quinta-feira, 31 de julho de 2008

Temos asas para voar




Esta semana ando revivendo e remexendo em minhas lembranças. Meu baú de deliciosas recordações. Uma delas eu vivi ao lado destes amigos aí na foto. E muitas delas, ao lado desta querida amiga, que nessa noite de quinta feira, me matou de rir com histórias maravilhosas e hilariantes. Eu conheci Maria Alice na Manchete. Ela, repórter da revista, e eu da TV. Ela trabalhava no oitavo andar, e eu no quinto, no prédio da rua do Russell, no Rio. Sempre nos cruzávamos no elevador. Mas nosso verdadeiro encontro foi dentro de um avião voltando de Brasília. Ela de uma matéria e eu de outra, lá com os meus índios.
Dali em diante, nossa vida caminhou lado a lado. Uma amiga comum nos aproximou ainda mais. Engraçado é que quando a vida nos separava um pouco, o inesperado acontecia. Foi assim até em Nova York. Sem combinar nada, nos encontramos em Manhantan, no mesmo hotel, no mesmo elevador. E fizemos daquele natal, daquela viagem, uma das melhores de nossas vidas. Com ela, estava o irmão Miguel e a mãe Luísa, aí na foto.
Esta noite, em meio as nossas gargalhadas, observei também os olhos de Alice brilharem de cansaço, de emoção. É natural que em certo momento da vida, a gente avalie e reavalie nossas escolhas.
Querida amiga, sem remorços. Nós temos asas. Nascemos para voar.
E é para você que dedico este texto agora, lembrando que tudo passa. Tudo. Peço licença para deixar aqui esta foto e escancarar nossa felicidade. Não esqueça que o melhor ainda está por vir. Acredite. Voe sempre. Sob o mar, rompendo fronteiras, atravessando os subúrbios e marcando na escrivaninha de madeira o seu nome para sempre.
Obrigada pelo jantar, pelos contos e por mais esta farra. Vou escrever sobre eles. Aguarde.
Feliz Aniversário. Vamos comemorar em todos os dias de Agosto. um beijão, um brinde e saúde!

Não percam:sexta, dia 1, Happy Hour, GNT

Bom, meus queridos amigos leitores. Espero que todos fiquem ligados no canal GNT, da Globosat, nesta sexta feira, dia primeiro de agosto, às 19 horas. Quem perder, veja lá embaixo o horário das reprises. Eu vou dar um depoimento no Happy Hour. Lá o Fred Lessa comanda as interatividades do programa e a Lorena Calábria comanda o show.
O tema é o meu preferido hoje em dia: Superação!
Olha a sinopse: "vez ou outra nos deparamos, na mídia ou pela web, com histórias de pessoas que são verdadeiros exemplos de superação. Umas retomam a vida normal após trágicos acidentes. Outras são desenganadas antes mesmo de sair da maternidade. Onde buscar forças quando tudo parece sem solução?"
Atenção gente, os convidados são espetaculares. Não percam.
Nesta sexta,dia 01 às 19h00.
Reprise,sábado,dia 02 às 00h01 e na
segunda,dia 04 às 12h30.

A direção é da Mariana Rito keller

No ano de eleições

Esta pérola veio de minha querida Alessandra Vasconcellos. Trabalhamos juntas de 2003 até final de 2006. E estamos torcendo por outra oportunidade juntas, é claro, em 2009. Ela já entrou para minha vida. E ninguém podia dormir sem ler esta. Muito boa.

"Um senador está andando tranqüilamente quando é atropelado e morre. A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada. -'Bem-vindo ao Paraíso!'; diz São Pedro.-'Antes que você entre, há um probleminha. Raramente vemos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você.
-'Não vejo problema, é só me deixar entrar', diz o antigo senador. -'Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte: Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade. -'Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso diz o senador. -'Desculpe, mas temos as nossas regras. ' Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno. A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe. Ao fundo, o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais havia trabalhado. Todos muito felizes em traje social. Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo. Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar. Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas. Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora.
Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe. Ele sobe, sobe, sobe e porta se abre outra vez. São Pedro está esperando por ele. Agora é a vez de visitar o Paraíso. Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando. Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro r etorna.
-' E aí ? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Agora escolha a sua casa eterna.
Ele pensa um minuto e responde: -'Olha, eu nunca pensei .. .O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno.' Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.
A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo. Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e colocando em sacos pretos. O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do senador. -' Não estou entendendo', - gagueja o senador - 'Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados!!!' O diabo olha pra ele, sorri irônicamente e diz:-'Ontem estávamos em campanha. Agora , já conseguimos o seu voto...'

Para sempre um dia

Existem dias que as palavras não são suficientes para traduzir o que sentimos. Precisamos de algo mais.
Tenho vivido os últimos dias de felicidade. Aproveitando o trabalho, a trégua, as oportunidades que a vida tem me dado, as minhas caminhadas e os reencontros com meus amigos.
Para expressar esta alegria, este momento pleno que vivo, só mesmo a música e seus cantores. Palavras e melodias. Não entendo como existem pessoas que não sentem esta sintonia com a música.
Aí no blog, Manilow (ao fundo) canta ( no final) uma das minhas preferidas -Forever and a day, Para sempre um dia. Ele escreveu em homenagem aos fãs que o apoiaram ao longo destes anos de trabalho e duras críticas.
A letra fala um pouco do que ele viveu. Diziam que ele não iria longe, que era um sonhador. Mas, Barry, como muitos de nós, quebrou um padrão na época. E, quando faz shows nos estádios, encerra com esta música( lembra Claudinha?). Os fãs choram, ouvem de pé e ele abraça a todos com esta maravilha. Eu ando querendo mudar a trilha musical do blog, porque imagino que vocês gostariam de ouvir outras canções. Prometo que vou pensar nisso rápido. E peço desculpa por amar tanto estas letras e melodias, e atormentar um pouco vocês com minha escolha.
Hoje, estou colocando aqui a letra de "Forever and a day", para que todos cantem junto comigo. Espero que toque o coração de cada um.
FOREVER AND A DAY
They said we’d never last//A week, a month, a year//They shook their head//Dream on, they said, 'cause dreamers disappear//But here we are, no matter what they say//It’s you and me forever and a day//We knew we had it right//We knew we broke the mold//They said have fun, it’s kiss and run//Then back out in the cold //I could have told them//We were here to stay//To you and me forever and a day//Didn’t we show them//Aren’t they blown away'Cause what ever time may do//Our love is through, forever//And once our hearts were full//And once we felt the flame//Such hunger then, much younger then//But really we’re the same//And once the music played//And once they lit the light//And years ago, we felt a glow//So very like tonight//And now I knowIt will always be //that way//For you, for me, Forever and a day !

Acabou primeiro semestre!

Bom dia queridíssimos.
Hoje é dia 31 de julho. Acreditam nisso? Pois é, traduzindo: hoje é o 212º dia do ano no calendário gregoriano -213º em anos bissextos. Portanto faltam 153 para acabar o ano.
Aproveitem, porque amanhã damos início ao segundo semestre.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Lá do Amapá

O Brasil é tão grande que às vêzes não nos damos conta desta imensidão. Na minha vida de repórter tive a oportunidade de conhecer esta grandiosidade. Foram poucos os lugares que eu não passei.
Há muito tempo conheci o Amapá. A passagem foi rápida, mas ainda tenho lembrança.
O Amapá está situado a nordeste da região Norte e tem como limites a Guiana Francesa a norte, o oceano Atlântico a leste, o Pará a sul e oeste e o Suriname a noroeste. Ocupa uma área de 142.814,585 km². A capital é Macapá. As cidades mais populosas são a própria capital e Santana.
Hoje, ao abrir o blog, tive uma feliz surpresa. Uma nova leitora está conosco. É a Leonice do Carmo. Ela é de lá. Nos conheceu através da reportagem da revista "Viva Mais", que saiu na primeira semana de julho. Quem perdeu, pode procurar que a matéria está aí no blog. E no site da Hama editora no "na midia" (http://www.hamaeditora.com.br/).
A Leonice conversou comigo sobre os acidentes que acontecem em nossas vidas.
E é para Leonice, lá do Amapá, que envio meu abraço, meus pensamentos de fé e força e umas dicas preciosas: nada como o diagnóstico precoce, nada como bons médicos, nada como a fé em si mesma. Agora nada disso adianta, se a gente não enfrentar os acidentes com decisão, agilidade e coragem.
A escolha, Leonice, é só nossa. Todas elas.
Lute, abrace a vida, e renasça.
Estou por aqui, esperando você todos os dias. E como diz Daniel Herchenhorn, meu estimado e humano médico, " só me traga boas notícias."
A vitória está com você.
Até!

