos de mais de 3 mil reais. Planos são empresas e nós só interessamos a elas quando damos lucros. Ou seja, não damos despesas. Quem não pode pagar um seguro de saúde, é obrigado a conviver com este universo maquiavélico. Um joguinho de quebra braço. Aquele onde a força é o que vale. De um lado, um batalhão de profissionais especializados em negar tudo. Do outro, você, de cabeça cheia tentando agir com frieza. Bem, mas " não há mal que sempre dure e bem que nunca se acabe."
Curioso é que sempre que as minhas pernas balançam, surge uma boa notícia. Daquelas que mostram que temos que lutar e prosseguir. Um incentivo.
Desta vez , e mais uma vez, veio da Hama Editora. A minha nova página está no ar. Mas não reparem porque ela ainda passa por ajustes. Entrem e olhem.
Um presente da Hama, da Rosângela e de toda equipe da minha editora.
Diante disso, dos mimos, de novos trabalhos e da dedicação de Dr.Daniel Herchenhorn e seu comprometimento comigo, não vejo outro jeito. Lá vou eu enfrentar a burocracia. De página nova e com a turma da Radio Globo me esperando para mais uma farra no Programa do Canázio. E agora com o carro me pegando na porta. Reclamar de quê?
Bom dia amigos. Quarta de desafios. E daí? Vamos enfrentá-los.
Aguardo vocês no endereço: www.hamaeditora.com.br/elianefurtado
beijos e abraços muito apertados.

terça-feira, 23 de março de 2010

Um duelo inútil onde não há vencedores


As pessoas perdem um tempo danado com tolices e com nhém nhém nhéns. Estava ouvindo o relato de uma querida amada amiga sobre uma discussão familiar dela. Uma batalha oral entre pai e filha. Motivo? Quase que nenhum. Digo quase, porque discutir para fazer valer a autoridade ou uma opinião pessoal é ou não é a maior bobagem?! Ainda mais quando a gente passa por poucas e boas, vence o inesperado, e tem uma segunda chance de viver. Única, e que não é dada a todos que desejam. Pois bem, ele, o pai teve uma segunda chance. Foi abençoado com um milagre.
Estava concentrada na história, quando de repente meus olhos encheram-se de lágrimas e abri o berreiro. Os dois personagens de quem falo me são muito caros. E vi um desperdício de vida e energia ali danados. Ando muito boba mesmo. Mas entendi minhas lágrimas e traduzi em palavras para ela, minha amiga, o que estava sentindo:
-" Como é que alguém que teve uma segunda grande chance de viver pode entrar numa dessa? Brigar, discutir e querer impor sua opinião? "
Ela respondeu logo. -"Pois é. Como?"
Acho que chorei porque também me lembrei de casos meus familiares e de outros episódios sem nenhum sentido onde as pessoas discutem por nada. Quer dizer, por nada não. Para ser o maioral. Para que sejam reconhecidos como autoridades, donos da razão. Donos da razão porque, eu me pergunto. Quando se tem uma oportunidade de renascer, o mínimo que esta pessoa precisa fazer é aprender o valor de cada coisinha. E que as vaidades, os orgulhos e brigas só devem ser prioridades se forem muito, mas muito necessárias.
O pai de minha querida e outras pessoas tão próximas à minha vida tiveram uma segunda chance e não mudaram em nada. Continuam as mesmas: turonas, reclamonas, achando que o mundo gira em torno delas e a opinião deles(as) é que está certa e tem que prevalescer. Estas pessoas- em maioria - são seres humanos muito legais. Só que ainda não sabem ( acho que nunca saberão) que Deus deu uma segunda oportunidade para que eles(elas) repensassem nas relações humanas, que fossem mais maleáveis e que olhassem as pessoas e o mundo com menos rigidez.
Ouvi de uma dessas pessoas outro dia: -" Eu nem me lembro mais o que se passou comigo. Não quero pensar mais nisso." Entendo, entendo. Mas eu não quero esquecer porque quero ser sempre melhor.
A vida é assim mesmo não é? Uns ganham uma segunda chance e esquecem. Outros, que não tem e nem tiveram a mesma chance, estão aguardando só para falar com Deus:
-"Eu aprendi."
Bom dia.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Ciúme acaba em ódio e vingança





Em 29 de março de 2008, um crime chocou o país inteiro. A menina Isabella, de 5 anos, foi estrangulada e jogada do sexto andar do prédio onde moravam seu pai e sua madrasta, em São Paulo. A sentença do casal Nardoni, Alexandre e Ana Carolina, já foi dada: pela midia e pela sociedade. Agora, durante uma semana, vamos acompanhar os argumentos da defesa e da promotoria. Tomara que a justiça desvende o crime e o caso não vire outro "reality show."
Certamente nos Estados Unidos, como se diz na gíria popular "o buraco é mais embaixo."
Um menino de 11 anos foi preso e é suspeito de ter matado a madastra enquanto ela dormia. Kensie Houk, a madastra, estava grávida de oito meses. Jordan Brown deu o tiro à queima roupa, e depois tranquilamente entrou no ônibus e foi para a escola como se nada tivesse acontecido. Esta é a versão da polícia americana. Jordan é o principal suspeito. O pai não acredita que o filho tenha cometido o crime e vai lutar para provar que ele é inocente.
Bem não sou nenhuma especialista em desvendar crimes. Mas já cobri inúmeros casos parecidos com os que citei. E vejo no ciúmes e na posse, dois elementos importantíssimos que foram alimentados e desencadearam estes crimes. Há muita história debaixo dois dois panos.
Há que se ter cuidado com o ciúme. Com a posse então... As pessoas ciumentas sempre tem um forte sentimento de posse em relação ao outro, como se ele fosse um objeto seu. E a pessoa possessiva sente esta ameaça de perda em todos os lugares e em todas as pessoas que se aproximam. O ciúme é um sentimento louco. Um pouquinho vá lá. Mas é preciso o tempo todo a gente administrar a nossa insegurança.
Cuidado gente. Entre a a emoção de ser ciumento e o ciúme patológico, a linha é tênue. A gente pensa que não, mas é!
Bom dia. Hoje 22 de março, dia mundial da água.

