segunda-feira, 30 de junho de 2008

Reencontros e renovação

Meus amigos, esta tarde de segunda-feira, 30 de junho, tive duas supresas maravilhosas. Ou melhor, dois reencontros. Duas pessoas que participaram de minha trajejtória profissional e pessoal em anos dourados. Dois amigos, que de forma e idades diferentes, enfeitaram a história da minha vida.
O primeiro é o jornalista Carlos de Laet. Ele viu minha entrevista no canal universitário, e pediu que a coordenadora do programa e amiga Monica Miranda me repassasse este email:
"Sou Carlos de Laet, jornalista e assessor parlamentar. Nesta manhã de domingo, ao assistir ao Jogo Aberto pela UTV, tive a gratatíssima surpresa de reencontrar uma amiga que eu procurava e que no vejo h 20 anos: a também jornalistaEliane Furtado..."
Laet, que prazer voltar a lhe reencontrar. Já mandei email e aguardo notícias.
A outra surpresa me balançou muito. Foi um telefonema que recebi da querida Lucinha Fidalgo, que vi crescer e florescer. Hoje escritora de livros infantis e mãe de gêmeas de 15 anos. Ah, o tempo...
Lucinha é amiga da minha querida Ana Cristina, que sempre teve uma turma maravilhosa e da qual -mesmo muito mais velha - sempre me permitiu participar.
Nos divertimos muito não é Lucinha?! Mas o melhor ainda está por vir.
Beijo no coração de Laet e Lucinha. E obrigada por este novo encontro, esta renovação de laços.
E isto me faz pensar. O livro, a sentença, a mudança me fêz reencontrar tantas pessoas queridas.Uma benção!

Frase da semana

"Você não pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas você pode começar agora e fazer um novo fim."-- Chico Xavier

Como meus amigos sabem, sou católica. Mas creio sinceramente que todas as religiões nos levam a Deus. Como repórter, eu tive a oportunidade de ficar uma semana entrevistando o médiun Chico Xavier, em Uberaba, Minas Gerais, em 1983. A entrevista virou um programa na extinta Rede Manchete. Guardo com carinho esta lembrança e aprendizado. E por este motivo, deixo aqui a frase da semana para todos vocês, de autoria do grande Chico.
Um beijo para todos.

domingo, 29 de junho de 2008

Bondade em balde é devolvida em barril

O título foi inspirado em um provérbio chinês. E cai bem na história que vou contar agora e que aconteceu, hoje, domingo, comigo.
Estava voltando de Petrópolis e me deu uma vontade infantil de comer pipoca( que meus médicos não leiam esta nota).
Comecei então a procurar pelo calçadão um pipoqueiro. Estava difícil de achar. Parece que hoje só se vende milhos, curaus, tapiocas, amendoins doces. E cadê o algodão, a pipoca?
Bem, estava de carro e pedi para meu par parar de repente. Avistei longe um pipoqueiro e sua carrocinha. Paramos rápido com medo do quarda e eu gritei:
-"Faz um saquinho para mim e traz troco para vinte."
-"Tem menor não?"
Eu respondi preocupada com a possível infração:
-"Não, só tenho um e cinquenta. O pacote é três..."
-"Me dá aí o que que tem. O importante é você matar o desejo e comer sua pipoca"
Sorri sem graça e aceitei. Não sem antes perguntar para onde ele estava se dirigindo.
E ele gritou:
-"Para o Leme."
Respirei aliviada e gritei de novo, já com o carro em movimento:
-"Eu moro lá. Vou lhe trazer o restante."
Ele sorriu de longe. Um sorriso que não esperava nada mais em troca do gesto sincero.
Meia hora depois, procurando pelo Leme, lá estava ele: o pipoqueiro.
Se surpreendeu ao receber o dinheiro que faltava daquele saco de pipoca. Deu um sorriso tímido e ainda vendeu mais saquinhos. Muito mais.
O pipoqueiro me mostrou que ainda há esperança. Que existem pessoas boas, puras e desprendidas. Fico torcendo para ele. Para que aquele gesto de bondade seja devolvido em barris de prosperidade, saúde e felicidade.
Bom começar a semana assim, não é? Cheia de esperança!

A turminha

foto: lcnn
Bem, alguém tinha que tirar a foto e não pôde aparecer.
Mas aí está, Shiro, Kinsei e eu. Ao lado do nosso Reinaldo, que foi criado lá no refúgio e virou um homem de uma hora para outra. Ele é o guardião do sítio.