Happy Hour, GNT

Boa noite caríssimos amigos leitores,

O dia foi bem agitado. E a novidade de hoje foi o meu depoimento ao canal GNT, da Globosat, programa Happy Hour. Acabo de saber que o programa vai ao ar nesta sexta-feira, dia 1 de agosto.
O tema, advinhem? Superação!
Aliás, superamos mais um dia. Vencemos os obstáculos, as dificuldades, marcamos algumas realizações e estamos prontos para seguir em frente.
um beijo para todos

terça-feira, 29 de julho de 2008

Barry no podium, como sempre

Queridos, tenho um amigo, o reencontro de julho, que anda mexendo comigo. Ele diz, que além de tricolor, sou fã do Roberto Carlos. Eu gosto mesmo da maioria das músicas dele. Mas o que realmente sempre me fascinou no Roberto é ver que ele passou de brega para chique ao longo dos anos. Resisitiu aos rótulos, insistiu em um caminho próprio e venceu. Teve personalidade.
E é isto que também admiro em Barry. Persistência e personalidade. Luta pelo que acredita.
De Roberto eu gosto, mas de Barry sou mesmo" huge fan", de carteirinha e tudo. Vocês sabem. Não é só admiração que tenho por ele, é mais: sou fã-nática.
Barry segurou firme a onda avassaladora de críticos ao longo de 40 anos de carreira, manteve uma legião de fãs fiéis, suportou o deboche da indústria americana e não só venceu, como hoje é considerado um ícone. Até agora já vendeu 75 milhões de álbuns.
Simultaneamente a isto, ele criou a Fundação Manilow que apóia instituições de pacientes com HIV, hospitais e entidades de combate ao câncer, organizações de amparo para desabrigados e menores, e muito mais. Ele também doa sempre instrumentos musicais para as escolas da Califórnia, no intuito de incentivar a garotada. E é por estas e muitas ações, que ele recebe em 21 de fevereiro de 2009, The Steve Chase Humanitarian Awards . O evento será no centro de convenções em Palm Springs , CA. Desta vez , ele leva o prêmio por causa de sua ajuda no Projeto AIDS. A entrada custa 450 dólares ( aí Claudinha, se habilita?) .
Se alguém quiser conhecer mais as obras da fundação, segue o endereço aí embaixo. Barry é ou não é forever?!
www.manilowfund.org.

Engordando a aposentadoria

Queridos, não resisti. Esta notícia está circulando hoje no noticiário.
"Ex-agente de turismo, um aposentado japonês de 74 anos achou que ainda tinha muita energia e disposição e decidiu investir em outra carreira. O homem assumiu o pseudônimo Shigeo Tokuda e virou ator pornô. Já fêz cerca de 200 filmes, nos quais contracena com garotas com idade entre 20 e 70 anos, e se tornou o principal astro da Ruby Productions."
E querem saber mais? Ele diz que segue na carreira até compeltar 80!

Comentário: Vai ver que a aposentadoria de lá é igual a daqui. E o jeito é fazer mesmo alguns bicos.

O desabafo

Boa tarde amigos leitores,
Hoje tive que cumprir um protocolo médico pela manhã. Uma rotina que -por enquanto- preciso enfrentar. Nada demais perto de tudo. De quarenta em quarenta a dias, vou à uma clínica e faço um procedimento que dura apenas 10 minutos. O problema é a espera, a sala de espera. Sempre mexe com a gente voltar a determinados lugares. Rever determinadas pessoas, embora estas sejam anjos do céu.
Cheguei achando que estava atrasada e acabei na armadilha da sala de espera. Quem já leu Sentença ou Renovação sabe do que estou falando. Das histórias que rolam ali meus caros... Cada uma de tirar o fôlego. Fiquei tensa, ansiosa e nada de entrar. Falei que tinha hora( que nada), mas nada de entrar. No final de tudo, falei para a recepcionista: -"Puxa finalmente! Aguentar a sala de espera é dose..."
-Ela me olhou e disse:
-" Veja por outro ângulo Eliane!"
-"Tá bom, tá bom, qual?"
-"As pessoas precisam desabafar, precisam dividir as histórias."
Sai dali pensando nisso, brigando com meu egoísmo. Preciso ter mais calma, falei comigo mesma. Ponderação. Afinal, desabafar tira o peso do coração, tira a dor de cabeça de imagens que carregamos durante anos. Desabafar resgata histórias, esclarece dúvidas e limpa as caraminholas da cabeça. E desabafando e zerando nossas conclusões( muitas vêzes absurdas), a vida nos coloca diante de novos pensamentos e caminhos.
Um desabafo cura.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

2008 é o ano do reecontro

Meus amigos, não podia deixar esta segunda feira terminar sem falar do grande reencontro que tive hoje. Cada vez mais estou certa dos sinais que alguém manda do céu. Minha vida tem sido proveitosa e como digo no livro, sou feliz porque realizo meus sonhos e meus desejos. Pois bem, depois de rever meu amigo Afonso, vinte anos depois, em São Paulo, do contato com as antigas colegas de Sion, sem falar nas minhas queridas companheiras do Colégio Assunção, hoje tive uma surpresa que já não acreditava que pudesse mais acontecer. Fui "capturada" neste bendito orkut mais uma vez e graças a Deus.
Em 1983, a Rede Manchete de Televisão entrou no ar. Foi um período inesquecível. Uma empresa deliciosa para se trabalhar, onde vivi minha maturidade profissional. Uma época de grandes acontecimentos políticos, de renovação e de esperança. Neste período conheci novos colegas, amigos, parceiros profissionais de sonhos, de vida, que jamais serão esquecidos. Na Manchete vivi meus -não digo melhores-, mas muito mais do que isto: momentos de intensa felicidade e realização. Mesmo coincidindo com o ano que minha mãe adoeceu, o período a partir de 83 foi mágico na minha vida. Desta época e dos anos que se seguiram eu tenho lembranças caras. É uma delas reapareceu.
Eu e Luis Otávio nos conhecemos fazendo reportagens. Ele pela Agência Nacional e eu pela minha emissora querida. Tínhamos ao nosso lado uma turma competente e divertida , que dividia o dia a dia, as coletivas, os cafés, as pautas, as risadas e a responsabilidade de trazer para o nosso público, as melhores histórias, as mais ricas falas de nossos políticos, as imagens e os flagrantes mais inéditos. Nosso horário começava de manhã. Mas nossos papos passavam do horário.
Foi esta surpresa que o orkut, o céu e o inesperado colocaram hoje na minha tela de computador.
Procurei por meu amigo durante um tempo, na Universidade que ele trabalha, fora do Rio. Mandei emails, chequei endereços, mas ainda não era a hora. Queria que ele viesse para o lançamento do meu primeiro livro, mas não era a hora. E o velho ditado martelava a minha cabeça: "tudo acontece na hora que tem que acontecer."
Enfim, meu amigo não sabia do livro, da minha história e nem do lançamento. Hoje foi surpreendido com a notícia. Não sei como ele me achou. Vai ver que estava me procurando também.
Era chegada a hora do reencontro.
Resgatar afetos, saber que também não fui esquecida, reviver boas lembranças nos torna completos, inteiros, preenchidos de felicidade e satisfação. Faz tudo ter valido à pena.
E é esta emoção que quero hoje dividir com vocês. Separei algumas fotos, mas fica para a próxima. As lágrimas me impedem de prosseguir.
Fica a certeza de que os sinais do céu estão por toda a parte e que de alguma forma, em algum momento, aqueles que foram importantes e escreveram seus nomes na minha história, na minha vida estão de volta. Ou melhor, nunca sairam da história nem deste coração.
Seja benvindo.

Para os amigos que reencontrei

Fernando Pessoa - Dedicatória aos Amigos...
Um dia a maioria de nós irá separar-se. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos. Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido. Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida. Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nas cartas que trocaremos. Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices... Até que os dias vão passar, meses...anos... até este contacto se tornar cada vez mais raro. Vamo-nos perder no tempo.... Um dia os nossos filhos vão ver as nossas fotografias e perguntarão: "Quem são aquelas pessoas?" Diremos...que eram nossos amigos e...... isso vai doer tanto! " Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!" A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente...... Quando o nosso grupo estiver incompleto... reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo. E, entre lágrimas abraçar-nos-emos. Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes desde aquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado. E perder-nos-emos no tempo..... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida te passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades.... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

domingo, 27 de julho de 2008

Fim de férias ( dos outros)

Amigos e leitores amigos.
Vamos começar a semana bem. Os astrólogos afirmam -para quem acredita ou é curioso - que na última semana de julho o Sol chega ao signo de Leão( já estamos nela), aumentando a confiança em si mesmo, a boa utilização dos dons e vocações e o desejo de divertimento. A dica é buscar extrair o máximo das oportunidades que surgirem, bem como atribuir o devido valor às coisas que importam.
Gente, dá para acreditar que já estamos quase em agosto?
Pois é, fim de férias - para a garotada - sonhos renovados para o segundo semestre.
Do meu lado aqui, estou me preparando para a palestra que darei no dia 8, em São Paulo. Vou contar tudinho esta semana para vocês.
Segundo semestre será de total agitação. Campanhas políticas, Olimpíadas, palestras, preparando novos lançamentos do livro, enfim planejando ...o natal. Estou pedindo a Deus e Nossa Senhora da Penha, que este final de ano seja de alegria total.
No mais, acordem com o pé direito, vivam o hoje e beijo a todos que escreveram: Elaine, minha prima Marianna com dois "N", as queridocas do Assunção com milhares de comunidades( estou doidinha) , Sylvinha( me aguarde aí), amiga Maria Rita lá do Peru( obrigada pelas lindas palavras) e mais mais.
Belle, por onde andas?
Rosângela e Jorge, meus editores, amigos, que saudade. Que bom que estão de volta! Chega de férias. Vamos renovar o blog?
beijo em todos e todas.
E para Gi, Paulinha, lá do outro lado do mundo, toda minha saudade.

Frase da semana

Queridos leitores, a frase desta semana vem da amiga e parceira, Ana Cristina, uma camélia lá do serrado.

"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade".
Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 25 de julho de 2008

A sobrinha Clara


Amigos, leitores, 26 de julho, dia de Sant'Ana, dia dos avós, e dia do aniversário desta menininha aí, a Clara. Quer dizer, hoje, não tão menininha. Uma mocinha. Afinal, ela está completando onze anos.
Clara é botafoguense como pai, tem a cara da mãe, e adora cachorrinhos como a tia Lili e o tio Levis. E desde pequenininha se diverte com as histórias de Shiro e Kinkin.
Parabéns para você, plante todos os dias uma semente na sua vida para colher os frutos no futuro.
O mesmo futuro que queremos estar para vê-la feliz .