domingo, 21 de março de 2010

De olho nas previsões!


Astrologicamente, 2010 começa hoje. Mas nem sempre o que a gente pensa que vai ser bom, vai se confirmar. Por exemplo, sou de touro, que é regido pelo planeta Venus, que por sua vez vai reger 2010, ano do Tigre.
Mas touro não está em um bom momento segundo a astróloga Maricy Voguel. E eu não sei disso? Segundo os astros são três os signos favorecidos este ano: Peixes, Libra e Sargitário. Quem tem ascendente nestes três signos, também tem muitas chances de ficar numa boa. Ufa, ainda bem. Escapei por pouco.
E atenção: como Jupiter está em Peixes e Venus, exaltado em Peixes, os piscianos estão duplamente favorecidos. Entenderam? Mais ou menos né?!
Agora vejam algumas previsões desta astróloga:
-O Brasil não vai ganhar a Copa do Mundo.
-A chance de ter uma mulher na presidência aumenta este ano.
-Reforma signIficativa no sistema judiciário. Até que enfim!
-Ano bom para agricultura.
Bem pessoal, a gente não pode é ficar louca(o) ou desorientada (o) com as previsões. Levar na tranquilidade e na distração.
Imagina se a gente for ficar ligada(o) o ano todo nesta loucura?!
De qualquer maneira li que Júpiter está em Peixes. E traz milagres e coisas inesperadas. Tais como chuva, tsunamis e atenção para as ilhas. Torço por novas descobertas na medicina.
Pelo sim pelo não, vou dar uma ligada para minha querida amiga e astróloga, Fernanda Chacel. Ui, tenho até medo dela. Uma craque em astros.
Bom domingo.
Eu estou feliz trabalhando aqui na Tupi, ao lado de meus amigos.
Se liguem 1280 AM ou 96,5 FM.

sábado, 20 de março de 2010

E lá se vai mais um verão...


Bom diaaaa. E lá se vai mais um verão...daqueles! Com temperaturas elevadíssimas. O outono começa esta tarde ainda quente. Mas certamente as noites serão mais agradáveis. Até 20 de junho teremos uma estação esplendorosa e de folhas pelo chão.
Mas apesar de não ser fã do verão, sentirei saudade de situações vividas e da esperança imaginada.
Sentirei saudade dos mergulhos no mar nos finais de tarde, da água de côco geladinha e da prosa solta no quiosque do bairro charmoso, dos banhos de piscina na serra e dos risos contagiantes dos velhos e novos amigos. Dos olhares cúmplices e do desejo deles de que tudo dê certo.
O primeiro verão de Valentina, minha pequenina sobrinha, o primeiro aniversário e o batizado de reencontros. Sentirei saudade também da dor para que no dia das novas alegrias e boas surpresas, eu posso gritar, pular, beijar, valorizar cada instante e permitir que as lágrimas escorregem no rosto só de felicidade. Sentirei saudade do carnaval recluso e sofrido, dos sustos dos novos diagnósticos, do amor que me cercou em fevereiro, e da devoção dos meus animais que parecem ler meus pensamentos e tristezas. O carnaval do meu desmaio e da Unidos da Tijuca.
Sentirei saudade do alto mar, do luar que iluminou minha varanda no navio, do infinito que me levou -de novo- a sonhar. E como Neruda, ..."quero primeiro o amor sem fim, em segundo ver o outono..." porque dentro de mim construi mais um verão...invencível.
Lindo sábado de outono para todos.