Pincesa Kinsei

fotos: Eliane Furtado


O nome dela é Kinsei Hime, princesa de Venus, do amor.
As más línguas dizem que eu gosto mais do meu cão Shiro. Claro que ele foi o primeiro cachorro, enfeitou as nossas vidas, e de meu pai, e recheou de novidades o nosso mundo e dos amigos.
Mas eu também adoro kinsei. Porque ela é pura alegria, independente, carinhosa, atenta, valente e super equilibrada.
Uma verdadeira campeã de pistas e do nosso coração.
Ontem foi dia de banho. Os dois foram para a Pet Shop, e tiveram tratamento vip. Ao contrário dos outros banhos, ganharam nota dez por comportamento exemplar.
O pessoal lá da veterinária decidiu inovar. E a akitinha peralta saiu de lacinho.
Bom, eu não pude deixar de registrar para vocês. Aí está a minha akita , cão de guarda, pretinha, de lacinho cor de rosa. Depois do banho, ela desfilou por Itaipava e fêz aquele sucesso.
Também pudera, ela é ou não é uma graça?
foto: lcnn

Renovando as forças

fotos: lcnn

Meus amigos, final de semana de frio, com sol fraco e gostoso, e repleto de novos passarinhos lá no meu refúgio.
Tem gente que acha monótono ter sítio. Foge do silêncio, culpa as despesas, diz que não tem paciência. Enfim, cada um tem um gosto mesmo.
Mas vejam se o meu refúgio não é de dar água na boca...
É como eu digo no livro, um dia -talvez- tenha que abrir mão dele. Mas aquela luz, aquele verde, aquele friozinho delicioso, e mais a natureza poderosa vão iluminar para sempre as minhas lembranças e meus dias futuros.
E, meu refúgio, ficará na memória de meus amigos, de meus primos e de todos que vivem lá.
Aí está um registro de novos moradores do sítio, que chegam cada vez mais por causa das frutas e da água pura. Benvindos!

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Amigos na maturidade

Hoje, sexta feira, fui almoçar com uma turma maravilhosa, que conheci em 2003, no Governo do Estado do Rio. O grupo é de alto nível.
Fomos comemorar mais uma ano de vida, saúde e boa parceira com a nossa kelly.
Estavam lá a Alessandra, Tia Mara, Sheila, Teresinha e o nosso amigo e protetor Rogério Vargas, chefe da tribo. Faltou só a Paulinha "sabe tudo", minha amiga de grandes risadas, que foi almoçar com a mãe que também faz aniversário hoje.
Quando fui trabalhar com esta turma bacana, cheguei tímida, porque elas eram amigas e já se conheciam.
Achei que iria passar ali um período e um dia cada uma seguiria seu rumo. Mas não foi bem assim. Passamos por grandes desafios naqueles anos. Pessoais e políticamente. Mas passamos tudo juntas, alegrias e problemas, unidas em um clima de solidariedade. Tivemos grandes conquistas, muitos nascimentos e almoços.
E assim, nasceu o carinho , o companheirismo, e o respeito.
Estou contanto isto para vocês, porque na maturidade é difícil fazer novas amizades. Especialmente quando envolve trabalho.
Mas conhecer este grupo foi um presente na minha vida. Me fêz acreditar que amizades na maturidade são muito possíveis.
Kelly e Paulinha estão no livro, porque as outras não sabiam das ondas fortes que enfrentei em 2007.
Mas por cada uma tenho uma estima grande. E sinto que este grupo veio na minha vida para ficar.
Um beijo para todas, que me deram a certeza que as amizades de trabalho dão muita felicidade e podem tranquilamente entrar na maturidade para ficar.
Um brinde a todas, $aúde, Kelly , nossa sempre presidente.

Ganhar muito

Bom Dia pessoal, esta mensagem veio lá do Distrito Federal, de uma querida parceira, a Cris -camélia do serrado.
Enviei cedo para os médicos, e é certo que eles vão adorar$$$$$$$$$$. Ai Meus Deus! ahahahahah

ANTES DE RECLAMAR QUE FULANO GANHA MUITO VEJA O QUE REALMENTE ELE FAZ !!!!
Um mecânico está desmontando o cabeçote de uma moto, quando vê na oficina um cirurgião cardiologista muito conhecido que fica de longe, olhando o mecânico trabalhar. O mecânico pára e pergunta:
- Ei, doutor, posso lhe fazer uma pergunta?
O cirurgião, um tanto surpreso, concorda e vai até a moto na qual o mecânico está trabalhando.O mecânico se levanta e começa:
- Doutor, olhe este motor. Eu abro seu coração, tiro válvulas, conserto-as, ponho-as de volta e fecho novamente, e, quando eu termino, ele volta a trabalhar como se fosse novo. Como então que eu ganho tão pouco e o senhor ganha tanto, quando nosso trabalho praticamente é o mesmo?O cirurgião dá um sorriso, se inclina e fala baixinho ao mecânico:
- Tente fazer isso com o motor funcionando.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Passo a passo