Relação de Cumplicidade

Sábado é dia de Sant'Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus.
E por isso, os homens aqui na terra, prestam homenagem as avós neste dia 26.
Conheci uma de minhas avós, mãe de minha mãe. Marianna era libanesa, veio jovem para o Brasil, mas na casa dela, o jeito árabe de ser imperava em tudo. Nos costumes, alimentação, criação. Uma forte influência em nós, netos, que seguimos muito destas tradições até hoje. Até mesmo na religião.
Me lembro muito bem da avó Marianna, e daquela casa maravilhosa onde eu brincava com minhas amigas, lanchava, dormia e ia todos os dias, depois do almoço. Além de minha avó, morava lá, a minha inesquecível tia Magna, que era mais jovem do que vovó Marianna, e tomava conta de mim. Uma portuguesa com costumes árabes. Acabei tendo uma vó e uma tia numa casa só. Muito mimo.
De Lúcia, mãe de meu pai, ouvi falar durante toda a minha vida. Meus pais mantiveram a memória dela sempre viva. Falavam que era uma guerreira e tinha lindos olhos azuis.
Viver, conhecer e conviver com avós e avôs é um privilégio para poucos.
Hoje é até mais comum. As mulheres ganham este título muito jovens. E os homens são pais e avôs ao mesmo tempo.
Neste dia 26, um beijo para as novas vovós, saradíssimas e também para as mais experientes, incluindo todas aquelas que não são avós diretamente, mas que exercem este papel ao longo da vida.

E também para seu Levindo, avô apaixonado, que adorava ir na Igreja de Sant'Ana, todo dia 26, pedir e agradecer pela neta que nasceu neste dia. Aonde quer que você esteja, eu não esqueci.

Gordinhos são discriminados

Agora vejam só esta notícia que circula hoje em toda a midia.
Vem da BBC, em Londres.
'Amigos gordos podem influenciar no aumento de peso'
Segundo estudo com 27 mil europeus, obesidade pode ser 'fenômeno sociológico.
"Uma equipe internacional de cientistas afirmou que as pessoas são influenciadas de forma subconsciente pelo peso daqueles que os cercam, então amigos gordos podem levar uma pessoa a engordar também.
O estudo de cientistas da Universidade de Warwick, Dartmouth College e Universidade de Leuven chamou o fenômeno de "obesidade imitativa".
A pesquisa foi apresentada em uma conferência de economia em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos e analisou dados relativos a 27 mil pessoas de toda a Europa.
Os cientistas sugerem que as escolhas em relação à aparência são baseadas nas pessoas que cercam o indivíduo. Então, se as pessoas com as quais um indivíduo convive são gordas, seria admissível ser gordo também, segundo os pesquisadores.
Para Andrew Oswald, professor da Universidade de Warwick que participou do estudo, "o crescimento da obesidade precisa ser pensado como um fenômeno sociológico e não um fenômeno psicológico".
As pessoas são influenciadas por comparações relativas, as regras mudaram e ainda estão mudando, afirmou.
Alguns argumentaram que a obesidade é produto de alimentos mais baratos, mas se gordura é uma resposta ao maior poder de compra, por que observamos, de forma rotineira, que as pessoas ricas são mais magras que as pobres?, questiona o cientista.
Muitas das pesquisas sobre obesidade, que destacaram o estilo de vida sedentário ou a biologia humana ou o fast-food, não prestaram atenção no ponto mais importante.
Mas, para o médico David Haslam, diretor clínico do Fórum Nacional de Obesidade da Grã-Bretanha, as causas do aumento na obesidade são mais complexas.
É um pouco de atrevimento apontar as influências sociológicas - existe muito mais do que isto.
Se você está cercado de pessoas, sejam amigos ou na casa de seus familiares, que estão acima do peso, você está dividindo o mesmo ambiente onde há mais chances de haver abundância do tipo errado de alimentos, afirmou.
O estudo das universidades européias também descobriu que cerca de metade das mulheres da Europa que participaram da pesquisa se sentem acima do peso. Pouco menos de um terço dos homens pesquisados sentem o mesmo."

COMENTÁRIO: Estou frita. Preciso emagrecer mais, antes que os amigos sumam!
Tem cada uma hoje em dia...

Carreras, um vencedor

Bom dia, amigos e leitores queridos.
Conheci em São Paulo, a Margarida Barros, a Guida, no dia do lançamento do meu livro.
Ela é destas guerreiras, voluntárias, em prol dos demais.
Como já virou leitora do blog e parceira, ela me enviou, esta semana, o endereço deste blog abaixo, do grande tenor Josep Carreras, que lutou e venceu a leucemia.
Após sua luta, ele criou a Fundação Josep Carreras para Luta contra a Leucemia.
Lá vocês vão encontrar orientação, histórias fantásticas, e uma vibração intensa pela vida.
Acho que Isabelle, Jaque e Eliane, minhas enfermeiras e já amigas, vão gostar desta notícia.
Afinal, é sempre bom entrar em sites sérios, com informações corretas.

http://totjosepcarreras.blogspot.com

quinta-feira, 24 de julho de 2008

As fotos de mais uma vitória

Amigos, quinta-feira de sol no Rio, muito trabalho, correria( graças a Deus) e novas fotos que nosso Shamou da Hama já colocou aí no blog. Vejam a chamada dele!
Bem, vamos aguardar mais e mais.
Manda mais Shamou. Todos estão adorando.
E agora, leiam um dos emails que venho recebendo sobre o nosso blog e lançamento em Sampa.
É de Iamna, amiga, admiradora e membro da torcida: "Vamos Vencer!

-..."LENDO SEU BLOG, FICO COM A IMPRESSÃO QUE LOGO ,LOGO, ALÉM DE SEUS UM MILHÃO DE AMIGOS, VOCÊ SERÁ CONHECIDA NO PAÍS INTEIRO. QUE BOM. POR V/C, PELA MENSAGEM DE FORÇA E ESPERANÇA PARA TANTOS,E MUITO TAMBÉM, POR ESSA QUESTÃO DE ESCLARECIMENTO, E DE DIMINUIR O ESTIGMA QUE SEM DÚVIDA, A DOENÇA CARREGA. ACHO IMPORTANTÍSSIMO ESSE QUESITO. SE V/C PENSAR BEM, SEU LIVRO FOI ALÉM DE V/C, E SUA RESPONSABILIDADE, AUMENTOU. FICO RADIANTE POR V/C E POR TODAS AS PESSOAS QUE PRECISAM."

ATUALIZAÇÃO: Fotos do lançamento do livro em São Paulo

Foram colocadas mais fotos do lançamento do livro na livraria Cultura em São Paulo.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Recordação é o que não falta


Bom meus queridos e queridas amigas. Não resisti. Depois de uma quarta feira de muito trabalho e reencontros, tive que colocar aqui no blog um nova foto da Rosana Brigagão. Afinal ela ( junto com Betty Bally) me procurou durante muito tempo para eu integrar a comunidade do Colégio Assunção. Aí está a foto, Rosana, com meu querido primo Jorge Eduardo, nas festa dos 15 anos.
E meninas, encontrei o caderno de dedicatórias. Aquele que a gente passava para que cada uma escrevesse uma frase, um texto ao futuro. Adorei reler. Todas estavam lá. Rosana, Monica, Bernadete Maria, e mais, mais...
Bem, o futuro chegou para todas nós. E hoje estamos diante do que plantamos lá trás.
Só que ainda temos muito o que aproveitar.
Como eu costumo falar, vivam os sinais do céu. Eles estão sempre mostrando
um caminho, sempre aprontando uma supresa, e sempre nos provando o porque
dos acontecimentos.
Fiquem atentos a eles. Tudo tem um porquê.
Beijos galera.

Madre Rita de Assunção: presente!


Madre Rita - Colégio Assunção RJ

Existem pessoas que passam em nossa vida e não dá mesmo para esquecer. Elas marcam, registram o nome delas em nossa história e nem imaginam como vão viver para sempre em nossas lembranças.
Madre Maria Rita de Assunção é um destes personagens que enfeitaram e encantaram minha existência.
A minha só não. A de minhas colegas de turma também.
Nesta quarta feira, quando reencontrei algumas de minhas companheiras, na Confeitaria Colombo em Copacabana, parecia que ela estava por lá. Entre risos e recordações, a imagem dela surgiu entre nós.
Madre Rita era alegre, compreensiva, amiga, flexível e nos queria tão bem!


Éramos suas meninas. Nada passava em branco. Sempre que conseguíamos alguma nota boa, vitória no voley, ou em nossos aniversários, lá estava ela distribuindo seus santinhos com dedicatórias especiais.
Hoje com certeza, madre Rita estava rindo conosco, de nossas histórias, e feliz por ter semeando tanto amor e amizade.
De onde "Nossa Madre" estiver, ela sabe que cumpriu sua missão aqui na terra.
As meninas dela cresceram, lutaram e estão vencendo os desafios da vida, dia após dia.
E melhor, unidas, semeando amizades e construindo novos caminhos. Depois de tantos anos, ainda juntas.