sexta-feira, 19 de março de 2010

As diferenças da vida


Olá meus amigos.
Parece que no mundo artístico tudo é mais fácil. Parece, mas a gente sabe que não é bem assim. Na vida, nada é fácil ou de graça.
Digo isto pensando nos casamentos com diferenças de idade. Quando as pessoas são famosas, a sociedade engole melhor o preconceito e as relações que fogem do tradicional. As famílias resmungam menos, os amigos nem discutem a aparência de um e outro, e os casais ficam mais à vontade para "infrigir" algumas normas ditadas e sacramentadas, sei lá por quem, como casar com alguém mais moço ou mais velho que você, alguns anos ou muitos. É complicado namorar, gostar, viver com alguém mais jovem que você. Parece que só você envelhece. É complicado também casar com alguém muito, mas muito mais velho, quando você é uma pessoa comum. Além de enfrentar o peconceito dos outros, você precisa enfrentar a si mesma. Vencer os medos, as fantasias que giram em torno desta relação. Um deles é ser trocado mais cedo ou mais tarde. Mas isto independe de idade. Qualquer um pode ser trocado. E acontece muito mais com os casais que se encaixam na "normalidade" dos conceitos.
Quem assisitiu o filme "O divã" certamente se esbaldou de rir com a cena em que o namorado garotão, Cauã Reymond, leva a personagem principal, Lilian Cabral, para uma noite radical de batidão de música eletrônica em uma boate. Um suplício para a quarentona. No caso da personagem de Lilian, o marido sim a tinha traído e ela mergulhou em uma relação diferente. Pensando alto, todo mundo pode ser trocado a qualquer momento. Até uma linda atriz de Hollywood. Mas por enquanto a charmosa Demi Moore não está preocupada. Se está, disfarça. Casada com o jovem talentoso e sexy Ashton Kutcher, eles cultivam uma diferença de 15 anos e um casamento que ultrapassa já quatro anos. E melhor, parece haver sintonia. Já sei o que vocês vão comentar: ela é famosa, ela é riquíssima e abriu portas para ele. Tudo bem, e daí? Ele está ali. Sei que quatro anos de casamento não é nada perto de uma vida inteira, mas já é uma história. Juntos, eles apareceram, ontem, em mais um evento em Bervely Hills nos Estados Unidos: a "Night at Sardi's , uma festa beneficente que arrecada fundos para uma associação que cuida de pessoas com o mal de Alzheimer. Bons moços.
Sou um pouco como a Hebe Camargo, não acredito muito na duração de casamentos com grandes diferenças de idade. Grandes. Houve um tempo que eu não acreditava nem nas pequenas.
Mudei de opinião porque aprendi que quando o mais jovem é muito mais maduro do que o outro, aí a relação segura. Mas no fundo tenho certeza que é o sentimento de admiração que segura qualquer relação. Ela, a admiração, é o "start" para o grande amor, para a cumplicidade, para o sexo, para a paixão. Sem admiração, nada feito. Quando a decepção se mete no meio de um casal, nada segura. Com diferença ou sem diferença de idade.
No caso de um casal fora dos padrões convencionais, o melhor é nunca pensar nisso. Nesta diferença. Siga apenas em frente, caminhe tranquilamente e vá vivendo, aproveitando, ignorando olhares e acreditando em você mesma. E nunca desista. Enquanto houver "uma liga", prossiga. Quando um jogar a toalha... antes dela cair no chão, o outro que a pegue no ar.
Torço por todos os casais que enfrentam as diferenças. De idade, de cor, de forma física, de maneira de pensar, de altura e social. Porque deixar passar um capítulo da sua vida por causa dos outros, é a maior tolice que um ser humano pode viver.
"Dê uma chance ao amor. Sem regras sociais, sem preconceitos de idade, sem bloqueios de imaturidade. Se a felicidade dá uma amostra de que ela pode ser real, continue a persegui-la."
Estas duas últimas frases não são minhas. Tirei de um texto antigo, escrito há quase trinta anos. Antigo, mas bem atual.
Um beijo e ai que bom: sexta-feira. Dia de debate na Radio Globo.
Bye bye.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Quem resiste a uma loucura?


Chega de notícia séria. Ainda mais neste momento que vivo, só quero falar bobagens. Posso? Cansei do "politicamente correto."
Estava dando uma lida nas notícias bizarras e acreditem, encontrei cada coisa... Você, por exemplo, faria qualquer loucura sexual que alguém lhe pedisse? Já até imagino as respostas. "Oh, depende." Ou então, "se eu o(a) amasse." Quem sabe a reposta seria o eterno clichê: " entre quatro paredes vale tudo!" Mais tem pedido que sei não...
Vejam só. Na Rússia: Um casal russo que estava tendo relações sexuais dentro de um carro estacionado em uma minúscula garagem morreu de intoxicação por monóxido de carbono. Para não morrer congelados, acabaram trancadinhos, abraçadinhos e engatadinhos.
Na Suiça - Bordel pega fogo e homem, de 33 anos, é resgatado pelado. Que situação! Olha a fotinho aí em cima.
Nos EUA - Um fetiche sexual acabou em caso de polícia, depois que um homem amarrou a mulher nua em uma árvore. Quem viu não gostou e estragou a brincadeira. Mas ela adorou.
E já ouviram falar da história do policial rodoviário Wilfredo Bennett, de 39 anos? Ele foi demitido pela Polícia Rodoviária da Flórida, nos EUA, acusado de cancelar uma multa por infração de trânsito em troca de sexo. Mas a coisa ficou tão boa, que a mulher multada e o policial continuaram se encontrando até que...a esposa acabou com a brincadeira e o denunciou. Aí o feitiço virou contar o feiticeiro e a multa que ele teve que pagar: 10 mil dólares. Pior ainda é que o policial vai pegar 15 anos de cadeia. Roubada total.
Mas tem uma história que li outro dia que é demais. Um casal na Carolina do Norte, EUA, estava dentro do carro, cometendo deliciosas saliências quando a polícia chegou e jogou a luz em cima deles. Advinha o que aconteceu? Nada. Ou melhor tudo. Ronald Braxton, de 32 anos, e Shanna Byrd, de 30, não conseguiram parar no meio o que tinham começado. Fizeram os policiais esperarem e mandaram ver. Foram presos, claro, mas só depois de Ronald fumar um cigarrinho.
Estas histórias acontecem por todo lado. Euzinha um dia quase tive um treco, quando uma linda querida amiga me telefonou e contou que estava em um motel, no bairro de Maria da Graça ( para o pessoal fora do Rio: o bairro fica no subúrbio e é longe pra chuchu) e o botijão de gás do recinto explodiu. Foi a maior correria. Imaginem a cena. Turno da tarde, metade dos casais erradinhos e boom. Minha amiga escapou ilesa. Mas no dia seguinte, notícia manchete nos jornais:
"Botijão explode em motel em Maria da Graça, subúrbio do Rio!" Por estas e outras, quem tinha razão era o vovô Jorge, "boa romaria faz quem na sua casa fica em paz." Agora a historinha da transa no helicoptero, entre um espetáculo de rapaz e uma mocinha famosa, esta eu não vou poder contar. ksksksksksksk.
Bom dia turma sexy do Blog.