Bom dia meus queridos e queridas,
Ontem eu tive a alegria em saber que nosso livro estava nas mãos de uma pastora de uma igreja evangélica. A notícia foi dada por Silvana, uma das colegas de meu par, Levindo, que trabalha com ele na Rede Record.
A pastora soube do livro através de um programa de TV.
Fiquei comovida e certa que passo a passo, eu e a minha editora Rosângela vamos ainda chegar mais longe.
Aproveito para mandar meu abraço para Rozane e Patrycia pela nota na Tribuna de Imprensa, coluna cultura. Aí está.
E vamos que vamos!

"O que há para ler
Roberta Campos Babo
Em SENTENÇA OU RENOVAÇÃO?, da Hama Editora, a jornalista Eliane Furtado explora as relações humanas diante do trágico ao contar sua trajetória de esperanças e angústias desde que recebeu a notícia de um diagnóstico arrebatador de câncer."

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Programa Márcia Peltier

Meus queridos amigos e leitores.
Estarei conversando com a jornalista e apresentadora Márcia Peltier, no programa dela, na rádio Tupi, am ( 1280khz) no próximo dia 5 de julho, sábado, entre as 13 e 14 horas. O assunto é o livro CÂNCER: SENTENÇA OU RENOVAÇÃO, da Hama editora.
Vamos falar sobre as crônicas, sobre o câncer de intestino, a importância do diagnóstico precoce, e como o inesperado entra em nossa vida sem pedir licença. E ainda sobre o lançamento de nosso livro, no próximo dia 16 de julho, em São Paulo.
Gostaria de agradecer aqui ao carinho, sensibilidade e a oportunidade que Márcia me deu abrindo este espaço tão importante. Tenho a maior admiração por esta companheira que conheci na extinta Rede Manchete de Televisão. Anos depois, tivemos um breve reencontro quando eu trabalhava na produção de um evento com a diretora Marlene Mattos, no Rio.
Aproveito também para enviar meu beijo e obrigada à produtora Adriana Hercowitz , que abraçou a pauta e tornou este contato possível.
E não se esqueçam: sábado, 5 de julho, a partir das 13 horas. Até lá.

Na terra de meu cantor Barry...

Lá na Califórnia, eu tenho uma parceira guerreira e positiva, que engrandece meu livro com um depoimento lindo, forte e otimista. É a Cris, que tem o privilégio de ser vizinha do meu cantor e compositor preferido, Barry Manilow. Bem, não estão tão perto assim. Ela vive em Santa Bárbara e ele em Palm Springs. Mas está mais próxima dele do que eu por aqui.
Eu estou sempre pertubando ela para ficar atenta quando for até Malibu e nas redondezas e esbarrar nele. A Cris já está até conformada com minhas idéias e outro dia mandou uma letra linda dele para mim.
É isto Cris, força,coragem, fé, guerreiros não desistem de seus sonhos. Por mais bobos e tolos que possam parecer para os outros.
E a gente chega lá!
beijo para você e um apertão no Barry.
" We dreamers have our ways of facin' rainy days and somehow we survive..."

É hoje que seu livro começa...

A morte da ex-primeira dama, Ruth Cardoso, na noite dessa terça feira, 24 de junho, me leva algumas reflexões que poucos querem e gostam de encarar. O fim chega para todos, de uma hora para outra.
Ninguém quer pensar nesta realidade. Nunca. Vejam bem, eu também não quero que ninguém fique deprimido ao ler este texto. Pelo contrário, quero é que todos entendam o valor da vida, dos momentos felizes, de paz, daqueles com novidades e aqueles de total marasmo. Aliás, os de marasmo me tiram do sério. Mas também precisam ser aproveitados.
No dia de hoje, penso em duas passagens do meu livro "Câncer: sentença ou renovação?" . Na verdade são dois emails enviados por duas queridas que fazem partem da minha vida. A primeira é de minha prima Rosanna, que em 2007, para me mostrar como a vida é rápida e surpreedente, ela me escreveu o seguinte:
-"Nunca se sabe o que o futuro nos reserva. Maior exemplo disso foi um rapaz que trabalhava aqui no escritório, doou sangue para o papai e um mês depois morreu num acidente de carro na Niterói-Manilha, voltando para São Paulo. Tem lógica?" É Rô, não tem mesmo.
O segundo email, que também faz parte do livro veio de longe, de Berna, na Suiça. É da minha irmã de coração e amiga , Denise. Ela, para me animar, conta que a "única coisa certa quando a gente nasce é a morte. Nada mais." O que acontece, diz ela, é que nossa cultura nega esse fato, e a gente vive como se não fosse morrer. E acrescenta:
-"Errado. Se não for hoje é amanhã, se não for disso e daquilo."
Pois é, é assim mesmo Denis. E quantas vêzes desperdiçamos momentos valiosos por bobagens?!
Então galera, a hora de viver é sempre agora, construindo uma vida rica de amigos, de trabalho, e semeando sempre.
No mais, é como diz outra queridoca de minha vida, minha sobrinha Paula:
-" Viva sua vida com os braços abertos. É hoje que seu livro começa, o resto continua por ser escrito."
beijos para todos e um dia feliz, muito feliz!
Eliane