Tinha que ser prova de desenho, porque na de Matemática...eu nunca ganhei santinho! ahahahahahahahahahhaha

Emoção e reencontros marcaram lançamento em São Paulo

Boa tarde amigos. Semana passada disse que iria contar tudo sobre o o lançamento de "Sentença ou Renovação", no último dia 15 ,na livraria Cultura, em São Paulo. Estava esperando as fotos e elas já estão chegando no blog.
Depois de muitos anos, pisar novamente em São Paulo me fêz voltar no tempo.
São Paulo está grandiosa como sempre. E mais humana, porque estão caprichando na arborização da cidade. Lá tudo acontece. É uma porta de entrada para negócios e sucesso.
Pois bem, fiquei poucos dias por lá, mas portas se abriram. Dei entrevistas, fizemos o lançamento do livro, e muitos contatos.
Como falei anteriormente, antes das dedicatórias, a livraria e a Hama promoveram um bate papo com a autora aqui. Foi muito simpático. Na platéia, companheiros de profissão, voluntários, convidados e familiares. A idéia é genial, porque todos puderam conhecer melhor a obra e os caminhos que me levaram a escrever o livro.
Entre os participantes e convidados estavam representantes do Laboratório Roche. À convite da Roche, estarei de volta a São Paulo, para uma palestra, na primeira semana de agosto.
Estou feliz e honrada com esta oportunidade .
Feliz também por ter podido abraçar minhas primas, amigos amados de profissão e vida, e ver que a Hama Editora está cada vez mais empenhada em nosso projeto.
O toque de emoção ficou por conta de rever a família Lentini. Amigos de Poços de Caldas, amigos de uma vida inteira. Rever Dona Nina, abraçar Afonso, e estar reunida com todos, me deixou e ainda me deixa sem palavras. Maria Helena, a cria da casa, ainda tem o mesmo sorriso. Cássia me encheu de mimos, e eu e Janjão,o cãozinho, fizemos uma grande amizade.
Deixar São Paulo, D. Nina e Afonso, foi como deixar lá um pouco da minha história, de meus pais.
Estar com eles, me fêz recordar da tia Gema, da Vó Teresa e do inesquecível pai de Afonso, grande amigo Angelo e também dos lindos momentos vividos em Poços de Caldas, em Sampa e no Rio.
Só tenho que agradecer. A todos. E torcer para voltar para São Paulo, o mais rápido possível.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Fotos, Barry e muito mais

Calma pessoal. Teremos mais fotos de São Paulo. O Shamou e o Claudio, da Hama, estão providenciando.
Aguardem!
Ah, e outra coisa, Barry Manilow está mesmo ótimo. Vejam só o que diz minha parceira Cris, lá de Santa Bárbara, Califórnia.
-..."O Barry não esta doente nada! Tá por ai cantando!
Beijos mil"

Estão vendo, estão vendo...Intrigas.
Beijo Cris. Veja fotos São Paulo
Barry maravilhoso, fotos, trabalho, amigos. Êta vidinha danada de boa!
Até amanhã, gente!

Fotos do lançamento do livro em São Paulo

Confiram as fotos do lançamento do livro em São Paulo, realizado na Livraria Cultura no dia 15 de julho.

As fotos estão na lateral do blog ou se preferir clique aqui

O caminho do êxito

A frase de hoje é para Jaci, amiga querida de minha prima Silvinha Regina. Jaci passa por momentos difíceis, e hoje vai receber nosso livro "Sentença ou Renovação?"
Para ela envio todos os meus pensamentos positivos e de fé. E quero que não se esqueça:
"A PERSISTÊNCIA É O CAMINHO DO ÊXITO." A frase é de Chaplin.
Sai do quarto Jaci!
um abração da Eliane

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Vizinhos voltam ao aconchego

Esta foto é uma homenagem a volta de minha querida amiga Simone, e ao amigo Marquês, que estavam desfrutando de um merecido descanso na praia dos Carneiros (PE), um dos últimos paraísos do Brasil.
Enquanto eles estavam fora, Muriel, Lobo e Spoc ficaram de vigília, uivando e chorando de saudade.
Agora, estão todos exultantes com a volta dos donos.
E nós, vizinhos, também.
A Fazenda não é a mesma sem todos eles.

O C.E.A.

Está aí no blog a frase da semana do poeta Fernando Pessoa.
Mas para viver seus sonhos, é preciso ficar atenta.
Não se discuidem dos exames de rotina. Não adiem para amanhã. Qualquer compromisso deve ser transferido, adiado. Qualquer um. Menos a ida ao seu médico de confiança.
E se você desconhece o que é C.E.A., pergunte ao seu médico.
Ele é feito através do exame de sangue. E a partir de 40, 45 anos deve constar de sua rotina.
Exija de seu médico.
Informe-se.
E aproveite a vida, os seus sonhos.
Eu estou realizando os meus.

Frase da semana

"Tenho em mim todos os sonhos do mundo."

Fernando Pessoa

domingo, 20 de julho de 2008

Amigos para sempre...

Não gosto de datas comemorativas. Acho todas comerciais. Mas hoje abri mão de minhas teorias, e quero deixar aqui, a homenagem a todas minhas amigas, todos amigos, que torceram, vibraram, rezaram, me prestigiaram no lançamento do meu livro no Rio e em São Paulo. Presentes ou em pensamento, todos estão no meu coração.
Costumo dizer que a constante superação diante da vida engloba fé em Deus, grandes médicos, enfermeiras e amigos, muitos amigos. E neste último ano de luta, de enfrentamento com o inesperado, todos estavam ali. E mais, ganhei novos amigos, novos parceiros, uma nova torcida.
Aos meus queridos e queridas da infância, dos colégios, da praia, do Leme, da faculdade, dos trabalhos por onde passei, da vida e das viagens, e a todos da minha nova tribo, meu beijo especial.
Queria citar cada nome, mas sou uma privilegiada. São tantos...e tão amados. Como na letra da música dos três tenores, estamos unidos em todas as estações. Para sempre!

"Amigos para sempre é o que nós iremos ser...
Na primavera ou em qualquer das estações...
Nas horas tristes, nos momentos de prazer...
Amigos para sempre..."

"Amigos para siempre
Means you'll always be my friend
Amigos per sempre
Means a love that cannot end
Friends for life
Not just a summer or a spring
Amigos para siempre."

sábado, 19 de julho de 2008

Dercy Vencedora

"Não tenho medo de morrer. Fiz tudo que tive vontade na vida e me considero uma vencedora."

Dolores Costa Gonçalves, Dercy.

Em algum lugar do passado...


Esta foto é um presente para Rosana Brigagão, que não esqueceu desta festa.

E para todas que brilharam naquele dez de maio tão distante já, mas muito presente nas nossas lembranças.

Meu colégio, minha emoção

Muitos já sabem do almoço entre as antigas alunas de Sion na semana que vem. Quando comecei a ver a movimentação das "meninas", fiquei pensando:-" Por onde anda minha turma querida, inesquecível, do Colégio Assunção?"
Pois bem, a Hama Editora decidiu abrir uma página no orkut para mim, com nosso livro. Eu não gosto de sites de relacionamentos. Mas não é que a Beth Bally me descobriu? E aí pronto, veio a Rosana, a Sandra e a corrente começou. Já vamos até nos encontrar.
O Assunção, para mim, representou uma etapa emocionante e feliz na minha vida. Foi um colégio que fui parar por acaso. Por causa de minhas notas não muito boas no Sion, tive que ir para outro colégio. Minhas primas haviam estudado lá e o Santa Úrsula -colégio escolhido por minha mãe- não tinha vagas naquele momento. Foi uma benção, um presente de Deus para mim. O Assunção me libertou de todas as formas. Ganhei nova vida, minha personalidade floresceu , fiz grandes companheiras e me diverti horrores. Gostava tanto de lá, que quando chegava o dia de vir para casa, não fazia questão. Eu fui interna um ano e meio. Meu irmão estudava e trabalhava na Bélgica, e ficava com pena de mim, porque eu era interna. E escrevia:-" Vou pedir para mamãe te tirar daí." E eu gritava, NÃO! Eu era feliz lá, muito feliz!
Eu amava as freiras, as professoras, as meninas e o voley. Foi ali que entendi que o inverno era minha estação preferida. O frio, a neblina, as temperaturas amenas, e a vista de Santa Teresa, bairro no centro da cidade, me marcaram para sempre.
Agora, muito tempo depois, vou rever minhas amigas. Algumas delas dançaram minha valsa de 15 anos.
Desta história que conto hoje, o melhor de tudo é que elas nunca esqueceram de mim.
Tenham certeza meninas, que nem eu. Vocês todas foram e são importantes na minha trajetória.
Minha história de vida não seria completa sem vocês.
Sem o retiro em Terê, sem minhas amigas mineirinhas que ficavam lá em casa nos fins de semana, sem o voley, e as farras.
De lá também, guardo carinhosamente a lembrança de minha madre preferida, Irmã Maria Rita. Tive a oportunidade de vê-la antes de partir.
Para vocês, meu beijo e todo meu carinho.
Acho que vou chorar!

Oh nós aí!


Amigos e amigas queridos,
Entre as reportagens que estão saindo na midia, aí está a da revista VIVA MAIS da editora Abril.
Como minhas sobrinhas moram longe, resolvi mandar de presente via blog.
A revista está nas bancas, e traz duas companheiras de luta( que não conheço), mas que merecem respeito e admiração. A partir do dia 28, qualquer pessoa que acessar www.hamaeditora.com.br/elianefurtado vai poder também acessar a seção "na midia" e ver mais entrevistas.
A reportagem é de Fabrício Pellegrino. Fala do livro de cada uma, e porque decidimos escrever nossa história.

Estratégias mentais

Estas dicas são valiosas. Especialmente pra gente refletir no fim de semana.
Foi mais uma colaboração da minha assessora e nova amiga, Patrycia.