Na foto do G1, o bumbum mais fotografado nos últimos dias. Presentinho para as meninas. Sorry lordes.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Que Rei sou eu?



Quem gosta de covardes? Certamente, ninguém. Mas o que tem de gente covarde por aí, escondido em sua própria sombra não está no gibi. O comportamento covarde é uma fraqueza, uma falta de ânimo, é " deixar de fazer algo, desistir, abandonar pela metade pela falta de confiança em si próprio. É atacar sabendo que o adversário não poderá defender-se."
Covardia se vê em pequenos gestos, atitudes mesquinhas, falta de decisão. Omissão. Estava lendo outro dia um episódio da história do Brasil que é contado pelo jornalista Sebastião Nery sobre a firmeza de uma decisão diante de uma situação de risco. Aconteceu há muito tempo em um jantar no Itamaraty, em Brasilia, quando o presidente Juscelino Kutischeck recebia Teferi Makonnen Hailé Selassié coroado com imperador da Bissínia-Etiópia em 1930, chamado "Leão conquistador da tribo de Judá", "Eleito de Deus", "Reis dos Reis" por seu povo.
Pois bem, em dezembro de 1960 ele esteve no Brasil com uma grande comitiva. Tinha setenta anos. Estava jantando com o presidente brasileiro, no novíssimo Palácio da Alvorada, quando um assessor se aproximou e cochichou no ouvido dele. Juscelino perspicaz, percebeu:
-Alguma coisa, Imperador?
-Presidente, acabo de ser deposto por meu filho, na Abissínia (hoje Etiópia), mas eu sei que rei sou eu. Não vamos alterar nosso programa. Quero apenas, quando sairmos daqui, uma audiência reservada com o senhor.
Depois do jantar foram ao gabinete e Selassié pediu a Juscelino que convocasse o gerente do Citibank. Queria sacar U$ 100 mil e alugar um avião para mandar de volta pra casa os cem generais que tinham vindo com ele. O gerente veio e disse que não podia emprestar. O dinheiro, depositado em nome do país, já tinha sido bloqueado pelo novo governo. Só havia uma possibilidade: se o Brasil avalizasse o cheque.
JK mandou chamar o secretário-geral do Itamaraty, Edmundo Barbosa da Silva, que estava respondendo pelo Miniitério do Exterior na ausência do Ministro Horácio Lafer, em viagem ao exterior.
Mas na hora de assinar o cheque, o embaixador tremeu. JK olhou para ele e disse:
-Ora Edmundo, me dá isto que eu assino.
Selassié cumpriu a programação aqui no Brasil, alugou o avião da Panair e embarcou na frente de seus generais, e voltou para Etiópia.
Para encurtar a história, deu uma surra de chicote no filho, o príncipe herdeiro, em praça pública e o mandou para Londres. Os outros mentores do golpe contra o Rei se suicidaram e Selassié continuou a reinar até setembro de 74, ao ser preso e deposto, aos 82 anos.
Nery, anos depois, perguntou a Juscelino: e se o Rei não conseguisse reassumir presidente?
Resposta de Jk:
-O prejuizo seria apenas de U$1OO mil dólares. Mais barato que sustentar aqueles generais em boates e hospedados no Copacabana Palace. Mal acostumados, abusados com poder total.
E acrecentou:
- Tanto faz ser imperador na Etiópia, presidente do Brasil ou prefeito de Diamantina. Chegada a hora de decidir, quem tem que decidir é você, eleito pelo povo ou herdeiro de uma ditadura africana. Ouça, discuta, mas não transfira o poder de decisão. Se transferir, não dá certo. Na hora ou lá na frente vai ficar pior. No Governo você tem sempre que saber que rei você é.
Eu, Eliane, vou mais além:
...e na vida, no dia a dia, também!
Meus amigos hoje é quarta-feira, 17, dia de lutar contra a covardia. Contra decisões absurdas.
É dia de lutar por um estado que produz petróleo, que precisa se reerguer há muitos anos, e que para isto precisa do dinheiro dos royalties.
Não adianta chorar. Nem se lastimar. É hora de união, decisão e de mostrar que perdendo ou ganhando, o Rio sabe o que quer e o que é seu de direito.










terça-feira, 16 de março de 2010

Dez dicas preciosas











Dez dicas para começar bem o dia e ser feliz!
Não arrume problemas.
Encare desafios. Concentra-se no trabalho. Faça exercícios. Ajude os outros. Cuide dos amigos. Esteja preprado para dias difíceis. Descanse mais. Sorria muito e acredite que nada é impossível.

Adoro aniversários!