terça-feira, 24 de junho de 2008

Encontros e renovação

Boa tarde meus queridos e queridocas.
Hoje, dia de São João, matei saudade de duas companheiras queridas: Jacyra Lucas, amigona da extinta TV Manchete, grande jornalista e apresentadora e Milena Ciribelli, hoje na TV Globo. Foi por telefone, mas valeu. Dei uma idéia para elas: reunir em um almoço algumas colegas e amigas que estão por aí, no video e na vida. A gente fica tão absorvida nos dias de hoje, que acaba se perdendo uma das outras.
A idéia eu tirei do encontro que vou ter com minhas amigas do Colégio Sion, que não vejo há dezenas, centenas de anos. Renata de Almeida Prado e Maria Elizabeth Ramos estão organizando. Elas conseguiram até agora falar com 40 ex-alunas. Legal, né?! Temos site com fotos e histórias. Tão pequenininhas nós éramos. A reunião de Sion vai ser no dia 26 de julho, aqui no Rio.
Estes encontros com antigas amigas, companheiras, é super importante para todas nós porque renova histórias, contatos e enche a nossa vida de sentido e alegria.
E tomara que Jacyra se anime, e consiga colocar em prática esta idéia. Vou ajudar.
beijo e até amanhã. Eliane

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Frase da semana

"A vitória apenas virá como resultado de seus esforços e determinação. "
Boa semana, e não reclamem de nada. Agradeçam, sempre!
bj Eliane

Padre Marcelo

Para quem tem fé, aí vai uma dica: durante esta semana, de 23 a 28 de junho, o padre Marcelo Rossi está fazendo orações para as pessoas doentes de câncer. Vale à pena conferir. Rádio Globo, a partir das nove da manhã.
A dica foi da amiga de fé Dina Castro, uma mestre em massagens e beleza.
Valeu!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Repeteco

Queridos, para quem perdeu a entrevista da psicanalista Maria Teresa Lago e desta amiga de vocês aqui, na TV Universitária esta semana sobre "Mágoas e Tristezas", aí vai uma dica preciosa: reprise neste sábado, 21, às 19 horas, e domingo,22, (outra colher de chá) às dez e meia da manhã. Canal 16 da Net.

O Visconde

Interessante como algumas notícias mexem tanto com a gente. Mas é claro que isto não será motivo para ficar triste demais e não dar valor ao finde, que se aproxima.
Mas queria repartir com vocês.
No decorrer de 2007, fui à minha clínica no bairro do Catete, zona sul do Rio, para tomar alguns remedinhos. Lá encontrei o ator André Valli, o Visconde de Sabugosa, do sítio do Picapau Amarelo. Fiquei pensando que, com certeza, ele ali estava pelo mesmo motivo que todos: se cuidar, se tratar. Discreto, quieto, calmo, observei que não era de muita conversa. Cruzei com ele outras vezes, e guardei silêncio. Como é difícil às vêzes para um jornalista guardar algumas notícias. Mas eu não tinha este direito.
Então, esta tarde de sexta feira, quase começo de inverno, leio a notícia na internet:
-"O ator André Valli, consagrado no papel do Visconde de Sabugosa da série "Sítio do Picapau Amarelo", do escritor Monteiro Lobato, morreu de câncer, na manhã desta sexta-feira, aos 62 anos. Valli morreu no apartamento onde morava, em Copacabana, na zona sul do Rio."
Valli deu vida brilhantemente ao personagem de Monteiro Lobato. Fêz a alegria de milhares de crianças e marcou presença em muitas novelas da Rede Globo e Rede Record. Enfim, marcou seu nome na história da televisão, teatro e no cinema. Cumpriu bem sua missão.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Porque fumar?