1.Pense sempre, de forma positiva. Toda vez que um pensamento negativo vier à sua cabeça, troque-o por outro! Para isso, é preciso muita disciplina mental. Você não adquire isso do dia para a noite; assim como um "atleta", treine muito.
2.Não tenha medo de nada e ninguém.O medo é uma das maiores causas de nossas perturbações interiores.Tenha fé em você mesmo. Sentir medo é acreditar que os outros são poderosos. Não dê poder ao próximo.
3. Não se queixe. Quando você reclama, tal qual um ímã, você atrai para si toda a carga negativa de suas próprias palavras. A maioria das coisas que acabam dando errado, começa a se materializar quando nos lamentamos.
4. Risque a palavra "culpa" do seu dicionário. Não se permita esta sensação, pois quando nos punimos, abrimos nossa retaguarda para espíritos opressores e agressores, que vibram com nossa melancolia. Ignore-os.
5. Não deixe que interferências externas tumultuem o seu cotidiano. Livre-se de fofocas, comentários maldosos e gente deprimida. Isto é contagioso. Seja prestativo com quem presta. Sintonize com gente positiva e alto astral.
6. Não se aborreça com facilidade e nem dê importância às pequenas coisas. Quando nos irritamos, envenenamos nosso corpo e nossa mente. Procure conviver com serenidade e quando tiver vontade de explodir, conte até dez. 7. Viva o presente. O ansioso vive no futuro. O rancoroso, vive no passado. Aproveite o aqui e agora. Nada se repete, tudo passa. Faça o seu dia valer a pena. Não perca tempo com melindres e preocupações, pois só trazem doenças.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

São Paulo e as Fotos

Amigos e leitores,

Sei que vocês já estão aguardando as fotos do lançamento em São Paulo.
Alguns amigos já estão perguntando.
Vai demorar um pouquinho a publicação. Peço a todos paciência.
Mas a espera valerá à pena.
Enquanto isto, este fim de semana, conto mais sobre os bastidores.
Viva São Paulo!

Barry está ótimo!


Queridos amigos e amigas apaixonados por Barry e suas músicas.
Fã é fã. Então merece respeito e esclarecimento.
Recebi do fã clube internacional, a seguinte mensagem:
"Uma mensagem escandalosa sobre a saúde de Barry Manilow foi, esta semana, publicada em um tabloide americano. A matéria afirma que Barry está doente e muito magrinho. "
A turma do manilow.com desmente.
Diz que ele está bombando em Vegas, percorrendo o mundo com seus shows e preparando novos álbuns. Ufa! Torço que sim.
Esperamos vê-lo super bem até nas Olimpiadas...de 2012.
Pelo sim pelo não, vamos correr para vê-lo em Vegas.
Claudinha a postos! Montando a caravana para tirar isto a limpo.
Segue a notinha do BMIFC Barry Manilow Internacional Fan Club
" Hi Everyone....
We just saw a pretty outrageous headline on one of the tabloids claiming that Barry is ill and down to 100 pounds.
Granted....he's pretty trim. But 100 pounds? Give us a break. Even Mary Kate and Ashley weigh more than 100 pounds. And no....he's not ill.
What he is...is rehearsing for his new show in Las Vegas.
Recording his new album.
Putting together a new arena show.
Starting on his new original rock album.
And sometimes even enjoying the beach.
And yes.....those are his kayak paddles in the background.
(Look for him in the 2012 Olympics)
By the way.....we also saw a headline that said aliens had invaded Pomona. That headline, of course, is true.

Orgulho em Moscou!

Vocês sabem como é a vida...Filhos nascem, crescem e dão lindos frutos. Ou bebês, ou alegrias, orgulho e a sensação de que fizemos um bom trabalho.
Como não deu tempo para ter filhos, uma vez que me dediquei muito ao jornalismo, tive outros filhos e filhas. Alunos, estagiários, que se tornaram um orgulho e uma bandeira para mim. A continuação na profissão, nas histórias e na vida. Ex alunos da Universidade e de cursos técnicos. Hoje eles e elas ocupam um lugar de destaque no jornalismo brasileiro.
Alguns ficaram muito tempo na minha vida, outros participaram de cursos rápidos. Passaram como relâmpagos. Mas tenho certeza que não esquecem da minha rigidez e acima de tudo da vontade em torná-los ainda mais brilhantes, conscientes do poder de cada um.
Esta de quem eu vou falar, em especial, anda voando longe.
Ela foi trazida por Maria Teresa Senise, parceira de profissão, vizinha, amiga e sócia nos cursos.
Se chama Vivian e hoje está em Moscou.
Já passou por outros países, e vem fazendo uma bela carreira em O Globo.
Aí está o blog de Vivian Oswald, esta profissional brilhante e corajosa, que tenho certeza, um dia estará também nas telinhas da televisão brasileira. Ela é um talento tanto no jornal quanto no video.
Visitem http://oglobo.globo.com/blogs/russia
Sempre tive esta certeza Tête e Vivian!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Obrigada São Paulo!

"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente."
Érico Veríssimo


A todos aqueles que contribuiram, participaram e torceram pelo lançamento em São Paulo, meu agradecimento sincero. V de vitória!
Estamos -eu e a Hama Editora - semeando novos caminhos, abrindo portas e conhecendo pessoas extraordinárias.
Aguardem todas as notícias e fotos sobre o lançamento do livro "Câncer: Sentença ou Renovação", em São Paulo, breve.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Livro já está nas livrarias de São Paulo

Meus amigos queridos.
Aqui estou em São Paulo, terra das oportunidades e negócios.
O lançamento do livro aconteceu, nessa terça-feira, na Livraria Cultura. Foi muito legal.
Antes dos autógrafos, falamos para um público excelente e atento. Jornalistas, amigos, parentes, interessados em geral. E mais: para os representantes dos laboratórios Roche.
Fiquei comovida.
São Paulo abriu portas, e vejo uma grande missão pela frente.
A Hama Editora fêz um trabalho lindo.
Tenho muitas coisas para contar para vocês. Só que a correria é grande.
Hoje parto para novas entrevistas.
Obrigada a todos que prestigiaram este encontro.
Sobre a participação da Roche, falo demais.
A partir de agora estamos em parceria. Obrigada Luiz Fernandez, Veruska.
Conto tudo depois. Promess.
Dr Daniel, obrigada por mais esta oportunidade.
Dr. Flávio, Dr. Eduardo, cara Teresa, chegamos até aqui. Não é maravilhoso?!
beijo para todos

segunda-feira, 14 de julho de 2008

A Cura

Esta é uma contribuição da Patrycia Reys Oliveira, companheira de jornalismo e assessora de imprensa. Vejam que legal:
Conexão da Semana: A Cura
A porção da Torá desta semana relata um episódio todo codificado, que tem como personagem principal um homem chamado Pinchas. Não estudaremos aqui cada um destes códigos, até porque é necessária uma forte iniciação para se realizar este estudo.
Nos concentraremos em entender que esta porção de Pinchás é a que tem maior poder de cura em todo o ano. Mas para entender o conceito de cura, dentro da perspectiva cabalística, precisamos entender primeiro o conceito de doença.
A doença na cabala é associada a todo processo de falência. Pode ser falência intelectual, afetiva, financeira e evidentemente a falência orgânica, que acaba por nos tirar nosso bem mais precioso: a saúde. É importante entender bem isto, porque a falta de saúde acaba se tornando a ponta final de um processo, que começa, normalmente, em nossa estrutura emocional.
Por isto esta semana é tão importante. Neste período realizamos conexões que nos trazem carga extra para a cura de todo e qualquer processo de falência em nossa vida. E não é por acaso que ela acontece na lua de Câncer, período relacionado as nossas emoções.
São muitos os depoimentos de pessoas que experimentaram importantes curas na semana de Pinchas. Que sejamos merecedores!
!
Atenção: O momento máximo de cura acontece entre 10 Hs e 11 Hs da manhã de sábado, dia 19/07. Orações e meditações com energização de água são muito recomendadas neste período.

domingo, 13 de julho de 2008

Taishô, o imperador


Meus queridos amigos, vejam só esta foto. É ou não é um espetáculo?!
Estão pensando que é o Shiro, meu cão akita?
Erraram. Este é o filho dele e da peralta Kinsei, que aprontou neste fim de semana.
Taishô of Shiro do Brilhante é a cara da mãe e tem a cor do pai. Vive feliz em Nogueira, região serrana do Rio.


E estes são os filhinhos de Taishô .
Pois é, Kinsei e Shiro, avós.
É só para fazer companhia aqui para a grandaunt.
Beijos e boa semana!

Valeu Ancelmo!

Deixo aqui minha gratidão e meu carinho ao grande companheiro Alcemo Góis, de O Globo, que tão gentilmente publicou uma nota, nesse sábado 12, sobre o lançamento de meu livro, em São Paulo, depois de amanhã, na Livraria Cultura.
Valeu!

Desistir, jamais!

Meus amigos, aqui estamos prontos para começar uma nova semana. Forças renovadas e esperanças também. É claro que pinta uma certa melancolia ao pensar no que anda acontecendo em nosso país, em nossa cidade. Mas desistir, jamais! Entregar os pontos, nunca!
Então, para energizar todo mundo, aí vai um foto linda do pôr do sol em Key West, sul da Flórida, Estados Unidos.
Viagem que fiz este ano, ao lado da querida Claudinha, e que ilustra minha crônica de número 40, no livro "Sentença ou Renovação?"
Fé gente, fé no que virá!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Finde

Fim de semana chegou.
O sol promete esquentar ainda mais os ânimos da política no país.
As madrugadas continuarão frias no sábado e no domingo.
Mas, nada vai nos impedir de aproveitar o inverno, e o que a vida nos oferece de melhor.
E como diria minha mãe: "quem pode pode, que não pode , se sacode."
Divirtam-se !
São Paulo, estou chegando!