-"Médico bom é aquele que descobre, na hora, o diganóstico. " Cresci ouvindo esta frase. Muitos anos depois senti isto na pele.
Outro dia tive um piripaque estranhíssimo. Daqueles... Liguei para meu clínico e ele, por telefone, deu um tiro no diagnóstico. E arrematou: "vem pra cá agora."
Na verdade existe muito médico bom aí! Difícil é descobrir onde eles estão.
Hoje é um dia especial para mim e para aqueles que acreditam no Flávio Cure, the best clinico e cardio para nós, seus clientes. Dia de aniversário. Adoro aniversários. Já estou pensando no meu, breve.
Últimamente eu e a turma dele temos recebido seus artigos e dicas maravilhosas. Vou dar uma colher de chá para vocês e colocar aqui uma ótima para quem viaja muito e por longas horas. Vale à pena prestar a atenção.
TROMBOSE VENOSA E VIAGEM
"O risco de trombose venosa profunda, qualquer que seja o meio de transporte utilizado, pode ser reduzido por medidas simples, como não usar roupas apertadas e fazer pequenos exercícios durante a viagem, que devem ser observadas por todos os viajantes, com ou sem fatores individuais de risco.
>Não usar roupas e calçados apertados;
>Não colocar bagagens embaixo das poltronas (restringe o movimento das pernas);
>Não ficar imóvel na poltrona. Mudar de posição com frequência (facilita a circulação);
>Evitar cruzar as pernas (dificulta a circulação do sangue);
>Beber líquidos, como água e sucos (evita a desidratação);
>Evitar o uso de soníferos;
>Evitar o uso de bebidas alcoólicas (podem causar sonolência e desidratação);
>Usar um apoio para os pés, para facilitar os exercícios;
>Fazer exercícios com as pernas (movimentos de extensão, rotação e flexão dos pés);
>Andar, sempre que isto for possível e seguro."

Gostaram?! Bem, mas hoje vou aproveitar este espaço de cumplicidade, para registrar que uma -entre muitas coisas que me mantém viva - é a calma e esperança que Flavio sempre me dá. Entro séria naquele consultório e saio às gargalhadas. Ele é melhor que Rivotril ou Lexotan. É uma figura!
Em retribuição ao carinho, a torcida e a fé dele em Santo Antonio, deixo aqui o meu presente. Um pensamento de Goethe, escritor e pensador alemão.
"Qualquer coisa que você for capaz de fazer, ou que sonhe que é capaz, comece-a. A coragem traz consigo gênio, poder e magia."
Bom Dia turma da alegria e de fé!
Bom Dr. Flavio Cure Palheiro!
Cheeers para todos!

Na foto , Flávio e eu, dupla guerreira.
E ao nosso lado, a Teresa que deixa esta cabecinha em forma e meu queridíssimo Daniel.
Não precisa ter ciúmes Flavio( ele tem). Coração é bem repartido!

segunda-feira, 15 de março de 2010

A pior saudade é aquela que temos de nós!


As notícias estão fervilhando pra variar. Mas prefiro falar de saudade. Estava pensando neste sentimento no fim de semana e ao abrir meu email hoje, o amigo blogueiro Rodrigo tinha deixado lá um texto bonito com uma definição sobre saudade. A definição, na verdade, surgiu de um dialógo entre um médico e uma garota de onze anos conformada com seu destino tão curto.
"Saudade é o amor que fica."
Para mim saudade é maior que isto. Intraduzível e inexplicável. Diante das lutas e dos testes a que somos submetidos todo o tempo, a minha saudade insiste em invadir a cabeça, o pensamento e o coração lutador, do nada. Deve ser urgência de viver.
Não sei com vocês como acontece. Mas comigo é assim: estou ativa, fazendo uma coisa ou outra e de repente sem pedir licença nenhuma, ela se instala. Não estou falando de pessoas, nem de saudade frustante das situações não vividas. Falo da saudade dos momentos, da doce saudade de querer mais e mais alegrias e de simplesmente querer viver muito para um dia ter ainda mais saudade. Como disse uma vez o poeta Rubem Alves...saudade para querer voltar. "Saudade é nossa alma dizendo para onde ela quer voltar."
Bem, vamos para nossa segunda-feira. Com saudade do tempo que as pessoas não eram tão loucas, que os crimes não eram tão banais, que os políticos corruptos eram minoria, que as torcidas eram mais equilibradas e que os amores...ah os amores ...não resistiam a saudade.
Bom dia minha turma guerreira. Abram o coração e falem sobre a saudade de vocês.

domingo, 14 de março de 2010

Nova moda vai mudar cabeça de onco guerreiros



Atenção pessoal da onco folia, guerreiros de todo o país. Vejam a moda lançada por um inglês e que já virou moda na Europa.
Philip Levine, de 28 anos, decidiu fugir do óbvio ao perceber que estava perdendo os cabelos. Em vez de comprar uma peruca, fêz da carequinha uma obra de arte.
Bom, meu craque cirúrgico, Mister Eduardo Linhares, sempre me sugeriu fazer uma tatuagem no cortinho suave que ele fêz no meu corpicho. Até ando pensando. Mas tive que voltar neste domingo só para contar para minhas queridas e queridos guerreiras eta nova onda. Que tal cisnes?
Beijos para todos.
Que maravilha ficar em casa cercada de sanduiches do Talho Capixaba. Vizinhas, sem condições de mandar uns pra aí. Chove muito ksksskksksksks.