Lá em casa ninguém fuma. Foi um hábito que aprendemos a descartar desde cedo. E fico muito feliz por isto. Na maturidade é que vemos os benefícios de nunca ter colocado um cigarro na boca. E também ao enfrentar uma grande cirurgia.
Bom, experimentei um só na juventude e ao ouvir de minha mãe dizer que meus dentes iam ficar amarelos e a boca com gosto de cinzeiro, larguei de mão. Foi uma boa tática diante de uma menina vaidosa.
Lendo o site do querido amigo e companheiro, jornalista Sidney Rezende que vi crescer profissionalmente , li esta notícia e divido com vocês. A intenção não é fazer terror, mas mostrar o que todos sabemos.
By the way, um beijo Sidney. E muito obrigada pela força na nota do livro Câncer: Sentença ou Renovação?
"Segundo pesquisa britânica, homens e mulheres têm as mesmas chances de adquirirem câncer de pulmão. O estudo do National Cancer Institute analisou mais de 450 mil pessoas e descobriu que existe uma diferença de apenas 0.9% entre os riscos para homens e para mulheres.
Os resultados mostraram que homens e mulheres que fumam maisde dois maços de cigarro por dia têm cerca de 50 vezes mais chances dedesenvolverem câncer de pulmão do que pessoas que nunca fumaram. Porém, mulheres não estão mais suscetíveis do que homens a sofrerem as conseqüências de anos de cigarro.
Os pesquisadores analisaram informações de hábitos, dietas, prática de exercícios e consumo de álcool de mais de 279 mil homens e mais de 184 mil mulheres de 50 a 71 anos de idade.
"Esforços vigorosos devem continuar para eliminar o hábito de fumar de ambos os sexos. Fumar tem efeitos devastadores na saúde das pessoas presas ao vício em tabaco", disse Andy McEwen, diretor assistente de estudos de tabaco do Cancer Research UK's Health Beahaviour Research Centre."

Viva o frio e São João

Êta friozinho danado de bom! Bem, para quem gosta de aconchego, tempo certo para receber amigos em volta do fogão à lenha, de tomar caldinho de feijão e aproveitar a canjica à noite. Ou então aquele chá de capim limão, colhido da terra com um perfume que fazem as visitas voltar.
Sem falar na beleza desta estação, com sol gostoso sem queimar e fritar ninguém e noites lindas de lua cheia e repleta de estrelas.
Toda esta inspiração é porque depois de apenas 15 dias, volto para minha terra de coração, Petrópolis, que neste período vive seu auge. O frio agita o comércio de roupas, os restaurantes, bares e nos convida para longos passeios no parque de Ipaipava ou pelos lindos caminhos da Fazenda Inglesa e Rocio. A cidade ferve, com mil e um eventos.
As noites frias as vésperas do dia de São João, que segundo a lenda costuma ser o mais gelado do ano, propicia a ascender a lareira, ou fazer a mais linda fogueira no jardim.
Minha prima Renata quer fazer este ano uma festa junina lá em casa. Vamos ver, vamos ver. Mas será uma ótima idéia e desculpa para reunir amigos. Mas será uma festa em julho, depois do lançamento em Sampa. Agora só temos pensamento para isto.
O dia de São João é marcado de histórias. Uma delas, foi o nascimento de Bruno, filho dos amigos Márcio e Lena. A história é maravilhosa. Bruno nasceu em um fusca, a caminho do hospital, e quem fêz o parto foi Márcio, o pai, no dia de São João.
A tradição de festejar o dia de São João veio de Portugal. As comemorações , que começam no dia 12/06, véspera do Dia do querido Santo Antônio seguem até o dia 29, dia de São Pedro.
Então, vamos aproveitar. Não reclamem do frio. Tirem partido das coisas belas que ele nos traz.

terça-feira, 17 de junho de 2008

UTV vai reprisar nossa entrevista

Olá queridos e queridíssimas,
A TV Universitária vai reprisar neste próximo final de semana, o programa sobre o livro "Câncer: Sentença ou Renovação."
Para quem perdeu, seguem os novos horários: sábado, dia 21, 19horas e domingo: 10:30.
Infelizmente o programa vai ao ar apenas no Rio de Janeiro pelo canal 16, da Net.
O tema principal do programa, "mágoas e tristezas levam as doenças" conta com a participação da psicanalista Maria Teresa Lago.
A coordenação é de Monica Miranda, que conta com a assistente de produção, Shirley Vasconcellos.

domingo, 15 de junho de 2008

Atenção Brasil

Vem aí o lançamento do livro Câncer: sentença ou renovação? em julho, em São Paulo. A editora vocês já sabem: é a Hama que está cuidando de tudo com o maior carinho. Vamos bombar! Aguardem notícias. bj Eliane

Com Saúde não se Brinca!