Oração do fim de semana

Recebi esta oração pelo correio, da amiga Imna, que já passou por poucas e boas também.
Vou dividi-las com vocês.
Cura-me, Senhor Jesus
Senhor Jesus, coloca tuas mãos benditas, ensanguentadas, chagadas e abertas sobre mim neste momento.
Sinto-me completamente sem forças para prosseguir carregando as minhas cruzes. preciso que a força e o poder de tuas mãos, que suportaram a mais profunda dor ao serem pregadas na cruz, reergam-me e curem-me agora.
Jesus, não peço somente por mim, mas por também por todos aqueles que mais amo. Nós precisamos desesperadamente de cura física e espiritual através do toque consolador de tuas mãos ensanguentadas e infinitamente poderosas.
Eu reconheço, apesar de toDa a minha limitação e da infinidade dos meus pecados, que és DEUS, Onipotente e Todo-Poderoso para agir e realizar o impossível.
Com fé e total confiança posso dizer:
"MÃOS ENSAGUENTADAS DE JESUS, MÃOS FERIDAS LÁ NA NA CRUZ! VEM TOCAR EM MIM, VEM, SENHOR, JESUS!"

Esta oração eu dedico à Caci, colega de Sion, que não vejo há muitos anos. E à sua filha, que com certeza vai vencer!

Cuidado com a alimentação

Não adianta a gente fingir que só acontece com o vizinho ou com um parente. Estamos todos sujeitos ao inesperado. Mas há várias maneiras de se prevenir uma doença.
Está provado que estilo de vida e fatores ambientais são dois aspectos importantíssimos no surgimento do câncer . Segundo o site da Oncologistas.com, as pesquisas no últimos 50 anos nos mostram esta estreita relação.
Falo e repito que a prevenção é a principal arma que dispomos para impedirmos o aparecimento de um tumor.
Olho vivo então: controle o cigarro, charutos e afins, reduza altos teores de gortura na sua alimentação, evite enlatados, limite o seu consumo de álcool. E nada de sedentarismo.
Lembrem-se, mais de quatro milhões de pessoas morrem de câncer, todo ano, em todo o mundo.

Cuidados com a saúde

Eu sei, eu sei que final de semana é tempo de descanso. Mas é importante aproveitar estes dias para pensar na saúde, organizar agendas e nunca, nunca se esquecer dos exames de rotina. Homens e mulheres.
Comecem a próxima segunda-feira pensando em vocês.
Não fazemos exames para descobrir que estamos doentes, e sim para constatar que estamos ótimos.
Então, lembro as meninas que fiquem atentas: câncer de mama, quando descoberto cedo, TEM CURA!
Preste atenção em qualquer nódulo na mama, em qualquer deformação ou alteração no contorno da mama, qualquer retração ou desvio do mamilo, qualquer saliência ou reentrância da pele da mama, descamação ou vermelhidão em torno do mamilo ou da aréola ou caroço duro na axila.
Também nada de neurose. Apenas, fiquem atentas!

Tudo é possível

Amigos, na véspera de mais um final de semana, aí está uma notícia que sempre revigora e mostra que fé e superação andam juntas.
Como todos sabem, o irmão mais novo do ex-presidente Kennedy, foi "atropelado" pelo inesperado: um tumor no cérebro. Mas com muita fibra, Ted Kennedy, de 76 anos, recebeu esta semana uma das maiores homenagens de seus colegas. Ele foi aplaudido longamente pelos senadores dos dois partidos, ao entrar no plenário do Senado americano, no Capitol Hill, depois da delicada cirurgia que retirou parte do tumor maligno em seu cérebro.
Tudo é possível, quando se tem fé, coragem e certeza na vitória.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Barry em Londres

Para quem gosta, ou ama (como eu) Barry Manilow, uma dica: O cantor pop americano se apresenta no final do ano, em Londres. Que programão hem?! Dias 4,6 de dezembro e um terceiro show no dia 7, domingo.
Quem quiser mais detalhes, pode visitar o site oficial de Barry. www.manilow.com
É ele que dá o tom deste blog.

Uma história real

Reencontrei um grande companheiro e amigo alguns dias atrás.
Ele me viu em uma entrevista na TV Universitária, no Rio, e fêz contato com a direção do programa e pediu meus números de telefones e email. Fiquei comovida com a iniciativa dele. Bom saber que deixamos boas recordações quando passamos na vida de alguém.
Aliás, agora que nos reencontramos, não vamos mais nos perder por esta vida louca.
Carlos de Laet é um grande jornalista, foi coordenador de comunicação social no Governo do Estado do Rio, quando eu era assessora de comunicação social do Detran/RJ . Ao lado dele vivi grandes desafios profissionais, conheci pessoas extraórdinárias, e mergulhamos em projetos e campanhas políticas juntos. Foram anos dourados e de pura felicidade.
Carinhosamente, ele me enviou esta mensagem, que já é conhecida de muitos, mas que eu particularmente adoro. E não canso de ler.
O texto fala de amizade, perdão, solidariedade, bondade e reconhecimento. A doença? Isto não tem a menor importância perto da beleza do gesto.
Se Laet me permite, quero dedicar este texto hoje, a minha parceira e anjo da terra, que cuidou de mim na clínica de tratamento e hoje mora na Paraíba: Isabelle.
Meu beijo também para à xará e Jaque. E para a Lilian, que agora faz parte desta equipe guerreira.
Laet, obrigada por me procurar. E não desistir de nossa amizade.
Você nunca saiu de minhas lembranças. Um beijo

Eis uma história que nem todos conhecem ...
Refere-se a dois dos três tenores que encantaram o mundo, cantando juntos.
Mesmo quem nunca visitou a Espanha, conhece a rivalidade existente entre catalães e madrilenos. Os catalães lutam pela autonomia, numa Espanha dominada por Madrid.
Pois bem, Plácido Domingo é madrileno. José Carreras é catalão.
Devido a questões políticas, em 1984, Carreras e Domingo, tornaram-se inimigos. Sempre muito solicitados em todo o mundo, ambos faziam questão de exigir nos seus contratos, que só atuariam em determinado espetáculo se o adversário não fosse convidado.
Em 1987, apareceu a Carreras um inimigo muito mais implacável que o seu rival, Plácido Domingo: foi surpreendido por um diagnóstico terrível: leucemia.
A sua luta contra o câncer foi muito difícil, tendo-se submetido a diversos tratamentos, a um transplante de medula óssea, além de uma mudança de sangue, que o obrigava a viajar mensalmente até aos Estados Unidos.
Nestas circunstâncias, não podia trabalhar e apesar de ser dono de uma fortuna razoável, os elevadíssimos custos das viagens e dos tratamentos, dilapidaram as suas finanças. Quando não tinha mais condições financeiras, teve conhecimento da existência de uma fundação em Madrid, cuja finalidade era apoiar o tratamento de doentes com leucemia.
Graças ao apoio da fundação "Formosa", Carreras venceu a doença e voltou a cantar.
Voltou a receber os altos cachês que merecia, e resolveu associar-se à fundação.
Foi ao ler os seus estatutos, que descobriu que o seu fundador, maior colaborador e presidente da fundação, era Plácido Domingo. Depressa soube que Domingo tinha criado a fundação para ajudá-lo e que se tinha mantido no anonimato para que ele não se sentisse humilhado ao aceitar o auxílio do seu "inimigo”.
Mas, o mais comovente foi o encontro de ambos. Surpreendendo Plácido Domingo num dos seus concertos em Madrid, Carreras interrompeu a atuação deste, subindo ao palco e humildemente, ajoelhou-se a seus pés, pediu-lhe desculpas e agradeceu-lhe publicamente. Plácido ajudou-o a levantar-se e com um forte abraço, selaram o início de uma grande e bela amizade.
Mais tarde, uma jornalista perguntou a Plácido Domingo:
-"Porque criara a fundação "Formosa", num gesto que além de ajudar um "inimigo", ajudava também o único artista que poderia fazer-lhe concorrência?
A sua resposta foi curta e definitiva:
“-Porque uma voz como aquela não poderia perder-se."
Esta é uma história real da nobreza humana e deveria servir-nos de inspiração e exemplo.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Os dois lados da vida

"Corro perigo como toda pessoa que vive. E a única coisa que me espera é exatamente o inesperado." Clarisse Linspector

Costumo afirmar nas palestras que dou e nas conversas entre amigos, que o inesperado tem duas faces. O da tristeza e o da felicidade. E este meu pensamento está registrado também no livro "Câncer: sentença ou renovação", que mostra ainda toda minha vivência em 2007 e 2008.
Isto quer dizer simplesmente que diante de uma sentença frente ao inesperado da vida, temos que transformar o fato, o episódio, a tristeza e a dor, em uma grande renovação.
E foi exatamente o que os pais do menino João fizeram diante desta grande tragédia.
Vejam : "As córneas do menino João Roberto Amorim Soares, de 3 anos, que morreu baleado na cabeça durante uma perseguição na Tijuca, esta semana, foram doadas para duas crianças diferentes. Uma das beneficiadas foi uma menina identificada como Larissa, de 8 anos, que recebeu a córnea em um hospital particular em Piedade, subúrbio do Rio. "

Viva o trabalho

Queridos amigos e amigas,
Esta semana estou especialmente feliz e realizada. A Hama está ultimando os preparativos para o lançamento do nosso livro em São Paulo, na próxima semana. E vou muito bem acompanhada.
Angela Christina, personagem do meu livro, irmã, comadre e amiga vai junto. Ela é uma pessoa assim: generosa, companheira e doce. Vamos voltar aos velhos tempos de andar em dupla. Ou em trio. Exatamente como na infânica. Hoje, ela me confidenciou que Maria Helena ficou animada e também quer ir conosco. Momento maravilhoso este. Ir para Sampa, rever primas e amigos queridíssimos e ainda lançar um livro.
Antes da noite de autógrafos, haverá um bate papo informal, onde vou revelar segredinhos desta trajetória e a superação diante do inesperado .
Mas a grande novidade meus queridos, é que estou de volta ao mercado.
Conto depois.
grande beijo

terça-feira, 8 de julho de 2008

O grande buchicho

Bom, para animar a tarde de hoje, aí vai a fofoca desta terça feira nos Estados Unidos.
Deu no blog da amiga Leila Cordeiro,que mora nos States desde 1997.
"O assunto de todos os telejornais americanos nesta nesta terça-feira é o possível romance entre duas celebridades nacionais: um dos maiores astros do beisebol, Alex Rodriguez , que joga nos Yankees, de Nova Iorque, e a cantora Madonna. Os dois negam de pés juntos ter tido um caso, mas a esposa de atleta, Cinthia Rodriguez, entrou ontem com o pedido de divórcio na corte de Miami, onde mora a família, com base em "relação extraconjugal e má conduta de Alex como pai e marido.
A história mexe com a opinião pública americana não só pela popularidade dos envolvidos mas também pelos números: Rodriguez tem um salário anual de 32 milhões de dólaeres, enquanto Madonna fatura por ano 40 milhões."