Os toques que curam


Taí eu sempre falei aqui e no meu dia a dia: gestos de amor, apertos de mãos, beijos e abraços curam! Bem se não curam totalmente, afagam a alma e melhoram os resultados dos exames. E o bendito ou maldito C.E.A. se mantém estável. O meu tem oscilado e subido. Será falta de abraço? Talvez não. Conheço bem onde está o "X' da questão. Estou bem por dentro do meu diagnóstico da alma. Enfim o que fazer em um caso deste?
Mas o que nós simples mortais estamos carecas de saber, só agora os pesquisadores anunciam em manchetes: toques, beijos, abraços, pequenos gestos ajudam a aliviar a dor. Nós já sabíamos disse há muito tempo. Eles poderiam é estudar e pesquisar outras coisas. Como evitar uma fria, por exemplo.
Mas aproveitando que hoje é domingo, que tal sair por aí distribuindo beijos e abraços que nem maluco?! Se for para curar, deixa todo mundo pensar que a gente é doido.
Bom dia amigos. Será que ser a mulher do homem de 27 bilhões de dólares ajuda na cura? Podem ficar criticando o Eike, mas ele alcançou o objetivo dele.
Bom domingo galera!

sábado, 13 de março de 2010

União faz a força


Bom diaaaaaa. Hoje é sábado. Que delícia! Hoje acordei pensando em união. Como ela é importante pra gente seguir em frente e alcançar objetivos.
Ouvi falar que neste domingo Flamengo e Vasco vão entrar unidos em campo pelo Rio de Janeiro por causa da questão dos royalties.
As torcidas vivem em guerra, mas os jogadores vão entrar juntos no Maracanã por um objetivo.
Tomara que dê certo! Vai dar!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Os anúncios










Muitas vêzes, mas muitas mesmo, nos vemos diante de um impasse. Decisões que precisam, que tem ser tomadas, independente das nossas vontades. Silenciosamente, já algum tempo estou diante de uma delas. Entre tantas decisões que venho tomando. No começo "empurrei um pouco com a barriga" por motivos muito pessoais. Mas chegou a hora. Minha pedra preciosa está à venda. E anuncio aqui.
Já algum tempo estou vendo a notícia correr de boca em boca e observando o brilho dos anúncios nos jornais. Para vender algo tão precioso é preciso um anúncio especial. E pensando em anúncios estava relendo aquele texto conhecido de Olavo Bilac, O anúncio. Lembram da história do amigo comerciante dele que queria vender um sítio e pediu para o poeta fazer um texto? E o poeta fêz:
"Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo. Cortada por cristalinas e marejantes água de um ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda".
Meses depois, o poeta reencontrou o comerciante e perguntou-lhe se havia conseguido vender a propriedade.
"- Nem pense mais nisso Sr. Bilac! Quando li o anúncio que o senhor escreveu é que percebi a maravilha que tinha nas mãos."
Eu sempre soube da minha maravilha. Construi cada pedacinho ali. Mas chegou mesmo a hora.
O Brilhante precisa passar de mãos. Então deixo aqui o meu anúncio. E a certeza que não existe recanto mais mágico em todo o mundo. Nem mesmo o sitio do amigo do poeta.
" Meu refúgio é um lugar onde a água é abundamente e cristalina e o verde tem mais de uma centena de tons diferentes, onde os passarinhos vêm buscar toda tarde, cantando, as frutas que colocamos nas árvores...Meu refúgio tem esquilos ...tem quatro estações, todas certinhas e intensas...Tem os meses dos lírios, das hortênsias, dos agapantos, dos copos -de-leite, dos guachos e dos xexéus...Meu refúgio vai ficar na história e no coração de amigos, de primos, dos meninos que vivem lá...Ele é um brilhante encravado na montanha... meu refúgio é meu lugar perto de Deus...Quando eu fechar meus olhos para sempre, lá estará o meu Brilhante iluminando minhas lembranças e mostrando o novo caminho a seguir."
Do livro Câncer, Sentença ou Renovação?
As fotos são de amigos e gigantes que passaram por lá. Alexandre Maurity e os Brigagão.

quinta-feira, 11 de março de 2010

As pérolas são feridas curadas



Você já foi ferido por alguém? Com palavras, com atitutes, com gestos, pela indiferença e frieza de alguém? Já sofreu algum tipo de preconceito? O inesperado já atropelou a sua vida ?
Nos últimos dias tenho pensado muito no conto "A pérola", que escrevi para meu segundo livro. As histórias de amor mais verdadeiras que ouvi e senti. Tenho lido e relido a história de Lia, que conheci um dia. Tenho pensado nos nossos pedaços. Aqueles que temos que recolher, juntar um a um, para tentar nos recompor e prosseguir. Diariamente todos nós fazemos isto: nos levantamos. Mais que isto: nos reerguemos. Nos enchemos de coragem para enfrentar a vida. Por isso penso nas pérolas e na ostra. A ostra que não foi ferida não produz pérolas.
Ontem ao lado de uma amiga paramos diante de uma joalheria. E olhamos na mesma direção: um belo colar de pérolas.
Lembrei de Lia, lembrei de nossa conversa diante do mar da Bahia naquele ano tão desafiador, daquele olhar triste transbordante de amor e lembrei do meu conto, das pérolas produtos da dor.
Hoje deixo um presente meu para vocês aqui no Blog. A maioria já leu Atraídos. Mas muitos que aqui acessam, ainda não conhecem. Aproveitem a história de Lia. Emocionem-se mais uma vez.
E comprem "Atraídos pelo Amor" e presenteiem. Um beijo e um bom dia para todas as pérolas deste Blog.