Queridos e queridas amigas.

Achei importante reproduzir este depoimento da querida colega e apresentadora do Jornal Nacional, Fátima Bernardes, sobre um fato ocorrido com ela.

E desta história se tira a grande lição que a maioria das pessoas nunca leva à sério: Com nossa saúde, não se brinca nunca.
Vejam o depoimento dela.

Fonte: Globo On Line - junho 2008.

Fátima Bernardes ainda está se recuperando de uma cirurgia no seio para retirar dutos mamários que se dilataram. Ela está bem e voltará à bancada do "Jornal Nacional" na semana que vem. A jornalista, entretanto, acha que aprendeu uma lição de saúde. "Uma coisa dessas é importante, faz a gente abrir o olho", diz. Ela escreveu esse texto exclusivamente para o blog. Aliás, escreveu não, ditou, porque até terça-feira, por ordens médicas, Fátima não pode teclar. Nele, ela explica os cuidados que toda mulher deve ter com seu corpo e agradece o carinho que recebeu do público.
"Uma das características mais fascinantes da profissão de jornalista é que a gente passa a vida toda aprendendo. Nos últimos dias, o que aprendi a respeito de saúde da mulher foi muito surpreendente. Por isso me sinto na obrigação de dividir isso com todas as pessoas que souberam da cirurgia a que eu fui submetida - e que se preocuparam comigo. A todas essas pessoas, deixo meu agradecimento sincero. E este alerta.
Na noite de 20 de maio, uma terça-feira, ao me preparar para dormir, notei uma manchinha quase transparente no sutiã - exatamente na direção do mamilo esquerdo. Era a quantidade de uma gotinha, não mais do que isso. Fiquei preocupada e liguei imediatamente para a minha ginecologista. Ainda bem.
A médica marcou uma consulta para o dia seguinte bem cedinho. Ela me examinou e explicou que aquele tipo de secreção podia ser absolutamente inofensivo. Mas também podia ser sinal até mesmo de um tumor. Foi um susto pra mim, porque imaginava que o tom clarinho da mancha seria um dado tranqüilizador. Ela me explicou que, no meu caso, era muito provável que fosse apenas algo ligado a uma dilatação dos dutos mamários, sem maiores conseqüências, porque, afinal, faço regularmente o auto-exame das mamas e meus exames periódicos tinham sido realizados há menos de 3 meses, com resultados normais.
Mas, ainda assim, minha médica me disse que qualquer secreção expelida pela mama deve ser um sinal de alerta. Clarinha ou não, com sangue ou não, o sintoma precisa ser investigado. E foi o que fizemos no mesmo dia.
Fui encaminhada a um especialista em ultra-sonografia, que notou a dilatação ductal (é este o nome do problema). No mesmo dia, quarta-feira, saí do ultra-som já com hora marcada num mastologista. O médico me examinou, avaliou todos os meus exames e me pediu outros tantos. Exames de sangue, ressonância magnética.
Na semana seguinte, já com os esses dados, o mastologista me explicou que tudo indicava se tratar de um problema benigno. Que havia uma multiplicação de células nos dutos, mas células "típicas". Isso é bom. Significa que as células não apresentavam anomalia nenhuma - e que esta é uma característica sinalizadora de benignidade. Mas o médico me explicou que, pelo sim pelo não, a indicação, em casos assim, é de extração dos dutos mamários para a análise patológica e para evitar futuras inflamações recorrentes na mama. E fui encaminhada ao meu clínico, que conduziu os exames de risco cirúrgico, sempre necessários antes de uma operação.
Na última quarta-feira, dia 4, em questão de 90 minutos, o médico extraiu os dutos mamários e o cirurgião plástico se encarregou de evitar que a mama ficasse com alguma seqüela estética. Voltei para casa no mesmo dia com um curativo - e a recomendação de evitar movimentos laterais com o braço esquerdo. Repouso e cuidado foram os conselhos básicos - que tenho cumprido religiosamente desde então. Já na noite da quinta-feira,dia 5, o resultado do exame patológico assegurou que o problema era benigno. Foi tudo muito rápido, preciso e oportuno.
Hoje, enquanto dito essas palavras (estou proibida de me aproximar do teclado do computador pelo menos até a próxima terça...), vejo como é importante que estejamos atentas o tempo todo. Acho que nunca mais em minha vida vou deixar de dar uma espiada mais cuidadosa no sutiã, no fim do dia. Sinto uma gratidão e um respeito muito grande por todos os profissionais que me atenderam com tanto profissionalismo nesses dias. E sinto, também, que era meu dever deixar um alerta a todas as mulheres sobre mais esta informação preciosa para a nossa saúde. "

sábado, 14 de junho de 2008

Medalhas de Ouro

Quero aqui deixar registrado no blog, o meu agradecimento - mais uma vez e sempre - a verdadeira e competente tropa de elite da medicina.
Ao Doutor Flávio Cure e equipe, Doutor Eduardo Linhares e equipe, Doutor Amarino, Doutor Ricardo Santos ( que veias hem doutor!), Doutor Daniel Herchenhorn ( que visita maravilhosa aquela!) e à querida Maria Teresa Lago, que não estavá lá, mas ficou comigo em pensamento por todas as etapas que eu passei.