De olho em você mesma!

Meus amigos e amigas, a vida é tão deliciosa, cheia de acontecimentos, que muitas vêzes não dá vontade de "perder tempo" indo ao médico não é?! Errado!. Nada é mais importante do que suas visitas ao seu médico de confiança.
Nessa segunda feira, estive com o querido Daniel Herchenhor, que faz parte da equipe vigilante que me rodeia. Ele nunca atrasa . Mas ontem eu tinha um compromisso e eu ia para uma reunião. Daniel atrasou e eu desesperada com o horário quase mudei o dia da consulta. Alguma coisa me fêz ficar. Pensei, nada é mais importante do que isto: a consulta.
Quando entrei na sala dele, entre uma conversa e outra, ele empolgado com a palestra que vou fazer em São Paulo( em agosto) e com o bate papo que a Hama e a Livraria Cultura vão promover dia 15 comigo, disse:
-" Não esqueça de ressaltar nas palestras sobre os diagnósticos precoces e exames de rotinas. Este é um alerta importante."
É amigos, ele tem razão. E parece que advinhou que eu ia escapar daquela consulta.
Bom, é isso. A prioridade é a saúde.
Ai, e quinta tem doutor Flávio Cure. E eu cheia de coisas para fazer...

Arrumando as malas

Vem aí o lançamento do livro Sentença ou Renovação, em São Paulo!
Dia 15, terça feira, Livraria Cultura, em Pinheiros.
Atenção amigos, todo mundo se mobilizando!
Vamos arrumando as malas!

E você, decidiu ser feliz hoje?

Tenho um amigo que quero muito bem e se chama Marcos Hummel. Trabalhamos juntos na TV Globo, logo no começo de minha carreira. Hoje ele mora em São Paulo e apresenta programas e telejornais da Rede Record.
É dele esta mensagem:

Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo - Egito, com a finalidade de visitar um famoso sábio.O turista se surpreendeu ao ver que o sábio vivia em um quartinho muito simples e cheio de livros. As únicas peças de mobiliário eram uma cama, uma mesa e um banco.Onde estão seus móveis? - perguntou o turista. E o sábio, rapidamente, também perguntou: - E onde estão os seus? Os meus? - surpreendeu-se o turista. Mas estou aqui somente de passagem! Respondeu. Eu também, concluiu o sábio. "A vida na terra é somente temporária... Sem dúvida, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente e se esquecem de ser felizes.""O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."Você pode ser feliz hoje...E viver cada dia...É uma decisão...Essa decisão só depende de você!!!DECIDA SER FELIZ!!!

domingo, 6 de julho de 2008

As frases da semana

Há mais de um ano, o meu caro médico Daniel Herchenhorn me recomenda o livro "De volta à vida", do ciclista americano Lance Armstrong. Alguns meses atrás decidi comprar e ler. Maravilhoso! É o que tenho a dizer.
Lance Armstrong é um vencedor. E mais, um colecionador de feitos quase impossíveis. Aos 25 anos, venceu um câncer que atingiu seus testículos, pulmão e cérebro. Três anos depois do diagnóstico e um após o fim do tratamento, foi pela primeira vez campeão da Volta da França, prova ciclística mais tradicional e importante do planeta. Aos 33 anos, venceu pela sétima vez consecutiva a competição, tornando-se absoluto num esporte amplamente dominado pelos europeus.
E é de autoria dele, as duas frases que escolhi para vocês começarem bem esta semana.

"O grande barato da vida é olhar pra trás e sentir orgulho da sua história."
"O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o Aqui e Agora!"

E como diz minha amiga Dina, uma semana abençoada para todos!

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Madrinha orgulhosa


Além da Gisela, tenho outra afilhada: a Chris.
Quem já leu "Sentença ou Renovação", conhece um pouquinho de nossas histórias.
Neste final de semana, além de festejar com minha afilhada Gisela a boa nova de um herdeiro, estou também comemorando mais um niver da minha Chris. O niver e o noivado!!!!!Comemoração dupla.
É, vem aí o casamento de Christiana e Thiaguinho em 2009. Homem de atitute e bom gosto com jóias.
Querida Chris, que os próximos anos sejam ainda mais inesquecíveis, de boas histórias e de vitórias para nós. E que todas as bençãos do céu recaiam sobre você neste finde e em especial dia 7, segunda feira.

Grandaunt, tia em dobro

Ainda me lembro bem, quando minha mãe atendeu o telefone e era meu irmão do outro lado da linha. Depois de conversar com ele alguns minutos, ela me chamou. Ary queria falar comigo. Eu não tinha idéia do que ele desejava. Foi uma surpresa e tanto quando ele falou:
-"Eli, quero lhe convidar para ser madrinha da Gisela."
Fiquei sem palavras. Afinal eu já tinha sido madrinha dele de casamento. E agora esta deferência...
Fui as lágrimas é claro. Sou uma manteiga derretida como dizia minha mãe.
Gisela foi o primeiro bebê na família. Vocês sabem o que isto significa. E eu tinha sido escolhida para batizá-la. Minha primeira atitute foi sair de casa é comprar um presente enorme. Escolhi um burro gigante maravilhoso, para ela montar, abraçar, brincar. Ele mal cabia no quarto, para desespero de minha cunhada.
Gisela, a Gigi, sempre foi próxima da gente. Eu levava ela à praia, à pracinha, alguns sábados tomava conta dela e muitas vêzes, a cunhada ou minha mãe me pediam para eu ir pegá-la na escolinha. Eu saia da Puc ou da TV globo e ia feliz buscar Gigi. Ela estudava na Lagoa, e era meu caminho. Adorava fazer isto. Ela sempre foi muito doce e educada. Tinha três aninhos e quando saia da escola empacava em frente a carrocinha da Kibon. Mas não pedia nada. Olhava para carrocinha e eu fingia que não entendia. Não ia pra frente nem pra trás, até eu falar:
-"Escolhe o que você quer."
E aí sim, ela apontava e íamos contentes para casa.
Gisela cresceu, venceu e hoje vive feliz abraçando seus sonhos. Mesmo distante, os nossos laços são fortes. Hoje, ela me escreveu e disse:
-"Tia , pode contar pra todo mundo. Está liberada."
Respirei aliviada, porque estava doida para falar. E perguntei:
-"Posso dividir a notícia com meus amigos e leitores do blog?"
Ela deixou.
Logo no começo da tarde postei a notícia "O herdeiro."
Só que eu queria escrever mais. E acrescentar, que apesar de ser super jovem, inteirona e antenada (risos), estou muito orgulhosa em ser agora "grandaunt".
Bom, nós duas ainda estamos estudando a melhor maneira do bebê me chamar. Brinquei que pode ser parenta como no programa de TV, ou melhor, tia em dobro, minha preferência.
Mas de uma forma ou de outra, vou adorar ser chamada de qualquer jeito pelo nosso futuro bebê.
É Luis, nosso também. Os Lemos Furtado e os Vergara estão vibrando. E a turma lá no céu também.
É pessoal, nada, nada como ser irmã temporão. Assim, serei a "grandaunt" mais jovem do pedaço. E a Gi concorda e endossa. Hoje , ao me mandar um email, vejam o que ela diz:
-"Tia avó é fogo!! Me lembra aquelas velhinhas fuxiqueiras de coque hahahaha ou seja, nada haver contigo".
Estão vendo? Já me vejo passeando no Rio ou em Manhantan toda prosa ao lado do futuro herdeiro ou herdeira.
Deixo para vocês, as fotos de Gigi para que todos possam conhecê-la ou recordar.
E o meu beijo carinhoso para ela e Luis!