A pérola
"Os olhos de Lia estava fixos no mar. Nos barcos, no infinito. Seus pensamentos iam e vinham como as ondas do mar, sem parar, uma atrás da outra. Lia não conseguia mais contê-los.
Há dias seu olhar estava fixo no mar. Não conseguia desviar aquele olhar. Pensava, pensava, sofria e, quieta, silenciosamente, olhava o mar. Naqueles dias, ela havia fugido de sua ilha para uma outra. Precisava se isolar, se recolher, se aquietar, avaliar. Talvez a distância de seu pedaço de chão pudesse fazê-la esquecer. Qual nada. Lia silenciosa olhava o mar como se ele pudesse lhe trazer algo: uma mensagem, uma garrafa com uma carta dentro, um sinal. Os olhos de Lia continuavam fixos, enxergando verdades, conversas e histórias sem fim.
Sentada dia e noite na areia fina ela não desistia. Já estava sem forças, sem comer há dias, isolada de sua ilha, mas decidida, resoluta, Lia sabia o que fazer. Faltava coragem.
Um dia, já exausta, sentada na beira do mar, sentiu uma mão forte em seu ombro. Olhou para trás e viu um pescador. Aquele homem a observava há dias sem que ela percebesse. Olhou para Lia e falou:
-Já viu uma pérola? Já tocou nela? Sabe como ela vira uma pedra preciosa?
Lia não queria falar, não queria ouvir. Só queria estar ali continuando a olhar o mar.
O pescador não ligou para aquela indiferença e continuou:
-Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas...As pérolas são feridas curadas. Pérolas são produtos da dor. Resultado da entrada de uma substância estranha lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia a penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado, uma linda pérola vai se formando. Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada...
Lia olhou para o pescador e parou. Mas não conseguiu dizer uma só palavra. Colocou a mão sobre a mão do pescador em um ato de agradecimento.
Voltou os olhos para o mar e pensou que o barco não mais voltaria, que as´promessas tinham-se perdido na maré alta. Que os destinos não mais se cruzariam. Ela entendeu que tinha que seguir em frente, se encher de coragem e se levantar. Entendeu que seu amor não mais voltaria.
Com os olhos fixos no mar, viu o pescador pegar sua traineira. Já de longe, acenou para Lia e ela com os olhos fixos no mar. Olhou de novo com olhos de adeus para aquelas águas. Serenamente, despedaçada, se levantou e sentiu alguma coisa machucando um de seus pés. Uma concha. Ela se abaixou e viu ali, dentro da concha uma preciosidade, linda, branca, a pérola. E um pequeno bilhete.
-As pérolas são feridas curadas. Você é uma preciosidade. Esqueça-o.
Lia olhou pela última vez para o mar e viu a traineira do pescador já distante seguindo para o infinito."
Do livro Atraídos pelo Amor, de Eliane Furtado. Todos os direitos pertencem à Hama Editora..
Apresentação Flávio Gikovate e Waldemar Falcão.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Carla Bruni versus Joana Machado





Cada um tem a musa que merece. Já amanheci revoltada com a implicância da imprensa que cismou com a elegante dama de olhos azuis, a espetacular Carla Bruni, mulher do Nicolas, o francês baixinho e sortudo. E tudo por causa de um sutiã. Para que Carla Bruni precisa deste acessório? Me digam. E daí que ela apareceu sem a peça no jantar do presidente russo, Dmitri Medvedev? Carla poooooode. Garanto que ninguém comeu. Bem, não comeu mesmo!
Tem gente que anda por aí sem calcinha e ninguém implica. Não acreditam? Pura verdade. Carla Bruni simplesmente arrasou no belíssimo vestido azul petróleo justinho. Ela não anda, desliza. Esta história de sutiã, que surgiu há cem anos, se tornou um aliado das mulheres e fetiche dos homens. Usa quem precisa e quem quer. Agora deixem a musa da elegância em paz. Talvez meus colegas( detesto a expressão "coleguinhas" como os jornalistas chamam uns aos outros) prefiram mesmo a musa loura do Adriano, o imperador da Vila Cruzeiro, local da moda no Rio. Com sutiã, olhos baixos toda meiga, Joana também mostrou que tem personalidade e não se intimida. ksksksksk. Depois de avisar que "comigo a coisa é diferente, o buraco é bem mais embaixo" e quase liquidar todo o time da Gávea, ela surgiu ontem de branquinho básico e de mãos dadas, ao lado do Bofe ( bofe no meu tempo não era lindinho não!), onde o moço trabalha de vez em quando. Joana tem o poder. Mostrou que comanda o coração e a cabeça do moço. Entraram mudos e sairam calados juntinhos. Mas alguém ouviu Adriano soltar a seguinte frase. "É dela que eu gosto, é minha paixão." Ai ai.
Agora vamos lá para a nossa pesquisa do dia. Quem é que aqui não tem um pouco de Carla, e muito de Joana? ksksksksk Admitam, admitam. Atenção lordes, não se enganem. Com ou sem sutiã, estamos aí quebrando as amarras e tudo que está na nossa frente. A classe depende do dia. ksksksksksksk
Bom dia queridas e queridos.
Quarta-feira, novas lutas, novos desafios, e eu aqui colocando o sutiã e tudo o mais para enfrentar o dia.
Hasta luego..mas...I will be back!