Estou de volta

Queridos amigos, eu falei que ia voltar. E aqui estou. Ainda não fui ver meu lindo cão Akita, o Shiro, lá na serra. Mas sei que ele está me esperando. Tô chegando, lindão.
Foi uma semana agitada, mas valeu!
Nos últimos dias estive muito bem cercada por familiares e amigos. Foi delicioso.
E agora estou prontinha para o lançamento em São Paulo, 16 de julho, livraria Cultura, Shopping Villa Lobos, Pinheiros.
Agora tenho algumas novidades para esta semana: segunda feira, dia 16 de junho, liguem a televisão no canal 16, TV Universitária, programa da UVA, Universidade Veiga de Almeida. Eu estarei lá falando sobre meu livro ao lado da minha incentivadora e psicanalista , Maria Teresa Lago. O tema é interessante: depressão, tristezas e mágoas levam a todo tipo de doenças.
Não percam. Vai ter repeteco durante a semana. Depois aviso dias e horários.
Esta semana também devo dar uma entrevista também para uma prestigiada emissora de radio no Rio, contato feito tempos atrás. Nada como não desistir não é? Quando a gente pensa que está esquecida, lá vem a boa surpresa. Sinais do céu. Viva! beijos e cheiros, Eliane


ps: Os cheiros são para os amigos queridos do Nordeste, que estão sempre em sintonia comigo.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Eu vou voltar!

Foto: Alexandre Maurity

Fotos: Eliane Furtado




Queridos amigos, sempre que eu preciso me ausentar por uns tempos, por uma pequena ou longa viagem, costumo pegar a cara de meu lindo akita Shiro entre mãos e falar:
-"Eu vou voltar!"
E assim ele aprendeu com o tempo que quando ele ouve esta frase, este tom destas palavras, é que eu vou ficar um tempinho longe, mas com certeza ele sabe que vou voltar.
Então amigos, quero dizer a todos, que por alguns dias não entrarei no blog.
Mas tenham certeza que eu voltarei breve. Em um piscar de olhos.
Enquanto isto, minha editora Rosângela, da Hama, ficará de olho em tudo para mim.
Escrevam, mandem mensagens e eu responderei uma a uma logo que chegar.
Grande beijo e viva minha torcida organizada.
Eliane


ps: Eu não só tenho cachorros, como também sou apaixonada por eles.
As fotos que vocês estão vendo são de Kinsei Hime e Shiro Ichi, presonagens do livro Cancêr: Sentença ou Renovação, à venda nas melhores livrarias do país ou pelo site http://www.hamaeditora.com.br/

Conheça Manilow

Barry Alan Pincus, mais conhecido como Barry Manilow, nasceu no dia 17 de junho de 1943, embora alguns divulguem 1946. Ele é um cantor completo, porque compõe, faz arranjos, produz e é considerado hoje um dos melhores showmans dos Estados Unidos.
Filho único, foi criado pelos avós e pela mãe, a quem sempre homenageou em seus shows. Especialmente seu avô, Joseph.
Manilow estorou nas paradas de sucesso em 1974 com a música Mandy.
Sempre foi amado pelos seus fãs e odiado pelos críticos.
Considerado um cantor brega por muitos, ele reúne uma legião de fãs-fanáticos por todo o mundo. Com o tempo, passou a ganhar o respeito dos críticos. E mesmo aqueles que não gostam do estilo meloso de Manilow, reconhecem hoje o homem, o artista e seu legado.
Afinal ele já vendeu mais de 75 milhões de álbuns.
Aqui no Brasil, seu fã-clube tem sede em São Paulo.
Se você quiser conhecer mais sobre Barry, escreva, pergunte e eu vou tentar tirar sua dúvida.
Se você preferir acesse http://www.manilow.com/ ou the Barrynet homepage- o site internacional dos fãs de Barry.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Minha fé

Pessoal, minha prima Ivone Chame me deu de presente esta linda oração de autor desconhecido.
Gostaria de dividir com vocês.