Formação e ética

Minha amiga Regina Célia, jornalista guerreira e atuante, me enviou esta carta que faço questão de publicar no blog. É a mobilização pela exigência do diploma de jornalista. Vamos nos unir e abraçar esta luta.
Leiam a carta de Regina:

"Gente, a nossa profissão está correndo um grande risco. Precisamos reagir!
Precisamos nos unir contra os ataques daquelas pessoas que não estudaram para passar no vestibular de uma Escola de Comunicação, não perderam horas estudando, se aperfeiçoando, se formando para ser um JORNALISTA ÉTICO, CIDADÃO E COM FORMAÇÃO e que " inventaram" que para ser JORNALISTA não precisa estudar. Sem falar nos alunos e ex-alunos das faculdades particulares que investiram muito dinheiro para pagar o seu curso e ter um diploma digno e respeitado.
Como ex-aluna da Escola de Comunicação da UFRJ já comecei a minha campanha em defesa do nosso diploma.
Entre nessa luta você também.
Defenda a nossa profissão de jornalista.
Jornalista sim, com formação e ética !!!!!!!!!!!!!!!! "

Luta pela exigência do diploma

Amigos, tenho o dever de noticiar a luta da categoria pela exigência do diploma de jornalista.
Vejam que a nota publicada no site da Federação Nacional dos Jornalistas, a FENAJ:
Representantes da FENAJ e do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal defenderam, nesta quarta-feira, 02/07, em audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, a necessidade da formação específica em jornalismo para o exercício da profissão. O presidente da Federação, Sérgio Murillo, entregou um memorial com decisões e pareceres favoráveis à exigência do diploma. Segundo adiantou Gilmar Mendes o tema deverá ser discutido pelo Plenário da Corte no segundo semestre deste ano, no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 511961, interposto pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no estado de São Paulo e pelo Ministério Público Federal. O presidente do Supremo é também o relator do processo. “Esta polêmica tem 40 anos e finalmente vai se resolver e lutamos para que seja em favor da categoria e da sociedade”, afirmou Sérgio Murillo.

Herdeiro

Queridos, atenção: estou liberada para dar esta notícia. Estava doida para contar. Só que como boa jornalista, sei esperar a hora.
Vem aí o herdeiro ou herdeira dos Lemos Furtado e dos Vergara.
A família e a continuidade está salva. ehehehehehehehe!!!!!!
Mais detalhes neste final de semana.
Está aberta a caixa de sugestões para nomes - internacionais.
Tia em dobro, agora vejam só. Eu, uma garota, tão jovem, cheia de gás, tia em dobro. ahahahhaah
Nada como ser temporão e ter sobrinha com diferença mínima de idade.

Record cresce em junho

Olá meus amigos, a noite de ontem e a manhã de hoje foram maravilhosas. Sumi, porque estava agitando mil coisas. Encontrei amigos e ex-chefes em uma super comemoração na noite de quinta feira, e também nesta manhã. Adoro voltar a esta agitação. A-do-ro!
Não esqueçam que amanhã, sábado, dia 5, estarei conversando com a jornalista Márcia Peltier, a partir das 13 horas, no programa dela, na Rádio Tupi.
E não deixem de abrir o blog neste final de semana para saber das novidades.
E, como sou apaixonada por televisão, não posso deixar de passar para vocês esta notícia.
Saiu no site do Uol, e é do colunista Ricardo Feltrin:
Globo perde um terço do ibope em junho
"Dados consolidados do Ibope apontam que a Record se aproximou ainda mais da Globo no mês de junho. Foi o pior mês naquele que, conforme Ooops! antecipou, já é o pior ano da história da Rede Globo em audiência, no horário das 7h à 0h."
É pessoal, vida muda cada minuto.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Personagens da infância


Não há quem não tenha uma recordação de infância. Ou guarde na lembrança um personagem interessante que marcou aquela fase. Bom, eu tenho a felicidade de colecionar vários. E cada um guardo como se fosse uma jóia dentro do meu coração.
Pois ontem esbarrei em um deles. Uma pessoa que acompanhou a minha vida, de perto e de longe, no dia a dia, até eu sair da casa de meus pais.
Eu já o tinha visto várias vêzes pelas ruas do Leme, mas esperava o momento ideal para parar e prosear. Encontrar estas pessoas sempre me emocionam e eu precisava estar preparada. Afinal, ao vê-las, começa a enxurrada de recordações. E ontem, quarta feira, foi o dia.
Eu estava indo para o banco e lá vinha ele na direção contrária. Passos firme, cabelos grisalhos, traços fortes, uma visão inconfundível.
Ele me viu crescer, me viu pegar todos os dias o onibus escolar, me via saindo à noite para casa do meu padrinho com meu pai, indo para a casa da avó com a mãe, me viu entrar para faculdade, me viu sair do edifício no meu primeiro carro, e foi testemunha dos convidados e festas que iluminavam os domingos e datas importantes no meu apartamento.
Brincava com meu pai e meu irmão nos dias de jogos do Flu e estava de prontidão na portaria do meu prédio, o lengedário Montese, quando eu saí vestida de noiva rumo ao meu futuro. Do lado de fora, outro personagem maravilhoso me aguardava no carro: o nosso garagista Chico, que me conduziu até a igreja com minhas daminhas lindas Rô, Renata e minha sobrinha Gisela.
Raimundo sempre esteve por perto. Até o encerramento de nossa história no Montese. No dia que minha mãe morreu, lá estava ele nos cumprimentando. Lá estava ele na missa de sétimo dia.
Quando foi a vez de meu pai, em 2001, lá estava ele sério entristecido e solidário.
Os porteiros do edifício Montese sempre estiveram presentes. Sempre fizeram parte da vida de cada morador que construiu a história daquele condomínio nos anos dourados do Leme e do Rio de Janeiro. Ele não esquece da gente e ao parar na minha frente foi logo perguntando pelo xodó da casa:
-"E o Aryzinho, como vai? E as meninas? Ainda me lembro das duas pequeninas."
-"Estão moças feitas, moram em Nova Iorque e são lindas."
Ele sorriu e brincou:
-"Você sempre jovem, uma garota."
Pensei, Raimundo não está enxergando bem.
Mas ele não me viu com olhos de hoje. Estava me vendo como aquela menina de cabelos cacheados, depois longos, feliz, andando de bicicleta, indo para praia, indo para faculdade, sorrindo para vida.
E eu também o estava vendo com um olhar benevelonte. Aquele da infância.
Meu porteiro Raimundo sempre adorou uma conversa e sempre brincou comigo.
Dele e do Chico, nosso garagista, guardarei para sempre a recordação de profissionais corretos, companheiros e amigos, sempre dispostos a colaborar e atender nossos pedidos.
Raimundo está feliz. O filho único estuda Direito. Ele continua no Montese, acompanhado de perto e de longe as histórias dos novos moradores.

Decisões e pênaltis

Bom dia amigos queridos.
Não foi porque o grande Flu perdeu o título que estou levantando esta lebre mais uma vez.
Desde garota quando acompanhava meu inesquecível pai Ary ao Maracanã, eu perguntava:
-" Depois de um grande jogo, a decisão por pênaltis é justa? Porque não marcar novo jogo?"
Os jogadores estão exaustos física e emocionalmente, carregando grande responsabilidade, e aí tudo tem que ser decidido em segundos!
Seja em competições mundiais, nacionais ou em uma pelada na praia, porque decidir em pênaltis se a beleza do futebol está em um bonito espetáculo?! Que regras!
E por falar nisso, que bonita festa das torcidas!
Enfim, estamos nesta vida para enfrentá-la. De cabeça erguida.
E como dizia o grande tricolar Ary, "bola pra frente!"

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Sou tricolor de coração...

Gente, vocês que estão fora do Rio não imaginam como ele está todo verde, vermelho e branco. Lindo, colorido. A galera de outros estados baixou geral por aqui.
Desde às três da tarde, o Maracanã está em festa.
Concentração pessoal. Dedos cruzados e fé.
Vamos ao espetáculo!

Comemorações em Julho

Bom dia queridos amigos e amigas.
Julho promete! Como vocês estão vendo, o lançamento em São Paulo foi antecipado para dia 15 de julho, terça feira, a pedido da livraria Cultura. Todos vão receber o convite dentro em breve.
Nessa terça feira estive na Hama com meus caros editores, e estamos preparados para o grande evento. Queremos ganhar São Paulo. Lá tenho amigos, prima amadas, e companheiros de vida profissional que deixaram o Rio e abraçaram a terra da garoa.
Julho também será um mês importante na minha vida. Minha afilhada Christiana, sobrinha do coração e um pouco minha filha também( obrigada Angela por dividir comigo esta missão deliciosa ) vai fazer aniversário no dia 7, segunda feira. Só que este ano, a comemoração vai ser super em dobro. A pequena Chris cresceu, é uma profissional de sucesso e agora ficou noiva. Ai, o tempo...
Eu e minha amiga Angela vamos ter que nos preparar bem para este acontecimento ano que vem. Beijo para Tiago também, que agora é meu sobrinho é afilhado também.
A badalação começa no domingo.
E viva também os aniversáriantes do mês: querida Clarissa, primo do meu coração - Carlinhos, sobrinho João Carlos, Guilherme, Meire, Wilsinho, Paulo Danilo e Tiago. E encerrando o mês, dia 26, a sobrinha Clara.
beijos, cancerianos.
E pensam que terminou? Estou em negociação(ahahahah) com minha queridíssima prima Renata para uma festa na roça no final do mês.
É isso, pessoal. Julho promete ou não promete?!
beijo em todos e escrevam, sugiram, recomendem o nosso blog.
Eliane

terça-feira, 1 de julho de 2008

Salve julho!

Já estamos em julho. Quando me lembro de julho de 2007, véspera de minha grande e vitoriosa cirurgia, agradeço, agradeço, e agradeço. Aos meus médicos, aos meus amigos e familiares por terem me dado aquele apoio. Agradeço também e sobretudo a Deus, Nossa Senhora da Penha, Santo Antonio de Pádua, Santo Expedito. E também a toda minha torcida organizada, de todas as religiões, da qual fazem parte também Isabelle, Jaque, Eliane e todos os assistentes de meus caros médicos.
Agora, um ano depois, estou eu aqui fazendo planos e curtindo a vida como eu gosto: trabalhando e viajando.
Logo mais trarei novidades sobre o lançamento do livro "Sentença ou Renovação?", em São Paulo.
Atenção amigos, será antecipado. Estou feliz.
Agora sigo para minha editora, a Hama, para preparar o "big day" em Sampa.
Até mais tarde. grande bj.
Eliane