Ah, as fotos: créditos merecidos - Jornal O Dia e G1, o portal da Globo.

terça-feira, 9 de março de 2010

Receita dos deuses: pense positivo e seja alegre



A humanidade em geral vem trabalhando há um tempão esta história da força do pensamento, ou seja o pensamento positivo. Especialistas garantem que eles refletem nossa atitude mental, que é definida por nossas crenças e padrões de comportamento adquiridos ao longo dos anos. Podemos escolher sempre a atitute a tomar. Temos escolhas. Tem gente que não se dá conta disso. Se mudamos nossas idéias, podemos mudar nossas escolhas e, assim, automaticamente mudamos o rumo de nossas vidas. O certo é que a vida se torna mais leve quando pensamos no positivo. Ficamos mais saudáveis e atraímos soluções inimagináveis.
Bem, eu acredito mais na alegria, no bom humor pessoal do que nesta bandeirinha de otimismo exagerada. "Oh vai conseguir, vamos em frente, pense postivo." Ora bolas, pensar positivo é legal, mas mais legal ainda é ser uma pessoa alegre. Será que a mesma coisa?
Eu não gosto muito de mágicas. E creio que a maioria das pessoas acham que pensamento positivo é mágica. Não é. E muito menos é fórmula de sucesso garantida. É muito simplista esta história de que, "'ah penso em algo e vai acontecer." Não creio nisso.
Mas é super legal manter uma atitude firme e positiva diante da vida. A medicina hoje trabalha com esta veia importante do pensamento. A psicologia já faz isto há muito tempo. E muita gente já exercita o cérebro há milênios fazendo que os bons pensamentos povoem a vida. Meu pai era assim. Um exemplo de positivismo. E era médico.
Eu sou pela alegria, pelo riso solto. Acho que o bom humor é como um imã que atrai coisas boas. O riso espontâneo contagia. Acredito piamente que rindo e sonhando os pensamentos negativos não tem espaço para se desenvolver. A alegria é chave mestra em nossas vidas. Ela traz os bons pensamentos e mantém a auto estima e o bem estar emocional equilibradíssimos.
Pensamento positivo dá foco, confiança e motivação para vencer desafios. Mas ser alegre sem saber até o porquê é simplesmente divino.
Agora, convenhamos, a alegre Hebe exagerou ontem : "Quimioterapia é uma coisa mágica: faço e volto para casa como se não houvesse acontecido nada. É como se eu tivesse tomado um suquinho de limão."Suco de limão? Só se for com leite condensado.
Isto sim é ser uma pessoa bem-humorada, que faz do limão uma limonada. Eu não faço mais. Melhorei as minhas receitas. Faço do limão vários coqueteis saborosos. E continuo inventando as minhas modas e adoçando minha vida.
E vocês, pensamento positivo ou bom humor?
Bom dia turma querida, cheia de boa energia!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulher sempre incomoda




Quantas vêzes eu voltar para esta vida, quero vir mulher. Não importa as lutas, os desafios, as dores, os preconceitos, quero voltar sempre uma mulher.
Não saberia viver sem meus lacinhos de fita, os vestidos bordados que minha mãe me obrigava a usar, as meias e calcinhas de frufrus, e os rebolados faceiros de uma menina. Não saberia viver sem um batom, sem fazer uma escova, sem usar lencinho no cabelo, encharpe no pescoço, sem olhar demoramente um cavalheiro. Ah que confusão ser mulher. Queremos tudo ao mesmo tempo, somos chatas demais ( mais que os homens), mas sempre por que acreditamos em algo. Somos determinadas. Estamos sempre buscando um equilíbrio que não sabemos se existe.
Como voltar diferente e não conhecer o toque masculino, um olhar carinhoso de um amor? Quero ouvir todas as cantadas, sentir aquele abraço forte e sentir aquela sensação de vitória ao vê-lo tremer e desfalecer ao meu lado. Vou voltar mulher porque quero enlaçar o pescoço de um homem, quero sentir a respiração dele perto de mim e suspirar de amor. Vou voltar para discutir a relação até enlouquecer o gajo. Quero pular a um toque do telefone, sentir o coração saltar pela boca, subir ao altar de novo, ser filha, mãe, irmã, tia, amiga, mulher em tempo integral. Quero viver e morrer toda arrumadinha, com as unhas pintadas e cheirinho de creme no corpo. Muito feminina, bem fashion.
Já pedi a Deus. Senhor, quero voltar mulher mesmo que tenha que brigar muito para sobreviver.
Volto e quero ser independente de todos os jeitos, nunca perder a generosidade, a solidariedade, a emoção que só uma mulher traz consigo desde o berço.
Então Senhor, está combinado. Volto mulher. Livre, feliz, radical, sempre chique, firme nas decisões, sonhadora, afoita, querendo tudo ao mesmo tempo, generosa e guerreira. Só um pouquinho barraqueira e chorona.
Do jeito que for, volto para enlouquecer os homens ksksksksksk. Mulher é assim. Pretenciosa.
Bom dia flores de todo o Brasil.

Ilustrações do Miguel Paiva, um dos poucos homens por aí, que entende as mulheres!