Minha fé
Minha fé é menor que um grão de areia, não remove uma palha, não balança uma flor.
Mesmo assim, minha fé tão pequenina é uma luz que me ilumina, e é maior que minha dor.
Minha fé que não move uma montanha, move o mundo num segundo, num instante de oração.
Minha fé que é tão fraca, tão sofrida, é maior que minha vida. É meu ar, minha canção.

Um (re)encontro feliz

Meus amigos,
Esta semana está demais. Muitos sinais do céu...
Minha amigona Lucinha, que conheci em Petrópolis na década de noventa, me convidou para almoçar. Fui toda feliz em poder revê-la. E advinhem só onde ela me levou?
No Antiqurius da Barra, chique né?!
Sempre frequentei o Antiquarius do Leblon, especialmente na época em que fui repórter da Rede Manchete de Televisão. Ia lá com a amada Rejane, a amada Maria Alice e nos esbaldávamos com tudo. Mas a vida deu enorme virada e me afastei.
Só que o que está de bom na nossa vida não sai fácil. Graças a Deus.
E, de longe, ao começar o almoço, vi o Manoelzinho- alma, coração e cabeça do Antiquarius, queridíssimo pelos ricos, famosos e intelectuais. E por todas nós repórteres.
Foi um encontro feliz. Me lembrei de tempos maravilhosos, de boas conversas e como eu e minhas amigas nos divertíamos.
Manoelzinho, que é também grande amigo do meu clínico e cardiologista, Flavio Cure - the best, recordou passagens e histórias de nossa amiga Rejane.
Foi maravilhoso.
Enfim, combinamos de levar a turma para outra rodada de felicidade, boa conversa e aproveitando uma comida, bem não tem igual mesmo!
Vou avisar Maria Alice, aguardar a vinda de Rejane que hoje mora no sul e já está marcado com Manoelzinho:
Vamos voltar para o ""Antiqua", nosso velho e querido reduto. Em grande estilo.
bj Eliane
Ah, viver...que delícia!

Viva os tricolores!!!


Que me desculpem os demais, mas hoje é dia de cantar: " Sou tricolor de coração, sou do time tantas vêzes campeão, fascina pela sua disciplina o Fluminense me denomina, eu tenho amor ao tricolor!"
Parabéns ao meu irmão Aryzinho, ao meu grande diretor e editor Jorge Vieira, ao meu querido compadre Beto, sobrinho Carlinhos lá em Catu na Bahia, minhas sobrinhas de sangue e do coração, Gisela, Paula( em Nova Iorque) e Chris( lá em São Paulo), aos meus primos Sadi, Samir, primas Renata e Rosanna. E para Dani e tantos outros amigos queridos tricolores.
Como falou meu primo Sadi outro dia..."antes de conhecer minha mulher e ter minhas filhas, minha primeira paixão foi o tricolor ..."
Ah, e ao meu grande pai, tricolor fanático, sócio remido, onde quer que ele esteja.

..."Vence o Fluminense, com o verde da esperança pois, quem espera sempre alcança ...

Vamos para São Paulo!

Meus queridos e queridas,

Esta semana tenho novidades. A melhor de todas é que a minha editora, a Hama, já está preparando o lançamento do meu primeiro livro" Câncer: sentença ou renovação?" em São Paulo, no mês de julho. Estou animadíssima por vários motivos. Adoro aquela cidade. Lá tenho amigos de infância, minhas primas Rosanna e Marindia, meus queridíssmos amigos Edinho e Célia, minha afilhada Chris que também está criando raízes por lá, fora um monte de colegas que vive há tempos naquela cidade repleta sempre de oportunidades.

Lá faremos uma palestra também.

Vou divulgar a data, local e os detalhes na próxima semana.

Conto com todos por lá.

bj e cheiro da Eliane

domingo, 1 de junho de 2008

Barry Manilow 2008 e eu, Miami, Flórida



Meu amigos e minhas amigas, alô!
Não resisti e estou colocando hoje fotos do show de Barry, meu cantor e compositor preferido. As fotos são do show que vi em Miami e em Fort Lauderdale, na Flórida, em fevereiro deste ano, na companhia de minha querida Claudinha, amiga de várias jornadas. A viagem inspirou a crônica de número 40, do livro Sentença ou Renovação?
Breve, vamos ter no blog, as músicas de Barry. Promessa da Rosângela, minha editora da Hama.
Manilow é um espetáculo. Recomendo a todos: corram para Las Vegas, onde ele está se apresentando. Além de cantor, ele é compositor, arrajandor e produtor. The best.
Esta é minha dica de hoje. Beijo para todos e ótima semana. Eliane